Publicidade

 

Os Fisiculturistas Antigamente e Hoje – Que Mudança!

Quando acompanhamos alguma competição de fisiculturismo, como o Mr. Olympia ou o Arnold Classic, é bem provável que fiquemos assustados com o físico de competidores como os americanos Phil Heath e Jay Cutler.

Publicidade

Entretanto, o corpo desses atletas nem sempre foi assim. Nos primórdios do fisiculturismo, os competidores eram um pouco diferentes e foi somente com o passar dos anos que eles alcançaram os corpos que vemos atualmente, como podemos observar nas imagens a seguir:

bodybuilders 1 - Texto 8

Nessa imagem de 1905, época em que surgiram competições de fisiculturismo para homens e mulheres que chegavam a durar vários anos, é possível observar como os músculos dos fisiculturistas ainda não eram tão definidos e desenvolvidos como os que vemos nos dias de hoje e que a roupa de apresentação usada por eles também era um pouco mais comportada.

Um pouco mais tarde, na década de 1930, as competições de fisiculturismo começavam a se consolidar, mesmo que não contassem apenas com a participação de fisiculturistas, mas também boxeadores, ginastas e nadadores.

Nesse período, o halterofilismo ainda não era considerado um esporte e os competidores buscavam alcançar o físico ideal com a prática de outras modalidades.

bodybuilders 2 - Texto 8

A foto acima apresenta um fisiculturista do ano de 1938.

Nos anos 50, o grande nome do fisiculturismo foi o americano Steve Reeves (na foto abaixo), que além de se dedicar ao esporte também tinha uma carreira de ator.

bodybuilders 3 - Texto 8

Como na época poucas pessoas conheciam o fisiculturismo e as competições, os filmes estrelados por Reeves ajudaram na popularização da prática. Ele foi campeão do Mr América em 1947, do Mr. World em 1948 e do Mr. Universo no ano de 1950, é considerado o “Arnold Schwarzenegger de sua época” e representou o papel de Hércules no cinema.

Publicidade

Falando no nome dele, o grande ícone que surgiu no fisiculturismo na década de 70 foi o austríaco Arnold Schwarzenegger. Além de ser o competidor mais novo a levar o título de Mr. Olympia, aos 23 anos de idade em 1970, ele alcançou o título por mais seis vezes – foi o campeão consecutivo até 1975 e ganhou novamente em 1980.

bodybuilders 4 - Texto 8

Schwarzenegger também conseguiu fazer bem a transição da carreira de fisiculturista para a de ator, já que estrelou diversos filmes como “O Exterminador do Futuro” e “Os Mercenários”. Ele ainda foi o governador do estado da Califórnia nos Estados Unidos entre os anos de 2003 e 2011.

bodybuilders 5 - Texto 8

Após anos de evoluções das competições e técnicas nos treinamentos de musculação, a imagem acima do americano Phil Heath, campeão do Mr. Olympia deste ano, mostra como o físico dos atletas sofreu modificações ao longo das décadas.

Heath, que nasceu em Seatlle e tem 34 anos de idade, vem se consolidando como um dos grandes nomes atuais do esporte, após ganhar o Mr. Olympia quatro vezes seguidas – de 2011 a 2014.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Em que fase do fisiculturismo você acha o corpo dos atletas mais bonito, independente da evolução demonstrada? Qual é o seu fisiculturista preferido de todos os tempos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Frank Zane sem sombra de dúvidas, mas o corpo mais perfeito ainda não é o dele.

  2. Na primeira foto logo no início da página, dos fisiculturistas Arnold foi o único que esqueçeu as pernas em casa, então mesmo eu gostando dele, acho que houve muita máfia ou naquela época os caras não olhavam muito os musculos inferiores, bizarro isso vai entender.

  3. Vejo os anos 70 e 80 o auge da densidade muscular,(Franco Collumbu,Lou Ferrigno,Arnold), nos 90 /2000 o enriquecimento foi melhor (Ronnie Coleman,Jay Cutler)…no atual nao consigo ver uma analise sobre o culto ao musculo, e sim o climax da exaustao do proprio,trazendo uma ideia de “Touro enraivado enjaulado”,………..Sem sombra de duvida, atualmente,Kai Grenne demonstra a melhor performance cultista muscular, nao forçando sua aparencia, ao contrario de Phill Heat, msm tendo uma genetica bem propicía.Logo Em opiniao pessoal: Kai Grenne atualmente,Franco Columbu 80 ((70 considero o Arnold), e imbutido ao propio esporte, o lendario Mike Mentzer

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×