Publicidade

 

Picolinato de Cromo

Picolinato de Cromo: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

O mercado de suplementos e compostos emagrecedores possui um peculiar composto chamado picolinato de cromo, vendido como o mineral milagroso que ajuda a emagrecer (dentre outros efeitos, os quais veremos detalhadamente mais para a frente). Como a maioria dos suplementos nutricionais, o picolinato de cromo é encontrado, em sua maioria, na forma de cápsulas e nem todos os seus usos foram regulados pela FDA (Food and Drug Administration).

Publicidade

O cromo é um mineral natural encontrado em muitos suplementos e em alguns alimentos, como carne, ovos, alimentos processados, gorduras e óleos vegetais. Também está presente em outras comidas, desta vez mais saudáveis: cenouras, batatas, brócolis e grãos. O cromo, associado ao picolinato, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano, e é por essa razão que é vendido nessa forma pelos mercados de suplementos.

Para que serve

Agora que já está claro o que é o picolinato de cromo, chegou a hora de esclarecer como age no corpo humano e para que serve esse composto. Como já foi visto, essa combinação de cromo e picolinato produz um composto natural que produz inúmeros efeitos se consumido por humanos.

Umas das principais funções do cromo é de efetivar o efeito da insulina; a falta desse mineral pode levar a sérios danos aos sistemas dependentes de insulina, que é responsável por elevar os níveis de glicose no sangue, como após as refeições, fornecendo energia. Outro papel importante da insulina é de atuar no metabolismo do carboidrato, da gordura e da proteína.

Na medicina alternativa, o picolinato de cromo é comumente utilizado para abaixar o colesterol e otimizar a utilização de glicose pelo corpo. Vendido no mercado de suplementos, o picolinato de cromo é conhecido por ajudar na perda de peso, ao passo que auxilia na redução de gordura corporal e na construção de massa muscular.

Picolinato de cromo ajuda a emagrecer?

Estudos que abrangem a suplementação com o picolinato de cromo demonstram que há alguns pequenos benefícios deste composto na perda de peso ou de gordura. Porém, esse benefício é muito pequeno e as pesquisas mostram que o que se pode perder com o picolinato de cromo é aproximadamente 1 quilo.

Não há estudos que comprovem que o picolinato de cromo emagrece sem o auxílio de dieta e exercícios físicos. Dos diversos estudos sobre o assunto, um deles foi publicado no International Journal of Sport Nutrition e testava os efeitos da dosagem diária do picolinato de cromo, durante nove semanas. As cobaias desse estudo eram jogadores de futebol e foram analisadas as mudanças na porcentagem de suas massas musculares, gordura corporal e força. Assim como diversas outras pesquisas, o picolinato de cromo não trouxe mudanças efetivas na composição corpórea ou na força desses jogadores, mesmo durante seus treinos.

Os estudos que possuem animais como cobaias apresentam mudanças significativas nas porcentagens de gordura e de massa muscular dos mesmos. Porém, os que utilizam humanos não indicam picolinato de cromo como suplemento para dietas, pois seus efeitos são mínimos ou nulos no organismo.

Publicidade

Alimentos que contêm cromo

Como já foi dito, o cromo é um mineral natural presente em diversos alimentos, mesmo que em pouca quantidade. Dietas baseadas nesses alimentos não são tão eficazes, pois a quantidade de cromo presente neles é muito afetada e prejudicada pelos processos da agricultura e da indústria.

Porém, vale a pena investir nos seguintes alimentos, que são ricos em cromo: brócolis, suco de uva, batatas, alho, manjericão, suco de laranja, peito de peru, bife, pães integrais, vinho tinto, maçãs, bananas e vagens. Já as comidas ricas em açúcar, principalmente a sacarose e frutose, contêm pouco cromo e devem ser evitadas.

Benefícios

O picolinato de cromo é promovido na sociedade como um suplemento milagroso capaz de trazer inúmeros benefícios, como ajudar a combater as diabetes, obesidade e a construir massa muscular.

