Mulher com lesão no joelho

Pílulas Anticoncepcionais Podem Ajudar a Reduzir Risco de Lesão no Joelho

Pesquisadores da The University of Texas Medical Branch, em Galveston, descobriram que as mulheres que tomam a pílula anticoncepcional, que diminuem e estabilizam os níveis de estrogênio, foram menos propensas a sofrer graves lesões no joelho.

Isso explica também por que as atletas do sexo feminino são também 1,5 a 2 vezes mais propensas do que os atletas masculinos a romper seu ligamento cruzado anterior ou LCA. O LCA é um ligamento que liga as partes superior e inferior do joelho.

O dano a este ligamento é uma séria lesão atlética que pode significar uma mudança na carreira para muitos. As taxas de retorno após a lesão do LCA chegam perto dos 49% entre jogadores de futebol. Além disso, essa lesão pode levar a problemas ao longo da vida como instabilidade no joelho, alteração no ritmo de caminhada e artrite de início precoce.

Usando uma base de dados nacional de 23.428 mulheres jovens entre 15 e 19 anos, o estudo descobriu que as mulheres com uma lesão no LCA do joelho que estavam tomando a pílula anticoncepcional eram menos propensas a precisar de cirurgia corretiva do que as mulheres da mesma idade com lesões de LCA que não usavam a pílula anticoncepcional.

Os pesquisadores propuseram que o hormônio hormonal feminino torna as mulheres mais vulneráveis ​​à lesão do LCA, enfraquecendo esse ligamento. Uma pesquisa anterior descobriu que mais lesões de LCA em mulheres ocorrem durante os pontos de seu ciclo menstrual quando os níveis de estrogênio estão altos.

“As pílulas anticoncepcionais ajudam a manter níveis mais baixos e mais consistentes de estrogênio, o que pode impedir a fraqueza periódica do LCA”, disse o autor principal e aluno Ph.D Aaron Gray. “Com isso em mente, examinamos se o uso de contraceptivos orais protege contra lesões de LCA que requerem cirurgia em mulheres”.

As mulheres entre 15 e 19 anos que necessitaram de cirurgia reconstrutiva de LCA (a faixa etária com maiores taxas de lesões de LCA) eram 22% menos propensas a usar a pílula anticoncepcional do que as mulheres não lesionadas da mesma idade.

Gray disse que a puberdade pode explicar o elevado número de casos de lesões de LCA em mulheres jovens dessa idade. Durante a puberdade, há um aumento acentuado nos níveis de estrogênio, bem como surtos de crescimento nas pernas. Após um desses surtos de crescimento, leva tempo para que a adolescente desenvolva uma boa coordenação com os membros recém-alongados.

“As atletas jovens atualmente usam pílulas anticoncepcionais por várias razões, incluindo ciclos mais previsíveis e períodos mais leves”, disse Gray. “A redução do risco de lesão poderia ser adicionada a essa lista com futuras investigações”.

Os resultados estão atualmente disponíveis no Medicine & Science in Sports & Exercise, o jornal oficial do American College of Sports Medicine.

Você conhece alguém que tenha lesionado o ligamento cruzado anterior? Já percebeu que mulheres que correm são mais propensas a se lesionar do que homens? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*