Insulina

Insulina Engorda ou Emagrece?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, liberado sempre que você come algum tipo de carboidrato para ajudar o açúcar produzido a entrar nas células, principalmente células do fígado e dos músculos, onde pode ser usado como energia.

A insulina é um hormônio essencial para o corpo humano e quando não é produzida ou devidamente aproveitada pelo corpo, leva ao diabetes. Mas a insulina engorda ou emagrece? É o que analisaremos a seguir.

Insulina e armazenamento de gordura

Como dito antes, a insulina é o hormônio que leva o açúcar gerado por carboidratos para as células do corpo, para que ele seja usado como energia. Mas as células do corpo possuem um limite de açúcar que podem receber. Quando esse limite é atingido e ainda há excesso de açúcar no sangue, a insulina transforma esse açúcar em gordura para que ele seja armazenado. Além disso, a insulina também diminui a utilização de gordura como fonte de energia, priorizando o açúcar.

Se uma pessoa come muitos carboidratos, especialmente carboidratos simples ou processados – açúcar, arroz branco, pão branco, etc – o pâncreas precisa liberar muita insulina. Se esse consumo excessivo de carboidratos é regular, a pessoa pode desenvolver resistência à insulina, fazendo com que a insulina não seja mais tão eficiente para levar o açúcar do sangue para as células. Assim, o pâncreas precisa liberar cada vez mais insulina, e a insulina passa a ser cada vez menos eficaz, podendo levar à diabetes.

A resistência à insulina pode resultar em ganho de peso e outros sintomas da síndrome metabólica, como hipertensão, altos níveis de gordura no sangue e aumento dos níveis de cortisol, outro hormônio que auxilia o armazenamento de gordura.

Insulina e hipoglicemia

Algumas pessoas podem ter uma liberação de insulina maior que a necessária quando comem, ou mesmo uma maior sensibilidade à insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue caiam abaixo do normal e causem um estado de hipoglicemia. Nesse estado, a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, suor frio, irritabilidade e fome.

Uma crise de hipoglicemia pode afetar a alimentação de uma pessoa durante o dia todo, já que ela sentirá mais fome e se sentirá satisfeita por menos tempo após as refeições, além de causar vontade de comer alimentos doces e com amido, como arroz e batata. O excesso de açúcar ingerido será transformado e armazenado como gordura.

Mesmo que uma pessoa não chegue a sofrer de hipoglicemia, pode ocorrer uma outra situação: a pessoa come carboidratos ou doces em excesso, o que causa um pico dos níveis de insulina, que faz com que os níveis de açúcar caiam. Ao sair de um pico de açúcar no sangue para um nível mais baixo, mesmo que esse nível seja normal, a pessoa pode sentir mais fome e vontades de comer doces, como poderia acontecer se ela passasse por uma crise de hipoglicemia.

O tratamento medicamentoso com insulina engorda?

Pacientes diabéticos podem perceber que o seu tratamento com insulina engorda. Isso pode acontecer tanto com pacientes de diabetes tipo 1 quanto de diabetes tipo 2.

Com o diabetes, o paciente geralmente perde muito peso antes de descobrir o nível elevado de açúcar no sangue, exatamente porque a ausência de insulina no corpo faz com que as células não recebam o açúcar da alimentação e usem a gordura como fonte de energia. Com o início do tratamento com insulina, o corpo volta a receber o açúcar em suas células, assim causando a recuperação do peso perdido. Esse ganho de peso devido à volta ao “normal” é frequentemente relacionado ao uso da insulina, mas na verdade é apenas seu corpo recebendo a energia necessária.

Vale lembrar que a insulina usada para o tratamento do diabetes também tem a mesma relação com a gordura que a insulina produzida pelo corpo, portanto, se a alimentação for composta de muitos carboidratos de ação rápida, e a dose de insulina for elevada para compensar por isso, o acúmulo de glicose como gordura irá ocorrer, assim como há a possibilidade do desenvolvimento da resistência à insulina.

Insulina para emagrecer e ganhar massa muscular

É possível encontrar na internet relatos de pessoas que dizem usar insulina para emagrecer e aumentar a massa muscular, relatos do abuso do uso da insulina por atletas para aumentar a massa muscular de forma indetectável em exames, e pessoas alegando que perdem peso com o uso da insulina. Enquanto esses efeitos podem ser verdadeiros ou não, o uso da insulina por não diabéticos é um risco sério à saúde. A insulina é um medicamento, e se tomada em doses excessivas, pode levar ao coma hipoglicêmico e até à morte se não ocorrer o socorro imediato.

A Victoza, um medicamento para diabetes injetável que ganhou repercussão mundial por auxiliar o emagrecimento de forma rápida, não é insulina, embora algumas pessoas a chamem assim. Vale lembrar, que, mesmo não sendo insulina, ela também é um medicamento e seu uso indiscriminado pode ser prejudicial.

Considerações finais

Podemos, sim, dizer que a insulina engorda, mas isso ocorre em casos onde há uma alimentação desbalanceada ou um outro problema, como a resistência à insulina. Se você quer emagrecer, e pra isso quer controlar seus níveis de insulina, uma boa ideia é aumentar a ingestão de frutas e vegetais, fibras e adicionar alimentos integrais, que liberam o açúcar mais lentamente no sangue, causando uma reação menor da insulina.

Se seu problema é a hipoglicemia ou a resistência à insulina, procure seu médico e um nutricionista. São eles que podem te ajudar a controlar esses problemas para que você possa parar de ganhar peso, e mesmo perder os quilinhos a mais.

Você possui algum problema relacionado à insulina em seu organismo? Qual é ele? Você acredita que a insulina engorda ou emagrece? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. a minha glicemia varia entre 290 e 450 desde o cafe ate a noite, parei com a insulina e comecei com cha de cipo tuira com folhas de graviola. a insulina que eu usei por mais de 5 anos foi a nph humulim 30 un de manha 30 a noite , ate que cheguei a regular iniciou com 20 unidades e treminou com 100 unidades por dia ai comecei a emagrecer de 87 a 75 kilos em menos de dois meses o que devo fazer pra controlar a dieta e engordar.

  2. Tenho diabetes e tomo insulina a mas de 1 ano.. Porque o meu e tipo um… Estou emagrecendo muito..queria saber a causa.. E se tem como eu engorda

  3. Eu sou ao contrário. Estou tomando insulina e não paro d engordar. O que faço

  4. Sou diabética , tomando Insulina NPH e usei por 06 meses a NOZ DA INDIA para emagrecer. Emagreci rapidamente 15 kgs MAS o controle da diabete foi drasticamente alterado .
    Minha medica disse que esta NOZ DA INDIA pode provocar a falência do pâncreas e por isso meus níveis de glicose tinham subido tanto e eu não respondia mais á Insulina.

    Alguém sabe alguma coisa á mais a respeito dessa combinação ? Do uso desses dois juntos?

    Cuidado !!!

  5. Tenho diabetes tipo 2 a mais de 10 anos e vinha controlando com medicamentos e doses baixas de insulina Lantus! Mas a uns 4 meses comecei bater dificuldades de controlar e meu médico aumentou a insulina e passei a fazer correções de Apidra, insulina rápida! Só que percebi que estou engordando muito e isso sempre foi um grande problema para mim! Já cheguei a 157 e a muito custo consegui ficar com 109; mas hoje estou com 118 e aumento a cada dia! O que devo fazer????

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*