Agachamento e leg press

Leg Press ou Agachamento – Qual é Melhor?

Publicidade

Na hora de montar um programa de treinamentos físicos é fundamental conhecer não somente os objetivos que se deseja alcançar com essa série mas também refletir um pouco sobre os tipos de exercícios que farão parte dela, para poder escolher quais os mais adequados e assim chegar às metas que foram estabelecidas.

Dois exercícios que podem ser integrantes de um programa de treino para pernas são o leg press e o agachamento. Mas será que existe um mais favorável que o outro ou seria possível utilizar os dois? Hoje nós vamos conversar um pouco sobre isso e verificar em que situações o leg press ou agachamento se mostra mais vantajoso.

Primeiramente, vamos começar conhecendo um pouquinho a respeito de cada um desses exercícios:

Leg press

Para o leg press ser executado, é necessário que o praticante sente-se no aparelho e empurre as cargas com as duas pernas. Os músculos mais trabalhados durante esse tipo de treinamento são o quadríceps femoral, os posteriores da coxa, os glúteos, o tríceps sural (posteriores da perna) e os eretores da coluna vertebral (espinha).

Quem faz esse tipo de exercício precisa ter bastante cuidado para não flexionar demais as pernas e deixar os joelhos muito próximos do tórax, já que isso pode causar lesões no quadril.

Agachamento

Como o próprio nome já indica, o agachamento é um exercício em que é necessário agachar-se enquanto segura a barra com as cargas. Ele trabalha o quadríceps femural, os glúteos médio e máximo, os músculos posteriores da coxa, o abdominal e a lombar. Esses movimentos contribuem para deixar as coxas definidas, o bumbum duro e a barriga chapada.

Quem pratica o agachamento deve sempre tomar cuidado com a postura. A recomendação é empinar o bumbum, para deixar a lombar reta e evitar lesões no joelho.

Então, devo escolher leg press ou agachamento? 

Com as informações resumidas que demos até agora, acho que deu para perceber que os dois tipos de exercícios são um pouco diferentes, não é mesmo? O que isso nos demonstra é que a escolhe entre leg press ou agachamento depende muito do resultado que o praticante deseja obter com o seu programa de treinamento.

1. Para trabalhar as pernas com segurança

A melhor opção é o leg press. Com esse tipo de exercício, você trabalha especificamente os músculos da região da sua perna, sem correr o risco de se machucar com os pesos da barra. É uma boa sugestão para quem está começando e ainda não domina tanto o levantamento de peso.

O leg press também é ótimo para aquele pessoal que de vez em quando esquece de malhar as pernas, investe muito nos braços e acaba adquirindo aquela fisionomia um tanto quanto estranha de braços hiper musculosos e pernas fininhas demais.

Vale lembrar que no agachamento, se a barra estiver muito pesada, existe um grande risco de acidente, já que a pessoa pode agachar-se e não ter forçar para subir. Por isso, é importante sempre contar com a supervisão de um professor ou companheiro de academia. 

2. Para quem quer ter ganhos gerais

Por outro lado, se o que você precisa não é simplesmente fortalecer os músculos da região da perna, mas sim melhorar o seu desempenho de modo geral, a série ideal para você é a de agachamento.

Esse exercício te ajudará a trabalhar diversos músculos do corpo (quadríceps femural, os glúteos médio e máximo, os músculos posteriores da coxa, o abdominal e a lombar, como vimos nos tópicos anteriores), o fortalecerá de maneira unificada e fará com que a sua performance seja mais eficiente como um todo, não apenas relacionada a uma região muscular ou outra. 

3. Para perder peso

Já se o seu principal objetivo é emagrecer, o melhor é recorrer ao leg press. Isso porque sem a responsabilidade de levantar uma barra de peso com os braços, fica mais fácil aumentar o número de repetições no aparelho e, por consequência, o gasto calórico obtido com ele. 

Uma dica é deixar a carga a qual você está acostumado a trabalhar com o leg press um pouco mais baixa e aumentar o máximo que puder o número de repetições executadas no equipamento. Para ter uma ideia de quantas calorias você queima com o leg press, multiplique o peso pelo número de séries e pelo número de repetições feitas.

4. Para quem deseja trabalhar todos os músculos da perna

Por mais que o leg press trabalhe especificamente os músculos da perna, o agachamento consegue ser ainda mais eficiente que ele para essa região do corpo. É que de acordo com uma pesquisa publicada no ano de 2001, o agachamento trabalha mais os músculos da perna do que o próprio leg press.

5. Para quem ainda não consegue fazer agachamentos

Quem ainda é novato na musculação e não consegue nem mesmo fazer agachamentos de costas com barras sem cargas, o leg press se torna uma ótima alternativa, principalmente para a obtenção de força básica.

6. Para quem deseja ficar grande

A gente até encontra fisiculturistas fazendo o leg press, mas se os grandes nomes do fisiculturismo de todos os tempos como Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno (também conhecido como “Hulk”), Dave Draper e Ronnie Coleman afirmaram que o agachamento integrou o treino deles, quem os tem como inspiração não pode ficar na dúvida entre o leg presso ou agachamento.

7. Para quem ainda não sabe qual é a melhor postura

Outra vantagem do leg press é que como o aparelho guia o usuário em relação ao melhor posicionamento das pernas e alguns equipamentos oferecem até mesmo um acolchoado para descansar as costas e um local para colocar as mãos enquanto o exercício é executado, as chances de ficar em uma posição inapropriada para sua postura são menores e, por consequência, os riscos de sofrer com algum tipo de lesão também se tornam menores. 

8. Para quem deseja fortalecer os músculos centrais (core)

Com a execução do agachamento, os chamados músculos do core precisam trabalhar duas vezes mais pesado para prevenir lesões e manter a postura adequada. Assim, esse treinamento fortalece a região e ajuda na construção daquele tão sonhado tanquinho.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

E você, prefere fazer o leg press ou agachamento? Sua série inclui os dois exercícios? Quais são seus objetivos principais? Eles estão alinhados às dicas acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*