O whey protein feminino é diferente?

atualizado em

Voltado para as praticantes de atividade física que estão em busca de hipertrofia muscular e ganho de força, o whey protein feminino foi lançado com a promessa de apresentar uma formulação que atende às necessidades específicas das mulheres.

Mas será que o whey protein feminino é diferente mesmo? E essas diferenças justificam a troca do whey protein tradicional pelo feminino?

O que é whey protein?

Antes de falarmos mais sobre o whey protein feminino, veja algumas informações sobre o que é e para que serve o whey protein.

Extraído do soro do leite, o whey protein é uma proteína concentrada de alto valor biológico, ou seja, de fácil assimilação e utilização pelo tecido muscular. Isso significa que, após se exercitar, você terá todos os aminoácidos essenciais (os pequenos “blocos” que compõem as proteínas e não são produzidos pelo organismo) necessários para reconstruir as fibras musculares que foram lesionadas durante o treino, resultando em fortalecimento ou crescimento muscular.

Outra vantagem do whey em relação às outras fontes de proteína é que o suplemento praticamente não contém gorduras e carboidratos, o que o torna uma excelente opção para quem precisa de aminoácidos para regeneração muscular, mas não quer exagerar nas calorias nem aumentar seu índice de de gordura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

O whey protein ainda é fonte de glutamina e de BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada, indispensáveis para a recuperação e o crescimento da musculatura.

O que tem no whey feminino?

Whey protein feminino
O whey protein feminino traz alguns ingredientes adicionais

Além dos aminoácidos leucina, isoleucina, valina (esses três conhecidos como BCAAs), arginina e glutamina, que estão presentes no whey convencional, o suplemento feminino contém ingredientes como o colágeno hidrolisado, elastina, proteína isolada da soja e até mesmo óleo de semente de uva.

Para que serve o whey feminino?

Os aminoácidos encontrados no whey protein atuam na regeneração das microlesões sofridas pela musculatura durante os treinos. Isso permite não só a recuperação para a próxima atividade, como também o crescimento muscular, ou a famosa hipertrofia.

Para quem está de olho na balança, o whey feminino pode ser utilizado como fonte de proteínas com baixo teor de gordura e carboidratos. Ou seja, o whey pode ser um substituto para fontes de proteínas que são ricas em gordura, como a carne vermelha, os ovos e os laticínios. E como a digestão das proteínas é mais lenta, em comparação aos carboidratos, o uso do whey protein pode ajudar a regular o apetite e diminuir a vontade de comer o tempo todo.

  Continua Depois da Publicidade  

Já o colágeno e a elastina são responsáveis pela sustentação e manutenção da firmeza da pele, enquanto o óleo de uva hidrata e fornece antioxidantes que combatem os efeitos nocivos dos radicais livres (muitos deles gerados durante a atividade física) sobre todo o organismo.

Como o corpo tende a reduzir a síntese de colágeno a partir dos 25 anos de idade, consumir a proteína através de suplementos hidrolisados de colágeno poderia, em tese, prevenir as rugas e melhorar a saúde do sistema circulatório (a elastina atua na formação da parede dos vasos sanguíneos), das unhas e cabelos.

A proteína da soja por sua vez é rica em isoflavonas, compostos orgânicos que ajudam a atenuar os sintomas da TPM e da menopausa, reduzindo os desconfortos causados pelo inchaço e a variação do humor.

Tipos de whey protein feminino

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos e marcas de whey protein feminino encontrados à venda nas lojas de suplementos esportivos:

1. Iso Woman Protein AGE

O suplemento proteico da Nutrilatina contém 10 gramas de colágeno hidrolisado por porção (de 38g), 26 gramas de proteína, 4,1 gramas de BCAAs e 7 gramas de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

E assim como os demais whey protein para mulheres, o ISO da Nutrilatina contém cromo, mineral que, entre outras propriedades, pode ajudar a diminuir a vontade de comer doces e outros carboidratos refinados.

2. Whey Pro-F

O Whey Pro-F contém em sua fórmula vitaminas e sais minerais específicos para a saúde da pele, unha e cabelos femininos, além de colágeno hidrolisado, fibras e proteína isolada da soja.

Apesar disso, com 6 gramas de carboidratos por scoop (de 33 g), e um baixo teor de proteína (aproximadamente 73%), o Whey Pro-F deixa a desejar quando comparado ao whey convencional.

3. Femini Whey

Formulado com um mix de proteínas da soja e do soro de leite, o Femini Whey fornece 6,2 g de BCAAs por porção (2 scoops de 20 g cada), 4,9 g de carboidratos e 2,1 g de gordura.

O suplemento também é fonte de colágeno hidrolisado e um complexo multivitamínico voltado para o fortalecimento das unhas e cabelos femininos, e ao combate da TPM.

