Publicidade

 

Noz-da-Índia

Noz da Índia Faz Mal? Efeitos Colaterais e Como Tomar

De tempos em tempos surgem produtos para emagrecer que prometem eliminar os quilos a mais sem muito esforço. Essa parece ser também a promessa dos divulgadores da noz da índia, que afirmam que a semente ajuda a emagrecer.

Publicidade

Seria então a noz da Índia o segredo para um emagrecimento saudável e sem sacrifícios? Ou será que a noz da Índia faz mal à saúde?

O que é?

Noz da Índia é a semente do fruto da árvore ornamental conhecida como nogueira-de-Iguape, ou Aleurites moluccana.

Trazida da Ásia, a planta se adaptou muito bem à região amazônica e nos últimos anos tem sido divulgada como uma semente emagrecedora.

Para Que Serve?

Praticamente não existe evidência científica sobre os benefícios da noz da Índia, mas acredita-se que a semente sirva para:

  • emagrecer;
  • baixar o colesterol;
  • tonificar e estimular o crescimento de novos fios de cabelo;
  • reduzir as dores da artrite;
  • curar afecções de pele;
  • melhorar as taxas de colesterol;
  • induzir ou interromper a diarreia;
  • diminuir a celulite.

Na medicina tradicional asiática, a noz também é utilizada para tratar gonorreia, dores de cabeça, cicatrizar úlceras estomacais e baixar a febre.

Propriedades

A prensagem das sementes da nogueira-de-Iguape resulta em um óleo com alto teor de ácidos graxos essenciais (40% dele é composto por ácido linoleico e 29% por ALA, ou ácido alfa-linolênico) e antioxidantes, como as vitaminas E, C e A.

A noz da Índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio.

Publicidade

Noz da Índia emagrece mesmo?

Como dissemos acima, não há qualquer tipo de estudo clínico desenvolvido com seres humanos que tenha comprovado que a noz da Índia emagrece. O que sabemos é que o óleo extraído das sementes da A. moluccana têm forte ação purgativa e pode também atuar como um antioxidante.

Ou seja: é possível que a noz da Índia favoreça o emagrecimento através da eliminação de líquidos e da redução das inflamações.

De maneira semelhante a outros óleos vegetais, a gordura da noz da índia pode ainda favorecer a saciedade, facilitando o controle das porções à mesa. Acredita-se que o óleo também estimule a termogênese, isto é, a queima de gordura.

Mas, muito embora existam inúmeros sites na internet dizendo que a noz da Índia emagrece, não podemos afirmar isso sem comprovação científica.

A Noz da Índia faz mal?

noz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da Índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da Índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.

Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da Índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.

Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde? Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda sim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.

Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.

Portanto, o veredicto é: noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer ou mesmo para regularizar o intestino.

Ainda que existam grupos discutindo os benefícios da noz da índia e relatos (que veremos logo abaixo) sobre as propriedades da semente da Aleurites moluccana, não recomendamos em hipótese alguma o uso oral da noz da Índia.

Publicidade

Efeitos colaterais da Noz da Índia

s cramps

Como pouco se sabe sobre o uso da semente ainda crua, os efeitos colaterais conhecidos até o momento são de fato relatos de quem já utilizou o alimento para emagrecer.

De acordo com os usuários da semente, os efeitos colaterais da noz da Índia mais comuns são:

  • Forte diarreia;
  • Flatulência;
  • Dores de estômago;
  • Inchaço nas pernas;
  • Enjoo;
  • Taquicardia;
  • Problemas respiratórios;
  • Desidratação;
  • Dor de cabeça.

Como é diurética, a noz da índia também pode causar dores musculares, hipotensão (pressão baixa) e sensação de fadiga.

Contraindicações

Nós já vimos que a noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer. Mas o consumo da semente é ainda mais contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz da Índia para emagrecer ou para qualquer outra finalidade.

Como Tomar

images-10

Os asiáticos consomem a noz da índia cozida e sempre em pequenas quantidades – exatamente como um tempero. Aqui no Brasil, embora muita gente utilize a noz da Índia crua para emagrecer, produtores da semente recomendam que a mesma seja colocada em água quente.

