Comer antes do exercício

O Que Comer Antes de Caminhar?

Caminhar é um dos exercícios mais simples e mais fáceis de serem praticados, proporcionando uma quantidade enorme de benefícios à saúde e melhorando a qualidade vida. A caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, independente de condicionamento físico, mesmo que esta tenha uma vida sedentária. No entanto, para que a caminhada possa proporcionar todos estes benefícios, é importante que se mantenha uma alimentação saudável e com os alimentos corretos.

Vamos entender o que comer antes de caminhar, saber quais os alimentos recomendados para quem faz uma caminhada noturna ou uma caminhada matinal e aproveitar todos os benefícios deste exercício no dia a dia.

Quais os benefícios da caminhada?

A maior parte das pessoas realiza pouca ou nenhuma atividade física regularmente, principalmente devido às facilidades da sociedade moderna. Muitos estudos mostram, porém, que a prática de exercícios físicos leves, se feitos de forma regular, pode trazer muitos benefícios, tanto de curto prazo quanto de longo prazo. Os exercícios aeróbicos como a caminhada, a natação, a dança, andar de bicicleta, entre muitos outros, são excelentes, pois estimulam o adequado funcionamento do organismo.

A caminhada é uma atividade física bastante indicada por profissionais da saúde, que ajuda a manter a saúde do coração, a melhorar diversas funções cerebrais e também auxiliar na redução do estresse e da ansiedade. Recomenda-se que a caminhada seja feita diariamente, ou pelo menos três vezes na semana. Procure manter um ritmo confortável de caminhada por pelo menos 30 minutos, mas caso não consiga, comece aos poucos e ao longo das semanas aumente o tempo e a intensidade.

Este exercício simples pode trazer um conjunto enorme de benefícios à saúde física e mental, entre eles:

  • Ajuda na prevenção da obesidade e estimula o emagrecimento;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Promove melhor condicionamento físico, reduzindo o cansaço;
  • Melhora a saúde do sistema cardiovascular;
  • Ajuda na redução da ansiedade e do estresse;
  • Fortalece os músculos do corpo, principalmente na região inferior;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
  • Promove relaxamento;
  • Melhora a concentração, o foco e a memória;
  • É um exercício seguro, evitando lesões em ossos, articulações ou lesões cardíacas;

Mesmo pessoas muito sedentárias podem praticar a caminhada, mas caso você tenha algum problema de saúde ou alguma dificuldade de locomoção, procure a orientação de um médico antes de praticar exercícios físicos.

Caso você sinta algum sintoma durante a caminhada, como tontura, fadiga excessiva, aumento exagerado dos batimentos cardíacos, falta de ar intensa, dor no peito, sudorese intensa, procure um médico para uma avaliação física completa.

Alguns cuidados são fundamentais para quem deseja começar a caminhar. Sempre utilize roupas e calçados confortáveis, procure caminhar em horários menos quentes, utilize filtro solar e proteção contra o sol, mantenha a hidratação tomando água antes, durante e depois do exercício, e procure um ritmo que seja confortável para o seu nível de condicionamento físico.

O que comer antes de caminhar?

Muitas pessoas questionam quais são os nutrientes saudáveis e os que podem prejudicar a saúde. A verdade é que o corpo precisa receber uma alimentação completa, contendo carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. No entanto, alguns tipos são mais saudáveis do que outros. Os carboidratos complexos, por exemplo, que estão cheios de fibras são os mais indicados, principalmente para os praticantes de atividades físicas.

Para que se consiga obter todos os benefícios da caminhada, é fundamental que se tenha uma alimentação saudável. Além disso, saber o que comer antes de caminhar também pode ajudar na adequada realização do exercício, garantindo mais energia e disposição, além de auxiliar na redução de peso e no fortalecimento muscular.

Vale ressaltar que caminhar em jejum é perigoso, mesmo em exercícios mais leves, podendo levar a quadros de hipoglicemia, causando tontura, dor de cabeça e mal-estar.

O corpo precisa de combustível para conseguir realizar as atividades, por este motivo, saber escolher os alimentos e o que comer antes da caminhada é fundamental, pois realizar uma refeição muito pesada pode também ser prejudicial, atrapalhando a digestão.

