Leite de Moreira

Leite de Moreira Funciona? Efeitos Colaterais e Riscos

O leite da moreira, também conhecido pelo nome de seiva da moreira, trata-se de um produto apresentado como fitoterápico, ou seja, que é obtido a partir de plantas medicinais.

Entretanto, uma reportagem realizada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, chamou a atenção da população para o fato de que ainda que seja comercializado como um produto natural, o leite da moreira pode apresentar, em muitos casos, substâncias químicas que causam efeitos colaterais.

Para que serve?

A promessa é que o leite da moreira contribui em casos de dor de cabeça, bursite, picada de insetos, asma, sinusite, garganta inflamada, dor nas pernas, cólicas, varizes, pancadas, frieiras, torcicolo, micoses, coceiras, dor na coluna, celulite, distensão muscular, torção, luxação e rachadura nos pés.

Além disso, uma página de venda do produto afirma que ele também ajuda em casos de reumatismo agudo e crônico, colesterol alto, dores musculares, enxaqueca, dores reumáticas, depressão, gota, ácido úrico, lombalgias (dores na região lombar) e feridas no útero.

O site também promete que o leite da moreira é calmante, atua no sistema nervoso, combate a arteriosclerose, combate a sífilis, é depurador do sangue, antidiabético, auxilia em relação a distúrbios hepáticos digestivos, alivia as dores nas juntas, melhora o mau hálito e a boca amarga, combate a azia e inflamações intestinais, facilita a digestão, é diurético, remove inflamações nos rins e na bexiga e atua como reconstituinte celular da pele.

Com tantas promessas para inúmeros benefícios dá até para desconfiar que o produto seja tão bom assim, não é mesmo? Então, será que é verdade que o leite de moreira funciona?

O leite de moreira funciona? 

De acordo com o que a doutora em farmacologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Isanete Bieski disse, a moreira é uma planta nativa da América Latina, que também pode ser encontrada no Brasil, cujo extrato é utilizado pela medicina popular no tratamento de algumas inflamações.

Entretanto, ela também explicou que a ação anti-inflamatória da moreira ainda estava sendo estudada.

Sobre o leite da moreira vendido como fitoterápico em forma de cápsulas, a professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Leonice Tresvensol, afirmou tratar-se de uma fraude.

Os pesquisadores da UFG analisaram 12 amostras do produto e identificaram que as cápsulas, que trazem sais transparentes ou brancos, não lembram o extrato da moreira, que deveria ter uma coloração amarela ou esverdeada, conforme explicou o coordenador de pesquisas da instituição, Luiz Carlos da Cunha.

O pesquisador ainda afirmou que os compostos encontrados no produto são analgésicos e anti-inflamatórios, substâncias sintéticas responsáveis por trazer o efeito, que pode ser positivo ou negativo, caso haja erro na dosagem ou interação com outros medicamentos.

Cunha ainda revelou que diferentes cápsulas de um mesmo pote apresentam diferenças no que se refere ao teor e dose de anti-inflamatórios e analgésicos. Para a professora Leonice Tresvensol, trata-se de uma produção caseira que é feita sem controle de qualidade.

Mais importante do que saber se o leite de moreira funciona é certificar-se de que ele é seguro e não trará problemas à saúde. Justamente o contrário do que o trabalho dos pesquisadores da UFG identificou: afinal, como confiar em um produto que promete ser natural, mas foi identificado como sintético?

O leite de moreira é proibido pela Anvisa 

Como se não bastasse a insegurança que o produto traz por ser classificado por especialistas como uma fraude, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também alertou à reportagem do Fantástico que a venda do produto é considerada um crime, proibida desde o ano de 2013.

Algo que os próprios fabricantes das cápsulas do leite da moreira reconhecem. A equipe do programa entrou em contato com uma das fabricantes do produto, que relatou que a produção acontece em um laboratório caseiro e afirmou que ele é ilegal, apesar de seu laboratório não ser o único que o produz.

Segundo o que o superintendente da Anvisa, Daniel Coradi, disse ao Fantástico, a comercialização eletrônica ou através da internet do produto pode resultar em pena de 10 a 15 anos de reclusão e multa.

