Publicidade

 

Smoothies

O Que é Smoothie e Como Fazer Para Emagrecer

Às vezes, quando estamos de dieta acabamos nos vendo desmotivados por não ter refeições mais elaboradas ou diferenciadas no cotidiano. Sabendo que é importante atrelar a boa alimentação a um cardápio saboroso, praticantes de dieta, atletas e celebridades têm investido cada vez mais nos smoothies.

Publicidade

Eles combinam alimentos super nutritivos que podem garantir uma nutrição eficiente para manter o seu organismo saudável e favorecer a boa forma. Se você está se dedicando para emagrecer e quer inovar no seu cardápio, fique de olho para aprender o que é smoothie e como fazer deliciosas receitas.

O que é smoothie?

Diferenciando-o dos sucos, o smoothie pode ser considerado uma bebida mais encorpada e que conta com 3 ingredientes principais. A maioria das receitas conta com um tipo de líquido, que pode ser considerado a essência da mistura, uma fruta e legumes. É importante não esquecer do gelo, pois ele é responsável pelo sabor refrescante. Pode-se, também, utilizar frutas congeladas.

O líquido “base” pode ser escolhido entre um suco natural de frutas ou vegetais, leite, ou até mesmo iogurte natural. Há quem prefira ainda a água. A consistência do seu smoothie pode variar de acordo com os ingredientes escolhidos.

Smoothie x Shake

Espere, então um smoothie seria o mesmo que um shake? Não é isso que os adeptos confirmam. Para eles, essa nova bebida não pode conter ingredientes manipulados ou industrializados, ou seja, é uma bebida totalmente natural, enquanto o shake pode contar com esses reforços de sabores.

Smoothie x Suco

Ao contrário dos sucos, os smoothies são feitos a partir da mistura de alimentos naturais inteiros, ou seja, não apenas o seu líquido. Ele conta com a fruta de forma completa, ou seja, pode garantir ainda mais benefícios nutricionais, favorecendo ainda mais a saúde com as vitaminas, minerais e fibras contidas nos mais diferentes legumes e frutas.

Essa nova bebida pode ser uma excelente opção para garantir bons nutrientes a pessoas que precisam de uma digestão mais leve e eficaz. O smoothie preserva todos os nutrientes, sendo interessante não só para quem está em dieta para emagrecer ou ganhar peso, mas também para deficientes e pessoas com limitações.

Publicidade

Os sucos são muitas vezes criticados devido às adições de açúcares, o que não ocorre nos smoothies.

Tipos

Os smoothies ganharam mais adeptos recentemente, já que com a rotina de estudo, trabalho, treino e descanso, fica um pouco complicado seguir uma alimentação completamente saudável. Focando na multiplicidade de ingredientes, a seguir você poderá conhecer o que é um smoothie verde, um smoothie da fruta, entre outros tipos, assim escolhendo qual deles é mais compatível com o seu paladar e necessidade:

  • Da fruta: Feito somente com frutas, sem adição de açúcar, tendo sabor doce natural dos próprios frutos inteiros.
  • Smoothie verde: Coloração verde escura, pois nada mais é que a combinação de vegetais verdes escuros, como a couve, o espinafre, e muito mais.
  • Saudáveis: Eles buscam suprir vitaminas e macronutrientes de forma natural. Servem para melhorar a nutrição do corpo como um todo, favorecendo a um melhor comportamento nas atividades do dia a dia.
  • Sobremesa: Combina fontes naturais de açúcar e gorduras boas. Nesta opção, não se descarta a adição de leite, ou que estreita a comparação entre Smoothie sobremesa com Shake.

Preparo

A bebida prioriza o consumo pleno dos nutrientes contidos nos ingredientes, por isso, o ideal é que o preparo seja no momento de consumo, para que todas as propriedades sejam preservadas e melhor utilizadas pelo seu corpo.

Atente para a qualidade e condições das frutas e legumes, tente optar pelas mais preservadas, sem manchas escuras ou escoriações de armazenamento.

Não se esqueça de higienizar todos os ingredientes e utensílios utilizados no processo de seu smoothie. Saber o que é smoothie e como fazer a bebida não significa apenas misturá-las, mas sim preservá-las e melhor utilizá-las até lhe nutrir.

Publicidade

Para fazer a mistura, você pode utilizar liquidificadores, processadores, ou uma shakeira, que possibilita o preparo de uma porção individual e medida.

Receitas

Opção 01: (133 calorias)

  • ⅔ copo de leite de amêndoa (sem adição de açúcar);
  • 1 xícara de couve;
  • 1 talo de aipo;
  • ½ maçã vermelha ou verde;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Opção 02: 230 calorias

  • 1 Kiwi descascado;
  • 1 banana fatiada;
  • 2 talos de aipo;
  • 2 xícaras de espinafre;
  • ¼ de xícara de suco de abacaxi natural.

Opção 03: (374 calorias)

  • 1 abacate;
  • 1 banana;
  • 1 xícara de espinafre;
  • 1 colher (de sopa) de pasta de amendoim integral.

Veja mais:

Dicas

Tente variar o máximo que puder, pois quanto mais opções de smoothies você souber preparar, mais variado será o seu cardápio. Além disso, lembre-se que você pode investir na mudança do ingrediente base, ou seja, pode não só bater os frutos inteiros, mas também acrescentar iogurte, água de coco, e demais líquidos convenientes para sua dieta.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já sabia o que é smoothie? Tem o costume de consumir essa bebida em sua dieta para emagrecer? Quais são suas receitas preferidas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×