Publicidade

 

Pimenta

Qual é o Melhor Termogênico Natural Para Emagrecer?

Termogênicos são substâncias que possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura.

Publicidade

Existem no mercado diversos suplementos termogênicos que prometem emagrecer rápido, mas a boa notícia é que você pode incluir na sua alimentação um termogênico natural, que não possui os efeitos colaterais associados aos produtos industrializados.

O consumo regular de alguns alimentos termogênicos pode ajudar você a eleva seu metabolismo e queimar as gorduras indesejadas.

Metabolismo

Primeiramente, vamos explicar o que exatamente é o metabolismo, de que tanto se fala. A todo instante, milhares de reações químicas acontecem dentro do nosso corpo, permitindo que todas nossas funções vitais ocorram em sincronia. Pois a esse conjunto de reações que permitem a existência da vida, damos o nome de metabolismo.

E para que o metabolismo ocorra, é necessário que ele receba energia. Quanto mais energia um organismo gasta para manter suas funções, maior será seu metabolismo.

E de onde vem essa energia? Exatamente, da nossa alimentação. Resumindo: nos alimentamos para fornecer energia para nosso corpo realizar todas as funções de que necessita para operar adequadamente.

O que é termogênese?

A palavra termogênese significa, literalmente, criação de calor. Ela se refere à produção de calor pelo nosso organismo, para manter estável nossa temperatura corporal. Os seres vivos de “sangue quente” gastam energia para produzir ou dispersar calor, de acordo com as variações do ambiente ao seu redor ou então suprimindo suas necessidades internas.

Publicidade

A termogênese está associada ao metabolismo porque ela necessita de calorias (energia) para ocorrer, podendo alterar a taxa metabólica. Por exemplo: em um dia frio, o corpo precisa produzir mais calor para poder elevar sua temperatura. Os pelos ficam eriçados, a transpiração diminui e logo em seguida aparecem os tremores. Isso é um sinal de que o corpo está queimando energia para produzir calor.

O contrário também ocorre: quando você entra em um ambiente muito quente, você logo começa a transpirar. O suor é a maneira que o corpo encontra para baixar sua temperatura, e nesse processo também há consumo de energia.

Como veremos a seguir, no entanto, não é somente o calor ou o frio que induzem a produção de calor no nosso corpo.

Tipos de Termogênese

Existem três tipos de termogênese:

  • Termogênese relacionada ao exercício: durante a atividade física, os músculos geram calor para poderem funcionar mais eficientemente.
  • Termogênese não associada a exercícios: também é chamada de termogênese termo-regulatória, pois é responsável por manter a temperatura corporal estável. Ocorre quando realizamos nossas tarefas diárias, como escrever, levantar, escovar o dente, etc.
  • Termogênese induzida pela dieta: quando nos alimentamos, o corpo necessita de energia para realizar a digestão. Esse processo gera calor – por esse motivo, às vezes transpiramos quando fazemos uma refeição grande e pesada. Também é conhecida como termogênese alimentar.

Ou seja: além de mudanças na temperatura ambiente, a prática de atividade física e a alimentação também ajudam a produzir calor e gastar energia.

Publicidade

Termogênese Alimentar

Acabamos de ver que uma das funções que demandam energia do organismo é exatamente a digestão. Quando nosso estômago recebe um alimento, é necessário que ele seja degradado em “pedaços” menores, para que possa ser absorvido e utilizado adequadamente pelo nosso corpo. Esse processo de digestão consome bastante energia, e de acordo com o tipo de alimento consumido, esse gasto energético poderá ser maior ou menor.

A esse consumo de energia pelo organismo para realizar a digestão e a consequente produção de calor dá-se o nome de termogênese alimentar. Calcula-se que aproximadamente 10% do nosso gasto metabólico diário seja devido à digestão de alimentos.

O que é um termogênico natural?

Os alimentos não necessitam todos da mesma quantidade de energia (calorias) para serem digeridos. Alimentos que não requerem muito esforço para serem metabolizados, como por exemplo uma fatia de pão branco, não estimulam o gasto de muita energia pelo organismo. Já alimentos mais complexos, como as proteínas ou os cereais integrais, por exemplo, demandam uma grande quantidade de energia para poderem ser quebradas em aminoácidos e digeridas.

Quando um alimento possui a capacidade de elevar o gasto energético do nosso corpo durante a sua metabolização, ou quando aumenta a produção de calor pelo organismo, dizemos que ele é um termogênico natural.

Para que serve o termogênico natural?

Muitas vezes nós acabamos fornecendo mais energia para o corpo do que ele na verdade necessitaria para suas atividades. Quando isso ocorre, essa energia excedente acaba sendo estocada, e na forma que menos desejamos: gordura.

Indesejada, a gordura funciona como um estoque de energia para os momentos em que nosso corpo não recebe combustível suficiente, como nos períodos em que ficamos por muito tempo sem nos alimentarmos.

