Publicidade

 

Mal cheiro

Mulheres Atraem-se Mais pelo Cheiro de Homens com uma Dieta Específica

O que comemos pode influenciar mais do que apenas as nossas cinturas. Parece que nossas dietas também ajudam a determinar como nós cheiramos.

Publicidade

Um estudo recente descobriu que as mulheres preferiam o cheiro corporal de homens que comiam muitas frutas e vegetais, enquanto que homens que comiam muitos carboidratos refinados (como pães e massas) tinham um cheiro menos atraente.

Não acredita? À primeira vista, pode parecer estranho. Mas é legítimo. “Nós sabemos há um tempo que o odor é um componente importante da atratividade, especialmente para as mulheres”, diz Ian Stephen, da Universidade Macquarie, na Austrália, que estuda a evolução, genética e psicologia e é autor do estudo.

De uma perspectiva evolutiva, os cientistas afirmam que o nosso suor pode ajudar a sinalizar o nosso estado de saúde e pode desempenhar um papel importante para ajudar a atrair um(a) parceiro(a).

Como os cientistas avaliaram o vínculo entre a dieta e a atratividade do odor corporal?

Eles começaram por recrutar um grupo de homens saudáveis e jovens. Avaliaram a pele dos homens usando um instrumento chamado espectrofotômetro. Quando as pessoas comeram muitos vegetais coloridos, sua pele assumia a tonalidade dos carotenoides, pigmentos que são responsáveis por alimentos vermelhos, amarelos e laranja brilhantes.

“Os carotenoides são depositados em nossa pele”, explica Stephen. O espectrofotômetro “pisca uma luz em sua pele e mede a cor refletida de volta”, diz Stephen. Os resultados são “um bom indicador de quanto estamos comendo frutas e vegetais”, diz ele.

Publicidade

Stephen e seus colegas também fizeram com que os participantes do estudo respondessem a questionários completos da frequência alimentar para que eles pudessem determinar os padrões gerais de dieta destes homens. Então, eles recebiam blusas limpas e faziam algum exercício.

Em seguida, com metodologias científicas e precisas, as mulheres participantes no estudo foram convidadas a cheirar o suor destes homens. “Pedimos às mulheres que avaliassem o quanto elas gostavam, se floral, ou se frutado e uma série de outros descritores”, explica Stephen.

É um pequeno estudo, mas os resultados foram bastante consistentes. “As mulheres achavam que os homens que comiam mais legumes cheiravam melhor”, Stephen disse.

Os homens que comiam muita carne não produziam suor que fosse mais ou menos atraente para as mulheres. Mas a carne tende a tornar o cheiro dos homens mais intenso.

“Este não é o primeiro estudo a mostrar que a dieta influencia o odor do corpo”, diz George Preti, professor adjunto no departamento de dermatologia da Universidade da Pensilvânia e membro do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia.

Publicidade

Um estudo publicado em 2006 descobriu que as mulheres preferiam o cheiro de homens que comiam uma dieta sem carne, “caracterizada pelo aumento da ingestão de ovos, queijos, soja, frutas e vegetais”.

Mas Preti ressalta que a relação entre dieta e odor corporal é indireta.

Algumas pessoas pensam que se comem alho ou cebola, vão cheirar à comida. “Mas isso não é o que acontece”, diz Preti. Sua respiração pode cheirar como a comida que você come, mas não o seu suor.

O odor corporal é criado quando as bactérias em nossa pele metabolizam os compostos que saem de nossas glândulas sudoríparas.

“O suor não aparece mal cheiro”, explica Preti. “Ele deve ser metabolizado pelas bactérias que vivem na superfície da pele”.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já percebeu que o cheiro do seu suor pode mudar realmente de acordo com o tipo de dieta que você segue? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×