Polenguinho Engorda? Calorias e Análise

Entre as várias marcas de queijo disponíveis no mercado, talvez uma das mais antigas seja o Polenguinho.

Uma marca consolidada, que desfruta de idoneidade e confiança por parte de seus consumidores, mas que ainda desperta algumas perguntas: Polenguinho engorda? Tem muitas calorias? Eleva o colesterol?

É o que vamos saber abaixo.

Quais os melhores queijos para a saúde?

Os mais prescritos para quem está em dieta são os queijos brancos. Quanto mais brilhante e amarelo for o queijo, mais rico em gordura ele será.

Embora seja um alimento rico em proteínas e cálcio, a gordura de origem animal dos queijos, além de engordar, aumenta consideravelmente os níveis de colesterol.

Os queijos amarelos também são os mais calóricos e mais salgados. Há exceções: o queijo Cheddar, por exemplo, é amarelo, mas leva bastante corante para atingir o tom. Um dos campeões em gordura é o queijo gorgonzola.

Os queijos brancos ou preparados lácteos mais saudáveis são: Cottage, ricota fresca, queijo frescal light, Polenguinho light, requeijão cremoso light e creme de ricota light.

Polenguinho engorda?

Levando-se em conta o que acabamos de ver, podemos entender que Polenguinho engorda tanto quanto os queijos brancos comuns.

Atualmente, a indústria já fabrica a versão light do produto. Vamos ver ambos, comparativamente:

Tabela Nutricional Comparativa

TabelanutricionalQueijoCottageCreme de ricota lightRicota frescaQueijo frescal lightPolenguinholightRequeijãoCremoso

light

Porção30g30g30g50g30g30g
Calorias25.2 kcal44 kcal30 kcal37.2 kcal52 kcal56 kcal
Carboidratos0g1.2g0g1.02g1g1g
Proteínas4.2g3.7g3g3.9g3.9g4g
Gorduras totais0.9g2.7g2g1.92g3.6g4g
Gorduras saturadas0.6g1.7g1g1.2g2.2g2g
Sódio90mg104mg127mg162mg273mg140mg

Quando comparado aos outros produtos lácteos, o Polenguinho light só perde para o requeijão cremoso, em calorias, mas mesmo assim é um alimento de baixo valor calórico, desde que não se ultrapasse uma unidade.

É o campeão de sódio, que promove a retenção hídrica, provocando inchaço e consequente ganho de peso, portanto, esse é um dos indícios de que Polenguinho engorda mesmo em sua versão light. Por isso, deverá ser consumido moderadamente.

Polenguinho x Polenguinho light 

E quando comparamos os dois principais tipos de Polenguinho?

Tabela nutricional Polenguinho 30gPolenguinho light 30g
Calorias em kcal8552
Proteínas em gramas3.03.9
Carboidratos em gramas1.01.0
Gorduras em gramas7.73.6

O Polenguinho tradicional é bem mais calórico que sua versão light, portanto, a versão tradicional de Polenguinho engorda mais ainda. Tem quase o dobro da gordura, mantendo carboidratos e proteínas equivalentes. Se você realmente não conseguir ficar sem, opte pela versão light.

Informações sobre o produto

Segundo o fabricante, os ingredientes que fazem parte do Polenguinho são: queijo estepe (leite pasteurizado, fermento lácteo, cloreto de cálcio, corante natural de urucum, conservante nitrato de sódio), água, leite concentrado integral, leite em pó, manteiga, sal refinado, estabilizantes polifosfato de sódio, citrato de sódio, acidulante ácido cítrico e conservante ácido sórbico.

O que é queijo fundido ou processado?

Polenguinho é um queijo processado UHT. O que isso quer dizer?

Os queijos fundidos ou processados surgiram quando os europeus, principalmente suíços e alemães, precisaram exportar seus produtos para países tropicais.

Devido ao clima muito quente, a dificuldade os obrigou a desenvolver um tipo de queijo que aguentasse essa variação de temperatura, sem precisar de refrigeração.

Queijo fundido ou processado é uma mistura de queijos variados, onde poderá ser adicionada água, creme de leite, manteiga, entre outros ingredientes, incluindo saborizantes e citrato de sódio.

A base dos principais queijos fundidos brasileiros são o queijo tipo Cheddar e o Estepe, sendo um dos mais conhecidos o Polenguinho.

Benefícios do Polenguinho

  • Como fonte de cálcio, fortalece ossos, unhas e dentes;
  • As proteínas ajudam a fortalecer e formar a musculatura, portanto, os praticantes de exercícios para hipertrofia poderão inserir Polenguinho à sua dieta;
  • Fornece vitaminas e minerais.

Quem não deve consumir o produto?

  • Indivíduos intolerantes à lactose: Como podemos observar, a quantidade de leite presente em sua composição é grande. Nesse caso, é melhor evitar seu consumo;
  • Pessoas com colesterol elevado: A gordura de origem animal deve ser evitada por pessoas com hipercolesterolemia.

Queijo Tipo Polenguinho caseiro

Ingredientes:

  • 2 copos de leite light;
  • 5 colheres de sopa de amido de milho;
  • 250 gramas de queijo branco light, passado por uma peneira ou espremedor de batata. Caso queira diminuir ainda mais o valor calórico, substitua o queijo por ricota;
  • 1 Polenguinho light para dar o sabor;
  • Sal a gosto.

Preparo:

Leve o leite e o amido de milho ao fogo, mexendo até engrossar. Retire o creme do fogo. A seguir, coloque o queijo branco e o Polenguinho. Incorpore bem para homogeneizar. Prove o sal.

Coloque em recipiente untado, deixe esfriar, leve à geladeira. Depois de frio, corte em quadrados.

Importante: para manter a dieta, procure cortar os quadradinhos do tamanho do Polenguinho original.

Dicas

  • Polenguinho não contem glúten, por esse motivo, está liberado para celíacos;
  • 2 porções de polenguinho equivalem a 100 ml de leite;
  • Polenguinho é um queijo que pode ser transportado sem a necessidade de refrigeração;
  • O Polenguinho está liberado na fase de ataque da dieta Dukan.

Considerações finais

Embora seja um queijo indicado para quem está em dieta, esse efeito só será alcançado quando se respeitar uma porção diária. O grande problema é resistir a isso, cair na armadilha, e comer mais de um.

O Polenguinho é ideal para ser consumido entre as refeições, pois fornece cálcio, proteínas e outros nutrientes essenciais à saúde.

Você consome bastante Polenguinho em sua rotina? Acredita que, dentro de sua dieta e quantidade de exercícios, o Polenguinho engorda para você? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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