Sauna

Fazer Sauna Pode Ajudar a Reduzir Risco de AVC, Diz Estudo

Para muitos praticantes e frequentadores de academia, uma sessão de sauna pós-exercício é a recompensa para um treino bem feito. E um novo estudo fornece ainda mais evidências de que fazer saunas é ótimo para você.

Um artigo publicado na revista Neurology descobriu que idas regulares à sauna estavam associadas a uma redução significativa no risco de uma pessoa sofrer um derrame. “As descobertas são muito impactantes”, afirmou o co-autor do estudo, Setor Kunutsor, pesquisador da Universidade de Bristol, no Reino Unido. “Aqueles que fazem sauna quatro a sete vezes por semana têm cerca de 60% menos chance de ter um derrame do que pessoas que fazem apenas uma sauna por semana.”

O estudo analisou pessoas que vivem na Finlândia, onde as saunas são tão comuns que muitos as têm em suas casas. Por cerca de 15 anos, os pesquisadores rastrearam 1.628 adultos e pediram que eles preenchessem pesquisas sobre o uso da sauna e outros hábitos de vida. Os participantes também realizaram vários testes de saúde no início do estudo.

Durante o período de acompanhamento, 155 pessoas tiveram AVC. Os pesquisadores usaram esses dados para calcular a taxa de AVC a cada 1.000 pessoas em três grupos diferentes:

  1. aqueles que fizeram sauna uma vez por semana;
  2. duas a três vezes por semana;
  3. quatro a sete vezes por semana.

Eles viram uma disparidade acentuada entre os mais frequentes, que tiveram 2,8 AVCs a cada 1.000 pessoas, e os menos frequentes, que tinham 8,1 AVCs a cada 1.000 pessoas.

Embora o risco geral de acidente vascular cerebral ainda seja relativamente baixo em todo o grupo de estudo, essa diferença se traduz em uma chance 60% menor para os usuários que faziam mais sauna. Os resultados se mantiveram mesmo depois de aplicar outros fatores de saúde e estilo de vida que poderiam influenciar o risco de derrame, como colesterol alto, tabagismo e diabetes, de acordo com o estudo.

Devido à popularidade das saunas na Finlândia, a maioria das pessoas no estudo fazia uma pelo menos uma vez por semana, observam os autores, portanto, mais pesquisas são necessárias para comparar os resultados de usuários frequentes com aqueles que nunca ou raramente usam sauna.

Essas descobertas também são específicas para os finlandeses participantes no estudo e não se aplicam necessariamente a todos. Ainda assim, Kunutsor diz que não vê “qualquer razão para que descobertas semelhantes não sejam observadas em outras populações”.

Os resultados provavelmente estão relacionados à queda na pressão arterial associada ao uso de sauna, já que a hipertensão é um fator de risco conhecido para o acidente vascular cerebral, diz Kunutsor. O calor nas saunas aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, o que resulta em uma queda geral na pressão sanguínea, diz ele.

As saunas também podem estimular o sistema imunológico, melhorar a saúde vascular e reduzir a inflamação, o estresse e o colesterol circulante no sangue, acrescenta Kunutsor.

O estudo não é o primeiro a descobrir que o hábito vem com benefícios para a saúde. Outra pesquisa recente relacionou o uso de sauna a um coração mais saudável e uma vida mais longa, e outro estudo descobriu que uma sessão de sauna de 30 minutos foi suficiente para baixar a pressão arterial.

Você tem o hábito de fazer sauna com frequência? Quantas vezes por semana ou por mês? Teria a possibilidade e vontade de fazer mais, para aproveitar estes benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*