Ferve-se um pouco de água e nela se acrescenta 1/8 de uma semente de noz da Índia. Em seguida, a mistura é deixada em infusão por 5 minutos – e então estaria pronta para consumo.

Como pode causar danos ao estômago, não é recomendável consumir a semente em jejum.

Outra orientação de como usar a noz da Índia é sempre tomar pelo menos dois litros de água durante o dia, a fim de prevenir problemas renais e a desidratação causada pela semente.

Relatos

Confira alguns depoimentos sobre a noz da Índia:

– A favor da semente:

  • “Estou tomando há três meses, emagreci só três quilos, mas não fiz dieta. Estou tomando mais para regularizar o intestino (que agora funciona bem), mas percebi que minha cintura afinou e não tenho mais vontade de comer doces. Minha fome diminuiu pela metade e agora vou fazer uma alimentação balanceada para chegar no peso ideal.”;
  • “Perdi pouco peso, mas posso ver que minhas medidas diminuíram. Estou tomando há três semanas, junto com bastante água e uma banana para evitar a perda de potássio, e me sinto muito bem.”;
  • “Tomo há mais de um ano e perdi cerca de 15 quilos apenas de barriga. Nos primeiros dias senti dores no corpo e tive diarreia, mas hoje já não sinto mais nada disso.”;
  • “Já tomo a semente há quatro meses, e perdi oito quilos sem fazer exercícios. Não tive nenhum efeito colateral, exceto ir ao banheiro mais vezes. A noz da Índia não faz milagres, mas ajuda muito.”;
  • “Eu não uso a noz da Índia para emagrecer, mas sim para controlar o intestino. A semente tem regularizado meus movimentos intestinais e já não fico constipada ou inchada como antes.”

– Contrários ao uso da noz da Índia:

  • “Estava com os exames de saúde em dia quando comecei a tomar a noz da Índia. Comprei as sementes com certificado, mas mesmo assim tive muitos efeitos colaterais. Estou com seios doloridos, cheia de nódulos e uma séria infecção urinária”;
  • “Já estou tomando a noz há duas semanas mas ainda não perdi nada de peso. Estou me sentindo muito mal, com muitas dores nos seios e diarreia à noite.”;
  • “Nos primeiros dez dias com a noz da Índia eu perdi 900 gramas de forma rápida, mas isto trouxe consequências, como dor muscular atroz. Nos 10 dias seguintes fiquei doente, com insônia e dor óssea. Perdi somente 1,8 kg em 20 dias e decidi parar o tratamento. “;
  • “Na primeira semana de uso eu não senti nada, mas estou na segunda e agora tenho nódulos por todo o corpo e estou com uma diarreia fora do comum (tenho até medo de rir e não conseguir segurar). Isso porque meu intestino é naturalmente preso.”;
  • “Uso a noz corretamente, conforme a descrição da embalagem, mas senti muita dor no corpo. Não estava urinando normalmente, mesmo bebendo dois litros de água por dia. A dor muscular atingiu os membros inferiores e minhas pernas incharam muito. Fui internada com suspeita de trombose, mas os exames deram negativo. Sentia muita falta de ar e taquicardia, fiz vários exames e não deu nada. Parei de tomar a noz e tudo voltou ao normal.”

Chapéu-de-Napoleão

Não bastasse sua comprovada toxicidade, a noz da Índia ainda pode ser confundida com outra semente ainda mais tóxica, o chapéu-de-Napoleão (imagem acima).

O consumo da planta pode causar desde vômitos, cólica e diarreia até graves problemas cardíacos. Há relatos de morte após o uso do chapéu-de-Napoleão para emagrecer.

Considerações finais

Mesmo com todo o aviso de que a noz da Índia faz mal, você ainda pode se sentir tentado a utilizar a semente para emagrecer.

Ainda que você supostamente encontre alguma evidência científica comprovando que a noz da Índia emagrece, sua toxicidade e os inúmeros efeitos colaterais já deveriam ser um bom motivo para fazê-lo desistir da ideia.