  Continua Depois da Publicidade  

Com um teor proteico de 70% (28 gramas de proteína por porção de 40 g de whey), o Femini whey possui uma concentração de aminoácidos (aminograma) bastante semelhante aos demais whey protein para mulheres.

O whey protein feminino é diferente?

Se formos analisar os rótulos da maioria dos suplementos à base de whey para mulheres, o diferencial se dá, como acabamos de analisar, pela presença de colágeno, elastina e proteína de soja. O restante dos ingredientes (aminoácidos) costuma ser bastante semelhante ao whey tradicional.

Portanto, embora não seja exatamente o mesmo produto, o whey protein feminino não é tão diferente assim do ponto de vista nutricional e funcional. Vamos entender exatamente porque logo abaixo.

Não é tão diferente assim

Muitos especialistas em nutrição acreditam que o whey protein feminino não seja tão melhor que o whey tradicional no quesito ganho de massa magra. E, segundo eles, o motivo é simples.

Ainda que a formulação contenha colágeno e elastina, esses dois nutrientes não seriam suficientes por si só para justificar a compra de um produto que pode ter um teor proteico inferior, e de menor qualidade, como é o caso da proteína da soja, que é menos digerível do que a proteína do leite. 

Em muitos casos, o whey protein custa mais caro que o whey protein convencional. Menos proteína significa menos aminoácidos e consequentemente menor ganho de massa muscular – e menos facilidade para diminuir a taxa de gordura corporal.

E, de acordo com esses mesmos profissionais, o whey protein já contém naturalmente colágeno e elastina, o que não justificaria adquirir o whey feminino só por esses nutrientes. Além disso, o BCAA divulgado com alarde pelos fabricantes de whey protein feminino, também pode ser obtido em boas concentrações a partir do uso do whey protein normal.

Levando tudo isso em consideração, é importante que você procure por suplementos com pelo menos 80% de proteína, e com baixo teor de gorduras e carboidratos. Quanto maior a quantidade de aminoácidos na fórmula, maior o poder de saciedade e menor tende a ser o aporte calórico do suplemento.

Marketing

Para muitos nutricionistas, uma das principais diferenças entre o whey feminino e o whey convencional está na embalagem, e não no conteúdo. Tradicionalmente comercializado em potes grandes e escuros, o whey tradicional pode parecer um pouco “intimidante” para as mulheres, que associam o produto a físicos exageradamente musculosos.

Como grande parte das mulheres que utilizam suplementos está procurando queimar gordura e melhorar a definição muscular sem muita hipertrofia, os fabricantes de whey tiveram a ideia de lançar um produto literalmente mais feminino, comercializado em embalagens menores e em cores mais associadas às mulheres, como o rosa.

Assim, com medo de utilizar o whey e ficarem “muito musculosas”, as mulheres têm maior tendência a aceitar o whey feminino porque o associam a um produto mais suave e menos imponente.

É claro que a fórmula tem, como já vimos, o acréscimo de elastina, colágeno e cálcio, mas eles não tornam o produto tão diferente assim a ponto de merecer uma nova rotulação e uma diferenciação no preço. Podemos portanto dizer que se trata de um whey com menos proteína e mais voltado para o lado estético.

Ou seja: caso seu objetivo seja mais estético e sua intenção seja melhorar a aparência da pele, cabelo e combater a flacidez da pele, o whey feminino pode ser uma opção se você não for tão exigente quanto ao teor de proteínas do produto.

Whey feminino engorda?

Esse questionamento vale na verdade para ambos tipos de whey: quando consumidos da maneira adequada, e como parte integrante de um plano alimentar com menos calorias do que o necessário para manter o metabolismo, o whey não engorda.

Agora, simplesmente acrescentar o whey feminino à dieta e não se exercitar, ou então continuar com maus hábitos alimentares, poderá sim fazer com que você ganhe peso tomando whey. Mas para isso acontecer você teria que tomar uma grande quantidade, já que um shake de whey em si não é muito calórico, tem entre 120 e 140 kcal, em média.

Como tomar

Whey protein feminino
O whey feminino pode ser tomado da mesma forma que o tradicional

Você pode tomar o whey protein feminino da mesma maneira que já utiliza o whey tradicional: com água ou leite desnatado, logo após o treino.

Caso seu objetivo seja perder peso, opte por um whey com baixo teor de carboidratos e sem açúcar, já que o nutriente poderá estimular o acúmulo de gordura na região abdominal.

Preço

Os diferentes tipos de whey para mulheres podem ser encontrados em lojas de suplementos online por valores similares àqueles praticados para o whey tradicional: cerca de R$ 110,00 por pote de 900 g, variando conforme a marca.

Você já tinha ouvido falar do whey protein feminino? Escolheria esta versão por qual motivo em especial? Conhece alguma amiga que tome? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário