Ora-pro-nobis

Ora-Pro-Nobis – O Superalimento Proteico Pouco Conhecido!

Algumas pessoas poderão ter em suas casas uma planta chamada Ora-pro-nobis, bastante utilizada como cerca viva, devido aos seus espinhos pontiagudos, mas extremamente bela, que carrega o ambiente com suas flores. O que muita gente talvez não saiba é que a Ora-pro-nobis, além de tudo, também é comestível, sendo utilizada na região de Minas Gerais como alimento, rica em proteínas, bastante conhecida por lá como o “bife dos pobres”.

Propriedades da Ora-pro-nobis 

Suas propriedades já são bastante conhecidas, principalmente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a Ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida, mas já é um bom começo.

Por ser bastante popular em Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos são eficientes para o tratamento de várias doenças, tanto de origem inflamatória, quanto gastrointestinais, circulatórias, etc.

Benefícios da Ora-pro-nobis

  • Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores;
  • Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro;
  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras;
  • Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes;
  • As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê;
  • A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;
  • Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade;
  • O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia;
  • Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.

Composição nutricional da Ora-pro-nobis

COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS:
Energia26 kcal
Proteína2,00 g
Lipídios0,40 g
Carboidratos5,00 g
Fibras0,90 g
Cálcio79,00 mg
Fósforo32,00 mg
Ferro3,60 mg
Retinol250,00 mcg
Vitamina B10,02 mg
Vitamina B20,10 mg
Niacina0,50 mg
Vitamina C23,00 mg

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição). Entre seus aminoácidos, teremos a lisina e o triptofano em maior quantidade. Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

Como consumir Ora-pro-nobis?

A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

Como preparar Ora-pro-nobis?

Para servir como incentivo, e mesmo matar a curiosidade, vamos passar algumas receitas simples com Ora-pro-nobis. É extremamente simples o preparo e manuseio das folhas.

1. Batatas ao pesto de Ora-pro-nobis

Ingredientes:

  • ½ quilo de batata bolinha, ou algum outro tipo, mas que sejam pequenas;
  • 1 xícara de folhas de Ora-pro-nobis rasgadas com as mãos;
  • ½ xícara de queijo meia cura ralado;
  • 1/3 de xícara de castanha do Pará;
  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem;
  • ½ dente de alho;
  • Sal e pimenta.

Preparo:

Faça primeiramente o pesto, batendo todos os ingredientes no liquidificador, com exceção das batatas. Caso tenha um processador, tecle na função pulsar, pois você não quer que vire um suco. É importante sentir a textura dos alimentos presentes no molho pesto. Reserve.

Cozinhe as batatas, mas deixe-as firmes. Coloque-as numa forma e regue com um fio de azeite e salpique sal e pimenta. Leve-as ao forno médio, pré-aquecido, até que estejam coradas.

Assim que retirar as batatas do forno, despeje o molho pesto sobre elas, e sirva imediatamente.

2. Pão vegetariano de Ora-pro-nobis

Ingredientes:

  • 50 gramas de fermento para pão, aproximadamente 3 tabletes;
  • ½ copo de água morna;
  • ½ copo de água fria;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal;
  • Farinha de trigo até dar o ponto (que poderá ser substituída por farinha integral);
  • 100 gramas de folhas de ora-pro-nobis

Preparo:

O fermento deverá ser dissolvido juntamente com o açúcar, até formar uma pastinha. A seguir, adicione a água morna, mas tenha cuidado para que não esteja quente, pois fará com que o fermento não se desenvolva. Faça um teste no dorso da mão.

Aguarde alguns minutos e verá que a fermentação se inicia, levantando pequenas bolhas. Essa etapa é importante para saber se o fermento está bom. Caso isso não aconteça, descarte e reinicie.

A seguir, junte os ovos, a manteiga e o sal. Deixe aguardando enquanto bate as folhas de Ora-pro-nobis com a água fria no liquidificador.

Agora, junte à massa. Deixe a farinha para o final, onde deverá ser adicionada aos poucos, até começar a soltar das mãos.

Nesse momento, cubra com um guardanapo e deixe essa massa descansar até notar que dobrou de volume.

Divida em duas partes, modele os pães no formato que preferir. Pincele com gema e leve ao forno para assar, em forno pré-aquecido, até dourar.