É claro que um peso dentro da faixa ideal do IMC é essencial para a saúde, mas ainda mais importante é não prejudicar o corpo apenas para atingir o peso dos sonhos.

Uma reeducação alimentar dentro de um programa de emagrecimento que leve à perda média de 0,5 kg por semana ainda é a melhor maneira de emagrecer e manter a saúde. Produtos e suplementos que prometem milagres podem até levar à perda de peso, mas o preço cobrado muitas vezes é alto demais.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha se aventurado a tomar e afirme que a noz da Índia faz mal mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto, mesmo sabendo dos riscos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

145 comentários

  1. Olá estou feliz passei por tudo que vcs passaram com dores nódulos. .assisti um vídeo do dro Fábio no YouTube ele fala as sei dores q da. realmente essa dores e sinal que a semente faz efeito.so q precisamos ter uma cuidado comer banana pra repor potássio. Muita água.e muito cuidado de quem vc compra tem q ter certeza q e a bia da india mesmo se vcs olharem bem no comeco ☝ tem um tipo de semente q não a nos da india mais para baixo tem outras sementes que tem uma pontinha verde e parece aveludada essa é a verdadeira.eu vi que tem gente vendendo o tal chapéu de napoliao como nos da india.essa sim e um veneno.pesquise meninas …..bjo

  2. Bom. Eu já tomei um vez e emagreci nao lembro qnts kilos. E parei por lerdeza… Voltei a tomar de novo. A única coisa que é ruim é a diarreia. Mas blz.. Estou tomando tem 2 semanas. já a minha mas tomou uma vez só 1/4 e a primeira vez assim como eu tomei e estou tomando e ela passou muito mal. Teve intoxicação.. Acompanhando um dieta agora e exercícios em fé em Deus vai dar tudo certo..

  3. Olá, estou no meu 5o. dia tomando.
    Tomei o primeiro 1/8 da semente, e confesso com receio por tudo o que falam. Ao longo do dia, comi uma banana e tomei bastante água. Não me aconteceu nada. Aliás, no primeiro dia parece que fui 17 vezes a mais ao banheiro, mas acho que pq exagerei na água rsrs
    Os primeiros 2 dias senti como se tivesse tomado termogênico (cafeína), que já tomava antes (e não tomo agora). Realmente o coração deu umas palpitadas a mais, mas nada grave, nem coisa que me incomode.
    E antes sentia bastante vontade de comer algum doce, agora parece que olho pro doce e não sinto vontade nenhuma!
    Até hoje, no meu 5o. dia, estou com 1.0 kg a menos.
    Eu treino 4 dias/semana, 40 min/dia, intercalando aeróbico (esteira, bicicleta) e anaeróbico (musculação).
    Há 6 meses não conseguia perder massa gorda, e já estou me sentindo melhor agora.

    É isso, semana que vem volto para contar como é tomar 1/4 da semente…

  4. Eu tomo a noz já tem 2 meses ,não sei dizer quantos kilo eu perdi ,mas foi fantástica para emagrecer,mesmo indo ao banheiro 1 milhão de vezes ,senti quase todos os sintomas ,menos os nódulos ,porém vou parar agora pois tudo o que é exagerado faz mal, e tem 2 semanas que já não me sinto tão bem,fraqueza, insônia, cólicas,fadiga…
    Tem que tomar no limite certo,2 meses e chega.
    Cada organismo reage de uma forma.

  5. Tomo desde outubro de 2016,perdi 10 kilos
    no inicio os efeitos são incomodos,mas sabia
    disso tudo pois minha irmã que é enfermeira
    tomou a 2 anos perdeu 20 kg e continua magra
    se der diarreia,diminua a dose ou tome em dias
    alternados.
    Estou com 66 anos nunca tive cabelos grande
    agora tenho,pele maravilhosa,faço ginastica
    me sinto muito bem com noz da india.

