Naltrexona e Bupropiona emagrece mesmo?

atualizado em

São tantos os remédios para emagrecer disponíveis que às vezes até fica difícil saber qual realmente funciona e ajuda de fato a emagrecer. E agora temos ainda o lançamento de outro medicamento que promete colaborar para a perda de peso, cujo nome é Contrave, aprovado pelo FDA (órgão correspondente à nossa Anvisa), composto por Naltrexona e Bupropiona.

Enquanto alguns medicamentos atuam inibindo o apetite, outros impedem a absorção de gorduras e outros diminuem a vontade de comer por impulso. A Naltrexona e Bupropiona encaixam-se exatamente na primeira categoria, pois atuam no sistema nervoso, diminuindo o apetite e causando uma redução no consumo de calorias.

Então isso significa dizer que a Naltrexona e Bupropiona emagrecem? A resposta é sim, seu uso combinado promove a perda de peso, embora a utilização dos medicamentos isolados não produzam esse mesmo efeito. Portanto vamos entender o mecanismo de ação deles, de forma isolada, e combinada.

Bupropiona

A Bupropiona atua inibindo a recaptação das catecolaminas no cérebro, sobretudo a dopamina e a norepinefrina, estimulando esses neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar. Originalmente, a Bupropiona foi desenvolvida para tratar o tabagismo e combater a depressão, graças à sua capacidade de manter elevados os níveis de neurotransmissores nas fendas sinápticas. Em tese, ela seria então um excelente remédio para emagrecer, pois níveis elevados de neurotransmissores estão associados a uma inibição do apetite.

Na prática, no entanto, não é bem assim. A Bupropiona até aumenta os níveis dos neurotransmissores, o que levaria a um aumento no gasto energético e redução no apetite, mas ocorre que uma das substâncias estimuladas pela bupropiona é a beta-endorfina (um opióide), que atua inibindo os mesmos neurônios estimulados originalmente pela bupropiona. Ou seja, a beta-endorfina anula os potenciais efeitos da bupropiona em relação à redução do apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, seus efeitos na redução de peso e controle à obesidade são modestos, não justificando seu uso isolado como remédio para emagrecer.

Naltrexona

A Naltrexona foi pesquisada inicialmente para auxiliar no tratamento de dependentes de opiáceos, já que ela atua no cérebro como um antagonista do receptor opióide, relacionado à sensação de prazer e recompensa. Atualmente, tem sido utilizada no tratamento contra a dependência causada pelo álcool.

Em estudos para analisar o potencial da Naltrexona no combate à obesidade, os resultados foram mínimos, com pouca ou nenhuma perda de peso após o tratamento com a substância.

Naltrexona e Bupropiona

medicamentos dois frascos

Assim, vimos que quando separadas, a Bupropiona e a Naltrexona não possuem um efeito notável no emagrecimento, entretanto em conjunto, quando combinadas em um único medicamento, a Naltrexona e Bupropiona emagrecem sim.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque quando as duas substâncias estão conjugadas, a Naltrexona bloqueia os receptores para a beta-endorfina, o que inibe sua ação nos neurônios cerebrais e potencializa os efeitos da Bupropiona sobre os neurotransmissores. Isso leva a uma diminuição no apetite e a um aumento no gasto energético.

Como Naltrexona e Bupropiona emagrecem?

Em um estudo feito com 700 participantes obesos (90% dos quais eram mulheres e pesavam acima de 100 kg) os resultados observados com o uso de Naltrexona e Bupropiona foram promissores.

Durante 56 semanas, os participantes (apenas 60% permaneceu até o final) foram submetidos a um intenso programa de perda de peso, que incluía dieta, atividade física e acompanhamento psicológico. Dois terços dos participantes também tomaram Naltrexona e Bupropiona durante a duração do programa.

Após o final do programa de emagrecimento, estes foram os resultados:

  • A perda de peso média foi de 5% do peso total do início do programa (de cinco a sete quilos);
  • 11% dos participantes que ficaram até o fim do programa tiveram uma perda de peso superior a 11% de seu peso total inicial;
  • Aqueles que fizeram tratamento com Naltrexona e Bupropiona perderam mais de 15% do seu peso corporal total (de nove a 11 quilos);
  • Do total de participantes que fizeram o tratamento com Naltrexona e Bupropiona, 29% chegaram a eliminar mais de 15% de seu peso inicial.

Ou seja, a Naltrexona e Bupropiona emagrece, mas seu uso deve estar associado a uma mudança nos hábitos de vida que incluam uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da Naltrexona e Bupropiona

Ainda segundo alguns estudos, além da perda de peso, o uso de Naltrexona e Bupropiona também levaram a:

  • Redução nas taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Aumento nos níveis do colesterol bom (HDL);
  • Redução da glicemia em jejum;
  • Diminuição da circunferência abdominal;
  • Redução real de peso.