Efeitos colaterais e riscos do leite de moreira

O fato da Anvisa não autorizar a comercialização do leite da moreira em cápsulas também mostra como ele pode ser perigoso. Uma prova disso foi o que aconteceu com o aposentado Itamar Fernandes da Rocha.

Ele contou à equipe de reportagem do Fantástico que pegou o vidro do produto com a vizinha de uma conhecida que não iria mais usá-lo e resolveu experimentar, acreditando que por se tratar de um produto natural, não poderia fazer mal.

O problema foi que o produto trouxe efeitos colaterais negativos para o seu Itamar. Ele contou que suas mãos sofreram uma coceira severa e uma temperatura bastante alta. Os sintomas só cessaram depois que ele interrompeu o uso do medicamento.

A professora da UFG, Leonice Tresvensol, revelou que o fato que mais assustou os pesquisadores foi a presença dos chamados corticoides na composição do leite da moreira em cápsulas. Ela explicou que se tratam de medicamentos para combater inflamações que não podem ser utilizados por muito tempo.

Tresvensol ainda alertou para o fato de que eles costumam ser prescritos com acompanhamento médico, por conta dos efeitos colaterais que podem trazer. Segundo a professora, isso inclui desde irritação estomacal, até zumbido no ouvido e insuficiência renal.

Outra mulher que utilizou a seiva de moreira, Eliandra Nicoleto, não podia tomar corticoides. Ela utilizou o produto para tratar dores na coluna por acreditar que se tratava de um medicamento natural.

O que aconteceu foi que suas dores aumentaram e ela resolveu tomar uma dose maior do produto no sétimo dia de uso. Resultado: ficou de cama, não conseguia mais se movimentar e precisou ir para o hospital.

Caixinha de surpresas 

Algo que torna as cápsulas de leite de moreira ainda mais perigosas é o fato delas não serem padronizadas: as unidades de um mesmo pote podem trazem dosagens diferentes. Além disso, pessoas que não podem ingerir as substâncias sintéticas encontradas não terão a informação do verdadeiro conteúdo do produto, já que ele é apresentado como natural.

Tudo isso torna o produto uma verdadeira caixinha de surpresas, fazendo com que os efeitos colaterais possam ser diversos, conforme a dosagem e a pessoa que o consome. O que se sabe é que quem utiliza o leite de moreira corre o risco de ficar doente.

Portanto, seu uso não é indicado para nenhum dos casos que ele promete resolver. Para lidar com esses problemas, o ideal é consultar um médico de confiança e seguir o tratamento indicado por ele.

Você acreditava que o leite de moreira funciona? Conhece alguém que já tenha experimentado e sofrido alguns efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

13 comentários

  1. Eu utilizo o Leite da Moreira desde 2012 quando o médico me disse que eu estaria ficando paralítica e eu estava também com dores intensas. O médico me receitou vários remédios que não fizeram efeito, então passei a usar o Leite da Moreira, inicialmente usei-o por três meses seguidos e realmente fiquei boa. Hoje eu só uso quando necessário, por cinco dias. Caso as dores continuem uso por mais alguns dias até que as dores cessem. Considero esse remédio Fantástico. Se contém corticóides eu não sei, só sei que o médico também me receitou corticóides que não fizeram efeito e o Leite da Moreira fez efeito. Então esse remedinho passou a ser o meu remedinho de cabeceira. Se vou ficar paralítica, não sei, mas hoje em 2017, não é o que eu sinto, porque em 2012 realmente eu achei que ficaria mesmo. Eram dores de eu perder o fôlego que somente o Leite da Moreira conseguiu resolver. Estou muito feliz por existir esse remédio, se ele não existisse, não sei o que teria sido de mim, provavelmente estaria em uma cadeira de rodas.

  2. Eu tomei o leite da moreira em 2013; e, fui muito feliz .Tomei durante um mes e, nao tive mais dores na bacia , que antes nao me deixava dormir . passei por varios medicos tomei muitos medicamentos e quando tomei o leite da moreira em poucos dias ja nao sentia dor nenhuma ,e, ate hoje nao tive mais as dores de antes.
    .

