Publicidade

 

Fenugreek

Feno Grego para Cabelo Crescer Funciona?

O Feno-grego é uma erva que vem ganhando a atenção dos pesquisadores pelas suas surpreendentes propriedades.

Publicidade

Ela fornece alguns excelentes benefícios que podem transformar a sua saúde e mudar sua vida para melhor.

Como? Tudo começa com o processo inflamatório. Pesquisas recentes mostram que o fenugreek ajuda a reduzir a inflamação interna e externa, além de melhorar a sua vida sexual e função reprodutiva, bem como melhorar a nutrição para bebês!

E isso é apenas a ponta do iceberg quando se trata desta erva peculiar.

O que é o Feno-Grego?

Fenugreek é uma erva anual com folhas verdes claras e pequenas flores brancas. É da família da ervilha (Fabaceae) e conhecida também como Feno Grego (Trigonella foenum-graecum). A planta do fenugreek tem por volta de 80 cm de altura, e as vagens contêm em torno de 10-20 sementes pequenas, lisas, amarela-marrons e aromáticas. O feno grego é da mesma família da nossa popular Alfafa ou Luzerna.

As sementes de feno grego têm um gosto um pouco amargo, semelhante ao aipo, xarope de maple ou açúcar queimado, e são frequentemente utilizadas para fazer remédios. No entanto, o fenugreek tem um sabor muito mais agradável quando cozido. A semente é a parte mais utilizada do Feno Grego, geralmente secas e moídas. As folhas também podem ser frequentemente usadas na culinária.

O feno-grego pode ser tomado por via oral ou usado em forma de pomada, que é aplicada à pele para ajudar a curar inflamações. Na indústria, os extratos de feno-grego podem ser encontrados em sabonetes e cosméticos.

Conforme comentado no livro “Óleos Essenciais em Conservação de Alimentos, Sabor e Segurança”, o extrato de feno-grego e o óleo são conhecidos por possuir propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antidiabetes e antitumorais.

Publicidade

Cultivado no norte da África, Oriente Médio, Egito e Índia, tem uma longa história como um ingrediente na medicina tradicional, além de ser também usado como especiaria e agente aromatizante na preparação de alimentos.

Feno grego para cabelo crescer realmente funciona?

O uso do Feno-grego para homens pode trazer benefícios no tratamento de hérnias, disfunção erétil e a calvície. Isso porque o feno-grego pode aumentar a libido e os níveis de testosterona. Suplementos produzidos a partir de fenugreek parecem ter aumentado o desejo sexual e desempenho nos homens, bem como remediar a impotência.

Em um estudo publicado em Phytotherapy Research, 60 homens entre as idades de 25 e 52 anos sem histórico de disfunção erétil foram suplementados com um placebo ou 600mg de fenugreek por dia durante seis semanas. Através de uma auto avaliação, os participantes observaram os resultados com o fenugreek e relataram que o suplemento teve um efeito positivo em suas libidos.

Em última análise, o estudo descobriu que o extrato de fenugreek teve uma influência significativa em manter os níveis normais de testosterona durante as atividades sexuais.

Pode ter vindo daí a ideia de utilizar o feno grego para cabelo crescer, já que isso está diretamente ligado ao hormônio masculino.

Em outro estudo, cientistas avaliaram um experimento em roedores com Alopecia (perda temporária ou definitiva, total ou parcial, de pelos ou cabelos). Eles utilizaram um óleo à base de Feno Grego e outras ervas. O resultado foi promissor. O teste sugeriu que o tempo que o pelo levou para crescer foi significativamente reduzido pela metade durante o tratamento com o óleo.

Entretanto, ainda não existem estudos científicos conclusivos sobre a utilização do feno grego para cabelo crescer de forma efetiva. A melhor aposta ainda é um acompanhamento com um especialista antes de usar terapias naturais para o tratamento de doenças ou melhorar o desempenho sexual.

Feno Grego para o seus cabelos

A maioria dos tratamentos com feno-grego são caseiros e baratos. As sementes podem ser facilmente usadas em receitas caseiras para tratar os seus cabelos. Você só precisa investir em sementes de Feno Grego de boa qualidade. Elas podem ser encontrados em algumas lojas naturais e mercados públicos da sua cidade, bem como na internet.

Fenugreek contém proteínas, ácidos nicotínicos e grandes quantidades de lecitina extremamente eficazes no fortalecimento das raízes do cabelo e em tratamentos de problemas foliculares.

As sementes contêm um ativo hormonal que melhora o crescimento do cabelo e ajuda na reconstrução dos folículos pilosos. Confira algumas receitas para melhorar a aparência dos seus cabelos:

Publicidade

– Fenugreek para reforçar e revitalizar o cabelo danificado

Deixar de molho quatro colheres de sementes de Feno Grego durante a noite e preparar uma pasta de Feno Grego. Misture com leite de coco adequado e massageie o creme em seu couro cabeludo e cabelo. Cubra seu cabelo com uma touca de banho e espere trinta minutos. Após, lave os cabelos com shampoo como o de costume. Você sentirá seu cabelo super nutrido! Esta máscara de cabelo é eficaz em reduzir a queda do cabelo.

– Fenugreek para o crescimento dos cabelos e queda

Misture duas colheres de sopa de semente de Feno Grego com uma colher de sopa de óleo de rícino. Aplicar no cabelo e couro cabeludo para oferecer uma solução natural para o seu cabelo danificado. Manter a máscara por 30 minutos e lavar com shampo. É uma solução rápida para perda de cabelo devido a danos ambientais. Este fácil tratamento de Feno Grego também evita o envelhecimento precoce do cabelo.

– Fenugreek para tratar a caspa

Deixar de molho duas colheres de sementes de Feno Grego durante a noite. Prepare uma pasta fina e adicione uma colher de suco de limão. Aplicar no couro cabeludo para dizer “adeus” àqueles flocos brancos que irritam tanto você! Esta é uma receita muito antiga, usada para remover a caspa. Observação: Embora as receitas sejam naturais, é sempre recomendado fazer um teste antes de usar diretamente no couro cabeludo. Experimente uma pequena quantidade no seu antebraço e aguarde por uns 15 minutos para ver se você não é alergico à alguma substância.  

Considerações importantes

Não use o feno-grego durante a gravidez, pois pode induzir as contrações uterinas. O feno-grego pode agir como estrogênio no corpo e não é indicado para mulheres com câncer sensíveis a hormônios.

Os efeitos colaterais do fenugreek podem incluir diarréia, urina com odor peculiar, produção de leite materno, transpiração e o agravamento da asma.

Há pouca informação sobre os riscos de tomar fenugreek durante a amamentação. Ele não deve ser usado no lugar de cuidados médicos convencionais ou para atrasar a procura de cuidados se você tem problemas de saúde. Isto é bem importante se você tem diabetes.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha utilizado feno grego para cabelo crescer e percebeu bons resultados? Tem vontade de experimentar seu uso também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×