3. Farinha enriquecida com Ora-pro-nobis

Essa farinha irá enriquecer suas receitas. É feita a partir das folhas desidratadas. Para isso, será preciso colher muitas folhas. Deixá-las em local seco e fresco, até que estejam totalmente desidratadas. Nesse momento, basta triturá-las ou e adicioná-las a seus pratos culinários. Essa farinha é rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais, e fibras. Guarde num vidro com tampa e utilize nos pães, bolos, tortas, panquecas, etc.

Ora-pro-nobis ajuda a emagrecer?

A princípio, sim. Um dos fatores favoráveis ao emagrecimento está diretamente ligado à grande quantidade de fibras que a planta apresenta. Numa dieta equilibrada, as fibras são essenciais para dar a sensação de saciedade, o que nos faz comer menos nas refeições.

Além do mais, elas ajudarão no esvaziamento intestinal mais rápido, evitando que toxinas estejam circulando por nosso organismo, nos livrando de inchaços e retenção de líquidos. Se essas fibras forem ingeridas cruas, mais eficientes serão.

É claro que não basta comer Ora-pro-nobis. Ela é uma aliada entre uma série de outros que precisamos para nos manter magros.

Contraindicações

Até onde se sabe, não há contraindicações ao seu consumo, a não ser por pessoas que apresentem algum tipo de alergia a ela, porém, seus índices de toxicidade são praticamente nulos.

Onde encontrar?

Nos estados do Sudeste é mais fácil, por ser mais abundante nessa região. Em Minas Gerais, é facilmente encontrada, fresca, desidratada, em saquinhos. Costumam vender um saquinho com 200 gramas por algo em torno de R$ 1,00.

Conhecendo melhor

Quem não se apaixonar por seu sabor, seguramente se apaixonará por sua beleza. Incluímos um vídeo amador, onde é possível apreciá-la, em plena floração, cercada de abelhas em processo de polinização. Infelizmente não será possível desfrutar de seu perfume. Confira:

Considerações finais

É uma pena que não se leve a sério o cultivo de Ora-pro-nobis em grande escala. Seguramente, seus valores nutricionais poderiam acrescentar muito aos hábitos alimentares dos brasileiros, principalmente através da farinha enriquecida, que poderia chegar facilmente à nossa mesa.

Sendo possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

Quem nunca provou e gostaria de adquirir uma muda, dê uma vasculhada pela internet. É possível encontrar generosos doadores. Vale a pena!

Você já conhecia a planta Ora-pro-nobis? Já experimentou alguma receita com ela? O que você achou de seu gosto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

72 comentários

  1. Uma questão, se diz que a planta tem 25% de sua composição em proteina, para cada 100 grs da planta não deveria ter 25 grs de proteina ao inves de 2? pois nas carnes essa relação é proxima a isso 100 grs de bife aprox 20 a 25 grs de proteína?

  2. Antonio Domingos da Silva

    Luiz é o seguinte, teor de proteína é sempre calculado sobre a matéria seca. Na planta que tenho foi confirmado mais de 28% de proteína na matéria seca, ou como você poderá ler em analises “MS”. Obs: Analise feita em laboratório de uma universidade de Campo Grande-MS

  3. Aqui em meu quintal , cultivamos esta maravilhosa planta e vários amigos fizeram uso quando estavam em tratamento do câncer e obtiveram excelentes resultados. Outros com anemia, no espaço de um mês quando começaram a faze uso da planta a anemia estava praticamente curada. É uma planta fácil de cultivar.

  4. Estou muito confiante no uso do ORA PRO NOBIS, uso e indico para todos os amigos que tem aceitação.

  5. eu uso sempre e adoro tenho sempre no meu quintal

  6. Ouvi dizer que algumas espécies de Ora Pro Nobis são tóxicas. Como saber qual tipo não é?
    Meu pé veio de Tiradentes MG. Mas estou um pouco insegura em consumi lá.

    • Antonio Domingos da Silva

      Bom dia Dona Marta, é só conferir se as folhas de sua planta são iguais as das fotos aqui mostradas, se forem pode usar sem receio. Outro detalhe, as folhas da Pereskia não tem gosto e nem cheiro, caso contrario não é Pereskia.