  3. Sim, o leite de Moreira funciona. Tinha travado a coluna no banho. Depois do leite de Moreira, nunca mais tive dores lombares. Dei até para o meu cachorrinho que com a idade começou a ter problemas nas ancas. Ele era velhinho e depois do remédio até subia no sofá sozinho. Estou procurando para comprar. Não estou encontrando. Aliás, se quero tomar, o problema é meu e não da Anvisa ou dos doutores que vivem dela e dos alopáticos que lhes dão muito dinheiro e acabam com a saúde das pessoas. Alguém sabe onde encontrar?

  4. Shirlei de Paula Oliveira

    Minha mãe usa o leite da Moreira a mais de três anos. Foi um santo remédio pra ela tinha problemas graves de coluna , artrite reumatóide osteoporose artrose enfim tinha tudo hj graças a Deus não temais nada,indiquei pra minha sogra tbm que estava com o mesmo problema andava com andador segurando tem três meses que tá usando e anda. Sozinha e não sente mais dores. Já pediu mais esse mês eu sou prova que e muito bom o produto

  5. IOLANDA MARIA DE OLIVEIRA

    EU NAO ESTAVA CONSEGUINDO ANDAR DIREITO DE TANTA DORES NOS PÉS E PERNAS,COMECEI A TOMAR FAZ 10 DIAS,ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM,ANDO,SUBO ESCADA,NAO SINTO MAIS DORES NENHUMA.

  6. Marcia Valeria da Silva vieira

    Gostaria de obter mais informações sobre o leite de moreira

  7. Maria Godelivie Cavalcanti de Oliveira

    USEI O LEITE DE MOREIRA E GARANTO QUE ELE FUNCIONA E MUITO BEM… SENTIA MUITAS DORES NA COLUNA E NAS PERNAS E DEPOIS QUE PASSAI A USA-LO NUNCA MAIS SENTI AS HORRÍVEIS DORES…

  8. Elizabeth de Souza

    A minha sogra estava de cama com fortes dores na coluna. Quandi precisava levantar, andava curvada. Apos tomar as cápsulas do leite da moreira está melhor e voltou as atividades diárias normalmente.
    Quando meu esposo teve zica e dengue ficou con sequelas. Acordava todos os dias com as mãos e os tornozelos inchados e doloridos. Começou a tomar leite da moreira e as dores o inchaço sumiram. Voltou ao normal.

  9. Leite da Moreira maravilhoso não tem igual

  10. Sandra Eugênia Moura

    Um amigo indicou para uma colega e ela indicou pra mim, ambos falaram que é excelente que as dores passaram.
    Eu no momento estou sem dor, mas vou comprar.

  11. Eu tomei o primeiro comprimido hj do leite da Moreira, é simplesmente maravilhoso, estava com muitas dores, não conseguia usar saltos, a minha tendinite dóia muito…tudo de dor pós chikungunha, não sinto mais. Amanhã vou tomar mais um. O ortopedista me passou Corticóide q nada resolveu, as dores continuaram. Então uma amiga me falou do Leite da Moreira e comprei logo. Eu estava com tanta dor, q mal conseguia levantar da cama, parecia uma velhinha, os pés com muita dor. Passou tudo. Recomendo.

  12. Sandra Eugênia Moura

    Um amigo indicou mas ainda não comprei…

  13. Ontem eu cheguei na casa do meu sogro, estava com dores intensas, na lombar, apenas por dirigir algumas horas, pois tenho, hérnia de disco em algumas vértebras.
    Então chegou um motoqueiro para entregar o tal leite da Moreira, ele comprou 2 potes cada com 30 cápsula, cada frasco custou R$75.00 reais.
    Eu perguntei ao sogro e ele já tem 86 anos e faz uso do tal LEITE DA MOREIRA. Ele falou muito bem do medicamento. Após ter tido chicungunha tirou o inchaço e as dores dele. Ele me deu um cápsula pra aliviar minhas dores, eu tomei ontem à tarde uma cápsula. Hoje acordei com sumbido no ouvido direito, por isso resolvi pesquisar o medicamento no Google,, e cheguei a conclusão que umas das contra indicação em mim fez efeito, zumbido no ouvido. Não sei se é bom porque não farei uso mais, esse zumbido é incomodo demais, só tomei uma cápsula.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*