MundoBoaForma.com.br http://www.mundoboaforma.com.br O Melhor Conteúdo do Mundo da Boa Forma Wed, 18 Jan 2017 18:36:28 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.6.2 Estrela Fitness Encoraja Seguidoras com Pneuzinhos: ‘Como eu Sou 99% do Tempo’ http://www.mundoboaforma.com.br/estrela-fitness-encoraja-seguidoras-com-pneuzinhos-como-eu-sou-99-do-tempo/ http://www.mundoboaforma.com.br/estrela-fitness-encoraja-seguidoras-com-pneuzinhos-como-eu-sou-99-do-tempo/#respond Wed, 18 Jan 2017 18:36:28 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25172 Anna Victoria, uma estrela muito popular do Instagram e blogueira fitness responsável pelo Fit Body Guides, compartilhou duas fotos lado a lado para lembrar a todas as suas seguidoras que sim, todo mundo tem pneuzinhos na barriga. Na primeira imagem, à esquerda, ela está de pé, virada parcialmente para um lado, com sua barriga famosa, perfeitamente ...]]>

Anna Victoria, uma estrela muito popular do Instagram e blogueira fitness responsável pelo Fit Body Guides, compartilhou duas fotos lado a lado para lembrar a todas as suas seguidoras que sim, todo mundo tem pneuzinhos na barriga.

Na primeira imagem, à esquerda, ela está de pé, virada parcialmente para um lado, com sua barriga famosa, perfeitamente tonificada. Na segunda foto, tirada através de seu Snapchat, ela está sentada, relaxada. A legenda da foto diz “um ângulo normal de como eu sou 99% do tempo.”

O post de Anna rapidamente viralizou pela internet, acumulando mais de 200.000 likes em 24 horas. E não é a primeira vez que Anna Victoria compartilha fotos de si mesma em ângulos “desagradáveis”. Seu objetivo: mostrar que muito do que vemos no mundo fitness das redes sociais é o que as pessoas parecem apenas uma pequena fração do seu dia, quando estão posando nas melhores condições possíveis para as fotos.

No post desta terça-feira, Victoria escreveu que ama ambas as fotos, e tratou de explicar por que ela aprecia todo o seu corpo, suas “falhas” e tudo: “Eu tenho celulites e estrias que não vão embora, e elas são bem vindas. Eles representam uma vida inteiramente vivida (por 28 anos até agora) e uma vida e um corpo saudáveis. Como posso ficar maluca com o meu corpo por apresentar ‘falhas’ perfeitamente normais?”

Ela também aproveitou a oportunidade para deixar claro para suas seguidoras que a saúde importa muito mais do que bons ângulos: “Este corpo é forte, pode correr quilômetros, pode levantar e agachar, empurrar e puxar o pesos por aí, e é feliz não apenas por causa de como ele parece, mas por causa de como se sente”, ela escreveu.

Victoria terminou sua legenda com uma frase inspiradora que espera que seus seguidores recordem e levem consigo em suas próprias buscas pela boa forma: “Eu não punirei meu corpo. Vou alimentá-lo. Vou desafiá-lo. E eu vou adorá-lo”. Vale a pena dizer e repetir novamente, e novamente.

Você já se viu desesperada por pneuzinhos e gordurinhas que sabe que qualquer pessoa tem, especialmente em ângulos desfavoráveis? O que achou da iniciativa de Anna? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/estrela-fitness-encoraja-seguidoras-com-pneuzinhos-como-eu-sou-99-do-tempo/feed/ 0
Atleta Impressiona Dando Mortais, Inclusive Segurando uma Barra de Supino http://www.mundoboaforma.com.br/atleta-impressiona-dando-mortais-inclusive-segurando-uma-barra-de-supino/ http://www.mundoboaforma.com.br/atleta-impressiona-dando-mortais-inclusive-segurando-uma-barra-de-supino/#respond Wed, 18 Jan 2017 17:34:48 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25167 Se você nunca viu o praticante de artes marciais norueguês Eirik Thingstad Lundstein, de 28 anos, que também é ginasta e fisiculturista e famoso no Instagram fazer seus malabarismos quase que sobre-humanos de levantamento de peso ainda, você está perdendo uma das coisas mais impressionantes que a internet tem para oferecer. As façanhas de Lundstein incluem mortais para ...]]>

Se você nunca viu o praticante de artes marciais norueguês Eirik Thingstad Lundstein, de 28 anos, que também é ginasta e fisiculturista e famoso no Instagram fazer seus malabarismos quase que sobre-humanos de levantamento de peso ainda, você está perdendo uma das coisas mais impressionantes que a internet tem para oferecer.

As façanhas de Lundstein incluem mortais para trás segurando primeiramente kettlebells pesados e ainda uma barra de pesos carregada – que, para a maioria de nós, já é difícil de se levantar para fazer um levantamento terra na academia.

É legal ver alguém com um controle absurdo sobre seu corpo, mas já que você provavelmente não é uma pessoa assim, definitivamente, não tente repetir isso em casa. Ou mesmo em uma academia. Ou praticamente em qualquer lugar, realmente.

Confira o vídeo postado por Eirik em seu Instagram @ejikmem, que já conta com mais de 8 mil visualizações.

Você conhece alguém que faça movimentos tão impressionantes como este norueguês? Já tinha visto alguma coisa parecida? Comente abaixo.

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/atleta-impressiona-dando-mortais-inclusive-segurando-uma-barra-de-supino/feed/ 0
Unha-de-Gato – Para Que Serve, Benefícios, Indicações, Cápsulas e Mais http://www.mundoboaforma.com.br/unha-de-gato-para-que-serve-beneficios-indicacoes-capsulas-e-mais/ http://www.mundoboaforma.com.br/unha-de-gato-para-que-serve-beneficios-indicacoes-capsulas-e-mais/#respond Wed, 18 Jan 2017 15:55:12 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25161 Você já ouviu falar da unha-de-gato? Sabe o que é essa planta medicinal? Pois bem, trata-se de uma erva originária da floresta da Amazônia, que ainda pode ser cultivada na América Central e em outros lugares da América do Sul como a Bolívia, a Venezuela, o Peru e o Equador. Utilizada desde a época dos ...]]>

Você já ouviu falar da unha-de-gato? Sabe o que é essa planta medicinal? Pois bem, trata-se de uma erva originária da floresta da Amazônia, que ainda pode ser cultivada na América Central e em outros lugares da América do Sul como a Bolívia, a Venezuela, o Peru e o Equador.

Utilizada desde a época dos incas na medicina alternativa, ela foi reconhecida em um congresso internacional patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu no Peru, como uma das plantas medicinais mais importantes do país.

Ela pode ser utilizada em formato de chá, cápsulas e tinturas (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), extratos líquidos, cremes e tabletes.

É importante saber que estamos falando aqui da unha-de-gato cujo nome científico é Uncaria tomentosa e não da Ficus pumila, que também é chamada de unha-de-gato e é utilizada para cobrir muros e paredes no paisagismo.

As propriedades da unha-de-gato

Ela é conhecida por apresentar as seguintes propriedades:

  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antimutagênicas;
  • Antiproliferativas;
  • Antitumorais;
  • Antivirais;
  • Diuréticas;
  • Depurativas (desintoxicantes, combatem os radicais livres);
  • Hipotensivas (diminuição da pressão arterial).

