Publicidade

 

Feijão branco

Feijão Branco Emagrece Mesmo?

Na luta para perder peso, surgem a cada dia mais suplementos para tornar a batalha mais fácil. Um desses suplementos é o feijão branco, geralmente encontrado como farinha ou na forma de cápsulas.

Publicidade

Muitas pessoas que usam o suplemento, garantem que o feijão branco emagrece mesmo. Continue lendo para descobrir se o feijão branco emagrece e se realmente vale a pena.

Como o feijão branco funciona?

O feijão branco age como um bloqueador de amido no seu corpo. Isso quer dizer que ele impede a absorção de carboidratos no seu corpo.

A digestão do amido inicia-se na boca assim que você começa a mastigá-lo – por isso quando você deixa um pedaço de pão na boca por um tempo, ele se torna doce; é o carboidrato sendo metabolizado e transformado em açúcar. A digestão ocorre com a liberação da enzima alfa-amilase, que transforma o amido em açúcares simples.

Quando o alimento mastigado e já pré-digerido chega ao estômago, a digestão dele para, porque o ambiente ácido do estômago neutraliza a alfa-amilase. Apenas quando o alimento chega ao intestino delgado é que ele volta a ser digerido com a alfa-amilase liberada pelo pâncreas para transformar o amido em um açúcar que o corpo pode usar.

O ingrediente ativo do feijão branco, chamado phaseolus vulgaris, interfere na habilidade do pâncreas de secretar a alfa-amilase, bloqueando a enzima necessária para a digestão do amido. Assim, o alimento passa pelo trato digestivo sem ser metabolizado em açúcares simples e, mais tarde, transformado em gordura.

Isso faz com que o feijão branco seja um bom suplemento para se tomar antes de refeições ricas em carboidratos, já que grande parte das calorias desses alimentos não serão absorvidas pelo corpo.

A desvantagem

Nem tudo é bom, entretanto. Quando você bloqueia a metabolização e absorção dos carboidratos, você não só impede que seu corpo absorva o açúcar, mas também os nutrientes desses alimentos. Se você não recebe os nutrientes necessários do restante da sua refeição que não é composta por carboidratos, você pode acabar sentindo mais fome mais tarde, já que o corpo precisa receber certos nutrientes pela alimentação.

Publicidade

Outro fator que pode apresentar uma desvantagem é o fato de algumas pessoas usarem o suplemento de feijão branco antes de refeições “de trapaça” em uma dieta. Enquanto seria, sim, muito bom impedir que calorias em excesso entrem em nosso corpo, as refeições de trapaça em uma dieta são muito importantes. Além de ajudarem você a se manter na dieta, elas também apresentam uma mudança ao padrão que a dieta estabelece ao seu corpo, o que pode te ajudar a se livrar de platôs, o que não acontece se você usa o suplemento de feijão branco para bloquear as calorias dos carboidratos.

Há efeitos colaterais?

Enquanto estudos de longo prazo não são feitos, não se sabe se é seguro consumir o suplemento de feijão branco por longos períodos de tempo.

Entretanto, algumas reações adversas podem ser esperadas, especialmente no início do uso. Como dito anteriormente, o feijão branco emagrece atuando de forma com que os carboidratos não sejam digeridos no intestino delgado. Quando o alimento chega ao intestino grosso sem ser digerido, é fermentado e pode causar gases, inchaço, náusea e diarreia.

Além disso, se carboidratos são a base da sua alimentação e os alimentos através dos quais você retira a maior parte dos seus nutrientes, a não digestão desses alimentos pode causar certas deficiências nutricionais. 

Quando usar?

Como a ação do suplemento de feijão branco é essencialmente sobre a digestão de carboidratos, não faz sentido usá-lo em qualquer outro momento que não antes de uma refeição rica em carboidratos. Quando tomado de outra forma, o suplemento provavelmente não apresentará qualquer efeito. Antes de começar a usar o suplemento de feijão branco, ou qualquer outro, fale com seu médico.

Vale a pena usar?

Podemos falar que o suplemento de feijão branco emagrece quando você tem dificuldades para diminuir a ingestão de carboidratos e isso é o que está mantendo sua ingestão de calorias alta. Se sua alimentação contém poucas quantidades de carboidratos, usar o suplemento de feijão branco e impedir a digestão de carboidratos pode trazer mais problemas do que soluções.

Vale lembrar também que o suplemento de feijão branco não faz com que você perca gordura. Nenhum estudo feito com o suplemento demonstrou qualquer habilidade de interação com a gordura. O que o suplemento faz é impedir que calorias vindas de carboidratos sejam absorvidas pelo corpo. Portanto, se você toma o suplemento de feijão branco, mas sua ingestão de calorias ainda é maior que a quantidade de calorias gastas, o único efeito do suplemento será fazer com que você ganhe menos peso do que ganharia se não o tomasse, mas sem qualquer efeito de perda de peso.

Se você possui uma dieta que restringe calorias e faz exercícios, o feijão branco emagrece e pode ser um bom aliado para a sua luta.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem vontade de utilizar a suplementação de feijão branco? Acredita que ela funcionaria para você? Por quê? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Comecei tomar detox slim hj e estou com 70 kgs e tenho 1 metro e meio,se não resolver eu volto para falar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×