A verdade é que o cromo é um importante mineral e cheio de benefícios, o qual ajuda a processar carboidratos e gorduras, além de otimizar o papel da insulina, como vimos anteriormente. Por esses fatores, acredita-se que esse suplemento ajuda na perda de peso, além de diminuir o apetite, aumentar a energia e a força. Porém, esses fatores não são todos comprovados cientificamente e é importante que um médico ou nutricionista aconselhe o consumidor se o melhor suplemento a tomar é de fato o picolinato de cromo.

Como tomar

Depois de consultar um médico e constatar que, de dato, o picolinato de cromo é a melhor opção para você, resta saber como tomar esse suplemento. A ingestão deve ser entre 25 e 35 mcg diariamente e durante uma das principais refeições. A dica é não exagerar no consumo, pois isso poderá desencadear diversos efeitos colaterais severos. 

Efeitos colaterais

Assim como a maioria dos suplementos e medicamentos, o picolinato de cromo possui alguns efeitos colaterais se consumido diariamente, principalmente se combinado a outras substâncias.

Se a pessoa possui alergia a qualquer composto presente nesse mineral, é importante evitá-lo. Pessoas com diabetes, câncer ou problemas no sistema imunológico devem consultar um médico antes de medicar-se.

Alguns estudos mostram que os efeitos colaterais do picolinato de cromo podem ser excessivamente severos, acarretando mudanças no DNA em razão à combinação dele com outras substâncias químicas, podendo levar ao câncer. Além disso, há relatos que esse suplemento irrita o sistema gastrointestinal, podendo desencadear úlceras e algumas dermatites.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado a suplementação de picolinato de cromo? Quais foram os resultados desta pessoa? Você tomaria este suplemento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (440 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

44 comentários

  1. Três propagandas para ler um artigo? Vocês batem direito na cabeça?

  2. ola comecei a tomar picolinato de cromo .. a 3 dias
    gostaria de saber mais sobre este remedio no meu email~
    alguem pode me informar se eu continuo ou nao?..
    att Léiah bazzuco

    fazendo dieta
    e esteira em casa. posso continuar tomar?

    o meu problema tem sido o doce.
    dai cheguei em um estabelecimento, que vende naturais me indicaram esse.

    • Olha eu tomo recomendado pela média endocrinologista, mas não tenho problemas com doce, nunca gostei de doces, isso me ajuda muito, tem que haver uma dieta e andar trinta minutos pelo menos 3 vezes por semana+

    • Ozileia,hoje estava lendo sobre picolinato de cromo e vi a sua pergunta o que posso te ajudar é que não se deve usar o picolinato de cromo pois estudos em ratos mostrou que causa danos nos cromossomas prefira usar os alimentos que possuem cromo e voce estará bem servida.

    • Prezada Ozileia, Essa substância “PICOLINATO DE CROMO” está sendo inclusive em produtos ditos afrodisíacos, o CROMO concorre com o IODO, como a maioria dos ocidentais têm carência de iodo, principalmente os brasileiros, ele atua roubando o iodo da tireóide, causando e aumentando a hipotiroidismo. Portanto, lhe aconselho não usá-lo. Beba mais água, evite refrigerante, elimine da sua vida adoçantes, elimine gorduras trans, sorvetes, e açúcar refinado, durma em total escuridão. Não use computador, celualr ou televisão no seu quarto. eles produzem energias eletro-magnéticas, essas energias causam obesidade, beba água alcalina e tenha excelente saúde e vida longa! Beijo carinhoso, Toshi

      • Olá, minha nutricionista me indicou este suplemento mineral, como inibidor de doces, etc…estou em duvida se devo tomá-lo.
        Peço sua orientação e opinião.
        Abraços,

      • Esclarecedor seu depoimento. Obrigada!

      • Senhor Okasawa Toshi, muito obrigada por suas informações, foram muito úteis a mim, quase comprei hoje o picolinato de cromo, com suas informações tive certeza de que iria fazer besteira, tomo iodo lugol regularmente, tenho SOP, sinto uma enorme melhora, antes minha menstruação atrasava quase um ano, agora vem mais regular, alem de ter conseguido perder peso e gordura localizada, sinto-me muito mais disposta, tomo juntamente o cloreto de magnésio, o solo brasileiro é muito pobre neste mineral, que está presente em maior quantidade em solo vulcânico.