Para que serve? As indicações e benefícios da unha-de-gato 

Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios aos quais a erva está associada:

– Saúde digestiva

A medicina peruana utiliza a erva para o tratamento de problemas digestivos e estomacais. A planta medicinal é usada para auxiliar a tratar a diverticulite (inchaço, dor e inflamação no intestino grosso), a colite (inflamação no intestino), a gastrite, a hemorroidas e a síndrome do intestino permeável.

A unha-de-gato também pode ser indicada para ajudar a combater a inflamação associada à doença de Crohn. Com o alívio da inflamação, os sintomas da condição também são amenizados.

– Estímulo ao sistema imunológico 

Os alcaloides oxindoles encontrados na raiz e na casca da planta medicinal estimulam o sistema imunológico do organismo. 

Um experimento divulgado em 2001 administrou um suplemento com unha-de-gato para homens adultos pacientes de uma clínica em Nova Iorque antes que eles recebessem uma vacina contra a pneumonia. Resultado: os participantes registraram um aumento significativo em sua imunidade. 

– Efeito anti-inflamatório

A ação anti-inflamatória da unha-de-gato está associada ao efeito de amenizar problemas que surgem em decorrência de doenças como gota e artrite. Um estudo publicado no Journal of Rheumatology (Jornal da Reumatologia) concluiu que o extrato da erva pode ajudar a diminuir as dores nas articulações. 

– Diminuição da pressão arterial 

Pesquisas sobre a hipertensão mostraram que a unha-de-gato pode ajudar a diminuir a pressão arterial naturalmente, sendo usada para esse objetivo pela Medicina Chinesa Tradicional.

O efeito é atribuído a um alcaloide chamado hirsutina que atua como um bloqueador dos canais de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos. Os bloqueadores dos canais de cálcio diminuem a pressão arterial ao impedir que o cálcio entre nas células do coração e nos vasos sanguíneos.

Além disso, eles alargam e relaxam os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua de maneira saudável e suave.

– Combate a herpes

Um estudo de 2011 divulgado no Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Química e Alimentar, tradução livre) indicou que a unha-de-gato apresenta propriedades que combatem a herpes.

– Melhoria dos sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite

Um estudo de 2011 identificou que a ingestão de 100 mg de unha-de-gato desidratada e congelada por parte de pessoas diagnosticadas com osteoartrite nos joelhos ajudou a melhorar a dor associada a atividades.

Outra pesquisa publicada no Journal of Rheymatology (Jornal da Reumatologia, tradução livre) concluiu que um tratamento de 24 semanas com extrato de unha-de-gato resultou na diminuição de articulações doloridas em pacientes com artrite reumatoide ativa.

– Reparação do DNA

Um estudo de 2001 mostrou que o consumo de extrato de unha-de-gato solúvel em água durante oito semanas por pessoas adultas que já tinham sido submetidas a quimioterapia resultou na diminuição da danificação do DNA e um crescimento na reparação do DNA.

Outro experimento de 2006 concluiu que o extrato de unha-de-gato pode proteger as células da pele humana da morte em decorrência da radiação ultravioleta. O mecanismo de tal efeito acontece graças ao fato da planta aumentar a habilidade das células da pele para reparar os danos causados ao DNA pela luz ultravioleta.

– Auxílio ao tratamento de outras condições

A planta medicinal é usada para auxiliar o tratamento de diversas outras condições de saúde como: síndrome da fadiga crônica, asma, febre dos fenos, doença de Alzheimer, gonorreia, disenteria e dores nos ossos.

Uxi amarelo, unha-de-gato e o tratamento de miomas 

Conforme exibido no Globo Repórter, o uxi amarelo e a unha-de-gato podem ser utilizadas no auxílio ao tratamento de miomas e cistos. Uma das receitas consiste em tomar o uxi amarelo pela manhã e a unha-de-gato na parte da tarde. Uma reportagem do programa contou a história da professora Carla Ribeiro, que tinha miomas, que são tumores benignos, no útero e por conta disso não conseguia engravidar.

Ela contou que consumiu o chá de uxi amarelo e unha-de-gato para ajudar a reduzir os miomas e um mês depois já estava grávida.

Isso não significa que o tratamento médico do problema deva ser substituído pelo chá. Caso você tenha miomas ou cistos, converse com o seu médico a respeito da possibilidade de utilizar as plantas, porém, não deixe de seguir as orientações passadas por ele.

Unha-de-gato emagrece? 

Não encontramos dados concretos a respeito do fato da erva causar a perda de peso ou não. No entanto, o fato dela possuir propriedades diuréticas indica que ela pode promover a perda de peso líquido do organismo, diminuindo o inchaço do corpo.

É que por ser diurética, a planta promove a eliminação do excesso de líquido retido no corpo por meio da urina. Lembrando que a retenção de líquido é justamente uma das causadoras do inchaço.

Obviamente, isso não quer dizer que a erva causa a perda de peso instantânea. Existe apenas uma possibilidade de que ele ajude neste sentido. Entretanto, para quem deseja emagrecer, o ideal é seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar atividades físicas com frequência para maximizar a queima de calorias. 

Como fazer chá de unha-de-gato

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Juntar as folhas e a água em uma panela ou chaleira;
  2. Levar para ferver e deixar no fogo durante três a quatro minutos após a fervura iniciar;
  3. Retirar do fogo e deixar descansar por 10 minutos. Então, coar e servir-se. Não tomar mais do que duas a três xícaras do chá por dia.

Contraindicações

A unha-de-gato não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês. Ela também está contraindicada a pessoas que possuem doenças autoimunes, esclerose múltipla e tuberculose.

Pacientes transplantados, que estejam em uso de imunossupressores, o que inclui indivíduos que receberam transplante de medula óssea ou enxerto de pele, também não devem fazem uso da planta medicinal.

Pessoas diagnosticas com leucemia não devem fazer uso da erva porque ela pode piorar a doença. Quem sofre com distúrbios do sangue também não pode utilizar a planta, porque ela torna a coagulação do sangue mais lenta, o que pode aumentar os riscos de sangramento e hematomas nesses indivíduos.

Já quem tem histórico de úlcera péptica (ferida interna no esôfago, duodeno ou estômago) ou cálculos biliares, é preciso usar a erva com muito cuidado porque ela estimula as secreções ácidas no estômago.

Além disso, as pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson devem consultar o médico antes de usar a erva. Existe um caso do ano de 2008 em que o paciente com a condição viu seu problema piorar após utilizar a erva e melhorar depois que o consumo foi interrompido.

Efeitos colaterais 

A planta é considerada segura se consumida em curto prazo, porém pode causar hipotensão – que é a pressão arterial baixa –, falência renal aguda, diarreia, náusea moderada, alterar a consistência dos intestinos, dor de cabeça e tontura.

Quem tem alergia a plantas da família Rubiaceae está propenso a sofrer com reações alérgicas ao utilizar a unha-de-gato.

Cuidados importantes

Antes de utilizar a planta medicinal para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o médico e não deixar de lado as orientações passadas pelo profissional para lidar com o problema.

