Açafrão

O Verdadeiro Açafrão Emagrece? Como Usar e Dicas

O açafrão é um ótimo aliado na cozinha para acrescentar um sabor único aos alimentos. Além disso, muito se tem falado sobre estudos que indicam que o açafrão emagrece por conta de propriedades que podem ser aproveitadas neste sentido.

Vamos discutir abaixo se o açafrão emagrece mesmo e dar dicas de como usar esse vegetal em suas receitas. Vamos também mostrar a diferença entre o açafrão e o açafrão-da-terra (cúrcuma).

Açafrão não é açafrão-da-terra

O açafrão é conhecido como o tempero mais caro do mundo. ele é obtido da flor da espécie Crocus Sativus, cujas hastes alaranjadas contêm o açafrão. Tais hastes são arrancadas à mão por serem muito sensíveis. É estimado que cerca de 80 mil flores devem ser cultivadas para produzir apenas 500 gramas de açafrão, o que justifica o alto custo da erva.

Porém, o seu extrato, por ser mais barato, vem ganhando força no mercado e é muito buscado por pessoas que almejam a perda de peso.

Quanto ao teor calórico, o extrato de açafrão apresenta baixas calorias. Ele apresenta apenas 7 calorias por colher de sopa. Além disso, é altamente nutritivo, apresentando substâncias em sua composição como cálcio, magnésio, potássio e vitaminas dos tipos A e C.

Já o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é um produto bem mais barato e tem propriedades nutricionais diferentes. A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Geralmente, é vendida na forma de pó amarelo, quase laranja. Ambos alimentos são muito nutritivos e trazem muitos benefícios para a saúde.

Agora, vamos voltar a falar do açafrão verdadeiro e como ele pode impactar o emagrecimento.

Açafrão no emagrecimento

Estudiosos afirmam que os benefícios do açafrão para a saúde são conhecidos há muito tempo e isso é confirmado por estudos recentes.

Um estudo publicado em 2010 em uma revista científica de nutrição (Nutrition Research), por exemplo, avaliou os efeitos de um suplemento de extrato de açafrão feito com óleos essenciais em um grupo de mulheres com sobrepeso. Os cientistas não restringiram a dieta alimentar dessas pessoas e foi observado que as mulheres que tomaram o suplemento passaram a comer menos por vontade própria e perderam mais peso do que o grupo que não tomou o açafrão. Isso indica que o açafrão tem um efeito de controlar o apetite e, assim, sustenta que o açafrão emagrece mesmo.

Os autores desse estudos mostraram que os óleos essenciais presentes no açafrão têm propriedades antidepressivas e contra a ansiedade que ajudam a reduzir o apetite.

O mecanismo do açafrão envolve um efeito supressor do apetite que age em neurotransmissores específicos no cérebro diminuindo a vontade de comer. Além disso, o extrato de açafrão é capaz de agir nos níveis de serotonina, corrigindo qualquer déficit da substância que atua no cérebro regulando principalmente o sono, o humor e o apetite.

Assim, ao aumentar a quantidade serotonina no cérebro, você consegue controlar melhor o desejo de comer e é capaz de evitar comer besteiras entre as refeições principais.

Como usar

O açafrão está disponível em sua forma natural, como extrato ou como suplemento. O açafrão ou seu extrato podem ser usado em diversas receitas. Exemplos de receitas envolvem o preparo de arroz, sopa ou guisados em que o açafrão pode ser adicionado como tempero para dar um gosto especial.

Também é possível tomar chá de açafrão, que parece ser a melhor forma de usar o produto para a perda de peso.

Para preparar o chá, ferva a água e adicione uma porção de açafrão fresco e deixe em infusão por cerca de 15 minutos antes de tomar.

Para potencializar os efeitos do açafrão em receitas, não o aqueça a altas temperaturas, pois isso vai fazer você perder os nutrientes e propriedades antioxidantes presentes nele.

Se preferir, você pode procurar suplementos em lojas de produtos naturais e atentar para a quantidade diária indicada no rótulo, não ultrapassando o consumo máximo de 5 gramas por dia.

Dicas e cuidados

O açafrão não deve ser consumido em grandes quantidades. Não existe uma regra bem definida para estabelecer a dose máxima diária de açafrão que pode ser ingerida em riscos. Porém, é relatado cientificamente que uma porção de 5 gramas ou mais pode tornar o produto tóxico. Já uma porção de 20 gramas pode ser até fatal.

Efeitos colaterais

Se você exagerar na quantidade, podem ser observados efeitos colaterais como tontura, náusea, vômito ou diarréia em casos leves e problemas como dormência no corpo, amarelamento da pele ou dos olhos e sangramentos, em casos mais graves. Porém, não há com o que se preocupar, já que é muito difícil alguém conseguir ingerir 5 gramas de açafrão em um único dia.

Se usado a longo prazo e em doses altas, o açafrão pode trazer alguns efeitos adversos indesejados. Por isso, é recomendado seu uso diário por no máximo 2 meses e depois usá-lo só ocasionalmente.

Dentre os efeitos indesejados relatados estão:

  • Arritmia cardíaca;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Alucinações;
  • Alterações de humor;
  • Abstinência ao parar de tomar.

Esses efeitos adversos são observados devido ao aumento da produção de serotonina. Porém, só são observados se a pessoas ultrapassar a dose diária indicada por períodos longos de tempo. Por isso, é sempre importante seguir as recomendações indicadas no rótulo do produto ou de um médico.

No entanto, por ser um tempero caro, o extrato de açafrão na forma de suplemento não é muito concentrado, podendo ser usado diariamente sem medo de ultrapassar a dose recomendada.

É importante buscar extratos de açafrão de marcas reconhecidas de fitoterápicos para ter a garantia de que você está realmente comprando o açafrão. Por ser um suplemento caro, alguns fabricantes podem agir de má fé e colocar outras ervas misturadas ao açafrão, diminuindo seu efeito redutor do apetite. Por isso, é sempre importante buscar boas fontes.

Resumindo, o açafrão emagrece mesmo?

O açafrão tem um poder de reduzir o apetite e atuar na regulação de hormônios neurotransmissores que atuam no controle do apetite, o que consequentemente pode levar ao emagrecimento. Porém, de nada adianta tomar o chá de açafrão, seu extrato ou adicionar o produto em sua dieta se não adotar um plano alimentar saudável e equilibrado.

Desta forma, o açafrão pode te ajudar a emagrecer através da redução do apetite. Porém, ele sozinho não irá fazer milagres. O uso do açafrão pode te ajudar a controlar aquela vontade de comer fora de hora, mas é preciso ter consciência da dieta como um todo além da prática de atividades físicas que devem te ajudar muito mais a perder peso do que o uso isolado do açafrão.

Nestes casos em que há um equilíbrio entre dieta e exercícios, o açafrão pode sim ser um aliado na sua luta contra a balança.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o açafrão emagrece? Já o utilizou na dieta ou em forma de chá ou suplementos alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*