        Gostaria de saber senhor Okasawa Toshi, o senhor trabalha com medicina holística?

        beijo em seu coração, Victoria

      • obrigada Sr TOSHI, por ser claro e objetivo.

  3. bboa noite.
    quais os outros beneficios deste supremento?

  4. Tenho Ovário Policístico e depois que comecei a tomar o Cromo aliado a uma dieta que diminui carboidratos, refrigerantes e açúcares tive bons resultados:
    – Dimuição da queda de cabelos;
    – Diminuição de pêlos na face;
    – Dininuição na vontade de tomar refrigerantes ou comer doces.

    Vale lembrar que eu faço exercícios físicos e tomo o Cromo junto com o almoço, que é minha principal refeição e apenas uma pílula.

    • Olá, eu tbm tenho SOP e faz menos de 1 mês que estou tomando o picolinato de cromo, até então já senti uma boa diferença, ate a menstruação que vinha a um tempo veio. Estou satisfeita e espero q faça mais efeitos.

  5. vocês evitaram os meus comentários, porque? Marquei todos os campos corretamente, ainda assim, fui execrado.

  6. João Carlos Johanson

    Toshi, você deu de bandeja muita informação extremamente útil, e de forma ultra resumida, coisa que gastei umas três semanas, inclusive durante todo o período de minhas férias de 15 dias, pois meu pai desenvolveu câncer e estive correndo atrás de muita informação. É lamentável que mesmo com a sua extrema boa vontade demonstrada, aparentemente ao menos, as pessoas não dão valor pela falta de conhecimento, ao invés disso, poderiam socializar pois perguntar não é vergonhoso, pelo contrário, vamos girar a roda do conhecimento meu povo.

  7. oi tenho 63 e tenho diabete,tomei o picolinato de cromo depois do almoço e fiquei com a barriga inchada
    devo tomar esse remédio depois ou antes dessas refeiçoes?

    • Bom, pelo que eu li não pode ser usado por diabéticos.

      • Pelo que sei o pre diabetico como eu fui tomei e a minha glicemia baixou ,esta semana apos tomar cafe a glicemia seu 96 sendo que a mais de 1 ano media 113 ,108 , acredito que ate o diabetico tipo 1 pode tomar sim vai abaixar bem a glicemia.

  8. Só ñ associem o cromo ao colágeno. No ano de 2014 quase morri após ingestão das cápsulas. Irineu o dia inteiro, sensação de desmaio, vômitos e tremores. Meus olhos ficaram fundos de tanto urinar e enjoar. Quando foi a noite tive crises horríveis de câimbras d precisar ficar internada devido a perda de potássio.Iniciei hoje o uso do mineral associado a outras substâncias naturais. Até agora ñ tive nenhuma reação ruim, ao contrário, estou menos ansiosa, não senti fome depois que acordei do sono da tarde e quando comi senti uma breve saciedade. Espero que eu acerte desta vez!

  9. sou transplantada gostaria de saber se posso fazer uso desse medicamento

  10. Olá gente ! Perdi 15 kgs tomando picolinato de cromo . Fiz caminhada associada . Sai de 100kg e fui pra 85 kgs em 1 mês . Parei de tomar e estou sentindo cansada e fadiga . Vou voltar a tomar, só gostaria de saber por quanto tempo posso tomar !

    • Esse suplemento é natural tomei e tive um belo resultado não faco dieta tenho uma balança em meu WC Onde me peso todos os dias e perco gramas sempre no final do mês perco peso. Amo esse milagroso chromo o meu acabou de chegar comprei 120 cápsulas por 33 reais. Ou seja da para 4 meses. Não faço exercícios e como tudo que quero, aos poucos meu apetite vai diminuindo e vou me adaptando a quantidade menor a cada dia. Sou impextensa e não me dá efeito colateral algum. Porém cada um tem seu metabolismo. Exemplo para saber se o seu tb e bom. Se pese antes de dormir e ao acordar na balança digital se perder até 1kg tu tens um belo metabolismo. Lógico q ao decorrer do dia seu peso irá normalizar n e mágica perder 1kg por dia. Heheh apenas uma dica. Amooooo chromo de picolinate ❤

  11. Boa noite, estou querendo começar a tomar o policolinato de crono, mas gostaria muito de saber se realmente emagrece e não prejudica a saúde, e pra quem gosta de tomar cerveja no final de semana tem algum problema?