  6. BOA NOITE, TOMEI DURANTE 3 DIAS, POIS APENAS NESSES DIAS,FIQUEI COM UMA FORTE DOR DE ESTOMAGO, VOMITO, SEIOS INCHADOS E NODULOS POR TODO CORPO, SEM FALAR QUE ME DEU UMA DORMENCIA NAS MÃOS E BOCA, FUI PARA NO HOSPITAL,PRA TOMAR SORA E MEDICAÇÃO NA VEIA, NUNCA MAIS VOU PREFERIR,FECHAR A BOCA MESMO!
    SORTE PRA QUEM CONSEGUIR EMAGRECER PASSANDO POR TUDO ISSO,OU NÃO TENDO REAÇÃO A SEMENTE!

  7. boa tarde,,eu ja tomo a um ano a noz,nao tive nenhum efeito colateral muitopelo contrario so tive beneficio nesse periodo.emagreci uns 20 kls e minha auto estima la em cima sempre fui gorda nada me fazia emagrecer ,tentei de tudo fiz de tudo e so consegui com a noz. no começo da sim dores no corpo mas nada insuportavel.na minha regiao ta dificil de encontrar a noz mas eu to torcendo p poder continuar com o tratamento que p mim so trouxe beneficios.obrigada pela atençao.

    • Gente comprei hj essas sementes, a pessoa q me vendeu disse q era p eu partir em 4 e ingerir um pedaço só por dia…e devia parar qdo fizesse 15 dias… mas confesso q lendo tudo isso aqui dar medo de tomar… e agora o.que faço?

    • Comprei hoje, já tomei 1 /8
      Não estava sentindo nada mas com tudo que estou lendo estou ficando assustada, comprei para 2 meses, sou magra mas minha barriga está inchada por causa do intestino preso.

  8. comprei mas tenho m edo de tomar

  9. PARTI A SEMENTE EM QUATRO PARTES,TOMAVA DUAS VEZES POR SEMANA,EMAGRECI 13KG SEM NENHUM EFEITO COLATERAL EM SEIS MESES.AINDA FAÇO USO DE 20 EM VINTE DIAS.

  10. Comecei a tomar a nozes para melhorrar o funcionamento do meu intestino. Deu muito certo e de quebra menos 6 kg. Hoje só tomo 2x por semana e consigo manter meu intestino legal e o peso super controlado.
    Não tive muitos efeitos colaterais, a não ser mesmo as diarréias previstas e pequenas caimbras. Mas agora lendo artigos sobre, estou super temerosa. Será que devo parar???

  11. ola bom dia, estou tomando a mais ou menos umas duas semanas, estou com dores por td o corpo, e agora que veio me dar uma diarréia, nao gostei, vou parar. o corpo esta mto dolorido, parece que levei uma surra.

    • Olá Paula, bom dia.

      É assim mesmo o efeito da noz, como ela se infiltra no tecido adiposo fica dolorido mas é questão de uma semana e passa… Mas já que vc está com medo é melhor parar mesmo…

  12. Bom dia, antes que tomar a noz pesquisei bastante, e mesmo com medo resolvi tomar da maneira correta, entrei em um grupo que tirava toda minha duvidas, tomei por 3 meses, n perdi quilos mais diminui nas medidas é impressionante, tive so vontade de ir ao banheiro 2 a 3 vezes no máximo, dependendo do que eu comia, pq ela agia rápido, quando parei fiz um regime que perdi 5 quilos (passando fome rsrs), como fica mais a gordura da barriga eu estou tomando novamente, acredito que a noz faz muito mal para quem não sabe tomar ou que já tenha algum problema de saúde, eu não recomendo, bebo muita agua e se eu for sair fds eu não tomo, mais dia de semana tomo tds os dias.

  13. Olá Pessoal tenho alguns efeitos que ocorreram após o consumo e não sei se tem relação:
    Lábios e ponta dos dedos dormentes
    Dores musculares na cabeça e pernas ( parecem dores de friagem é absurda)
    Diarreia ( fiquei na dúvida em relação ao contraceptivo, pois o meu não é oral e sim injetável, tem a diminuição do efeito, assim como relatado nos comentários anteriores?)
    Além do período menstrual não ter sido interrompido, estou no ciclo desde o dia que comecei a tomar, há 45 dias ( não foi direto o uso dá semente, pois parei de tomar por 2 semanas e voltei, mas o ciclo menstrual permaneceu. Bebo bastante água, inclusive no incio sentia a água como se o gosto fosse picante, RS
    Só tenho diarreia, mas perda de peso não. Gostaria da opinião de vocês e qual grupo vocês utilizam para trocar opiniões?
    Abraços.

