Pular Corda

Pular Corda Emagrece? Dicas e Benefícios

Pular corda emagrece, acelera seu metabolismo e tonifica todos os músculos do seu corpo. Atletas profissionais geralmente pulam corda como parte de seus treinos, para criar agilidade de boa forma cardiovascular.

Pular corda emagrece cerca de dez calorias por minuto, e há muitos movimentos diferentes que podem te ajudar a tonificar todos os principais grupos musculares do seu corpo. Aqui está como você pode tonificar seu corpo ao pular corda.

Benefícios de Pular Corda

A maioria das pessoas já pulou corda, durante aulas de educação física ou quando eram crianças. Pular corda oferece um número de benefícios para adultos, incluindo:

  • Aumenta sua agilidade e coordenação de mãos e olhos.
  • Tonifica os músculos da parte inferior do seu corpo.
  • Fortalece músculos centrais e ajuda a melhorar a postura.
  • Tonifica seu corpo todo.
  • Queima em média dez calorias por minuto. Você pode queimar mais calorias em 20 minutos pulando corda do que em 30 minutos correndo, então é um ótimo exercício para pessoas que não têm muito tempo.

Pular Corda para Tonificar Seu Corpo

Se você quer pular corda para tonificar seu corpo, compre uma corda com peso. Essas cordas não são mais caras que as normais, mas elas são feitas para exercícios e não para brincar, porque elas são um pouco mais pesadas que as cordas normais. Cordas com peso ajudam a tonificar os músculos dos seus braços e peito, assim como os músculos centrais e parte inferior do corpo.

Você precisa de calçados confortáveis se planeja pular corda como exercício. Tênis de corrida são boas ideias porque eles podem ajudar a absorver o impacto dos seus pulos, diminuindo o risco de danos às suas juntas. Você também precisará de roupas confortáveis que permitam que você se mova livremente, e uma área que tenha bastante espaço para que sua corda não bata em paredes ou no teto. Pule corda em uma superfície plana, se possível; você tem mais riscos de se machucar se pular corda em uma superfície desigual.

Movimentos de Pular Corda para Exercícios

A chave para pular corda como exercício é variar seus movimentos. Se você tentar pular corda continuamente com o mesmo movimento, você descobrirá que após dez minutos, a fadiga muscular faz com que você perca um pulo, te fazendo perder tempo e dificultando para elevar seus batimentos cardíacos. Mude para um tipo diferente de pulo a cada dez pulos mais ou menos para evitar isso. Tente pular com os dois pés, depois mude para pular com um pé por vez, e então mude para pular por cima da corda e comece de novo com o pulo com os dois pés.

Pule corda por 15 a 20 minutos de 3 a 5 vezes por semana. Você pode aumentar seu tempo de exercício conforme ganha força.

6 Formas de Exercícios Pulando Corda

Uma corda pode ser usada como parte de uma rotina de exercícios, além de ser usada pelas crianças no parquinho. Há muitas formas de se exercitar pulando corda. Ao se exercitar pulando corda, você abre a possibilidade de fazer um exercício cardio, e é por isso que pode-se dizer que pular corda emagrece.

Pular corda é uma ótima forma de exercitar todos os principais grupos músculos do corpo, e também oferece benefícios cardiovasculares incríveis. Além disso, é ótimo para resistência. Se você está treinando para uma corrida longa ou apenas precisa entrar em forma, pular corda te ajudará a melhorar sua capacidade pulmonar. Há várias técnicas básicas de pular corda que você deve conhecer antes de começar seu exercício.

1. Pulo Básico

Esse pulo é feito ao girar a corda de trás, por trás da sua cabeça e para frente, até que ela passe por baixo dos seus pés enquanto você pula. Esse é o pulo mais comum que as crianças usam quando brincam.

2. Pulo Cruzado

O pulo cruzado é um pulo que começa normal. Você gira a corda da mesma forma que no pulo básico, e quando ela chega à altura do seu peito, você cruza os braços e continua a pular sobre a corda. O pulo cruzado irá alongar e tonificar seus braços e pernas.

3. Pulo Corrida

Quando você faz esse tipo de pulo, você gira a corda e começa a pular, alternando suas pernas, e começa um movimento de corrida.

4. Treino de Circuito Pulando Corda

Para ter um exercício intenso, tente incluir exercícios adicionais à sua rotina básica de pular corda. Você pode começar dando 50 pulos com a corda. Depois, você pode fazer 15 agachamentos seguidos de 10 flexões. Repita 3 vezes e descanse. Esse exercício pode ser feito todos os dias.

5. Pulos Lado a Lado

Uma vez que você tenha feito o pulo básico, você pode tentar pular de um lado para o outro. Isso pode ser feito ao pular sobre uma linha que pode ser feita por giz ou com uma fita colorida. Ao pular de um lado para o outro, você aumenta a quantidade de gordura queimada e tonifica os lados do seu corpo.

6. Pulo Rápido

Esse exercício requer que você fique na frente de um relógio ou cronômetro. Você precisa desse cronômetro para marcar seu tempo entre intervalos e conforme pula. Comece aquecendo. Pule continuamente por cerca de dois minutos; esses pulos não têm que ser muito rápidos. Após os dois minutos, faça uma pausa de 30 segundos e comece sua primeira série. Pule o mais rápido que puder por um minuto. Depois desse minuto, descanse por 30 segundos e repita mais 10 vezes.

É importante lembrar de se hidratar antes, durante e depois de pular corda. Antes de se exercitar, certifique-se de beber água pelo menos 2 horas antes. Isso irá garantir que seu corpo está bem hidratado. Durante seus exercícios, beba água a cada 15 minutos. Após completar seus exercícios, beba também pelo menos meio litro de água para repor o que o corpo perdeu durante o exercício.

Você já tem alguma experiência em pular corda? Qual das 6 formas você prefere e acha que conseguiria fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Olá! Sou Letícia.
    Pulo corda há um ano, é um excelente exercício para tornear os membros do corpo. Obtive um resultado melhor do que quando caminhava 15km. Com a corda não é preciso sair de casa, e acompanhada de vários intervalos com agachamentos é possível obter resultados fantásticos. Eu não gosto de academia, então optei por esta modalidade de exercício, como não tem personal trainer é preciso se informar como pular adequadamente para não machucar nenhum membro ou até mesmo ferir, houve um tempo que pulava tanto que me dava dor na coluna por praticar de maneira errônea. Aqueles que forem praticar se informem muito bem, e pratiquem.Pois é ótimo e muito prático.

  2. Oi! meu nome e Marly, estou aprendendo a pular corda,nunca tinha pulado estou adorando!

  3. Amei as dicas obrigada , vou tentar fazer todas as dicas , uma por vez e por semana . Obrigada

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*