Mangostão

Mangostão Emagrece? Benefícios e Como Tomar

Único pela sua aparência e sabor, o mangostão (também conhecido como mangosteen, mangostin e mangustão) é reconhecido como “a rainha” das frutas tropicais, em particular nas regiões do Sudeste Asiático. Os benefícios do mangostão para saúde são conhecidos desde o século 18 e há muito tempo ele faz parte da medicina tradicional de vários países asiáticos. Ele contém uma impressionante lista de nutrientes essenciais que são necessários para o nosso crescimento, desenvolvimento e bem-estar. Será que o mangostão emagrece também?

Além disso, os benefícios do mangostão para saúde incluem reduzido risco de câncer, inflamação, alergias e diabetes. Possui propriedades antioxidantes, antifúngica, antibacteriana que ajudam na proteção do organismo contra várias doenças e também estimula o sistema imunológico.

A fruta ainda é benéfica em manter a pele saudável, controle de peso e proporcionando alívio da diarreia e disenteria. Acredita-se ainda que ele tenha um papel de auxiliar a saúde mental. Mas afinal de contas, o que é o mangostão? Quais suas características e benefícios? O mangostão emagrece? Como tomar? No decorrer deste artigo iremos abordar estes tópicos e conhecer mais sobre o mangostão.

Mangostão e sua composição nutricional

O mangostão é conhecido cientificamente por Garcinia mangostana, uma árvore tropical abundante na Ásia e em algumas regiões da África. O fruto possui três partes principais: a casca púrpura, uma polpa comestível branca (segmentada como laranjas), e as sementes encontradas no seu interior. As sementes são extremamente amargas, e não comestíveis, enquanto a polpa tem uma fragrância suave, com um sabor doce. Sua casca é bastante dura, porém fácil de ser aberta.

Essa fruta possui um alto valor nutricional, porém com baixo valor calórico (aproximadamente 63 calorias por 100 g). É grande fonte de fibras e carboidratos, e possui altos níveis de vitamina C. O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra gripes e auxilia no sequestro de radicais livres.

A fruta fresca é uma fonte moderada de vitaminas do complexo B, como tiamina, niacina e folato. Essas vitaminas atuam como cofatores de enzimas e ajudam a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, também contém uma quantidade muito boa de minerais como o cobre, o manganês e de magnésio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais e ajuda no controle da frequência cardíaca e pressão arterial.

Abaixo, a tabela nutricional do mangostão:

NutrientesValor (em 100 g)
Calorias63 Kcal
Carboidratos15.6 g
Proteínas0.50 g
Gorduras totais0.4 g
Colesterol0 mg
Fibras5.10 g
Vitaminas
Ácido Fólico31 µg
Niacina0.286 mg
Ácido Pantotênico0.032 mg
Piridoxina0.041 mg
Riboflavina0.054 mg
Tiamina0.054 mg
Vitamina A35 IU
Vitamina C7.2 mg
Eletrólitos
Sódio7 mg
Potássio48 mg
Minerais
Cálcio5.49 mg
Cobre0.069 mg
Ferro0.17 mg
Magnésio13.9 mg
Manganês0.10 mg
Fósforo9.21 mg
Zinco0.12 mg
Fitonutrientes
Alfa-caroteno1 µg
Betacaroteno16 µg
Beta-criptoxantina9 µg

FONTE: Tabela de nutrição do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)

Benefícios do Mangostão

  1. Propriedades antioxidantes

    : O mangostão apresenta uma classe de compostos polifenóis naturais conhecidos como xantonas. Estes antioxidantes evitam o dano celular causado por radicais livres, desaceleram o envelhecimento e evitam doenças degenerativas, cardiovasculares, câncer e deterioração física e mental.

  1. Propriedades anticâncer:

    As xantonas derivadas do pericarpo (casca) do Mangostão exibem efeitos anticâncer. Segundo estudos realizados por Akao e colaboradores, as xantonas inibem o crescimento de células de câncer de cólon humano e apresentam potencial de se tornar drogas anticâncer ou agentes que podem ser utilizados em combinação com fármacos anticâncer. Além disso, esses antioxidantes encontrados no mangostão ajudam a prevenir o câncer devido à sua poderosa ação antioxidante, protegendo nosso organismo de radicais livres que causam o estresse oxidativo.

