Publicidade

 

Medicina Holística

Medicina Holística – O Que é e Como Funciona

A terapia ou medicina holística é um conceito existente desde a época de Hipócrates, médico grego, considerado o pai da Medicina e que viveu entre os anos de 460 a 377 antes de Cristo.

Publicidade

A ideia de que os sentimentos e emoções do paciente também deveriam ser levadas em consideração tanto quanto os sintomas das doenças, também foi defendida pelo médico britânico Thomas Percival, no livro Medical Ethics (Ética Médica), de 1803, que foi o primeiro código de ética médica moderno.

O que é medicina holística? 

Mas do que se trata especificamente a medicina holística? Bem, para começo de conversa, vamos dar uma olhada no significado da palavra holística. Ela deriva do termo grego holos, que quer dizer todo. Em outras palavras, é uma medicina que leva em consideração a totalidade do ser.

A ideia é levar em conta os diversos aspectos da vida do ser humano como os fatores físicos, psicológicos, espirituais e socais na hora de controlar e prevenir o desenvolvimento de doenças. A medicina holística está baseada no conceito de que o bem-estar da pessoa não depende somente no estado físico do corpo, em termos de doenças, mas também está relacionado a esses outros fatores.

A crença da medicina holística é que uma pessoa é composta por partes que são dependentes uma da outra e que se uma delas não funciona bem, as outras também serão afetadas. Por exemplo, um problema na mente poderá refletir também em uma complicação física.

Todos os aspectos são considerados importantes e devem ser controlados de maneira conjunta para que o paciente seja tratado em sua totalidade. Um tratamento pode ser classificado como holístico quando o profissional de saúde preocupa-se e informa-se sobre toda a vida de seu paciente.

Isso é necessário para que o médico possa cuidar não apenas dos sintomas apresentados, mas também da raiz do problema que faz com que o organismo emita determinados sinais.

Os princípios da medicina holística

Para a medicina holística, o amor e o apoio incondicionais são as ferramentas de cura mais poderosas. A prática ainda possui os seguintes princípios:

Publicidade
  • Cada pessoa é responsável por sua própria saúde e bem-estar;
  • Todas as pessoas são dotadas de poderes de cura intrínsecos;
  • O processo de cura exige um trabalho em equipe que envolve tanto o médico quanto o paciente, abrange todos os aspectos da vida de uma pessoa e pode utilizar uma variedade de métodos da área da saúde;
  • O tratamento deve envolver a solução da causa do problema e não simplesmente o alívio dos sintomas causados por ele.

Como funciona a medicina holística?

Ainda que seja chamada de medicina alternativa, é importante saber que a medicina holístico não exclui a medicina convencional do tratamento. O que o método faz é utilizar as ferramentas convencionais como parte do processo e aliá-las a outras formas de lidar com os problemas médicos.

A prática faz uso da nutrição, exercícios físicos, homeopatia, quiroprática, naturopatia, meditação, acupuntura, preces e aconselhamento espiritual e sobre relacionamentos em seus tratamentos.

Todas essas ferramentas são utilizadas com foco na reeducação e no reequilíbrio do corpo, como forma de balancear os sistemas cardiovascular, respiratórios, osteoarticular, nervoso e digestório e os aspectos mental, emocional e espiritual.

O tratamento com abordagem holística também leva em conta aspectos como o que motivou o paciente a buscar auxílio médico, o que ele imagina que seja o seu problema, qual ou quais são os seus temores em relação ao problema e o que ele espera conseguir por meio da consulta.

Para isso é necessário que o médico adepto ao método tenha boas habilidades no que se refere a ouvir e se comunicar. A medicina holística também encoraja a participação do paciente no relacionamento entre ele e o médico e o empoderamento do paciente.

Outra ferramenta que faz parte do tratamento holístico são as visitas a domicílio, que podem ser feitas tanto pelo próprio médico, quanto por seus enfermeiros. O objetivo é obter uma visão em sua totalidade a respeito da vida do paciente, suas condições individuais e circunstâncias sociais.

A técnica holística é recomendada para problemas ocupacionais, ortopédicos, traumáticos e posturais. Ela também favorece especialmente os idosos, devido ao fato de tratar desgastes físicos que geralmente acontecem de forma natural, por conta do envelhecimento, restringindo os movimentos e atrapalhando o equilíbrio da vida dessas pessoas.

Um exemplo prático

Vamos imaginar que uma pessoa sofre frequentemente e resolveu consultar-se com um médico praticante da medicina holística para tratar o problema. Em vez de apenas receitar um medicamento para acabar com a dor, o profissional avaliará outros aspectos que podem estar contribuindo para o problema como doenças, hábitos alimentares, problemas pessoais, estresse, qualidade do sono e questões espirituais.

O tratamento escolhido pelo profissional para livrar o paciente da dor até poderá incluir remédios, entretanto, provavelmente trará também a sugestão de mudança de hábitos e/ou estilo de vida como forma de evitar que as dores de cabeça retornem. Ou seja, o médico buscará tratar o que causa o problema e não simplesmente a dor em si.

Cuidados

Caso você tenha se interessado pela prática e queira ser atendido por um profissional adepto da medicina holística, é necessário tomar alguns cuidados. Busque, primeiramente, um bom médico, que tenha boas indicações, reputação e faça parte de uma clínica ou organização confiável.

Publicidade

Para saber se o profissional em questão é de qualidade, a melhor saída é sempre pesquisar. Procure saber onde ele estudou, trabalhou, quais suas especialidades e experiências e se ele possui certificados na área da medicina holística.

Ao se consultar, avalie se ele realmente utiliza a técnica, considerando a sua importância como paciente no processo, faz com que você se sinta confortável e respeitado em relação às suas crenças e preocupações, se empenha-se em conhecer você como uma pessoa em sua totalidade, se questiona sobre os diversos aspectos de sua vida – físico, espiritual, social e psicológico – e se propõe um tratamento que vai além da prescrição de medicamentos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dos métodos utilizados pela medicina holística para controlar e prevenir o aparecimento de doenças? Você se consultaria com um médico especializado neste método? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×