Nova Tendência Fitness: Conheça a Broga, a Yoga Para Homens

Essa é para você, leitor homem, que nunca foi muito fã das aulas de yoga que a sua mãe, irmã, namorada, esposa, filha ou amigas frequentam por achar que não tem muita flexibilidade no corpo para executar os movimentos da atividade.

Publicidade

Agora existe uma nova tendência fitness, que vem dos Estados Unidos, a broga, uma espécie de yoga para homens, que leva em conta especialmente a anatomia, limitações e objetivos físicos masculinos. A modalidade foi idealizada de modo a valorizar mais a questão física do que a espiritual e mais a força do que a flexibilidade.

Além disso, a broga permite que o homem não passe por situações embaraçosas que passaria caso fizesse yoga, como não conseguir tocar os pés com as pontas dos dedos sem dobrar os joelhos, enquanto os outros alunos da aula – principalmente as mulheres – esbanjam flexibilidade e são capazes de dobrar o próprio corpo ao meio.

Ela também funciona como um verdadeiro treinamento, que mesmo sem estar focado na área, ajuda a melhorar justamente a flexibilidade e oferece uma proteção a mais contra lesões.

O criador da modalidade, Robert Sidoti, explicou um pouco sobre como funciona a atividade: “Nós raramente fazemos poses que exigem flexões e giros muitos profundos. Não é tão relacionado a sentir o centro do seu coração quanto é a sentir o alongamento no seu peito.” Ele ainda contou que nas aulas de broga há a inclusão de uma sequência de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

O bacana da broga é que os rapazes que sentem vergonha não precisam nem mesmo se juntar a uma academia para fazer as aulas, já que é possível executar os movimentos ensinados a partir de vídeos exibidos pela internet.

Esse é o caso do analista financeiro Eric Wright, de 22 anos, de San Jose, nos Estados Unidos. Ele afirma que apesar de se considerar um cara atlético, nunca foi flexível e não gostava da ideia de passar vergonha na frente de um grupo de mulheres.

No entanto, depois de descobrir a atividade, ele se reúne com um grupo de amigos e pratica a broga com o auxílio de um site que disponibiliza vídeos com aulas da modalidade. “Às quartas-feiras nós temos um compromisso com a broga e de cinco a oito amigos se juntam a mim”, contou.

Eric revelou ainda como esse tipo de treinamento melhorou a flexibilidade de seus músculos: “Quatro meses atrás eu não podia tocar os meus dedões e agora quase consigo alcançar o chão com as minhas palmas.”

Será que essa moda pega no Brasil? Separamos um vídeo que mostra alguns movimentos da modalidade, executados por seu próprio idealizador, Robert Sidoti. Confira a seguir:

E você? Teria coragem de experimentar a broga? Acredita que seus amigos se juntariam a você nessa atividade? O que achou dos movimentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

 

Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*