Publicidade

 

Suplemento Vermelho

Óxido Nítrico: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

Óxido nítrico, também conhecido como monóxido de nitrogênio, é uma substância química gasosa, incolor e conhecida por mediar processos que ocorrem dentro e fora das células. Esse óxido é capaz de se dissolver em gorduras, óleos vegetais e outros lipídios.

Publicidade

O óxido nítrico é uma molécula simples, comumente encontrada no ar atmosférico, porém em pequenas quantidades. Considerado altamente tóxico, pois possui radicais livres (elétron sobrando), tornando-o altamente reativo.

Para que serve

Para compreender melhor para que servedo óxido nítrico, é necessário entender como esse composto químico age no corpo e seus efeitos. Primeiramente, pode-se citar que o óxido nítrico age diretamente no relaxamento do músculo liso da parede dos vasos sanguíneos, dilatando-o. Por esse fator, o fluxo do sangue aumenta, diminuindo a pressão arterial. O óxido nítrico, produzido pelas células do sistema imunológico, possui a função de combater bactérias. Age, também, como neurotransmissor das células nervosas para as demais.

Óxido nítrico possui o poder de produzir a hemodilatação nos músculos, pois, como já dito, ele dilata os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo do sangue. Por esse fator, pode-se associar o maior fluxo sanguíneo com a recuperação muscular, processo que acaba por se tornar mais rápido. O óxido nítrico, portanto, acelera a recuperação muscular e o ganho de massa magra, força e resistência, levando os nutrientes de forma mais ágil e eficiente para o tecido muscular.

Entendendo para que serve o óxido nítrico, fica mais fácil de compreender o porquê de existir tantos suplementos no mercado com essa substância em sua fórmula. O corpo possui mecanismos que dissolvem qualquer agente que possua óxido nítrico em sua fórmula, por meio de um valor específico do pH. Com a ajuda de suplementos, tornou-se possível controlar esse valor de pH, levando o corpo a aceitar os agentes que liberam óxido nítrico, mantendo essa substância presente no organismo por mais tempo.

Outros benefícios

O suplemento de óxido nítrico ainda possui outros benefícios ao corpo humano, como o tratamento da disfunção erétil, por exemplo. Uma das principais causas desse problema que acomete milhares de homens no mundo é o fenômeno de atrofiamento dos vasos sanguíneos e, como o NO2 é capaz de melhorar a circulação do sangue, este suplemento é capaz de levar a uma maior fluidez de sangue aos órgãos sexuais. Esse papel é fundamental para a saúde sexual e geral.

Como Tomar

Para aprender como tomar o suplemento de NO2 (óxido nítrico), deve-se prestar atenção nas indicações da embalagem de cada produto, pois as recomendações variam de marca para marca. Por exemplo, existem embalagens que indicam o consumo desse suplemento em até 30 minutos antes do treino, diluindo duas colheres do produto em água (até 600ml, fria).

Publicidade

Outros suplementos indicam quantidades diferenciadas para dias de treino e de descanso, diluindo de duas a três colheres em água ou outra bebida de sua preferência (300ml). Deve-se ingerir 30 minutos antes do exercício, sem ter consumido nenhum alimento anteriormente. Em dias de descanso, pode-se utilizar o suplemento de NO2 como parte da dieta, consumindo sua quantidade em dias de treino pela metade (1 colher diluída em 150ml).

Há relatos de suplementos que indicam o consumo do óxido nítrico em até 30 minutos antes do treino, diluindo-o em água. 

Aumentando o NO2 de forma natural

Um gás que é produzido naturalmente pelo corpo funciona como neurotransmissor, dilatador dos vasos sanguíneos, redutor da pressão arterial. O óxido nítrico traz muitos benefícios, mas não é só com suplementos que uma pessoa consegue otimizar seu papel no organismo. Com algumas dicas, pode-se potencializar os efeitos desse gás, de forma natural.

A primeira dica é comer beterraba e raiz de beterraba. É possível consumi-las em forma de suco e em diversas outras receitas, mas é importante adquiri-las em sua forma orgânica. Beterraba impulsiona a produção de óxido nítrico no corpo e ajuda a melhorar seus níveis energéticos, já que esse alimento é rico nessa substância. Outros benefícios da beterraba incluem a melhora da imunidade e proteção contra o câncer.

Outra dica é consumir extrato de espinheiro-alvar. Este produto é frequentemente utilizado para prever as paredes arteriais de tornarem-se revestidas por uma placa, que funciona como um bloqueador do canal de cálcio. Além disso, ele dá uma ajuda extra às células que compõem os vasos sanguíneos a secretar óxido nítrico.

Publicidade

Exercitar-se todos os dias também é uma forma de aumentar a quantidade de óxido nítrico do sangue. Com essa prática diária, o coração precisa bater mais forte para levar oxigênio ao corpo. Essa pressão a mais que ele terá que fazer, gera uma maior quantidade de óxido nítrico a ser liberada.

Consuma mais aminoácidos, como a arginina e a citrulina. Frutas e nozes são as melhores fontes vegetarianas desses aminoácidos, mas estes também existem na carne e nos derivados do leite. Os antioxidantes presentes nas frutas e nozes também são responsáveis por proteger o óxido nítrico que é criado ao consumir esses alimentos. A citrulina é reciclada em arginina, a qual produz mais óxido nítrico.

Essas quantidades variam de 3 a 9 gramas de suplemento por dia.

Efeitos Colaterais

Existem poucos relatos com relação aos efeitos colaterais da suplementação com óxido nítrico, visto que ele é um agente naturalmente produzido pelo corpo.

Porém, há relatos de que os vasodilatadores, como o suplemento de óxido nítrico, geram uma queda inesperada da pressão sanguínea, o que pode gerar tonturas, dores de cabeça, náuseas, taquicardia, retenção de líquidos etc.

O principal é atentar-se à informação nutricional do suplemento de NO2 e verificar se há qualquer substância que cause algum efeito negativo em seu organismo. Alguns suplementos, por exemplo, contêm cafeína, estimulante que pode gerar complicações para as pessoas mais sensíveis.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que já tomou suplementos com óxido nítrico? Usaria esse tipo de suplemento para melhorar a sua performance? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Tres plantas fundamentais para a saúde humana: Moringa, Nim e o Noni. A Moringa fortifica o sistema imunológico e mata os parasitas e o Nim acaba com a desova e reprodução parasitaria e o Noni revitaliza as células por meio do óxido Nítrico e faz uma melhora total no corpo humano. Nunca deve esquecer que a Moringa tem que alimentar todos os dias para continuar fortalecendo o sistema imunologico humano.

  2. Obs: Sugiro que conserte fórmula molecular, pois o certo é “N2O” e não “NO2”. Mas de forma geral eu gostei do conteúdo apresentado

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×