Publicidade

 

Mike Mentzer

Fisiculturista Mike Mentzer – Dieta, Treino HIT, Medidas, Fotos e Vídeos

Mike Mentzer deixou sua marca no mundo do fisiculturismo através de suas ideias controversas, que inspiraram muitos atletas e conduziram alguns deles a grandes vitórias. Mentzer conseguiu essa proeza através do desenvolvimento de um método conhecido como Heavy Duty. Apesar das ainda existentes controvérsias na procura pelo melhor método no fisiculturismo, a verdade é que o Heavy Duty impressiona com seus resultados.

Publicidade

Quem foi Mike Mentzer?

Mike Mentzer foi um fisiculturista americano que atingiu o auge de sua carreira na década de 1970. Sua relação com o fisiculturismo foi longa: Mentzer começou a treinar sozinho aos doze anos de idade, processo que foi intensificado durante seu serviço militar.

Os sucessos de Mentzer no fisiculturismo não demoraram a chegar. Aos 20 anos, ele venceu o Mr. Lancaster, mas logo em seguida enfrentou uma grande dificuldade. Em virtude de uma lesão no ombro, ficou impossibilitado de treinar por três anos.

Entretanto, ao retomar os treinos, Mentzer seguiu sua carreira e venceu, aos 25 anos, o Mr. America. A coroação de sua trajetória, porém, viria apenas aos 28 anos, quando venceu o Mr. Universe. Essa vitória não foi trivial: Mentzer foi o primeiro (e até hoje o único!) a atingir a nota perfeita de 300 pontos.

Nos anos seguintes, Mentzer foi derrotado no Mr. Olympia, e acabou se aposentando para se dedicar ao treinamento de outros atletas e ao aperfeiçoamento e divulgação de seu método. Esse método, conhecido como Heavy Duty, se realizou como um aperfeiçoamento do método de treino HIT. Com ele, o nome de Mentzer ficou marcado para sempre na história do fisiculturismo.

O que é o Treino HIT?

O treino HIT (High Intensity Training) é um método inventado na década de 1970 por Arthur Jones. Seus princípios apontam para treinos intensos e de que pequena duração, em oposição aos longos treinos populares na época de sua criação.

Esse sistema enfatiza o ganho muscular que pode ser obtido através de esforços que levam os músculos rapidamente aos seus limites. Isto é feito através do lento levantamento de pesos que estão próximos do limite da capacidade do atleta.

Publicidade
Publicidade

Os treinos são, portanto, curtos e intensos, já que os músculos rapidamente atingem os pontos de falha. O HIT também enfatiza a importância do descanso entre os treinos, que são, além de curtos, não muito frequentes. Normalmente, o descanso dura alguns dias.

O que é o Treino Heavy Duty?

O Heavy Duty é o método que foi desenvolvido por Mike Mentzer em sua busca constante pelo treino mais adequado ao desenvolvimento muscular de alto nível. Mentzer se inspirou, para isso, no treino HIT, seguindo e aperfeiçoando seus princípios.

Mentzer foi um grande admirador e adepto to treino HIT, mas acabou concluindo que mesmo Arthur Jones não seguia seus princípios completamente. Dessa forma, usando a si mesmo como cobaia, Mike Mentzer dedicou-se ao desenvolvimento de seu próprio método: o Heavy Duty.

Os princípios de treinos intensos, curtos e infrequentes foram mantidos por Mentzer que, seguindo essa receita, chegou a um ponto em que os treinos não traziam mais resultados em termos de desenvolvimento muscular. Todos os atletas encontram, mais cedo ou mais tarde, essa barreira. Mentzer decidiu superá-la.

Essa barreira começa a se impor porque o esforço máximo que é exigido de um músculo altamente desenvolvido leva rapidamente ao acúmulo de ácido lático e à falta de oxigênio. Essa barreira fisiológica é inevitável, mas Mentzer encontrou na técnica Rest-Pause (pausa e descanso) um meio de driblá-la.

