Comendo barrinha proteica

O Que Comer para Ter Mais Energia?

Nós nos alimentos por uma série de razões, mas basicamente a comida serve para fornecer energia ao nosso corpo. Portanto, o que comemos afeta a nossa energia para cumprirmos nossas tarefas durante o dia a dia.

Publicidade

Abaixo você encontrará o que você precisa saber e comer para ter mais energia durante o dia.

Não fique sem comer

Uma refeição perfeita para nos fornecer energia inclui uma mistura de uma fonte de carboidrato de alta qualidade com uma proteína magra e uma gordura saudável. Escolha os carboidratos de lenta digestão como grãos integrais, frutas integrais, vegetais e leguminosas.

E não é somente o que você come, mas a frequência com a qual você come também afeta a sua energia durante o dia a dia. Alimentar-se a cada 3 horas ainda ajuda a manter a energia estável porque não permite picos nos níveis de açúcar no sangue (que é a fonte de energia do corpo).

Pular refeições e ficar muito tempo sem comer vai desacelerar o seu metabolismo e fazer com que você consuma mais calorias do que o necessário quando for quebrar esse “jejum”. Tente comer 3 principais refeições com lanches saudáveis entre elas.

O que as vitaminas podem fazer pela energia

Vitaminas e minerais não nos fornecem energia diretamente. A energia vem de calorias, especificamente das vindas de carboidratos, e de uma boa qualidade de sono. Alimentando-se com alimentos ricos em nutrientes ajuda seu corpo a funcionar bem e aproveitar ao máximo a energia dos alimentos.

Mas por que então diversas marcas de suplementos e bebidas energéticas afirmam que vitaminas como as do complexo B aumentam nossa energia? É verdade que as vitaminas B desempenham um papel importante no complexo bioquímico que libera a energia dos alimentos que consumimos para todo o nosso corpo.

Por isso, se você for deficiente nesta vitamina, isso pode afetar seus níveis de energia. Mas se você consumir mais vitaminas B do que o seu corpo precisa, não vai se tornar “super energizado”. Seu corpo vai simplesmente eliminar o excesso pela urina.

Para conhecer suas necessidades diárias de vitaminas B, preste atenção nas comidas. As 8 vitaminas do complexo B praticamente são encontradas nos mesmos alimentos. As fontes mais ricas de vitamina B são peixes, aves, carne, ovos e laticínios. Verduras, lentilhas, feijões e grãos integrais também as contêm. Elas também são adicionadas a muitos cereais e pães.

Se você consome uma dieta variada e balanceada, portanto, você já garante a quantidade necessária de vitaminas do complexo B. A B12, no entanto, só é encontrada em fontes animais, por isso os vegetarianos e veganos constantemente necessitam tomar suplementos de B12.

Dormir: a outra fonte de energia

Ter a quantidade necessária de sono por noite regularmente torna mais fácil fazer escolhas alimentares corretas e hábitos mais saudáveis, ao mesmo tempo em que boas escolhas alimentares te proporcionam boas noites de sono.

Quando você está cansado, fica mais propenso a ingerir cafeína e açúcar para aumentar sua energia, o que vai te fazer dormir menos e pior, perpetuando um ciclo vicioso. Aqui estão alguns alimentos que podem te ajudar a dormir melhor:

  • Peixes (especialmente salmão e atum), feijão e grão-de-bico. Estes alimentos são ricos em vitamina B6, que seu corpo precisa para produzir melatonina, o “hormônio do sono”.
  • Suco de cereja. Este suco contém fitonutrientes que elevam os níveis de melatonina. Certifique-se de escolher um suco de cereja pura, sem adição de açúcar, que não tenha sucos de outras frutas misturados.
  • Iogurte e couve. Ser deficiente em cálcio pode tornar mais difícil pegar no sono. Laticínios e verduras como a couve aumentam as doses saudáveis de cálcio.
  • Grãos integrais, nozes e sementes, folhas verdes, feijão e peixe. Estes alimentos são ricos em magnésio, e a falta de magnésio pode tornar o sono mais difícil.

Mesmo que você fique deitado 8 horas por noite, você tem dormido bem durante todo esse tempo? Esses hábitos e alimentos podem estar atrapalhando a qualidade do seu sono:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  • Cafeína. Evite o café e outras fontes de cafeína pelo menos 6 horas antes de ir para a cama. A sua tolerância à cafeína durante a tarde pode variar.
  • Álcool. É um mito que bebidas alcoólicas ajudam a pegar no sono. O álcool começa a agir como um estimulante após algumas horas no organismo, fazendo com que você acorde muitas vezes durante a noite. Consuma moderadamente e evite beber dentro de três horas antes de se deitar.
  • Comer à noite. Se você precisa jantar tarde por motivos particulares, faça desse refeição algo leve e evite os alimentos que tendem a causar indigestão. O ideal é que você jante pelo menos três horas antes de ir para a cama. Se você ficar com fome antes de dormir, faça um lanche pequeno e saudável que possa ajudá-lo a ir dormir mais facilmente.

Você acredita que seus hábitos e os alimentos que consome diariamente ajudam ou atrapalham a ter mais energia? O que deveria mudar em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*