Caso você esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, é importante checar com ele se não existe a possibilidade de interação entre o remédio em questão e a unha-de-gato.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar da unha-de-gato e seus benefícios para saúde e boa forma? Conhece alguém que tenha consumido e obtido resultados com a planta medicinal? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/unha-de-gato-para-que-serve-beneficios-indicacoes-capsulas-e-mais/feed/ 0
10 Receitas de Sopa de Mandioca Light http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-sopa-de-mandioca-light/ http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-sopa-de-mandioca-light/#respond Wed, 18 Jan 2017 13:43:26 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25158 Consumir uma sopa pode ser a forma mais recomendada para obter todos os nutrientes de certos ingredientes. Ao usar a água do cozimento de legumes ou da mandioca, por exemplo, para preparo de uma sopa, você obtém todas as propriedades dos alimentos. A mandioca é um alimento tradicional brasileiro, encontrado em diversas regiões do Brasil. ...]]>

Consumir uma sopa pode ser a forma mais recomendada para obter todos os nutrientes de certos ingredientes. Ao usar a água do cozimento de legumes ou da mandioca, por exemplo, para preparo de uma sopa, você obtém todas as propriedades dos alimentos.

A mandioca é um alimento tradicional brasileiro, encontrado em diversas regiões do Brasil. A partir da raiz são produzidas diversos produtos, como a tapioca, que é feita a partir da goma da mandioca, polvilhos, farinhas, farofa, e ela também pode ser preparada frita, assada ou cozida.

A mandioca é rica em sais minerais, fósforo, ferro e cálcio, bem como vitamina C, vitaminas do complexo B e óleos essenciais. Pode ser usada no tratamento de algumas condições médicas como feridas, diarreia, conjuntivite, inflamações e até mesmo para combater fadiga. Pode ser um carboidrato importante para a dieta, por isso, não deve ser desprezado.

Para consumir-la de forma mais saudável e proveitosa, prepare uma sopa de mandioca light enriquecida com proteínas e outros legumes. Confira abaixo sugestões!

1. Receita de sopa de mandioca light com frango

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca descascada e cozida;
  • 1 copo de leite desnatado;
  • 1 peito de frango cozido;
  • 1/2 lata de milho;
  • 1/2 lata de ervilha;
  • 8 azeitonas picadas;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe o frango com as ervas da preferência até ficar macia. Escorra e desfie. Tempere a gosto. Cozinhe a mandioca descascada e cortada em pedaços menores por 40 minutos na panela de pressão. Passado esse tempo bata ela com 1 litro de água quente usada no cozimento mais o leite no liquidificador. Quando tiver batido e homogêneo volte à panela e deixe cozinhar. Adicione outros ingredientes, inclusive temperos, incorpore e sirva como uma sopa cremosa.

2. Receita de sopa de mandioca light com cenoura

Ingredientes:

  • 3 mandiocas;
  • 2 cenouras cortadas em rodelas;
  • 200g de frango picadinho;
  • ½ cebola;
  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • pimenta a gosto;
  • sal marinho a gosto.

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal marinho e refogue com a cebola até dourar. Reserve. Cozinhe os legumes em água até estarem macios. Escorra e bata no liquidificador com sal, pimenta e azeite. Despeje a sopa para a panela com o frango e incorpore bem, acertando temperos se necessário. Deixe apurar. Sirva em seguida. 

3. Receita de sopa de mandioca light

Ingredientes:

  • 200 gramas de patinho moído;
  • 1 kg de mandioca;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1,5 litro de água;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • cheiro verde a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Na panela de pressão doure o alho e cebola no azeite. Em seguida, adicione o patinho moído e deixe refogar. Adicione então a mandioca descascada e cortada em cubos. Cubra com 1,5 litro de água fervente. Tampe e deixe cozinhar na pressão por 25 minutos. Confira se estiver macio, espere esfriar e leve para bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Despeje essa mistura novamente para a panela e deixe cozinhar. Se precisar adicione um pouco mais de água até obter a consistência desejada na sopa. Adicione cheiro verde, pimenta e sal. Sirva quente. Se preferir pode deixar os pedaços de mandioca em cubos. 

4. Receita de sopa de mandioca light com legumes

Ingredientes:

  • 400 g de mandioca picada;
  • 2 tomates;
  • 2 pimentões;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 berinjela;
  • 1 chuchu;
  • 1 abobrinha;
  • 1 caldo de legumes light;
  • 1 xícara de molho de tomate;
  • 4 xícaras de água;
  • sal a gosto;
  • 1 dente de alho amassado.

Ingredientes:

Lave todos os legumes. Corte a mandioca descascada em cubos, bem como tomates, pimentões, berinjela, chuchu e abobrinha. Leve para a panela de pressão para cozinhar com água e o caldo de legumes e um pouco de sal. Acrescente o molho de tomate na panela, mistura e tampe. Deixe cozinhar na pressão por 15 minutos. Sirva em seguida com legumes em pedaços ou se preferir, espere esfriar e bata no liquidificador. Depois aqueça e sirva. 

5. Receita de sopa de mandioca light com camarão

Ingredientes:

  • 200 gramas de camarões;
  • 1 kg de mandioca;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1,5 litro de água;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • cheiro verde a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Limpe os camarões caso não tenha comprado já limpo. Basta retirar pele, cortar cabeça e rabo e retirar o filamento com as fezes. Na panela de pressão doure o alho e cebola no azeite. Em seguida, adicione os camarões e salteie por 3 minutos. Tempere. Reserve.

Em uma panela de pressão adicione a mandioca descascada e cortada em cubos. Cubra com 1,5 litro de água fervente. Tampe e deixe cozinhar na pressão por 25 minutos. Confira se estiver macio, espere esfriar e leve para bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Volte a mistura para a panela e deixe cozinhar. Se precisar adicione um pouco mais de água até obter a consistência desejada na sopa. Adicione cheiro verde, pimenta e sal e incorpore os camarões. Sirva quente. 

6. Receita de sopa de mandioca light com couve

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga light;
  • 1 cebola picada;
  • 1/2 kg de mandioca descascada cortada em pedaços;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • 3 folhas de couve finamente picadas;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada.

Modo de preparo:

Aqueça uma colher de sopa de manteiga em uma panela de pressão e refogue a cebola. Junte a mandioca e refogue. Em seguida cubra com um litro e meio de água quente e ervas da preferência. Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela, junte as folhas de couve e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos, ou até que a couve amoleça. Tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com cebolinha e incorpore a outra colher de manteiga para dar o ponto da sopa. Sirva. 

7. Receita de sopa de mandioca light com abobrinha

Ingredientes:

  • 2 mandiocas descascadas;
  • 1 cenoura;
  • 1 abobrinha;
  • 1 tomate;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1/2 cebolinha picada;
  • 3 rodelas de gengibre picadas;
  • cheiro verde a gosto picado;
  • 1 colher de chá de açafrão.
  • 1,5 L de água.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela de pressão a mandioca, a cenoura, o tomate, a abobrinha e a água. Deixe pegar pressão e cozinhar por 20 minutos. Após cozinhar, retire a pressão e transfira tudo para um liquidificador e bata até obter um creme consistente. Refogue o alho e cebola no azeite e acrescente à sopa batida no liquidificador. Tempere com sal a gosto, o gengibre e a pimenta. Decore com o cheiro verde picado. Sirva em seguida.

