Publicidade

 

Tomate

Folha de Tomate – Para Que Serve, Benefícios, Chá e Como Usar

Quando a gente menciona o tomate, normalmente pensa naquele fruto popular, vermelho, saboroso e saudável, que aparece em diversas receitas como saladas, tortas, pizzas, macarronadas e até sucos.

Publicidade

Mas e quanto à folha de tomate? Será que essa parte pode ser utilizada ou será que ela faz mal para a saúde? Para que serve na cozinha?

Podemos usar a folha de tomate? 

De acordo com artigo de autoria do escritor da área da culinária, Harold McGee, publicado no The New York Times, muitas pessoas acreditam que a folha de tomate seja tóxica. Entretanto, ele afirma que existem poucas evidências de qualidade para embasar essa crença comum.

Por outro lado, ele também reconhece que existem razões para ficar com o pé atrás em relação ao ingrediente. Conforme McGee, o tomate é membro da família das solanáceas, cujos membros são conhecidos por acumularem alcaloides tóxicos, tanto que o próprio fruto tomate chegou a ser considerado perigoso quando foi levado do México para a Europa, antes de estar livre de suspeitas e integrado à culinária como acontece nos dias de hoje.

O autor informou que muitos livros citam a planta do tomate como capaz de matar a pecuária e fazer com que as pessoas fiquem doentes. Além disso, segundo Harold, o California Poison Control System’s “Poisoning and Drug Overdose”, editado por Kent R. Olson, apresenta a solanina como a toxina do tomate, que é um dos dois alcaloides que torna tóxica a batata que tem a coloração verde.

Conforme o artigo do The New York Times, doses elevadas da solanina matam os animais e podem provocar náusea, alucinações e, inclusive, o óbito nos seres humanos. Porém, a publicação também ressaltou que a toxicidade é um fator inexato em qualquer caso por depender de variáveis com a dosagem em que o alimento ou a substância em questão é ingerida.

Voltando a defender a ideia de que as evidências em relação à toxicidade da folha de tomate são escassas, tanto na literatura médica quanto na literatura veterinária, McGee argumenta que encontrou um único caso médico: uma referência não documentada de crianças que ficaram doentes por conta da ingestão do chá da folha de tomate, registrada em um livro a respeito de plantas tóxicas do ano de 1974.

Publicidade

Além disso, ele relatou que um estudo conduzido em Israel em 1996 identificou que um gado que consumiu as folhas de tomate durante 42 dias não apresentou efeitos maléficos. Harold ainda explicou que é um deslize atribuir a toxicidade do tomate à solanina.

Segundo ele, o dr. Mendel Friedman, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e que já estudou os alcaloides do tomate e da batata por duas décadas, escreveu em um e-mail que o alcaloide do tomate vendido comercialmente é chamado de tomatina e que a solanina é um alcaloide da batata, conforme já foi explicitado por aqui.

McGee explicou ainda que a tomatina aparenta se tratar de um alcaloide relativamente benigno – conforme seu artigo, no ano 2000 o Dr. Friedman e seus colegas afirmaram que quando animais de laboratório ingeriram a tomatina, ela passou pelo organismo deles sem ser absorvida.

A explicação apresentada pelo autor é que a tomatina aparenta se unir ao colesterol no sistema digestivo e, depois disso, o que acontece é que a combinação é excretada.

Além disso, Mc Gee alegou que, de acordo com a publicação Toxic Plants of North America, de George E. Burrows e Ronald J. Tyrl, para atingir uma dosagem tóxica de tomatina aos seres humanos por meio das folhas de tomate é necessário que a pessoa consuma no mínimo em torno de 450 g do ingrediente. Conforme Harold, os autores concluíram que, na maioria dos casos, o risco é baixo.

Publicidade

Como usar as folhas de tomate

Segundo informou o The Kitchn, o chef de cozinha Paul Bertolli utiliza o ingrediente em sua receita de molho de tomate como maneira de dar uma incrementada no sabor.

Harold McGee afirmou ainda que o botânico holandês G. E. Rumpf notou, ao explorar as Índias Orientais, que a população de Amboina, hoje parte da Indonésia, comia as folhas de tomate em companhia de mariscos fermentados.

Ele também informou que mais tarde, outro botanista, J. K. Hasskarl, descobriu que as folhas também eram consumidas acompanhadas de arroz. McGee ainda notou que em um episódio de um programa de culinária do Japão, um chef serviu peixe cru ao lado de um molho que trazia folhas de tomate desidratadas.

O próprio escritor experimentou a folha de tomate na cozinha e contou que o ingrediente bem ralado com um toque de molho de peixe vai bem como um acompanhamento para o arroz e para o peixe alabote preparado na panela.

Ele também afirmou ter tido um resultado delicioso ao fritar as folhas de tomate dos dois lados durante alguns segundos. O autor também contou que escaldado e amassado, o ingrediente vai bem para adicionar cor e sabor a um pesto. Ele ainda ressaltou que não experimentou nenhum efeito colateral ao consumir a folha de tomate.

Para que serve? Os benefícios da folha de tomate 

Um estudo da Escola Superior Politécnica de Chimborazo, no Equador, mostrou que o extrato da folha de tomate apresentou um efeito cicatrizante em ratos.

Existem indícios de que o ingrediente possa contribuir com a diminuição do colesterol, com a redução dos níveis de triglicerídeos e com o fortalecimento do sistema imunológico.

Uma dissertação de mestrado de autoria de Felipe Gabriel Andrino indicou ainda que as folhas e os caules do tomate podem ser utilizados na agricultura como defensivos orgânicos para alguns tipos de fungos.

Comer ou não comer a folha de tomate: eis a questão

Não podemos determinar se você deve comer ou não a folha de tomate, até porque existem argumentos contra e a favor da prática, e não dá para ter certeza se o ingrediente é realmente comestível ou não. Com as informações contidas acima, você pode colocar os prós e contras na balança e decidir se vale a pena ou não ingerir a folha de tomate.

Não é recomendado usar a folha de tomate em um suco verde ou em uma salada, mas como condimento em alguns pratos. No nosso dia a dia, comemos tantas coisas que fazem mal por meio de alimentos industrializados, que não é de se esperar que seja a folha de tomate que vá fazer tão mal, pelo menos se estivermos falando das folhas de um tomateiro cultivado de maneira orgânica.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar de alguns benefícios da folha de tomate? Pretende utilizar de alguma forma na cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×