  14. Com saúde não vale a pena arriscar !! E se morrer? .. Porque procurou foi avisada antes.
    To fora Deus me livre. Boa sorte!!

  15. Estou tomando á 15 dias 1/8 de semente ,no inicio tive crise de diarreia até quatro vezes pra mim foi ótimo pois sou muito ressecada ,mais agora ja diminuiu;muitas dores no corpo principalmente nos lugares onde se concentra gorduras varios nódulos ,dores de estomago.Queria saber se meche com o humor?Pois ando muito mau humorada.

    • Oi Salete e normal sim Eu também quando comecei a toma a nós da Índia passei por todas essas dores e mal humor .Mais estou agora muito feliz pois emagreci 6 kg e as dores e so no primeiro mês .vc n pode fazer dieta so controlar um pouco muita fruta .água .e comer uma banana por dia .a nós abaixo o potássio. evite gorduras massas e frituras .uma coisa sim tem q tirar do cardápio e o refrigerante e cerveja qualquer bebida alcoólica. Boa noite .❤❤❤

  16. Hoje é o meu terceiro dia tomando, até entao nao senti nada. Ai hoje me deu um pouco de diarreia, senti aliviada porque nao vou quase ao banheiro. Estou tomando bastante agua tambem. Confesso que tenho um pouco de medo.

  17. Noz da india so vende pela internet ou vende em casa de produtos naturais?

  18. Bom dia!
    Li bastante coisas boas e coisas ruins tb sobre a Nóz… comecei tomando 1/4 da semente, nos primeiros 4 dias não senti nada, nem diarréia…Mas no 5° dia me deu dor no estomago, nódulos no seio, corpo dolorido e diarréia, hj é o 6° dia, fiquei com medo de tomar mas depois de ler alguns depoimentos resolvi não parar…pelo que vi esses sintomas passam… vamos ver o que dá… sucesso pra vcs!

  19. Tomei durante um ano, no inicio tomava 1/8 de semente, depois passei para 1/4, e realmente no inicio tive diarreia e muita flatuencia, mas minha barriga que parecia uma camera cheia passou a ficar flacida e passei ir ao banheiro duas ou tres vezes ao dia, logo no inicio perdi uns 8 Kg, depois estabilizou e a balança estacionou, tudo isto comendo normal e fazendo caminhada quase todos os dias.
    Quando eu viajava parava de tomar e quando voltava a tomar a diarreia aparecia nos primeiros dias mas depois estabilizava . Deixei de tomar depois da Anvisa proibir e o noticiário falar muito mal do produto, meus familiares cairam de pau.
    Depois de uns tres meses voltei a tomar pois meu peso começou a subir e minha barriga voltou a ficar inflada, o que me incomoda muito

  20. Joseane Maria Tavares Tavares

    Tomei somente 1/4 há 6 dias atrás. Não timei mais prq fui demais ao banheiro e perdi 2kg em três dias de diarréia e senti tds os efeitos colaterais. Tenho um nódulo na barriga que ainda não sumiu e doi basrante.

  21. Vilma M B Kirklewski

    Bom dia! comecei a tomar no sábado, não senti exatamente nada. A pessoa que me ensinou a tomar disse que repartiu a semente em 20 pedaços +-, é bemmmm pequenininho. Ontem nem fui no banheiro. ela toma desde Outubro e o corpo dela deu uma boa afinada. principamente nos culotes. ela disse que tomando pedaços pequenos os efeitos são bem pequenos, demora mais, mas é mais seguro. Vou tomando e aos pouco darei a notícia para vocês. Ok? hj é 19/06/2017 – estou com 78 kilos.

