Imipramina emagrece ou engorda?

atualizado em

Confira se a imipramina emagrece ou engorda ou se quem precisa tomar esse medicamento não deve se preocupar em relação a mudanças no peso.

Quem tem a necessidade de usar medicamentos que geralmente causam efeitos colaterais não tão agradáveis, como aqueles que afetam o peso, provavelmente se preocupa com as reações e consequências que o remédio pode trazer ao seu organismo.

E se nem sempre é possível deixar de tomar um remédio ou trocá-lo. Isso porque há o risco de deixar de tratar um problema ou agravá-lo ainda mais, algo que pode ajudar é conhecer mais informações sobre o medicamento antes de começar o tratamento com ele.

E é por isso que vamos apresentar informações sobre o medicamento Imipramina e responder algumas perguntas sobre ele. O que é essa substância? Para que ela serve? Será que Imipramina emagrece ou engorda?

Primeiro: o que é e para que serve a Imipramina?

Depressão

Imipramina faz parte da classe dos antidepressivos tricíclicos. Em pacientes adultos, o medicamento pode ser prescrito para:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Todas as formas de depressão, incluindo-se as formas endógenas, as orgânicas e as psicogênicas e a depressão associada com distúrbios de personalidade ou com alcoolismo crônico;
  • Transtorno do pânico;
  • Condições dolorosas crônicas.

Para as crianças e adolescentes até os 17 anos de idade, não se recomenda o medicamento nas condições acima.

No entanto, o remédio pode ser usado a partir dos cinco anos de idade em casos de enurese noturna (ato de fazer xixi na cama durante a noite), quando terapias alternativas não forem consideradas apropriadas e somente se as causas orgânicas tiverem sido excluídas.

E então, será que a Imipramina emagrece ou engorda?

Para sabermos se a Imipramina emagrece ou engorda, temos que continuar de olho na sua bula, mais especificamente na lista de efeitos colaterais do remédio.

Pois bem, de acordo com o documento, o remédio pode tanto emagrece quanto engordar, mas há mais chances que ele cause o ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

É que enquanto a diminuição do peso é apresentada como uma das reações adversas raras da Imipramina, o aumento de peso é mencionado como um dos efeitos colaterais muito comuns do medicamento.

Caso experimente um ganho de peso, especialmente de modo significativo, procure o auxílio do médico psiquiatra que indicou Imipramina para saber como proceder com segurança.

A mesma recomendação cabe caso ocorra uma perda de peso expressiva, pois o baixo peso também represente problemas para a saúde.

No entanto, não interrompa o tratamento com o remédio por conta própria sem antes consultar o médico psiquiatra porque isso poderá ser perigoso para a sua saúde e o tratamento.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para quem recebeu a prescrição para usar o remédio, além de saber se a Imipramina emagrece ou engorda é muito importante ter acesso à lista completa de efeitos colaterais do medicamento, verificar as contraindicações e conhecer os cuidados para com o tratamento com o remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

É por todos esses motivos que não se deve deixar de conferir a bula de Imipramina na íntegra.

Você conhece alguém que utilize o tratamento e afirme que a Imipramina engorda ou que emagrece? Tem receio de utilizar e sofrer estes efeitos colaterais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário

11 comentários em “Imipramina emagrece ou engorda?”

  1. o médico me receitou a imipramina mas estou com medo de engordar tenho problema sério de coluna não posso engordar

    Responder
  2. Meu filho de 5 anos está tomando rispiridona a noite e imipramina de 10 mg de manhã e está sem fome total e por isso está perdendo peso, isso no começo é normal,não faz nem 1 mês que ele está tomando

    Responder
  3. Tenho muito medo de tomar imipramina e ganhar peso pois já fiz uso da amitriptilina e parece ter almentado a anciaedade esse novamente mais presciso Tomar vou tentar espero não ganhar peso 🙏

    Responder
  4. Eu tomo a mais de dez anos e meu peso alimentou muito,vou procurar minha psiquiatra pra poder ver o que faço.

    Responder
  5. Preciso tomar imipritamina 25mg 1 vez ao dia ,para incontinência urinária,estou comedo de engordar 😔

    Responder
  6. Eu estou tomando imipramina 25mg e estou perdendo peso. Não estou gostando, porque demorei ganhar. Por outro lado diminuiu as dores. Estou com náuseas. Estou em dúvidas se é efeito colateral.

    Responder
  7. Eu tomo imepramina e engordei muito dês de quando comecei a tomar pesava 59 kilos hoje estou com 87 e não consegui imagrecer nada em uma semana engordo até dois quilos não sou uma pessoa de comer muito e mesmo com dieta e outras coisa não imagreci nada então estou disposta a abandonar o tratamento após falar com meu médico em janeiro além da imepramina tomo cinarizina controlada também aí não a oque fazer

    Responder
  8. Eu comecei tomar imipramina devido depressão pânico e choro descontrolado a pisquiatra me passou 50 mg dia em um mês eu emagreci 10 kilos tô feliz pois estou controlando meus comportamento

    Responder
  9. Eu sinceramente acredito que este medicamento pode fazer engordar. Sempre fui magra e de repente comecei a engordar e não consigo fazer atividades pq canso muito facilmente e devido ao peso repentino sei desgaste no joelho. Tomo a algum tempo e nunca tinha tido curiosidade de ver as possíveis contraindicações. Vou rever este episódio.

    Responder