Outros efeitos observados foram as reduções do risco de algumas condições associadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e arteriosclerose.

Efeitos colaterais

Durante o estudo com o uso de Naltrexona e Bupropiona, diversos participantes se queixaram de náuseas e alguns chegaram a sofrer com dores de cabeça, sobretudo no início da pesquisa. Os principais efeitos colaterais relatados do uso da Naltrexona e Bupropiona foram:

  • Tontura;
  • Enjoo;
  • Dores de cabeça;
  • Tremores.

Muitas pessoas se queixaram de enjoos fortes durante os primeiros dias de tratamento com a combinação dos medicamentos, que tendem a desaparecer após esse período inicial.

A Naltrexona e Bupropiona não deve ser utilizada por grávidas ou lactantes, e embora seu uso seja indicado para todas as faixas etárias, o ideal é que seja evitado por adolescentes e idosos, grupos mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

  Continua Depois da Publicidade  

Como comprar Naltrexona e Bupropiona

Para poder comprar Naltrexona e Bupropiona você precisará de uma receita médica, que ficará retida no estabelecimento comercial ou site de onde encomendou o medicamento. Mesmo que você tenha acesso ao remédio sem receita médica, seu uso é desaconselhado sem o acompanhamento de um profissional qualificado da área da saúde.

Ao decidir comprar a Naltrexona, é importante ter em mente que esse remédio não promove a mudança dos hábitos alimentares, e nem trata a ansiedade e compulsão alimentar, dois dos principais fatores por trás dos excessos alimentares.

E também não se esqueça de que se não forem feitas alterações no seu modo de se alimentar, você poderá readquirir todos os quilos perdidos durante o tratamento com a Naltrexona e Bupropiona.

Uma conversa com um nutricionista e o início de um programa moderado de atividade física ainda são o melhor caminho para quem precisa perder peso e não quer sofrer com os efeitos colaterais dos remédios para emagrecer.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou Naltrexona e Bupropiona para emagrecer? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

45 comentários em “Naltrexona e Bupropiona emagrece mesmo?”

  1. P mi não adiantou de nada só gastei dinheiro com esse remédio que não e barato gastei R$280 reais p formula primeiro te deixa com a boca seca com muita enjôo da última vez que tomei tavam chamando o SAMU
    AMU por que passei muito mau, foi que consegui vomitar o melhor mesmo e fazer exercícios não tomo mas
    Esse remédio do demônio

    Responder
  2. Comecei tomar receitado pelo endócrino 150 bup+ 7 nalt, depois de uns meses minha psiquiatra aumentou a dose p 300/25 , perdi 15 kg em 1 ano, apenas c reeducação alimentar,sem exercícios.

    Responder
  3. Meu cirurgião plástico me passou uma fórmula que contém esses 2 componentes e mais alguns que ajudam muito no emagrecimento, conheço gente que tomou e perdeu muito peso em pouco tempo e não teve efeito colateral, pra mim não deu certo, comprei 120 caps e só tomei 2. Pretendo vender para não perder dinheiro, se alguém se interessar envio mais informações por e-mail.
    vivian.vall@hotmail.com

    Responder
    • Precisa de 7 a 10 dias para o organismo se acostumar.
      Vc parou antes do tempo. Nos primeiros dias eu senti alto e baixo de emoção. Tem 5 dias que estou tomando, e so deu insônia ate agora. Os efeitos benéfico/resultado do emagrecimento apartir de 10 dias ja se nota o resultado. Foi muito prematuro sua desistência.

      Responder
      • Oii mas vc sentiu algum sintomas estou no início do tratamento e estou com alguns sintomas e estou quase parando d tomar esses remédios .

        Responder
        • Estou tomando a 5 dias, nos 3 primeiros tive dor de cabeça, que sumiu, também estou tendo insônia, acordando varias vezes a noite, mas vou persistir por pelo menos 15 dias, é o corpo se adaptando

          Responder
        • eu estou, tomando vai fazer, 1 mês e na primeira semana foi difícil agora já, ma acostumei 90mlg de ibupriona e 8 mlg de naltrexona, e estou caminhando já consigo ver o desenchaco e diminuiu já minha cintura

          Responder
  4. Tô tomando há 1mês e meio não tô emagrecendo nada, ao contrário parece que engordei foi mais 😭😭😭

    Responder
  5. Já tomei o mysimba, uma caixa e meia e mantenho o mesmo peso.
    Faço dieta, não compreendo porque mantenho o mesmo peso. Na 1semana perdi algum volume, perdi 2kg. Daí para cá não consigo emagrecer mais.