8. Receita de sopa de mandioca light com alho-poró

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga light;
  • 1 cebola picada;
  • 1/2 kg de mandioca descascada cortada em pedaços;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • 1 talo de alho-poró cortado em rodelas;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada.

Modo de preparo:

Aqueça uma colher de sopa de manteiga em uma panela de pressão e refogue a cebola. Junte a mandioca e refogue. Em seguida cubra com um litro e meio de água quente e ervas da preferência. Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela, junte o alho-poró e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos, ou até que amoleça. Tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com cebolinha e incorpore a outra colher de manteiga para dar o ponto da sopa. Sirva.

O que você achou dessas receitas de sopa de mandioca light que separamos acima? Pretende utilizar algumas delas para dar uma variada na sua dieta? Comente abaixo.

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-sopa-de-mandioca-light/feed/ 0
Caules Comestíveis e Seus Benefícios – Tipos, Receitas e Dicas http://www.mundoboaforma.com.br/caules-comestiveis-e-seus-beneficios-tipos-receitas-e-dicas/ http://www.mundoboaforma.com.br/caules-comestiveis-e-seus-beneficios-tipos-receitas-e-dicas/#respond Wed, 18 Jan 2017 13:29:59 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25155 A natureza fornece diversos elementos importantes para a sobrevivência humana. E entre tais elementos, estão aqueles que servem de alimento para o ser humano e oferecem nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo. Isso inclui frutas, verduras, legumes, grãos, verduras, flores (confira aqui a lista de flores comestíveis), ervas, folhas e até mesmo os ...]]>

A natureza fornece diversos elementos importantes para a sobrevivência humana. E entre tais elementos, estão aqueles que servem de alimento para o ser humano e oferecem nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Isso inclui frutas, verduras, legumes, grãos, verduras, flores (confira aqui a lista de flores comestíveis), ervas, folhas e até mesmo os caules dos vegetais. E é justamente sobre os caules comestíveis e seus benefícios que vamos tratar abaixo, conferindo seus tipos, receitas e como preparar em casa. Dê só uma conferida:

Tipos de caules comestíveis e seus benefícios

1. Caule de brócolis 

O caule do brócolis é tão nutritivo quando as flores do vegetal. Sua porção de 100 g é composta por 28 calorias, aproximadamente 3 g de proteínas, 48 mg de cálcio, 88 mg de ferro, 25 mg de magnésio, 325 mg de potássio, 27 mg de sódio e 400 UI (unidades internacionais) de vitamina A.

2. Caule de agrião

Continuando a nossa lista dos tipos de caules comestíveis e seus benefícios, temos o talo do agrião, que é fonte de vitaminas. Além disso, possui um composto chamado gluconasturtiin que possui outra substância chamada de feniletina- isotiocianato, que já mostrou ter ação inibidora em relação a agente cancerígenos.

3. Caule de aipo

Os talos de aipo estão associados a uma série de benefícios. Isso inclui a diminuição da inflamação, o auxílio à saúde dos olhos, a redução do colesterol ruim – também conhecido como LDL -, a diminuição da pressão arterial e o estímulo da libido.

Rico em fibras e água, o alimento também contribui com a digestão. No entanto, por trazer ação diurética, ele deve ser evitado por pessoas que sofrem com a diarreia.

4. Caule de nabo

Ele é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K. O alimento ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos, melhora a absorção de cálcio, auxilia a prevenção da osteoporose, contribui com a digestão, previne a prisão de ventre e colabora com a qualidade do sono.

5. Caule de couve

O talo da couve é fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como zinco, selênio, vitamina A, vitamina C e vitamina E. O alimento também é fonte de fibras, que contribuem com a digestão e trabalham na promoção da sensação de saciedade no organismo.

6. Caule de batata-doce

Os talos do tubérculo são nutritivos e podem ser utilizados em receitas como chás, molhos e refogados.

7. Caule de aspargo 

Continuando a nossa lista de caules comestíveis e seus benefícios, temos os talos do aspargo, que são ricos em fibras e pobres em calorias. Isso significa que além de dar aquela força para a digestão, eles auxiliam a saciedade do organismo. Algo que é excelente para quem deseja ou precisa emagrecer, já que com a barriga cheia fica mais fácil controlar o apetite e a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

8. Caule de alho-poró 

A parte comestível do alho-poró é justamente o seu talo. Ele é fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, manganês, cálcio, vitamina A, vitamina B6,vitamina B9, vitamina C e vitamina K. Seus benefícios referem-se à manutenção de níveis saudáveis de colesterol, saúde da gestação, melhoria da digestão, prevenção da anemia, saúde dos ossos e auxílio à proteção do coração.

9. Caule de cebola

Os talos verdes da cebola são boas fontes de vitamina C. Além disso, eles possuem betacaroteno, um carotenoide que é conhecido por combater o envelhecimento da pele, contribuir com a saúde dos ossos, proteger a córnea e as superfícies que compõem os olhos, estimular a imunidade e auxiliar a saúde da pele e dos cabelos.

Receitas com caules comestíveis

Agora que já conhecemos as opções de caules comestíveis e seus benefícios, vamos conferir receitas que os utilizem para você aproveitar em seu dia a dia.

1. Doce de caule de mamão 

Ingredientes:

  • 1 kg de caule de mamão ralado;
  • 1 kg de açúcar;
  • 6 xícaras de chá de água;
  • 150 g de coco ralado;
  • Cravo-da-índia a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar o caule de mamão ralado em uma panela. Cobrir com água e ferver;
  2. Trocar a água e repetir o mesmo procedimento mais três vezes. Quando estiver na última troca de água, colocar o açúcar e o coco ralado e deixar secar até a mistura ficar macia;
  3. Passar o doce para uma tigela e servir com os cravos-da-índia.

2. Bolinho de caule de brócolis

Ingredientes:

  • 2 xícaras de caule de brócolis cozido;
  • 2 ovos;
  • 1 cebola média picada;
  • Sal a gosto;
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Óleo.

Modo de preparo:

  1. Bater os talos cozidos e os ovos no liquidificador;
  2. Retirar e misturar com os outros ingredientes, com exceção do óleo;
  3. Encher uma panela com óleo e levar ao fogo. Separar a massa em pedaços pequenos e fritar.

3. Salada de trigo cozido com talos de verduras 

  • 500 g de trigo;
  • 4 tomates cortados em cubinhos;
  • 6 rabanetes cortados em cubinhos;
  • 1 xícara de chá de alho-poró cortado em rodelas;
  • Caules de brócolis, chicória, aipo e agrião cortados em rodelas;
  • Sal a gosto;
  • Água a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Vinagre a gosto.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar o trigo na panela de pressão durante 15 minutos. Após, guardar na geladeira para refrigerar;
  2. Juntar os tomates, os rabanetes, o alho-poró e os caules das verduras em uma tigela para fazer um vinagrete, adicionando e misturando o sal, a água, o azeite e o vinagre a gosto;
  3. Despejar o vinagrete no trigo gelado e servir.

