Publicidade

 

Diarreia

Laxante Emagrece? Ajuda a Emagrecer de Alguma Forma?

Os laxantes podem ajudar a aliviar a prisão de ventre ou rapidamente limpar seu sistema de toxinas. Entretanto, algumas pessoas acreditam que laxante emagrece e os utilizam como forma de perder peso. Isso não é somente um processo perigoso, é também uma decisão ignorante de fazer.

Publicidade

O abuso de laxantes pode danificar severamente seu trato gastrointestinal e causar efeitos colaterais em longo prazo. Usar laxantes regularmente para emagrecer também pode levar ao vício.

Laxantes

Existem muitos tipos de laxantes. Os dois tipos mais usados são “formadores de volume” e “laxantes estimulantes”. Os laxantes formadores de volume levam água até as fezes para criar fezes maiores e macias. As fezes maiores dão a sensação de precisar ir ao banheiro. Laxantes estimulantes o tipo mais severo de laxantes. Eles causam os maiores danos por causa do modo que fazem os intestinos contraírem.

Laxantes Não Eliminam Calorias

A primeira coisa que você precisa pensar é no impacto que laxantes terão na sua perda de peso. Apesar de ajudar no começo a perder peso já que, após usar o laxante, irá eliminar parte do alimento que acabou de ingerir, o importante é saber que o corpo ainda absorverá a maior parte das calorias.

Isso não significa que o laxante emagrece e é um passe livre para comer o que quiser. Se fizer isso, você poderá não ver os resultados que está procurando.

Como o uso de laxante emagrece?

A perda de peso causada pelo uso de laxantes normalmente é somente perda de água e líquidos. O peso normalmente volta após beber quantidades apropriadas de líquidos. Os laxantes têm pouco efeito na absorção de calorias, e desta maneira efeito nenhum em perdas reais de peso. Isso porque o alvo dos laxantes é o intestino, enquanto que a absorção de calorias acontece em partes anteriores do sistema digestivo.

O impacto dos laxantes na absorção de nutrientes

Ainda mais importante, entretanto, quando analisamos o erro que é pensar que laxante emagrece, é o fato de que usar esse produto poderia reduzir a habilidade do corpo de absorver muitos nutrientes vitais necessários para a saúde.

Efeitos colaterais de usar laxantes para emagrecer

Isso pode acabar com seu sistema seriamente.

Publicidade
  • Cólicas e diarreia

Laxantes também podem causar dores em seus intestinos, e você se sentirá horrível após o remédio passar por seu corpo. Lembre-se, laxantes são remédios para constipação, então se não estiver nessa situação e tomar um laxante mesmo assim, pode ter um efeito extremo, muito além do que foi planejado.

  • Desidratação

Usar laxantes desidrata seu corpo, causando dores de cabeça, cãibras, desequilíbrio eletrolítico, e bagunça com seu corpo de diversos outros jeitos.

  • Perda de potássio

Fosfato de sódio é o princípio ativo na maioria dos laxantes, que faz com que você perca potássio. Isso é ruim para seus rins e também para o coração.

  • Evita a absorção de medicamentos

Usar laxantes para emagrecer pode fazer com que você engravide! Se estiver tomando anticoncepcional, e os hormônios da pílula não forem absorvidos corretamente, então não terá o efeito que deveria.

Fatos importantes do uso de laxantes para perder peso

  • É purgante

Não se engane achando que usar laxantes é uma forma “natural” para emagrecer. Expulsar a comida do seu corpo pela porta de traz ainda é forçado, e, portanto é uma forma de bulimia. Se você estiver familiarizado com a bulimia e seus perigos, é melhor considerar isso antes de tomar laxantes.

  • Você pode ficar viciado

Se você pensa que pode “aprender” a usar laxantes para perder peso, pense de novo, porque os efeitos mudam com o tempo. A primeira coisa que acontece é perda de líquidos, que podem ser seguidos por períodos de retenção de líquidos e inchaço. Isso leva o usuário a querer perder mais peso, e então a tomar mais laxantes. Essencialmente, você está se colocando no caminho para ter um problema com uma droga legal, além de que irá começar a desenvolver tolerância a ele, fazendo com que seja necessária uma caixa ou mais por dia para ter qualquer efeito.

  • Eventualmente você terá que ter seu cólon removido

Tudo bem, talvez seja um exagero… nem todo mundo acabará com seu cólon removido, mas é um fato que o abuso de laxantes pode levar a uma constipação problemática, que pode resultar em “inércia do cólon”, necessitando de cirurgia para reduzir o comprimento do seu intestino. Parece correto afirmar que laxante emagrece agora?

Laxantes naturais

Note que laxantes naturais ainda possuem a mesma função e por isso são tão perigosos quanto. Esse não é um caso em que uma alternativa natural levaria a uma situação melhor. Usar um laxante natural, como um chá quente de ervas, pode no mínimo causar desconforto e não causará perda significativa de peso. Os dejetos não são iguais à gordura ou músculos.

Consideração final

Hoje em dia, muitas pessoas estão fazendo dietas extremas para perder peso e alcançar o ideal de beleza da sociedade, que cada vez mais se iguala à magreza. Algumas pessoas estão acreditando que laxante emagrece como uma solução rápida. Em vez de escolher regimes para perda de peso a longo prazo, ao se exercitar e tendo uma alimentação saudável, estão tentando perder peso o mais rápido possível, mesmo que signifique o uso de métodos arriscados a saúde. Infelizmente, muitas pessoas não sabem que o abuso de laxantes tem várias consequências desagradáveis, podendo até resultar em morte.

Laxantes são medicamentos que estimulam os intestinos a se esvaziarem, mas isso só ocorre após as colorias dos alimentos já terem sido absorvidas pelo intestino delgado. Já que esse é o caso, a lógica seria que você está perdendo seu tempo com laxantes.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Já passou pela sua cabeça tomar laxante para emagrecer? Conhece alguém que tenha o utilizado com esse propósito? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Olá !! Excelente artigo, é muito importante esclarecer essa verdade – o uso desnecessário de laxantes pode prejudicar muito a saúde da pessoa, sem falar nas possíveis consequências bem explicadas no artigo – bjs

  2. Oi eu tenho 17 anos eu tomei laxante pelo fato que estava com problemas no intestino! Só que ai tomei de novo e de novo emagraci 3 kilos e Hj acho que eu estou em um caminho viciante mas não consigo para Hj tomei 40 gotas não tava bom tomei olho mineral e ussei supositórios sera que eu estou no começo da doença

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×