  1. Propriedades anti-inflamatórias:

    O mangostão tem sido usado como um agente anti-inflamatório há muitos anos em países do Sudeste Asiático. Estudos científicos também mostraram que os extratos dessa fruta possuem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias e inibem a libertação de histamina e prostaglandinas que estão associados com a inflamação no corpo humano.

  1. Efeito cardioprotetor:

    O Mangostão é também um remédio eficaz contra várias doenças cardiovasculares. Ele pode ser útil na redução do risco de acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio. Resultados de um estudo indicam o seu efeito protetor cardíaco resultante da ação antioxidante no tecido e na peroxidação lipídica durante acidente vascular cerebral. O fruto também contém altos níveis de magnésio. O magnésio ajuda a controlar a função elétrica do coração, mantendo a frequência cardíaca e pressão arterial sob controle e promovendo um batimento cardíaco regular.

  1. Auxílio do Sistema imunológico:

    O Mangostão é rico em diversos nutrientes, minerais, vitaminas e xantonas que ajudam a impulsionar o sistema imunológico, protegendo o corpo de várias doenças.

  2. Diabetes:

    O Mangostão é um remédio natural muito eficaz na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando assim, o controle da glicemia em diabéticos.

  1. Pele saudável:

    As propriedades anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, antialérgica e antioxidante ajudam na redução do risco de várias condições, tais como a inflamação da pele, o envelhecimento da pele, eczema, alergias e infecções bacterianas. Estudos sugerem que essa fruta também pode ter propriedades anticâncer de pele. Hoje existem até produtos derivados da fruta disponíveis que auxiliam em algumas doenças de pele como a acne.

  1. Perda de peso:

    O Mangostão é uma fruta de baixo valor calórico, mas rica em vitaminas que ajudam no metabolismo. O seu alto teor de fibra combinado com as vitaminas do complexo B aumenta o metabolismo de forma segura e auxilia na função mais eficiente no sistema digestivo.

  1. Auxílio da digestão:

    A fibra que existe naturalmente nessa fruta pode ajudar na melhor regulação do sistema digestivo. O resultado é o aumento da saúde para todo o corpo.

  1. Diarreia e disenteria:

    O uso de mangostão é benéfico em distúrbios do estômago também. O pericarpo da fruta e a casca são eficazes no alívio de problemas como diarreia e disenteria.

  1. Problemas menstruais:

    As raízes do mangostão também fornecem benefícios para a saúde. Elas ajudam na regulação do ciclo menstrual em mulheres.

  1. Outros benefícios:

    O Mangostão, com as suas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória, pode ser utilizado como uma bebida medicinal para a rápida cicatrização de feridas.. A bebida medicinal pode ser preparada pela fervura das folhas e da casca da árvore.

Como o mangostão emagrece?

Existem diversos mecanismos pelos quais o mangostão promove a perda de peso. Primeiramente, essa fruta promove a supressão do apetite através do estímulo síntese de glicogênio no corpo. Quando os níveis dessa substância estão adequados, o cérebro recebe um sinal para suprimir o apetite.

Além disso, nutrientes encontrados na fruta possuem a capacidade de acelerar o metabolismo do corpo e estimular a quebra de gorduras. Os altos níveis de vitaminas, sais minerais e das xantonas, que têm propriedades antioxidantes, protegem o corpo dos efeitos danosos dos radicais, fortalece o sistema imune e melhora a digestão. Esses benefícios desencadeiam uma série de fatos que ajudam no emagrecimento. Por exemplo, um sistema imunológico fortalecido melhora a saúde geral. O alto teor de fibras acelera a taxa metabólica e melhora a digestão, o que estimula a absorção de nutrientes pelo corpo. Com a absorção adequada de nutrientes, o corpo se torna mais vigoroso, o que pode deixar o indivíduo mais disposto às atividades físicas, essenciais para a perda de peso. Além disso, essa fruta regula a disponibilidade de açúcar no sangue, deixando a energia mais disponível, facilitando e tornando mais agradável a prática de exercícios.

Como tomar mangostão?