Cada pessoa apresenta uma determinada necessidade e tolerância, mas, em geral, recomenda-se sempre a realização de uma pequena refeição antes das atividades físicas.

Além dos alimentos recomendados para a prática da caminhada, é importante manter a hidratação adequada antes, durante e após o exercício. Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 35 mL de água por quilo de peso todos os dias. Durante a prática de exercícios físicos, mantenha uma garrafa de água por perto para permanecer hidratado durante a caminhada.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre o que comer antes da caminhada:

– Para quem pratica a caminhada matinal

Muitas pessoas gostam de realizar a caminhada matinal, logo após acordar. Recomenda-se a realização de uma refeição de 30 a 40 minutos antes da realização do exercício. Aposte nos alimentos contendo carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que liberam o açúcar na corrente sanguínea de forma mais lenta. Desta forma, o corpo irá receber energia gradativamente, auxiliando na manutenção da energia e da disposição durante todo o exercício.

Os carboidratos de baixo índice glicêmico, com valor igual ou menor a 55, também são ricos em fibras e ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, gerando saciedade por mais tempo. Os alimentos de baixo índice glicêmico que podem ser acrescentados no café da manhã são os alimentos integrais como os pães, os cereais integrais e a aveia, o iogurte, as frutas (maçã, ameixa fresca, cereja, pera, damasco, melão), o amendoim, as nozes, pistache, entre muitos outros.

Após a caminhada, é importante que também se realize uma refeição contendo carboidratos saudáveis para que seja feita a reposição do glicogênio gasto durante o exercício. Na refeição após a caminhada, também é importante incluir alimentos contendo boas quantidades de proteínas como ovos, o peito de peru, o leite e o iogurte, ajudando na manutenção e no fortalecimento da musculatura.

– Para quem pratica a caminhada noturna

A caminhada noturna também é bastante praticada, principalmente por pessoas que não têm tanto tempo durante o dia ou que busquem um período de relaxamento. Assim como na caminhada matinal, é importante que se realize uma refeição de 30 a 40 minutos antes da atividade física. Mas o que comer antes de caminhar à noite?

Nesta refeição, inclua alimentos contendo carboidratos de baixo índice glicêmico, como as frutas, as castanhas, o pão integral, o iogurte, os legumes e hortaliças (cenoura, brócolis, berinjela, pepino, alface, tomate, repolho, batata-doce, abobrinha), as lentilhas, as ervilhas, entre muitos outros, para ajudar a manter a energia e disposição ao longo do exercício.

Evite realizar refeições com muito carboidrato no horário da noite, principalmente se você tiver uma vida mais sedentária. Faça uma refeição leve, mas com qualidade. Evite também comer muito no jantar, caso você faça esta refeição antes de caminhar. Após a caminhada, faça novamente uma refeição com alimentos contendo carboidratos de baixo índice glicêmico e acrescente alguns alimentos com proteína para ajudar na construção da massa muscular.

– Monte uma refeição completa

Mesmo que você precise realizar uma pequena refeição, procure sempre montar um prato contendo um pouco de cada um dos principais nutrientes. Em geral, recomenda-se um consumo diário de alimentos contendo de 55% a 60% do total de calorias em carboidratos, preferencialmente complexos, de 20% a 25% do total de calorias de gorduras saudáveis e o restante das calorias em proteínas (de 15% a 25%).

Estes valores podem variar de acordo com a idade, o sexo, o percentual de massa muscular e também o nível de atividade física. Nestes casos, saber o que comer antes de caminhar irá depender de vários fatores.

Conclusão

A caminhada é uma atividade física bastante indicada por profissionais da saúde, ajudando a manter a saúde do coração, a melhorar diversas funções cerebrais e também auxiliar na redução do estresse e da ansiedade.

Saber exatamente o que comer antes de caminhar irá ajudar na conquista de todos esses benefícios, devendo sempre estar atento à qualidade dos alimentos, assim como os horários das refeições antes de realizar uma atividade física.

Você já tinha noção de o que comer antes de caminhar para ter melhores resultados? Quais alimentos precisa incluir em sua dieta antes de atividades físicas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*