  22. Meninas eu tbm li tudo oque vcs leram e fiquei com medo .Mais resolvi tomar pois tinha feito de tudo e n conseguia emagrecer .então conversei muito com a mulher q me vendeu e ela mesma faz uso da noz sa Índia a mais de 3 anos .e tá muito bem .um médico q vi um vídeo disse que é normal esse nódulos e aonde a noz ta agindo pra gordura sair ….gente to felicíssima de gg ou 42 até 44 ou to vestindo M 40 estou ótima mais quero perder mais 5 kg.
    So que cuidem tem gente q vende a semente errada tem uma semente que chamam de chapéu de napoliao esse até Mata .então so comprem se o a legítima .Eu como re uma mulher na minha cidade..Eu moro no Mato Grosso .pesquisem bem.sucesso a todas nois.

  23. Eu estou tomando desde a metade de 12/2016 e tomo 1/8, não tomo duas vezes na semana e nem em feriados, já emagreci lentamente 10 quilos. Bebo 2 litros de água por dia, me alimento de 3 em 3 horas, como de tudo que tenho vontade, não me restrinjo em nada, meu intestino funciona normalmente, coisa que ficava 15 dias sem ir ao banheiro. Sou a favor de usarem, mesmo que digam ao contrário, sou prova viva que minha vida mudou.

  24. Pessoal tomo a noz a mais de dois meses agora comecei a sentir muitas dores nas pernas bracos de não conseguir ficar de pe…. Sera que e normal? Diarreia tive bem no comecinho gosto muito da noz pq o resultado e imediato mais essas dores são terríveis… Alguem teve isso sentiu esse efeito?

    • Todas essas dores são normais , em algumas pessoas são super fortes em outras são dores mais leves , depende do organismo de cada um .
      Com o tempo ela diminui , aí você começa a pegar o jeito do uso e seus efeitos!
      Boa sorte .

  25. Olá, eu já havia tomado a noz da índia , tive todos os efeitos colaterais ruins , dores, inchaço , enjôo, nódulos , diarréia , foi uma loucura , mas também sentir todos os benefícios, intestino com um melhor funcionamento, ansiedade controlada, uma redução de celulite maravilhosa , não como mais toda hora, auto estima renovada.
    Tomei por 2 meses , diminui meu manequim do 42 para o 38 , 72 kilos para o 58kilos.
    Voltei a tomar depois de 6 meses pois quero diminuir mais um número do manequim kkk e sem tomei 1/4 por dia e eu não nos dias de menstruação .
    Desejo a todos Boa sorte , e muita responsabilidade no uso , tem que tomar muuuita água mesmo , e naturalmente vão sentir saciaveis com pouca comida !!

  26. Meninas essas dores são normais .eu qd comecei a tbm tive tanta dor e nodulos q pensei em desistir.mais como resultado q tie valeu a pena.a pessoa q vendeu e ela mesma faz uso por q e obesa. tudo isso é normal.so q comecei tomando 1/8 a primeira semente ai depois da segunda ja tomei 1/4 precisa tomar muita água.e n enjerir frituras e nem bebida alcoólica. estou super feliz bem mais magra e so recebendo elogios.como e bom vc entrar na loja e comprar o q vc gostou não oque te serve. Ainda quero emagrecer mais vou me pesar ..e continuo dando notícia.Boa sorte .
    N tenham medo so usar com responsabilidade.♡

  27. Oieee. Meninas tenho q compartilhar minha felicidade hj dia 27 /6 / 2017 me pesei novamente .comecei tomar a noz com o peso de 77.4 agora após oito mês. Com 68 kg com 9 kg a menos .
    Cintura de 96 cm agora com 87 cm
    Quadril de 105 cm agora 100 .
    Megaaaaaaa feliz foi devagar usei com prudência para n prejudicar minha saúde .minha e chegar aos 65 kg.
    Então vamos la

