Dormindo no escuro

Por Que Você Deve Sempre Dormir no Escuro?

Todos nós já estamos carecas de saber que não dormir o suficiente diariamente pode destruir nossa saúde. Agora, um novo estudo da Northwestern University revela que uma luz acesa durante o sono pode aumentar o risco de diabetes.

Para o estudo – publicado na revista Sleep – pesquisadores recrutaram 20 voluntários adultos saudáveis (com idades entre 18 e 40 anos). Os voluntários passaram duas noites e três dias no laboratório: na primeira noite, dormiram na escuridão total; Na segunda noite, metade deles dormiu no escuro novamente, enquanto a outra metade dormia em uma sala com uma luz brilhante no teto.

Enquanto os voluntários dormiam, os pesquisadores rastrearam os sinais vitais dos voluntários, a atividade das ondas cerebrais e os movimentos das pernas e dos olhos; eles também coletaram amostras de sangue por hora para medir a melatonina – um hormônio vital que ajuda a controlar o ritmo circadiano e normalmente aumenta durante o sono. De manhã, os pesquisadores realizaram testes de tolerância à glicose nos voluntários.

Notavelmente, apenas dormir sob uma luz brilhante elevou a resistência à insulina – um fator de risco para a diabetes. Quando a insulina não consegue fazer seu trabalho, o corpo se esforça para processar o açúcar.

“Nossas descobertas preliminares mostram que uma única noite de exposição à luz durante o sono afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina”, disse a autora principal, Ivy Cheung Mason, PhD, pesquisadora da Northwestern Feinberg School of Medicine na época do estudo, em comunicado de imprensa.

Pesquisas anteriores já associaram o sono de má qualidade a um risco maior de depressão, câncer de mama e câncer de próstata. Agora, podemos adicionar doenças metabólicas, como diabetes, à lista:

“Distúrbios do sono afetam mais de 25% da população em geral e até 50% dos adultos mais velhos… Melhorar o sono em adultos com risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes uma nova e necessária abordagem para a prevenção e tratamento de epidemias de diabetes tipo 2 e obesidade, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de distúrbios do sono.”

Embora essa seja uma pesquisa preliminar, ela apoia a ideia de que você deve evitar dormir no sofá e gastar parte – ou a maior parte da noite – com as luzes acesas e a TV ligada.

Você costuma deixar alguma luz acesa enquanto dorme ou dorme completamente no escuro? Imaginava que isso poderia influir em condições de saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*