4. Sopa de caule de aspargo com batata

Ingredientes:

  • 2 batatas médias;
  • Talos de 1 maço de aspargos;
  • ½ colher de sopa de sal;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 fio de óleo.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar os caules do aspargo e as batatas em uma panela com óleo;
  2. Quando eles amolecerem, retirar da panela e bater no liquidificador junto com a água do cozimento;
  3. Picar o alho e refogar no óleo. Misturar com o caldo batido e servir a sopa.

Você já conhecia a maioria destes caules comestíveis e seus benefícios para a saúde e boa forma? Quais são os seus preferidos para consumo? Comente abaixo.

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/caules-comestiveis-e-seus-beneficios-tipos-receitas-e-dicas/feed/ 0
10 Receitas de Suco Detox com Salsinha Para Emagrecer http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-suco-detox-com-salsinha-para-emagrecer/ http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-suco-detox-com-salsinha-para-emagrecer/#respond Wed, 18 Jan 2017 13:06:13 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25152 A salsinha é uma erva constantemente usada para temperos, rica em vitamina A, B1, B2, C e D. Além disso, é rica em sais minerais, cálcio, enxofre, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Trata-se de um ingrediente usado para preparo de grãos, saladas e até em algumas carnes, pois ajuda a realçar o sabor do alimento ...]]>

A salsinha é uma erva constantemente usada para temperos, rica em vitamina A, B1, B2, C e D. Além disso, é rica em sais minerais, cálcio, enxofre, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Trata-se de um ingrediente usado para preparo de grãos, saladas e até em algumas carnes, pois ajuda a realçar o sabor do alimento e dar mais frescor.

A salsinha traz benefícios importantes para a saúde, uma vez que é rica em antioxidantes, ajuda a combater câncer, tem potencial anti-inflamatório, fortalece sistema imunológico e protege coração contra diversas doenças. A presença da vitamina K fortalece os ossos e impede problemas de acidente vascular cerebral. Para o emagrecimento, a salsinha ajuda na eliminação do inchaço, por isso pode ser muito utilizada em sucos detox.

Abaixo estão algumas opções de receitas de suco detox com salsinha para emagrecer. Algumas receitas levam outras verduras e frutas na composição, aumentando quantidade de nutrientes e o potencial emagrecedor. Confira!

1. Receita de suco detox com salsinha e cenoura

Ingredientes:

  • punhado de salsinha;
  • 2 cenouras;
  • lascas de gengibre;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Lave e descasque a cenoura e corte em cubos. Separe as lascas de gengibre descascado. Bata tudo no liquidificador com a água até obter uma mistura homogênea. Coe e beba em seguida.

2. Receita de suco detox com salsinha e beterraba

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 1/2 beterraba;
  • 3 cenouras;
  • 1 talo de aipo;
  • 1 maçã;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 colher de sopa de chia.

Modo de preparo:

Lave e descasque cenouras e beterraba. Pique e leve ao liquidificador junto do aipo picado, maçã picada sem sementes e com casaca, salsinha, chia e água de coco. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Sirva!

3. Receita de suco detox com salsinha e capim limão

Ingredientes:

  • 100 ml de capim limão;
  • 1 colher de sobremesa de salsinha;
  • 1 fatia grossa de abacaxi.

Modo de preparo:

Descasque o abacaxi, separe uma fatia grossa. Bata junto da salsinha com o capim limão até obter uma mistura homogênea. Sirva com cubos de gelo e adoçante ou mel.

4. Receita de suco detox com salsinha simples

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de salsinha picada.

Modo de preparo:

Leve os dois ingredientes para bater no liquidificador. Adicione cubos de gelo, adoce com mel e sirva.

5. Receita de suco detox com salsinha e laranja

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • 2 cenouras;
  • 1 copo de água filtrada;
  • 1 maço de salsinha.

Modo de preparo:

Lave a salsinha e separe as folhas. Pique a cenoura descascada em pedaços menores para facilitar na hora de triturar. Corte as laranjas pela metade e esmprema o suco. Leve a cenoura e salsinha para bater no liquidificador, em seguida adicione água e suco das laranjas. Bata tudo novamente e sirva com gelo.

6. Receita de suco detox com salsinha e chá verde

Ingredientes:

  • 1 copo de chá verde pronto;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • salsinha a gosto;
  • adoçante a base de stévia;
  • gelo a gosto.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e sirva.

7. Receita de suco detox com salsinha e linhaça

Ingredientes:

  • 1 limão espremido;
  • 60 gramas de salsinha;
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Bata o suco no liquidificador com a salsa, linhaça e água. Quando estiver homogêneo e misturado acrescente gelo e sirva. Se precisar, adoce naturalmente com mel.

8. Receita de suco verde detox com salsinha

Ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • 1 fatia de melão;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 talo de salsão;
  • ¼ de pepino;
  • 1 colher de de chá de salsinha;
  • ½ limão;
  • 1 colher de chá de chia.

Modo de preparo:

Separe a folha da couve e lave. Descasque o melão e separe um fatia média. Esprema o suco da laranja e reserve. Corte e lave o pepino e reserve. Separe metade do limão e retire as sementes. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa coar. Sirva gelado.

9. Receita de suco detox com salsinha e agrião

Ingredientes:

  • 2 folhas grandes de couve;
  • 1 folha de agrião;
  • 1 maçã vermelha com casca;
  • 1 copo grande de água de coco;
  • 1 talo de salsão;
  • salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Lave todos os vegetais e a maçã. Retire sementes da maçã, mas mantenha a casca. Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva.

10. Receita de suco detox com salsinha e hortelã

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • 1 fatia de melão;
  • 1 colher de sopa de hortelã;
  • 1 colher de sopa de salsinha;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1/2 limão espremido.

Modo de preparo:

Higienize os ingredientes e leve para bater no liquidificador com gelo. Babe sem coar logo em seguida para se beneficiar dos efeitos diuréticos.

O que você achou dessas receitas de suco detox com salsinha que separamos acima? Pretende utilizá-las em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-suco-detox-com-salsinha-para-emagrecer/feed/ 0
Dieta Sem Açúcar – Como Funciona, Cardápio e Dicas http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-sem-acucar-como-funciona-cardapio-e-dicas/ http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-sem-acucar-como-funciona-cardapio-e-dicas/#respond Wed, 18 Jan 2017 12:33:24 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25149 No organismo humano, o açúcar é necessário para o fornecimento de energia, tendo em vista que o corpo queima a substância justamente para obter o combustível que é necessário para o seu funcionamento. O problema acontece quando há uma quantidade excessiva de açúcar no organismo, e o fígado, que é o órgão que armazena a ...]]>

No organismo humano, o açúcar é necessário para o fornecimento de energia, tendo em vista que o corpo queima a substância justamente para obter o combustível que é necessário para o seu funcionamento.

O problema acontece quando há uma quantidade excessiva de açúcar no organismo, e o fígado, que é o órgão que armazena a substância, fica com a sua capacidade excedida. Com isso, o açúcar a mais é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.