  28. MARIA ROSILENE PEREIRA

    GENTE ESTAVA USANDO AS SEMENTE FIZ TUDO CERTINHO MAS, OS EFEITOS DEPOIS DE ALGUMAS SEMANAS FORAM HORRIVEIS!!!! UM CANSAÇO FORA DO COMUM, MUITA FADIGA,FIQUEI COM O ROSTO CHEIO DE ESPINHAS ENORMES E MEUS SEIOS ESTÃO TODO PEDRIFICADOS , COMO SE TIVESSE COM VÁRIOS NÓDULOS, MUITA DOR MESMO NOS SEIOS, ESTOU COM MUITO MEDO , NÃO SEI O QUE FAZER PRA ISSO SAIR DO MEU CORPO, JÁ PAREI DE TOMAR MINHA FAMÍLIA NÃO SABE QUE ESTOU USANDO ISSO,SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDER QUANTO TEMPO ESSA REAÇÃO DEMORA. TO TOMANDO SUCO DESINTOXICANTE PRA ALIVIAR, NÃO TOMEM ISSO PELO AMOR DE DEUS. EMAGREÇAM DE FORMA NATURAL COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ADEQUADO.

    • Vilma M B Kirklewski

      Olá Maria! Confesso que hoje estou um pouquinho receosa! Meus seios também estão um pouquinho duros e doloridos! Até agora não havia sentido nada! Simplesmente nadinha mesmo. Nunca tive nenhuma diarréia sequer. inclusive ontem aumentei a dose….a pessoa que me indicou, disse que era melhor tomar bem aos pouquinhos , ela corta em 16 pedacinhos, mas como não tinha sentido nada e nem emagreci nenhuma grama em duas semanas, decidi aumentar e tomei dois pedacinhos juntos. a única coisa que senti realmente foram meus seios doloridos hoje e não fui ao banheiro ainda. E essa pessoa, está tomando desde outubro do ano passado, não sei quantos kilos ela perdeu, mas que ela afinou, com certeza, mas foi bem devagar. ela disse que tem sementes maiores que ela corta em 20 pedacinhos. Acho que vou manter os pedacinhos pequenos novamente. Quero e preciso perder pelo menos uns 15 kilos, mas quero continuar saudável.

  29. Bom dia meninas, eu parei de tomar pois a noz esta bloqueando minha menstruação, ja tomei ano passado tres meses e ela parou de vim, ai parei ela voltou e comecei novamente para ter certeza mais ela parou novamente ai não estou tomando mais ja faz um mes, bem perguntei varias meninas que toma no grupo do zap que eu participava, nenhuma aconteceu isso somente comigo, sobre os módulos eu tbm tive, e depois somem, o que tenho que falar da noz era que estava fazendo efeito, se não fosse isso iria continuar, não tem um estudo especifico sobre ela, também fiquei com muito medo, e pesquisei bastante, e não indico para quem tem algum problema de saúde.

    • Vilma M B Kirklewski

      Olá Luana, Boa Tarde!
      Você chegou a usar por quanto tempo? notou diferença? perdeu peso?
      Estou com receio de continuar. Até ontem não havia sentido nadinha de nada mesmo.
      Nunca nem diarréia.

  30. Então tomei por 3 meses, n perdi quase nada mais as medidas sim, no começo não fez efeito tomando como comprimido, mais as meninas do grupo disse para mastigar e assim começou fazer efeito, cortei em 8 pedaços, e tomava todo dia depois do café da manha,no banheiro iria duas ou tres vezes dependendo da quantidade que eu comia e claro muita agua.

    • Vilma M B Kirklewski

      Obrigada Luana por responder. Ontem não tomei pois meus seis ficaram endurecidos e doloridos. Hoje tomei, vamos ver como será o andamento.

  31. Oi gente faz dois dias estou tomando estou normal fui ao banheiro duas vezes a mais mas estou tomando crua alguem pode me dizer se é melhor acrescentar água quente ou não Obrigada.

    • Vilma M B Kirklewski

      Olá Luc, estou tomando desde o dia 17/06, ainda não perdi peso, mas comece a notar minhas medidas menores. Eu só tomo crua, como sou muito ressecada eu amasso com a pontinha de uma faca, é molinha, e tomo com água mesmo. nunca cozinhei , tomo com água fria mesmo.