A fruta fresca pode ser consumida como uma sobremesa. O suco da fruta pode ser preparado em casa e é feito da polpa do mangostão. Também pode ser armazenado em compotas por mais tempo e consumido em qualquer época do ano. Produtos do mangostão também estão disponíveis na forma de comprimido ou cápsula. Além do fruto, as sementes são comestíveis. Elas podem ser consumidas após a torrefação ou a fervura.

Devido à facilidade de transporte em todas as partes do mundo, esta fruta está presente mesmo em países onde não se cultiva. Ao comprar o mangostão, selecionar aqueles que têm menos sementes e segmentos mais carnudos. Escolher os frutos que têm maior número de estigmas nos lóbulos no ápice.

O mangostão geralmente não tem uma vida útil longa. Eles podem se manter frescos por um período de duas semanas, sendo que eles tendem a perder o sabor e o valor nutricional com o tempo. Deixar a fruta em um lugar fresco e arejado para mantê-la fresca e seu teor nutricional. Para prolongar a conservação, pode-se guardá-la dentro da geladeira.

Para os que procuram a fruta fresca, no Brasil ela é cultivada principalmente nos Estados do Pará e da Bahia e, em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, com preços bem variáveis. Em forma de cápsula, recebe o nome de garcinia.

Sugestões de receitas

SUCO:

Se desejar fazer o suco, para aproveitar melhor as propriedades do mangostão, pode-se usar também parte da casca.

  • Ingredientes: 2 a 3 pedaços de mangostão, 200ml de água, mel ao gosto, açúcar ao gosto (embora esse não seja muito recomendado para os que querem perder peso);
  • Escolha um mangostão maduro e livre de resinas. Lave-o para remover a sujeira da casca;
  • Abra o mangostão. Escolha a parte interna da casca, visto que a parte externa tem um gosto amargo. Preste atenção nas resinas também, pois elas podem produzir um gosto desagradável;
  • Coloque a casca extraída e a polpa no liquidificador. Adicione o mel, o açúcar e a água;
  • Bata até ficar homogêneo. Guarde em uma vasilha que possa ser bem fechada e armazene na geladeira.

CHÁ:

Para fazer o chá, basta ferver a casca e/ou folhas em água. No entanto, tomar mangostão emagrece ainda mais se combinado com outros chás para potencializar os efeitos benéficos. Uma sugestão segue abaixo:

  • Garcinia cambogia (folhas do mangostão, inibe o apetite); Boraginaceae cordia (elimina gordura localizada); folhas de urucum (emagrece e desintoxica); cavalinha (diurético, reativa o colágeno); oliveira (emagrece e reduz o estresse);
  • Coloque 10g de cada erva em um litro de água fervente. Ferva por quatro minutos;
  • Beba quatro xícaras por dia, sempre antes das refeições. Não guarde o chá de um dia para outro.

Referências

  • Pedraza-Chaverri, José, et al. “Medicinal properties of mangosteen (Garcinia mangostana).”Food and chemical toxicology10 (2008): 3227-3239;
  • Sacramento, Célio Kersul do, et al. “Growing mangosteen in Brazil.”Revista Brasileira de Fruticultura1 (2007): 195-203;
  • Hasani-Ranjbar S, Nayebi N, Larijani B, Abdollahi M. A systematic review of the efficacy and safety of herbal medicines used in the treatment of obesity. World J Gastroenterol. 2009 Jul 7;15(25):3073-85;
  • Jay K Udani, Betsy B Singh, Marilyn L Barrett and Vijay J Singh Evaluation of Mangosteen juice blend on biomarkers of inflammation in obese subjects: a pilot, dose finding study. Nutrition Journal 2009, 8:48doi:10.1186/1475-2891-8-48.

Como você conhecia o mangostão: mangosteen, mangostin ou mangustão? Você acha que o mangostão emagrece? Qual foi sua experiência com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. onde posso compra as farinhas sem glutem???????????

  2. realmente faz muito bem, eu tinha espinhas minha pele em um mes esta muito bonita, emagreci 1,5 kilos em um mês estou sentindo muita diferença continuarei tomando duas vezes ao dia , tomo formula em capsulas.Ah detalhe faça a formula em uma farmácia de otima reputação pois também faz diferença, ja que muitas colocam remedios sem qualidade ou falsificado

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*