Mas eles não ficam ali, e da corrente sanguínea partem para outras partes do corpo e são armazenados em forma de gordura em regiões como a barriga, mamas, quadris e bumbum. Além disso, refeições com grande quantidade de açúcar dão ainda mais vontade de comer. Em outras palavras: a ingestão elevada de açúcar engorda.

Talvez seja por isso que algumas pessoas decidem abolir ou reduzir bastante a quantidade da substância que ingerem em sua alimentação e optam por seguir uma dieta sem açúcar.

Como funciona a dieta sem açúcar?

O excesso de açúcar não atrapalha somente a manutenção da boa forma, como também aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares, diminui a habilidade dos órgãos, enfraquece o sistema imunológico e faz a pressão arterial crescer.

Isso ocorre porque quando as regiões do corpo para onde os ácidos graxos, que antes eram açúcar, foram enviados já estão cheias de tecidos de gordura, eles vão parar em órgãos como coração, fígado os rins.

Esse processo também torna o metabolismo mais lento, o que faz com que a queima de calorias e gorduras seja menos eficiente.

Assim, para não sofrer com prejuízos à saúde, recomenda-se que a ingestão do açúcar não ultrapasse 10% do consumo calórico diário requerido pelo organismo.

Começando a cortar o açúcar

Como o próprio nome já indica, a ideia da dieta sem açúcar é cortar a substância da alimentação. No entanto, isso pode não ser tão fácil na prática quanto na teoria. Isso porque não basta simplesmente tirar o pote de açúcar da mesa, é preciso cortar também os alimentos que já vêm com açúcar adicionado.

O primeiro passo é saber identificar quais alimentos possuem açúcar em sua composição e quais estão livre da substância. E a tarefa não é tão simples quanto parece, porque alguns alimentos que nem imaginamos trazem a substância.

Mas vamos começar pela lista dos alimentos e bebidas mais óbvias que caem fora da dieta sem açúcar. Estamos falando das guloseimas como balas, chicletes e pirulitos, dos chocolates, bolos, cookies, brownies, pudins, brigadeiros, sorvetes e picolés e, claro, dos refrigerantes, dos cafés cremosos e outras bebidas e comidas que sejam açucaradas.

Ou seja, são os itens doces que só de pensar no nome a gente já sabe de cor que vem lotado de açúcar.

De olho na embalagem

Outra tática importante para eliminar ou diminuir bastante a quantidade de açúcar que consome na dieta é sempre checar a lista de ingredientes nas embalagens dos produtos que compra.

No entanto, você não deve somente olhar e procurar a palavra “açúcar” nas tabelas. Isso porque o açúcar pode aparecer com cerca de 20 nomes diferentes nas embalagens dos produtos. Então, se você não estiver atento ou não conhecê-los, pode achar que não está ingerindo a substância quando na verdade está.

Alguns dos nomes pelos quais o açúcar pode ser apresentado são:

  • Xarope de milho;
  • Xarope de glicose;
  • Dextrose;
  • Glucose de milho;
  • Lactose;
  • Xarope de malte
  • Glicose;
  • Frutose;
  • Néctares;
  • Açúcar cristal;
  • Sacarose;
  • Açúcar invertido;
  • Açúcar de confeiteiro;
  • Açúcar mascavo;
  • Açúcar bruto;
  • Mel;
  • Açúcar branco/refinado;
  • Melaço;
  • Melado;
  • Caldo de cana;
  • Maltose;
  • Maltodextrina.

Até mesmo os alimentos que você não imagina podem conter açúcar 

Portanto, para quem decidiu seguir uma dieta sem açúcar, nenhum alimento pode passar batido e deixar de ser verificado, mesmo que aparente que não seja fonte da substância. Produtos salgados como temperos de salada, molhos, marinadas, ketchup e grãos enlatados podem, sim, apresentar a substância.

Não deixe de verificar ainda os cereais, iogurtes saborizados, leites, barrinhas energéticas, barrinhas de cereais, barrinhas de granola e sucos concentrados de frutas.

Cardápio para a dieta sem açúcar

Confira a seguir uma sugestão de cardápio de cinco dias para uma dieta sem açúcar:

Dia 1

  • Café da manhã: ½ xícara de aveia com frutinhas tipo berries (uva-do-monte, morango, framboesa) congeladas, uma colher de sopa com mix de semente de linhaça, semente de girassol e amêndoas e leite de amêndoas.
  • Lanche: 1 banana e um punhado pequeno de nozes.
  • Almoço: 2 a 3 unidades de bolinho de arroz, abacate e salmão defumado.
  • Lanche: palitinhos de vegetais e hummus.
  • Jantar: filé de cordeiro grelhado e salada.
  • Lanche: iogurte zero açúcar com framboesa e sementes de chia.

Dia 2

  • Café da manhã: omelete com 2 a 3 ovos, espinafre, cebola e cogumelos.
  • Lanche: suco verde com couve, pepino, espinafre, suco de abacaxi e 1 colher de chá de óleo de coco.
  • Almoço: batata-doce assada com atum, abacate e tomates-cereja.
  • Lanche: chá verde e 2 a 3 unidades de bolinhos proteicos sem açúcar.
  • Jantar: salmão assado com espinafre, aspargo e pepino.
  • Lanche: iogurte zero açúcar com sementes de chia.

Dia 3

  • Café da manhã: 1 ovo escalfado e abacate.
  • Lanche: palitinhos de vegetais e hummus.
  • Almoço: atum, arroz integral e salada.
  • Lanche: smoothie de frutinhas tipo berries (uva-do-monte, morango, framboesa) congeladas.
  • Jantar: bife, chips de batata-doce e brócolis e couve-flor cozidos ao vapor.
  • Lanche: chá de camomila.

Dia 4

  • Café da manhã: 2 ovos escalfados com espinafre cozido ao vapor, pepinos e cogumelos fritos.
  • Lanche: 1 punhado pequeno de amêndoas e nozes-pecã.
  • Almoço: 2 rolinhos de folhas de arroz com camarões e coentro.
  • Lanche: chá verde e 2 a 3 unidades de bolinhos proteicos sem açúcar.
  • Jantar: robalo grelhado com salada de folhas verdes.
  • Lanche: iogurte zero açúcar com morangos e sementes de chia. 

Dia 5

  • Café da manhã: ½ xícara de aveia com frutinhas tipo berries (uva-do-monte, morango, framboesa) congeladas, uma colher de sopa com mix de semente de linhaça, semente de girassol e amêndoas e leite de amêndoas.
  • Lanche: smoothie verde com couve, pepino, espinafre, suco de abacaxi e 1 colher de chá de óleo de coco.
  • Jantar: bife refogado com mix de vegetais.
  • Lanche: chá verde e maçã assada com canela.

Dicas de substitutos para o açúcar

Para quem sente falta dos docinhos, no dia a dia, vale a pena conhecer alguns ingredientes que podem servir como substitutos para o açúcar.

Por exemplos, existem os adoçantes. Um deles é o stévia, que adoça 300 vezes mais do que o açúcar, não causa alteração na glicemia e nem acrescenta calorias. Há ainda o acessulfame-K, que adoça de 130 a 200 vezes mais que o açúcar branco e pode ser acrescentado em comidas e bebidas.