    • Como ora pro no bis, ha mais de 40 anos nunca ouvi falar que tem essa planta toxica, uma maneira gostosa de come-la é quando for fazer o feijão vc coloca umas folhas dentro para cozinhar no feijão fica uma delicia, pode também cortar bem fininha e fazer com ovos fritos ou também fazer omelete fica ótimo, cozinhar as folhas dentro do frango é uma delicia. Tem gente que come crua ai não é muito saborosa mas da pra comer. Eu estava com a ferrentina(anemia) baixa passei a consumir todos os dias , uns dois mneses depois fiz novos exames e ja tinha controlado.

  7. Eu já plantei no meu quinta,gostei muito da salada, picada e temperada com azeite e limão.

  8. ANA MARIA DE MEIS PASSOS MANIAUDET

    Alguém pode me dizer porque o meu não floresce? Ganhei uma muda vinda de MG e plantei em Ibiúna,SP. Cresceu bastante, fiz bastante mudas a partir da original. Mas nenhuma delas dá flor. Aqui é região de serra. Temos altas temperaturas durante o dia e baixas durante a noite.

  9. Eu ganhei uma muda há 3 anos atrás. Já repiquei e tenho em meu jardim sob a forma de uma sebe viva. Mas ele nunca floresceu. Alguém pode me responder, por quê?

  10. Antonio Domingos da Silva

    Pessoal: É o seguinte, normalmente só floresce depois de 4 a 5 anos. Às vezes dependendo das circunstâncias pode florescer antes.

  11. A minha tem flores de cor lilás, posso comer sem
    Problemas?

  12. Moro em Curitiba e tenho essa planta em meu quintal. Quem quiser pode entrar em contato que terei prazer em doar mudas.

  13. Olá Geralda Colen! Gostaria de ter uma mudinha, poderia me arrumar uma?

  14. Sugestão de cardápios: cozinhar macarrão e temperá-lo com a ora-pro-nobis refogada com alho,azeite e sal,acrescentando parmesão por cima;uso também as flores como saladas ,dá dó de comê-las de tão lindas,mas para a saúde é espetacular ! Estou em Americana ,SP e tenho mudas para doar.
    Também sugiro que comam nigagori todos os dias,pesquisem à respeito,tenho sementes para doar.

  15. Munira tudo bem? Poderia entrar em contato comigo tb?
    [email protected] com Debora

  16. Qual a diferença entre a que tem flor rosa e a branca, as duas são comestível?

  17. Muito bom. Tenho uma árvore de ora-pro-nobis. Salada muito saciante.

  18. Tenho esta planta em casa. ja recebi várias picadas dos sues espinhos, mas é uma exselente planta para se alimentar.

    • OLa Manoe Porto, uma dica que ajuda muito quando vamos colher as folhas e não ser “picado” pelos espinhos é começarmos a coleta das folhas da ponto do ramo até a base do caule, assim os espinhos ficam voltados para o caule e a picada fica mais difícil OK!

  19. Vi no globo Rural deste último domingo.
    Fui pesquisar agora e descobri tanta coisa positiva, principalmente a solidariedade de tanta gente.

    Tanta carência alimentar no mundo e tb no nosso país, precisamos divulgar mais essa planta. Vou procurar por aqui e plantar no meu quintal.

    Aluízio Gomes,
    São Gonçalo/rj.

  20. Quem nunca comeu frango com Ora-pro-nobis, deveria experimentar. É DIVINO!!! Faço sempre em minha casa. Frango com Ora-pro-nobis ensopado e angu.

  21. Frango com ora pro nobis!!! Divino!!!

  22. Oro pro nobis com costelinha defumada e angu é tudo de bom

  23. Gostaria de sementes de nigagori – melão de são caetano. Quem poderia me arrumar ???

  24. Elizabeth Maria Gonzaga de Moura

    Tenho em casa esta planta maravlhosa. Faço hamburgers de ora pronóbis com mandioca cozida e amassada, muito bom e gostoso !!! Duas partes de mandioca, uma de orapronobis e temperos que gostar, cebola, alho, ou alho poró, sal marinho, as vezes um pouco de curry, ou majericão…o que preferirem ! A liga fica ótima.

  25. Essa planta é maravilhosaaaaaaa! amodepaixão como cerca de 3 vezes ao dia. Fora o suco verde em que ela também é acrescentada. Faz um mês que ha utilizamos mas observamos seus efeitos tanto na pele quanto intestino. Recomendo!!!

