Segurar espirro

Por Que Você Nunca Deve Segurar um Espirro

Um relatório de caso recentemente divulgado, cortesia do BMJ, reafirma uma das lições importantes da vida: Nunca segure um espirro. Especialmente, não faça isso bloqueando seu nariz e boca – você pode acabar na emergência do hospital com um buraco na garganta.

O relatório detalha um homem de 34 anos de idade saudável no Reino Unido que sentiu uma sensação de dor em sua garganta imediatamente após um espirro que ele tentou segurar ao fechar sua boca e nariz. No momento em que o homem chegou ao hospital, ele perdeu a voz e quase não conseguiu engolir. Quando os médicos o examinaram pela primeira vez, eles também ouviram sons quebrados que corria de seu pescoço até a caixa torácica.

Testes de imagem subsequentes descobriram que a força do espirro interno do homem perfurou inadvertidamente sua faringe, a parte da garganta atrás da boca e nariz encontrada antes do esôfago e da laringe. A sensação de crepitar e estalar era uma condição conhecida como crepitação, aparentemente causada por bolhas de ar que se infiltraram e esfregaram contra os tecidos moles do pescoço e o espaço entre seus pulmões através do buraco.

Como ele estava em alto risco de uma infecção profunda no pescoço e no peito, o homem foi internado no hospital, colocou um tubo de alimentação e administrou antibióticos cautelosos.

Felizmente, o homem se recuperou. Após uma semana, sua garganta havia cicatrizado o suficiente para que fosse retirado o tubo de alimentação e logo depois ele saísse do hospital – com instruções para evitar segurar seus espirros. Um check-up posterior, dois meses depois, não revelou mais problemas.

Os pesquisadores observaram que a lesão específica desse homem era extremamente rara; a maioria dos casos de uma lesão na faringe são causados por cirurgia forçada ou trauma no pescoço. Mas houve casos causados por tosse, vômito e espirros, graças a um “aumento súbito na pressão intraluminal (que significa dentro de um tubo corporal) contra dobras vocais fechadas”.

Os espirros segurados, observaram, não só levaram a lesões na garganta e no peito, mas também a tímpanos estourados e ao rompimento de veias sanguíneas no cérebro, vulgarmente conhecido como aneurisma, que poderia ser fatal.

Mais uma vez, como os médicos escrevem, esses casos provocam extrema estranheza, então você não deve estar muito preocupado. Por outro lado, provavelmente é melhor você simplesmente se manter em segurança e sempre usar um lenço ou a palma de sua mão sempre que vontade de espirrar, em vez de segurá-lo.

Você costuma segurar muito os espirros? Agora que sabe dos perigos desse hábito, pretende evitá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*