Publicidade

 

Agachamento com barra

Os 4 Maiores Erros de Iniciantes no Agachamento

O agachamento treina todos os grupos musculares, não apenas as pernas. Além disso, agachar regularmente pode ajudar a liberar hormônios necessários para o desenvolvimento muscular.

Publicidade

O problema é que este movimento é difícil de dominar – até porque é tentador para muitos carregar a barra com muito peso logo nas primeiras vezes, e muitos acabam nunca aprendendo a praticar o movimento corretamente. É por isso que estamos colocando o “rei dos exercícios para os membros inferiores” sob destaque.

Continue lendo para se certificar de que esses erros não lhe impeçam de tirar o máximo proveito do movimento quando for agachar na academia da próxima vez.

Erro 1: Usar a postura genérica da largura dos ombro

Ter os pés afastados na largura dos ombros funciona bem para algumas pessoas, mas outros podem achar uma largura diferente melhor. As bases do quadril de algumas pessoas estão na frente da pélvis, e de outras estão mais para a parte de trás. Sua postura deve refletir isso.

Faça um aquecimento dinâmico e, em seguida, teste até onde você consegue agachar com o peso corporal com a coluna reta usando diferentes larguras no posicionamento dos pés. Use seu melhor resultado como a postura na hora de agachar com pesos.

Erro 2: Pensar que os joelhos não podem passar os dedos dos pés

Levas nessas “dicas universais” à risca, como não permitir que os joelhos passem os dedos dos pés, pode servir para alguns praticantes, mas não é muito prático para aqueles quem possui extremidades longas. Isso quer dizer que manter seus joelhos atrás da linha dos dedos dos pés pode não ser prático se você tiver fêmures longos.

Para manter a geometria e o equilíbrio adequados, os levantadores de longas extremidades e de troncos curtos precisam deixar seus joelhos passarem levemente a linha dos dedos dos pés. Isso traz a profundidade adequada e evita que o agachamento seja focado na parte lombar.

Publicidade

Erro 3: Calçar os tênis errados

Assim como com o deadlift, é importante usar um calçado adequado enquanto agacha para tirar o máximo proveito do movimento. Se você é um praticante de intermediário para veterano, invista num par de tênis olímpicos de halterofilismo. Eles têm a sola rígida, mantêm o tornozelo estável e têm a base do calcanhar ligeiramente elevada, que promovem um agachamento forte, seguro e profundo.

Se você é um iniciante, concentre-se em melhorar a flexibilidade, agachando com os calcanhares planos. Um tênis de academia das melhores marcas funcionará bem.

Erro 4: Esquecer-se da parte superior do corpo

Um bom agachamento com barra também envolve a parte superior do corpo. Para adicionar alguns quilos ao seu agachamento neste local, fortaleça o seu core (núcleo), tentando apertar a barra criando uma tensão externa na mesma com as mãos. Essa tensão adicional envolverá os músculos da parte superior das costas e se traduzirá em um tronco muito mais rígido. Você se sentirá melhor na posição inferior e diminuirá qualquer risco de lesão na coluna no processo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que comete algum destes erros que podem estar atrapalhando os seus resultados no agachamento? O que pretende melhorar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×