Publicidade

 

Limão

Limão Prende ou Solta o Intestino?

Utilizado em temperos, no preparo de sucos e até em receitas como bolos, tortas, sorvetes, picolés, brigadeiros, pudins, mousses e geleias, o limão pode ser considerado um alimento bastante popular. Mas será que o consumo de limão prende ou solta o intestino?

Publicidade

Os benefícios da fruta não estão restringidos às suas utilidades culinárias. Rico em água, o limão ainda é fonte de nutrientes como proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

E a fruta está associada a benefícios como o auxílio ao combate a doenças cardiovasculares e a contribuição com a prevenção da anemia, além de poder ajudar a prevenir o desenvolvimento de cálculos renais.

Limão prende ou solta o intestino?

Mas quando utilizamos o limão para temperar, bebemos uma limonada ou comemos uma das receitas que levam o alimento, não pensamos em como ele pode afetar a saúde do nosso intestino. Por exemplo, você saberia dizer se o limão prende ou solta o intestino?

Fruta pode auxiliar a combater a prisão de ventre

Vamos começar então nossa análise pelo intestino preso. A prisão de ventre é classificada como a irregularidade ou dificuldade da movimentação intestinal. Entre os seus sintomas, encontram-se a incapacidade de passar gases ou fezes e o desconforto no abdominal inferior.

A mistura da água com o suco do limão espremido pode ajudar a soltar um pouco o intestino. Enquanto a água age como um lubrificante natural que suaviza as fezes e promove a evacuação dos intestinos, a fruta contém um alto teor de ácido que trabalha na movimentação do sistema digestivo.

O ácido cítrico encontrado na composição do limão atua como um estimulante para o sistema digestivo e pode ajudar a eliminar toxinas e substâncias que não tenham sido digeridas e possam ter permanecido nas paredes do cólon.

E graças ao fato da estrutura atômica do suco proveniente do limão ser similar à dos sucos digestivos encontrados no estômago, ele estimula o fígado a produzir a bile, que ajuda os alimentos a serem mantidos em movimento no corpo e no trato gastrointestinal de maneira suave.

Publicidade

Para quem sofre com intestino preso, é bom tomar um copo de água morna com limão espremido (ou apenas gotas mesmo). Isso contribui com o reflexo do esvaziamento intestinal por meio da irritação da mucosa e da estimulação do chamado movimento peristáltico, que causa a vontade de eliminar as fezes.

O médico e diretor do Serviço do Aparelho Digestivo do Centro Médico Teknon, em Barcelona, Fermín Mearim também explicou como a mistura entre água morna e limão pode ajudar a combater a prisão de ventre.

A explicação é que a mistura auxilia o intestino a se movimentar. O médico explicou que isso acontece graças ao chamado efeito gastrocólico, que ocorre quando um alimento ou bebida entra no estômago, principalmente se estiver quente, e faz com que o cólon se movimente, favorecendo assim a defecação.

Entretanto, o médico também alertou que para as pessoas que sofrem de azia, a acidez do limão pode resultar em uma irritação.

Receitas de água de limão 

Agora que já entendemos se o limão prende ou solta o intestino e vimos como ele pode contribuir com o combate à prisão de ventre, que tal aprendermos algumas receitas de água de limão?

Receita 1 

Ingredientes:

  • 1 copo de água potável;
  • Metade de um limão.

Modo de preparo:

  1. Encher o copo com a água e espremer o suco da metade do limão;
  2. Mexer bem a mistura. Recomenda-se tomar a água de limão de estômago vazio e antes de dormir para que a mistura solte a matéria fecal ao longo da noite de sono.

Receita 2 

Ingredientes:

  • 100 ml de água morna;
  • Metade de um limão.

Modo de preparo:

  1. Encher um copo com os 100 ml de água morna e espremer o suco da metade do limão no recipiente;
  2. Mexer bem e ingerir logo em seguida, preferencialmente em jejum, de 15 a 30 minutos antes de comer alguma coisa e sem adicionar açúcar ou qualquer tipo de adoçante. 

Atenção

Caso você sofra com a prisão de ventre há certo tempo e nenhum tipo de receita tenha dado resultado para aliviar o problema, inclusive aquelas que levam o limão, é importante que você busque ajuda de um médico para verificar o que deve ser feito para melhorar a sua saúde digestiva.

Além disso, o consumo frequente de suco de limão ao longo do tempo pode causar uma corrosão em parte da camada exterior do esmalte do dente. É importante que não se escove os dentes logo após tomar uma limonada ou uma mistura dessas de água com limão. Beba água para limpar os dentes e espere pelo menos 20 minutos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você imaginava que o consumo de limão prende ou solta o intestino? Já o utilizou a fim de melhorar a prisão de ventre? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×