Publicidade

Essa técnica constitui em realizar apenas um levantamento na capacidade máxima do músculo, e então descansar por 10 segundos. Esse processo é repetido até que o atleta não seja mais capaz de mover o peso em questão. Dessa forma, o músculo é exercitado sem a falha precoce provocada pelo acúmulo de ácido lático e pela falta de oxigênio.

O Heavy Duty Avançado

Seguindo essa técnica, porém, Mike Mentzer encontrou novamente um limite para o seu desenvolvimento. A saída encontrada foi tornar os treinos ainda mais intensos, que pudessem forçar músculos que, mesmo que já altamente desenvolvidos, ainda poderiam ir além.

Surgiu assim o Heavy Duty avançado, caracterizado pela técnica de contração total. Os músculos possuem, em geral, três formas de contração: a positiva, usada para o levantamento do peso; a estática, usada para manter o peso levantado; e a negativa, usada para o abaixamento do peso.

O Heavy Duty avançado combina as três formas. A ideia é que o atleta faça o levantamento de um peso nos limites de sua capacidade e, então, o abaixe tão lentamente quanto possível. Ao longo do abaixamento, porém, o atleta deverá realizar três tentativas de manter o peso parado por três segundos.

Com o exercício das três formas de contração, o Heavy Duty avançado levou o fisiculturista a altos níveis de desenvolvimento muscular, atingindo impressionantes medidas corporais: braços de 47,2cm e antebraços de 38,7cm.

Que Dieta combina com o treino Heavy Duty?

Mike Mentzer contrariava as tendências do fisiculturismo de sua época também na sua concepção da dieta ideal. A tendência no universo fisiculturista é apelar para dietas com enormes quantidades de proteínas, mas Mentzer argumentava que a nutrição dos atletas não precisava ser tão extrema.

A dieta proposta pelo criador do Heavy Duty é balanceada, composta por quatro porções diárias de frutas e grãos e por duas porções de laticínios e de proteínas. Mentzer acreditava, ainda, que a maior parte das calorias deveriam ser obtidas de carboidratos.

O Heavy Duty funciona?

A eficácia do Heavy Duty sempre foi objeto de controvérsias. A técnica, que hoje é aceita como uma dentre as várias existentes, surgiu (junto com o Treino HIT) como uma ideia que desafiava as normas de sua época. Muitos apontam para o fato de que Mike Mentzer jamais venceu o Mr. Olympia, algo que deveria provar que os atletas “tradicionais” (como por exemplo Arnold Schwarzenegger) têm mais sucesso.

Entretanto, se Mike Mentzer jamais venceu a mais prestigiosa competição do fisiculturismo, a verdade é que um “pupilo” seu o fez: o fisiculturista Dorian Yates, que aprendeu as técnicas de Mentzer, venceu o Mr. Olympia por seis vezes consecutivas!

A conclusão, portanto, é clara. A controvérsia em torno dos métodos deve continuar existindo, mas o Heavy Duty também deve permanecer como uma possibilidade extremamente eficaz a ser considerada.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Fotos e Vídeos de Mike Mentzer

mike-heavy-duty

mike mentzer

mike-mentzer

Você conhecia o trabalho de Mike Mentzer? Qual fisiculturista é o seu preferido? Você conhece alguém que utilize o treino Heavy Duty? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Boa tarde!!

    Estou usando os seus estudos referente Heavy Duty no meu artigo de TCC, e em seu site não encontro a data de postagem da publicação para que eu possa colocar seu Nome e data nas referências do meu trabalho.
    Pode me ajudar, por favor??

    Obrigada,

    Michele.

  2. Mike Mentzer provou que seus princípios são realmente eficazes, sem o tresloucado uso de anabolizantes. Grande Mike, muito grande. Você realmente intimidou o Arnold. Clécio Carvalho, seu seguidor.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×