Outra opção é o xylitol, que é considerado outro substituto saudável do açúcar por não causar picos nos níveis de açúcar no sangue.

Existe ainda o sorbitol, um adoçante natural encontrado em algas marinhas e frutas e que adoça 50 vezes mais que o açúcar. O problema é que o seu uso exagerado pode causar diarreia, aumento da produção de urina, flatulência e desconforto abdominal.

Cuidados

Antes de começar a seguir uma dieta sem açúcar, assim como qualquer outro programa alimentar, é fundamental que você se consulte com seu médico e nutricionista. Isso porque são eles os profissionais habilitados para indicar qual o melhor método para o seu caso, tendo em vista não somente os seus objetivos, mas também a sua saúde.

O acompanhamento do nutricionista também é importante na hora de montar os cardápios, de modo que além de auxiliar o emagrecimento, eles façam isso com saúde, fornecendo os nutrientes e a energia que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Assim, é possível evitar que problemas de saúde aconteçam ao longo do processo e ter uma dieta que pode ser seguida a longo prazo, o que garante que os resultados positivos também sejam duradouros.

Você tem a necessidade de fazer uma dieta sem açúcar? Por que motivo? O que achou deste exemplo de cardápio que demos acima? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-sem-acucar-como-funciona-cardapio-e-dicas/feed/ 0
A Saúde e o Futuro de Seus Filhos a Fizeram Perder Mais de 45 Kg http://www.mundoboaforma.com.br/saude-e-o-futuro-de-seus-filhos-fizeram-perder-mais-de-45-kg/ http://www.mundoboaforma.com.br/saude-e-o-futuro-de-seus-filhos-fizeram-perder-mais-de-45-kg/#respond Tue, 17 Jan 2017 18:51:29 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25143 Anos de dietas acidentais não ajudaram Tricia Minnick, de 28 anos, a controlar o seu peso, e quando ela se casou em 2006, estava carregando mais de 90 quilos em seu corpo de 1,72m de altura. Em 2007, ficou grávida e uma complicação resultou em quatro meses de repouso na cama – e um ganho de ...]]>

Anos de dietas acidentais não ajudaram Tricia Minnick, de 28 anos, a controlar o seu peso, e quando ela se casou em 2006, estava carregando mais de 90 quilos em seu corpo de 1,72m de altura. Em 2007, ficou grávida e uma complicação resultou em quatro meses de repouso na cama – e um ganho de peso de 35 kg.

Logo após Tricia ter sua filha, ela e sua família mudaram-se do Texas para Stuart, na Flórida, Estados Unidos. Longe de amigos e família, ela se voltou para a comida como conforto. “Com a balança presa nos 126 kg, eu estava completamente desnorteada com o quanto de peso que eu precisava perder.”

A mudança

Em janeiro de 2009, o médico de Tricia avisou que ela poderia precisar de medicamentos para a pressão arterial. E quando ela se viu sem fôlego tentando carregar sua filha Dash, Tricia percebeu que seu peso o afetava também. “Eu não queria que ele enfrentasse os problemas físicos ou emocionais que eu tinha”, diz ela. Ela deu-se um ano para perder 45 kg.

O estilo de vida

tricia3

Tricia eliminou refrigerantes e carboidratos processados, e passou a preencher metade dos seus pratos com legumes, a cada refeição. Ela começou a levar sua filha para caminhadas. Não podia ir muito longe no início, mas ao final de três semanas, Tricia estava percorrendo quase 10 km por dia e tinha perdido 9 kg.

Tricia então começou a usar pesos em seus exercícios em casa por 30 minutos, duas vezes por semana, e em março, chegando aos 108 kg, sua pressão arterial voltou ao normal. Em setembro, ela atingiu seu objetivo de perder 45 kg, mas ela não queria mais parar. Tricia começou a correr quatro dias por semana, e em março de 2010, sua balança mostrou 68 kg. “Eu nunca me senti melhor”, diz ela.

A recompensa

Tricia correu sua primeira maratona em novembro de 2010. “Cruzando a linha de chegada, eu senti como se eu pudesse fazer qualquer coisa”, diz Tricia. “Estou mais saudável e mais feliz do que nunca!”

Dicas de Tricia

tricia2

  • Escove seus dentes. “Vai ajudar a parar de comer à noite, o frescor faz você ficar menos tentado a comer mais.”
  • Recomece. “Se eu saísse dos trilhos, enxergaria a próxima refeição como uma oportunidade para recomeçar e ter sucesso em vez de desistir. Enquanto você estiver tentando, você estará progredindo.”
  • Dê uma chance aos legumes. “Eu pensei que não gostava de vegetais, mas eu só tinha a maioria deles enlatados… Legumes frescos são deliciosos!”

Você conhece alguma história de perda de peso como essa de Tricia? Já conseguiu perder bastante peso alguma vez mudando os seus hábitos? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/saude-e-o-futuro-de-seus-filhos-fizeram-perder-mais-de-45-kg/feed/ 0
10 Formas Pelas Quais o Exercício Faz Bem para o seu Cérebro http://www.mundoboaforma.com.br/10-formas-pelas-quais-o-exercicio-faz-bem-para-o-seu-cerebro/ http://www.mundoboaforma.com.br/10-formas-pelas-quais-o-exercicio-faz-bem-para-o-seu-cerebro/#respond Tue, 17 Jan 2017 14:58:42 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25139 Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento e interesse na ciência do exercício, incluindo aqueles que se exercitam nos fins de semana, sabe que o sistema nervoso é um aspecto importante do treinamento. Claro, os músculos devem ser o nosso interesse primordial, mas são seus nervos, coluna vertebral e cérebro que controlam o seu desempenho e ...]]>

Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento e interesse na ciência do exercício, incluindo aqueles que se exercitam nos fins de semana, sabe que o sistema nervoso é um aspecto importante do treinamento. Claro, os músculos devem ser o nosso interesse primordial, mas são seus nervos, coluna vertebral e cérebro que controlam o seu desempenho e performance física.

Treinar seu sistema nervoso pode construir ou arruinar seus resultados, seja na academia ou numa competição. Exercitar-se também ajuda o cérebro. Uma das primeiras coisas que as pessoas percebem quando começam a se exercitar é uma melhora no humor e na resistência ao estresse no trabalho.

O grande problema, quando se trata do sistema nervoso e do exercício, é que poucas pessoas conhecem bastante sobre isso. Na verdade, é um campo crescente na ciência da neurologia e do exercício que está finalmente recebendo respeito no campo de pesquisa.

Recentemente, a Associação Norte-Americana para o Estudo da Obesidade (NAASO) publicou pela primeira vez online seu artigo descrevendo um workshop ao vivo chamado “A Neurobiologia do Exercício”, no qual 23 pesquisadores pesaram sobre este tema tão importante. Aqui estão alguns destaques de seu consenso:

O exercício:

  1. Melhora a saúde do cérebro, incluindo estrutura e função.
  2. Melhora as conexões entre seus nervos. Isso, em parte, define o desenvolvimento de habilidades em qualquer esporte.
  3. Ajuda o seu cérebro a crescer e apoia a proteção de seus neurônios (células nervosas).
  4. Aumenta sua capacidade de aprender e se adaptar à mudança.
  5. Pode ajudar a reduzir os efeitos negativos de lesões cerebrais.
  6. Reduz comportamentos negativos resultantes de estresse repentino.
  7. Aumenta a capacidade do cérebro de se proteger de estressores físicos como calor e inflamação.
  8. Aumenta o metabolismo cerebral.
  9. Reduz a depressão.
  10. Reduz os efeitos do envelhecimento no cérebro.