  26. Fádia Maria Bittencourt

    Bom dia!!
    Como boa Mineira que sou, tenho em casa esta planta maravilhosa. Além de incrementar minhas saladas e sucos, ainda faço um “viradinho mineiro” com ela que é de comer de rezando. 😀😀

  27. Bom dia caros…sou do Rio de Janeiro. Conheci a planta através de uma receita de pão sem glúten e sem lactose q a leva e estou maravilhada com todas essas informações e relatos de vcs! Gostaria muito de obter uma muda. Posso até compra-la , sem problemas, mas gostaria q alguém me ajudasse nessa tarefa de fornecer-me.
    Muito agradecida desde já.
    Eliane Botelho Franck

    • Joel Silva dos Angelos

      Bom dia Eliane Botelho.
      Moro em Magé – RJ e como ganhei esta muda e não tinha o conhecimento nutritivo dela, estou fazendo mudas para doar e multiplicar. Estou catalogando as receitas que tenho encontrado que o pessoal esta acostuma do a fazer.Abs.

  28. Reneida Alves de Oliveira Braun

    Boa tarde. Sou Reneida alves de O.Braun
    Moro no municio de Porciuncula interior do estado RJ.
    Eu uso a ora-pro- nobis diariamente pela manhã em jejum
    faço o suco juntamente com a folha de couve.
    coloco seis folhas de ora-pro-nobis e uma folha de couve
    dai bato td no liquidificador e tomo um copo duplo.
    faz esis meses q estou usando e o resultado esta sendo excelente.
    Eu cultivo no meu quintal e tenho dado muitas mudas a tds q procuram.

  29. Joel Silva dos Angelos

    Tenho esta planta que ganhei de uma amiga aqui no Rio de Janeiro e após 2 anos ela veio a florir, então fiz um comentário e agora descobri todo valor que esta planta tem, vou fazer mudas para doar aos amigos.

  30. Tenho 2 pés já dei muitas mudas moro em apartamento e estaõ linda estão subindo os pilares sou de Bauru estão maravilhosas

  31. Sandra Regina Martins

    Tenho esta planta em casa com 2 tipos diferentes, uma ela tem uma cor arroxeada atrás, a outra folhas grandes e bem verdes. Agora está crescendo uma outra com folhas menores e mais finas.
    Existe alguma espécie que não pode ser consumida?

  32. Por favor como cuidar da ora pro nobis? Tenho uma em um vaso , está grande mas as folhas estão amareladas

  33. OLa Manoe Porto, uma dica que ajuda muito quando vamos colher as folhas e não ser “picado” pelos espinhos é começarmos a coleta das folhas da ponto do ramo até a base do caule, assim os espinhos ficam voltados para o caule e a picada fica mais difícil OK!

  34. Gente que maravilha de planta é essa que conheci á pouco,, através do professor de Gastronomia do Senac Marília, mais não tenho encontrado se alguém por aqui tiver poderia me dar uma muda,por favor.Moro em Marília interior de São Paulo obrigado eu busco se me doarem a muda …

  35. Alguém tem mudas ou sementes aqui na minha região? Ou que envie pelo correio para Blumenau sc. ?
    Obrigada!

  36. boa tarde, consegui uma muda da planta Ora-por-nobis e plantei no quintal de casa final do ano passado. ela estava crescendo e se desenvolvendo, porém a última geada queimou suas folhas… será que elas nascem de novo? obrigado! parabéns pelo post

    • Pode os ramos uma poda bem bem severa, continue cuidando como antes e em poucos dias terás uma surpresa ao ver como a brotação será intensa. Esta planta não rebrota onde as folhas são tiradas. Somente em galhadas novas. Costumo cortar os galhos d.e onde colho as folhas para evitar que aumente muito e também ter condições de chegar perto para colheita pois tem muito espinhos.

  37. Por favor, sou de Canoas Rio Grande do Sul e gostaria de conseguir mudas da ora pronobis. Se precisar posso até comprá las. Obrigada

  38. Não temos o que discutir, a planta é excelente.
    Mas a informação nutricional sobre as proteínas está confuso.
    Uma hora falou que ela possui 25% da sua composição de proteínas.
    Mas na tabela nutricional mostra que em 100 gramas de folhas, temos 2 gramas de proteínas, ou seja. Apenas 2%. Isso não a faz uma fonte de proteínas na minha opinião. Mas de qualquer forma fiquei curioso pela planta.

  39. Olá , gostaria muito de receber uma mudinha .moro no mato grosso do sul ,por aqui não existe .pago o frete . Desde já agradeço

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*