Limão faz mal para os rins?

atualizado em

Os rins são órgãos bastante sensíveis a diversas substâncias e alimentos, mas será que o limão é um deles, e faz mal para esse órgão?

Esse tipo de dúvida aumentou bastante nos últimos anos, devido principalmente às propriedades ácidas do limão e às teorias sobre o pH do corpo que ganharam popularidade.

Porém, já se sabe que o efeito do limão no pH do organismo pode ser bastante benéfico, o que o torna uma fruta excelente para a saúde.

Então, a seguir vamos conhecer melhor as propriedades do limão e entender como elas podem afetar o funcionamento dos rins.

Veja também: 8 receitas de sucos para pedra nos rins.

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades nutricionais do limão

Limão
Como toda fruta, o limão é rico em nutrientes

O limão é uma fruta rica em uma série de nutrientes, em especial a vitamina C. Assim, incluí-lo na dieta pode trazer benefícios para a saúde, como:

  • Aumento da absorção de ferro
  • Ajuda na proteção do coração e os vasos sanguíneos
  • Contribuição para a saúde do trato urinário, principalmente na prevenção de infecções
  • Melhora de sintomas respiratórios.

Além disso, a fruta também contém boas quantidades de vitamina A, complexo B e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, zinco e cobre. Portanto, o limão pode trazer muitos benefícios à saúde.

O limão faz mal para os rins? 

Será que mesmo fornecendo todos esses nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, é possível afirmar que a fruta prejudica o nosso corpo de alguma maneira? Por exemplo, será que o limão faz mal para os rins?

Mas, para respondermos essas perguntas, antes precisamos conhecermos um pouco melhor a importância dos rins e as propriedades nutricionais do limão:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Os rins 

Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue. Ou seja, é através deles que o organismo elimina toxinas, excesso de nutrientes e de água.

Além disso, o órgão também é responsável pela produção e regulação de alguns hormônios e pelo equilíbrio do nível de água no organismo, além de participar da regulação da pressão arterial.

Assim, boa parte do que comemos, e que é absorvido durante a digestão, passará em algum momento pelos rins.

Por isso, existem alguns alimentos, ervas, medicamentos e suplementos que podem afetar o funcionamento renal.

Nesse sentido, conheça 9 alimentos ruins para os rins que você deve evitar, e também aprenda a fazer 8 receitas de sucos para pedra nos rins, se você estiver com esse tipo de condição.

  Continua Depois da Publicidade  

2. O pH da urina

O limão é uma fruta ácida, assim como a laranja e a lima, devido tanto à presença do ácido cítrico quanto da vitamina C.

Por isso, ao ingerir regularmente essas frutas, ocorre uma mudança na acidez da urina, que se torna mais ácida.

E, contrariando a crença popular muito difundida na atualidade, acidificar o trato urinário pode trazer inúmeros benefícios, uma vez que o pH ácido torna mais difícil a proliferação de bactérias.

Assim, o consumo de frutas cítricas, bem como de suplementos de vitamina C, pode contribuir para a prevenção de infecções urinárias, e consequentemente ajudar no bom funcionamento dos rins.

3. Efeito diurético

Além de modificar o pH da urina, o limão pode também estimular a diurese. Ou seja, ele ajuda os rins a produzirem mais urina, facilitando assim a eliminação de toxinas, além de diminuir a chance de formação de cálculos renais.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Receita de suco de limão detox refrescante!

Conclusão: O limão faz mal para os rins ou não?

Como vimos, o limão possui propriedades que podem ajudar na prevenção de alguns problemas que atingem o trato urinário.

Assim, podemos dizer que, quando consumido sem exageros, o limão não faz mal para os rins, muito pelo contrário.

Dicas e cuidados

Problema renal
Os problemas nos rins exigem que o paciente tome cuidado com a sua dieta

Pessoas que sofrem de problemas renais devem tomar algumas precauções com relação à dieta, já que a eliminação de toxinas substâncias que estejam em excesso no sangue pode estar prejudicada.

Mas esses cuidados serão diferentes para cada problema renal:

  • Cálculo renal: Pessoas que sofrem com esse problema normalmente devem evitar alimentos ricos em oxalato, como espinafre, acelga e beterraba. Além disso, devem se manter bem hidratados, bebendo ao menos dois litros de água por dia.
  • Insuficiência renal: Esse problema ocorre quando os rins não são mais capazes de filtrar o sangue adequadamente. Ou seja, deve-se evitar alimentos ricos em substâncias que se acumulam no sangue, como o potássio e o fosfato.

Entretanto, apesar de existirem algumas dicas que possam ajudar a todos que sofrem de problemas renais, é importante procurar um profissional de nutrição para montar uma dieta adequada e individualizada.

Vídeo: Limão faz mal?

Assista os vídeos a seguir para tirar mais dúvidas sobre o limão e conhecer os alimentos que fazem mal para os rins.

Vídeo: Piores alimentos para os rins

Você já tinha ouvido ou lido em algum lugar que o limão faz mal para os rins? Tem o costume de consumir a fruta com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

22 comentários em “Limão faz mal para os rins?”

  1. Eu sofro muito com pedras nos rins . E as minhas nao saem sem cirurgia. Já e a segunda vez com cateter. Já bati a laser e estou esperando tirar o cateter agora. Mais tenho medo de formar de novo. Pq sao meses de sofrimento. Adorei o seu vídeo pq meu médico TB falou do limao

    Responder