E isso tudo funciona como uma via de dois sentidos. O exercício ajuda seu sistema nervoso e seu sistema nervoso tem tudo a ver com o seu desempenho no exercício. Seja ao coordenar a sua habilidade, ao aprender o que funciona e o que não, e motivando-o a se exercitar, seu cérebro domina a sua performance de todos os ângulos, mas isso não é tudo.

O cérebro humano possui uma habilidade única que outros animais não têm: força de vontade. Nós evoluímos a capacidade cognitiva para substituir os sistemas do corpo projetados para nos impedir de ir mais a frente, especialmente durante a locomoção (especificamente para correr e andar longas distâncias).

Não é de se admirar que os seres humanos têm uma das maiores resistências de todos os animais terrestres, em grande parte por conta da nossa capacidade de continuar em frente e enfrentar a fadiga e até mesmo a dor. Enquanto o cérebro de outro animal o força a ceder, o nosso pode nos dizer para persistir.

Olhando para o futuro, vamos começar a ver mais e mais exercícios adaptados para estimual a função do sistema nervoso de empurrar a força humana e resistência a alcances nunca antes vistos. A saúde pública também poderia ser melhorada neste sentido. As pesquisas crescentes no campo da neurobiologia e da ciência do exercício podem ser usadas para nos tornar mais saudáveis, mais fortes e ainda mais inteligentes pela promoção de iniciativas de saúde pública cientificamente comprovadas.

Você já conhecia esses benefícios do exercícios para a sua saúde mental? Quantas vezes por semana se exercita? Você realmente se sente melhor ao praticar exercícios? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/10-formas-pelas-quais-o-exercicio-faz-bem-para-o-seu-cerebro/feed/ 0
5 Receitas de Doritos Caseiro Light http://www.mundoboaforma.com.br/5-receitas-de-doritos-caseiro-light/ http://www.mundoboaforma.com.br/5-receitas-de-doritos-caseiro-light/#respond Tue, 17 Jan 2017 12:47:44 +0000 http://www.mundoboaforma.com.br/?p=25133 O Doritos já é uma marca famosa e apreciada por muitos mundo afora. Esse salgadinho costuma ser comprado para petiscos, para acompanhar maioneses temperadas, patês e pastas, bem como para compor o tradicional prato mexicano nachos. É comum o uso de Doritos para imitar os nachos, que acompanham o sour cream à base de creme de ...]]>

O Doritos já é uma marca famosa e apreciada por muitos mundo afora. Esse salgadinho costuma ser comprado para petiscos, para acompanhar maioneses temperadas, patês e pastas, bem como para compor o tradicional prato mexicano nachos.

É comum o uso de Doritos para imitar os nachos, que acompanham o sour cream à base de creme de leite ou iogurte, guacamole feita com abacate e o pico de gallo (espécie de vinagrete apimentada). Se você quer preparar Doritos em versão caseira e de forma mais saudável do que esse salgado condimentado e rico em sódio encontrado nos mercados, você pode conferir algumas receitas abaixo.

O seu Doritos caseiro light pode ser feito com massa à base de farinha de trigo e milho ou utilizando discos de massas prontas como o pão sírio e o Rap10. Confira abaixo algumas sugestões! Para ficar ainda mais delicioso, utilize os temperos frescos da sua preferência e dê o seu toque à receita.

1. Receita de Doritos caseiro light com pão sírio

Ingredientes:

  • 1 pacote de pão sírio tamanho mini;
  • azeite de oliva;
  • colorau a gosto;
  • açafrão da terra a gosto;
  • sal a gosto;
  • curry a gosto;
  • pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Corte o pão sírio em fatias no formato de pizza. Separe as duas camadas de pão. Misture os temperos nesse pão e adicione azeite. O pão deve adquirir uma cor alaranjada. Coloque esses pães numa assadeira untada com azeite e leve para dourar por alguns minutos no forno até estar crocante. Sirva como petisco.

2. Receita de Doritos caseiro light com farinha de trigo

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 xícara de de farinha integral;
  • colorau, sal, orégano, açafrão a gosto;
  • 1/5 de xícara de água.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma vasilha até formar uma massa homogênea. O açafrão e colorau são essenciais para dar mais cor aos Doritos caseiros. Reparta a massa em três partes, abra a massa numa bancada enfarinhada. A massa deve ficar com uma espessura bem fina para que fique bem crocante. Corte os Doritos em triângulos ou formato desejado. Passe no azeite e leve para dourar em tabuleiro untado por alguns minutos. Sirva.

3. Receita de Doritos caseiro light com Rap10 fit

Ingredientes:

  • 2 discos de Rap 10 Fit;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sobremesa de colorau;
  • 1 colher de chá de páprica picante;
  • 1 colher de chá de salsa desidratada;
  • 3 gotas de pimenta tabasco;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Acenda o forno para ir pré-aquecendo. Em uma tigela misture o azeite com o colorau, páprica e salsa. Em seguida tempere com sal e pimenta e misture tudo. Corte a massa do rap 10 em triângulos e disponha em uma assadeira untada com azeite e anti-aderente. Pincele a massa dos dois lados com o molho temperado e leve ao forno por 15 minutos. Quando estiver crocante, sirva.

4. Receita de Doritos caseiro light com farinha de milho

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de farinha de milho;
  • 1/4 xícara de farinha de trigo;
  • água morna até dar o ponto;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de páprica;
  • pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Em um bowl misture as farinhas, o sal, a páprica, a pimenta do reino e acrescente colheres de água até dar liga. Vá amassando bem até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.

Estique um pedaço de filme plástico sobre uma bancada lisa, coloque a massa no meio e cubra com outro pedaço de filme. Entre os plásticos, abra a massa bem fina com um rolo de macarrão. Retire do plástico e corte triângulos. Passe azeite nesses triângulos e leve para assar em forma untada em forno médio. Quando dourar e estiver crocante sirva com guacamole ou sour cream.

5. Receita de Doritos caseiro light com ovo

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de farinha de milho;
  • 1 colher de café rasa de colorau;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma vasilha incorpore todos os ingredientes adicionando uma xícara de café de água até dar lia na massa. Se precisar, adicione um pouco mais de água até dar o ponto. Unte uma bancada e soe a massa. Abra com um rolo e deixe bem fininha. Corte em triângulos, unte com azeite e leve para assar em forma também untada. O tempo varia de acordo com o forno, mas demora apenas alguns minutos. Sirva! Se quiser pode substituir pelos temperos da preferência.

O que você achou dessas receitas de Doritos caseiro light que separamos acima? Acha uma boa ideia de petisco mais saudável para fazer em reuniões familiares ou com amigos? Comente abaixo.

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. ]]>
http://www.mundoboaforma.com.br/5-receitas-de-doritos-caseiro-light/feed/ 0