  32. Olá alguém pode me dizer com relação aos nódulos algum maligno???

    • Vilma M B Kirklewski

      Olá Luc, eu fiquei bem receosa, pois depois de alguns dias, meus seios endureceram, me assustei e parei por um dia. Perguntei para as pessoas que disseram que tiveram nódulos, mas ninguém me respondeu. Teve uma pessoa aqui acima , nos comentários que disse que a irmã dela morreu e que outra amiga também, mas perguntei os nomes e onde aconteceu e não tive resposta. Deixei de tomar por um dia, depois volte. Hoje faz um mês que estou tomando, não emagreci, mas noto minhas medidas menores. Mas eu tomo bem pequenininha. Eu divido, as vezes em 12 partes, até em 16 se a semente for grandona. Nem que demore, é melhor ter segurança né? depois mantenha-nos como está sendo.

    • Os nódulos são normais , não são malignos e eles saem ,dores do corpo fortes , nauseas, taquicardia, mas tudo isso faz parte do tratamento.

      Os nódulos e as dores localizadas é a noz fazendo efeito em tal região do corpo exterminando essa gordura .

      Eu passei muito mal com essas dores e tudo mais mas tomei muita água e continuei firme , emagreci e perdi medidas com o uso de 1 saquinho , 2 meses do manequim 42 estou no 38 e voltei a tomar a noz para diminuir mais um número.
      Pesava uns 72/75 kilos me pesei ontem e estou com 58 kilos , e o legal da noz que ela combate a celulite e melhora a pela não deixa flácida .

      Boa sorte e tome MUITA Água .

  33. Estou tomando há duas semanas e agora de 1/8 ao dia, aumentei pra 1/4 .
    Não sei se tem alguma coisa a ver, porque estou com.fortes dores musculares nas costas, descendo agora pras pernas, ainda não senti diferença no peso, mas a minha barriga já diminuiu, estou meio receosa, mas não queria parar, alguém pode me ajudar?

  34. Comecei hj tomar a nozes da índia e fui ao banheiro umas 6 vezes ,vamos ver oque acontece nôs próximos dias estou com um pouco de medo

    • Vilma M B Kirklewski

      Olá Sara, eu nunca tive tanta diarreia, mas é pq eu tenho cortado as sementes em mais pedacinhos, tenho medo. Normalmente, se a semente for grande corto em 16 ou 12 pedacinhos. Hj faz um mês que estou tomando, ainda não perdi peso, mas tenho notado que reduzi medida. Depois como está sendo pra você. Vou esperar mais alguns meses se não mudar nada, vou parar.

  35. Oi pessoal estou tomando a alguns dias mas nada mudou vou ao banheiro umas três vezes ou quatro no máximo e não consumo água muito pouco já tomei crua ou fervida e continua igual talvez n esteja fazendo efeito p mim a única coisa q mudou foi o inchaço que ficava na minha barriga q agora n fica mais alguém tem alguma sugestão de como tomar então . obgda

    • Eu tomo a noz como comprimido , com copo de água , reparto em 1/4 e tomo um pedacinho por dia .
      O tratamento não funciona de um dia para outro , afinal é um tratamento, um saquinho com com vários pedacinhos que te dá 2 meses de uso diário se tomar um pedacinho cada dia 1/4.
      É essencial tomar bastante água , para não ter problemas com o fígado e rins , é um tratamento diurético , laxante , termogenico, precisa repor a água .

    • Luc não pode tomar fervida . Olha eu pesquisei muito antes de tomar no começo tomei uma sementinha cortada em 8 partes .depois cortei em 4 partes.e assim eu tomo tem gente q não da reação .pra outras da .eu mesma senti muita dor no corpo e nódulos até na cabeça. Mais passou .tem que tomar muita água e comer uma banana.Por dia .Por que a noz abaixa potássio. Bom eu já estava com potássio abaixo. .eu estou super feliz emagreci 9 kg..eu tomo desde novembro de 2016 .prefiro emagrecer pouco do q fazer loucura. Bom quero ainda emagrecer mais e ai so manter .

  36. Olá…comprei as minhas sementes hj estou confiante

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×