    Responder
    • Acredito que você precise fazer primeiro uma limpeza profunda de seu intestino, além de fazer exames para averiguar verminoses, e questões hormonais, pois esses fatores influenciam diretamente a absorção de nutrientes dos alimentos, incluso a ação de suplementos e medicamentos. Tenha a certeza de que depois que você verificar essas questões, e desintoxicar seu organismo, terá o sucesso desejado no seu emagrecimento, e na sua saúde em geral.
      Fatores como:
      *Dormir bem;
      *Manter uma boa hidratação;
      *Uma alimentação equilibrada em macronutrientes, vitaminas e minerais;
      *Buscar maneiras de diminuir o estresse;
      *Ter uma atividade física regular, como caminhadas mais vigorosas, ou outras atividades aeróbicas que você goste, como dança e outros exercícios em casa mesmo;

      São fundamentais

      Responder
  6. Já tomei por 69 dias a combinação prescrita por um nutrólogo no meu processo de mudança de hábitos e emagrecimento. Foi um divisor de águas já que a cerveja boicotava muito minhas dietas. Mês que vem completo um ano sem beber cerveja. Uma medicação excelente para perda de peso!

    Responder
    • Ola Sabrina, tudo bem?
      Qual é a mg de cada ?
      Tomava Femproporex mas agora proibido no Brasil, estou engordando novamente.
      O médico me receito esses ,Faz efeito mesmo?
      Se puder me responder agradeço
      meu e-mail valconber@gmail.com
      Obrigada

      Responder
      • Efeito faz. Mas a gente tem que ter consciência de que não vamos passar a vida toda tomando. Esse efeito sanfona as vezes tá mais atrelado a necessidade de fazer terapias do que se manter em medicações que como sabemos todas elas tem efeitos colaterais. Principalmente a longo prazo. Bupropiona 120mg + naltrexona 6 mg. No início naltrexona era 4mg. Tomei 2 meses. Passados 8 meses voltei a tomar porque pedi pra voltar.

        Responder
  7. Comecei a tomar tem 17 dias, porém estou sofrendo muito com os efeitos colaterais, principalmente dor de cabaça e tremores. Alguém que já fez o tratamento consegue me informar se isso passa com o tempo? Pois não queria ter que parar de tomar.

    Responder
  8. Eu não me adaptei a este medicamento, gastei dinheiro a toa estou com 46 comprimidos ,quem quiser vendo barato pq estou com pavor desse medicamento,passei muito mal.Vence em 09/2022.Meu email lele_mmello@yahoo.com.br

    Responder
  9. Eu estou usando o Naltrexona de 50mg para dependência do álcool sob prescrição do meu psiquiatra. Fiz a bariátrica a cinco anos e meio e tive pouco reganho de peso. Percebi que tomando esse medicamento está tirando minha fome e me ajudando a perder peso. Mesmo com alguns efeitos colaterais nos primeiros dias está sendo muito COMPENSADOR! SIMPLESMENTE AMANDO!

    Responder
  10. Eu estou usando há aproximadamente 6 meses. Fiz bariatrica há 4 anos e estava começando a ter reganho de peso, eu estava absurdamente “belisquenta” o dia todo, a partir do uso da associação dos dois medicamentos praticamente não belisco mais, tenho as vezes um pouco de enjoo (o que acho até bom pq acabo comendo menos tbem). Boca seca tbem acontece, mas prefiro os poucos efeitos colaterais do que continuar descontrolada com a comida. Eu acabo me sentindo mais satisfeita, sem necessidades extras e isso me faz muito bem, acabo tendo a sensação de controle em relação a comida.

    Responder
  11. Olá, eu conheço uma uma pessoa que vez o tratamento com os medicamentos citados acima. Ela perdeu 32 kilos em menos de 1 ano de tratamento com o auxílio de dietas e atividades físicas,e com o perda de peso, o cabelo dela começou a cair, ficando muito fraco.Agora após um ano de tratamento ela está finalizando com outro medicamento segundo ela para evitar o reganho.Todo o tratamento está sendo acompanhando pelo endocrinologista, ela está muito mais feliz agora e mais saudável.

    Responder
  12. Comecei a tomar no dia 04/12, natrexona 150 e bup 8 mg, quase morri, muitos efeitos colaterais. Boca seca, tremores e muito enjoo. No dia 11/12 passei muito mal, tontura, sensação de desmaio e minha pressão aumentou e foi a 17/10. Resultado: NÃO ME ADAPTEI a essa fórmula e agora estou com 52 comprimidos que vão para o lixo. Dinheiro jogado fora. Na estatística sou aquele 1% que sofreu com todos os efeitos colaterais possíveis e imagináveis. Quase vi a luz… kkkk (rindo de nervoso).

    Responder
  13. eu tomei durante tres meses e tive um ótimo resultado, porém parei o tratamento, Voltei hoje a tomar e espero ir até o final do tratamento.

    Responder