  12. Olá eu tenho pressão alta e gostaria de saber se eu posso tomar?

  13. Gostaria de sabe se o cromo da lesera na cabeça e abaixa presao

  14. Posso fazer uso do picolinato de cromo junto com a noz da índia ? Alguém pode me informar

  15. Prezados, boa noite. Hoje observei alguns comentários sobre o picolinato de cromo e tenho algo a dizer: começando pelo fato de que forças eletromagnética não causam obesidade e não tem nada a ver com o picolinato… as forças eletromagnética estão presentes no nosso dia a dia e uma consideração a se fazer seria o prejuízo lento que elas promovem para o campo magnético gerado pelos chacras. Para que o picolinato de cromo pudesse promover grande prejuízo teria-se que fazer uso constantes e em dosagens altas. Considerando que cada indivíduo reage de maneira diferente a uma dosagem pequena e a baixa concentração, como é caso dos suplementos vendidos, ainda assim teríamos alguma resposta para perda de gordura. Poderia passar o resto da noite explicando o assunto, porém, a questão é: tudo na vida em excesso causa prejuízo.
    Att, Carlos Pestana
    [email protected]

  16. Olá, fui em uma nutricionista e falei sobre minha imensa vontade de comer tudo o que via pela frente logo depois do almoço, eu tinha muita gula e mesmo depois de satisfeita eu queria comer mais. Comecei uma dieta, faço exercícios e tomo uma cápsula de Picolinato de Cromo logo após o almoço, já vi toda diferença. Não sinto mais a necessidade de comer após o almoço, faço um lanche saudável entre 15h e 16hrs. Estou gostando dos resultados.

  17. Olá bom dia gostaria de saber tou tomando os produtos dá hebalafe posso tomar chromuim assim mesmo não vou passar mal obrigada

  18. Boa tarde! Tenho dúvidas em usar o Picolinato de Cromo. Meu marido está com a diabetes muito alta e me indicaram em usar esse medicamento mas em vez de capsulas usar o sublingual, tem alguma contra indicação

  19. Eu tenho hipotiroidismo.
    Então não posso tomar o picolinato de cromo?

  20. No frasco que comprei diz para tomar 30 minutos antes das refeições. Qual seria o certo?

  21. Mônica Conceição Rangel de Araujo

    Eu tenho hipotireoidismo e queria saber se posso tomar o picolinato de cromo?

  22. Mais ou menos um mes comecei a tomar o picolinato de cromo pela primeira vez em mais de um ano minha glicemia mediu 96 no meio do dia apos comer e tomar cafe , sim sinto um pouco de fadiga e um pouco de cansaço mas diminuiu a fome e a vontade de comer doces acabaram tomo uma capsula por dia antes do almoço , mas sinto que a glicemia abaixa muito tenho que comer algo sempre de 3 em 3 horas , o produto em si é muito bom ,minha glicemia dava 113 em jejum abaixou bem será que estou no caminho certo ?

  23. Oi. Comecei a tomar o picolinate a aproximadamente 2 semanas e estou gostando dos resultados tais como redução da vontade incontrolável que eu tinha de comer muito carboidrato.

  24. Gente do céu!!! Muitos tomam por contar própria outros foi indicado pela nutricionista e Qual o motivo de tanto medo? Vamos lá meu povo ter fé e coragem no que se faz e parar de tanta dúvida não adianta perguntar a um é a outro cada um tem uma experiência própria, eu por exemplo tenho alguns problemas de saúde mas tomo e venho mantendo o peso tranquilamente o resto é resto

  25. Vou recomeçar a tomar o picolinato, só que agora combinado com exercícios e também uma alimentação mais regrada. Tomara que me ajude neste processo!!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×