Então, além de ficarmos horas sem comer, o que é absolutamente prejudicial à saúde e deve ser evitado, o que podemos fazer para ajudar a queimar essa gordura acumulada? Ou mesmo impedir o acúmulo de mais gordura?

As principais opções são: praticar atividade física e consumir alimentos que promovam a utilização da gordura como fonte de energia extra para digestão ou produção de calor. E quais são esses alimentos? Os termogênicos naturais.

Um alimento termogênico natural pode auxiliar na perda de peso porque aumenta a produção de calor pelo organismo, aumentando assim o metabolismo.

Alimentos Termogênicos

Podemos dizer que você pode elevar a termogênese através da dieta de duas maneiras: consumindo alimentos que necessitem de muita energia para sua digestão, ou então utilizando alimentos que aumentem a produção de calor no organismo.

Na primeira opção, temos as proteínas, que são os nutrientes mais termogênicos que consumimos em nossa dieta. Para poder digerir e absorver 100 calorias fornecidas pelas proteínas, nosso corpo precisa gastar outras 30 calorias.

Para efeito de comparação, quando consumimos 100 calorias de gordura (uma colher de óleo, por exemplo), nosso corpo precisa de somente 2 ou 3 calorias para sua digestão.

Publicidade

Já na segunda opção, temos os alimentos que “esquentam” nosso corpo, como a pimenta, o gengibre e o chá verde.

Chá Verde

Existem duas substâncias que tornam o chá verde um termogênico natural: a cafeína e as catequinas, uma classe de polifenois. Uma acentua o efeito da outra, contribuindo para tornar o chá verde um ótimo termogênico natural. Os polifenóis também são ótimos antioxidantes, contribuindo para o rejuvenescimento e a prevenção de doenças.

Para obter os benefícios do chá verde, no entanto, é necessário tomar de 3 a 4 xícaras por dia, uma quantidade que pode vir a afetar o sono devido à cafeína.

Gengibre

Pesquisadores afirmam que o gengibre pode aumentar em até 10% o gasto energético do organismo quando consumido com regularidade. O gengibre possui em sua composição gingerol e shogaol, duas substâncias responsáveis pelo seu sabor ardido e pela sua capacidade termogênica.

Utilizado há milênios pelos povos asiáticos, essa raiz é ótima para aquecer o corpo em um dia frio, na forma de chá ou acrescentada à sopa.

Para um maior efeito termogênico do gengibre, experimente acrescentá-lo ralado aos seus sucos, ou corte pequenos cubinhos e acrescente à salada. A quantidade indicada para obter os benefícios do gengibre é de 2 a 3 fatias todos os dias.

Pimenta

A pimenta vermelha possui uma substância chamada capsaicina, que é responsável pelo seu sabor picante. A capsaicina tem o poder de elevar significativamente a termogênese. Um estudo feito no Japão demonstrou que homens e mulheres que haviam consumido capsaicina durante a refeição tiveram um aumento no metabolismo logo em seguida.

Dê preferência para a pimenta fresca, pois os molhos prontos podem possuir outros ingredientes para amenizar o seu ardor e diminuir o poder da pimenta de ser um termogênico natural.

Melhor termogênico natural

O melhor termogênico natural que podemos encontrar facilmente é a pimenta vermelha, que possui a capacidade de aumentar em até 20% a queima de gordura pelo organismo. Para que seu efeito seja visível, no entanto, é necessário um consumo diário, o que pode ser um pouco difícil para algumas pessoas devido ao sabor picante da pimenta.

Já o chá verde não tem o inconveniente do sabor ardido, mas possui por sua vez cafeína, que pode atrapalhar o sono. E também é necessário um consumo diário para que seus efeitos sejam sentidos pelo organismo.

O gengibre é saboroso, mas também picante se consumido em grande quantidade. Existem conservas de gengibre, mas elas devem ser consumidas com moderação porque possuem sal e muitas vezes açúcar em excesso.

Portanto, o ideal é que você consuma um pouco de cada termogênico natural todos os dias, garantindo todos os seus benefícios e sem queimar a boca!

E vale lembrar também que todo termogênico natural ajuda a queimar gorduras, mas não fará você emagrecer se não for combinado com uma dieta equilibrada e com um déficit de calorias.

Referências adicionais

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você prefere e tem o costume de consumir com frequência algum termogênico natural? Qual é ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Consuumo quase todos os dias algum termogênico, e meu trabalho me faz queimar calorias , mas não consigo entender como acumula gordura no meu abdomem.

  2. Ótimo artigo, gostei muitas das informações. Estou procurando me alimentar melhor e é bom saber quais alimentos dão uma forcinha a mais para emagrecer.

  3. Muito bom

  4. Boa tarde, posso fazer um char de manhã com gengibre e chá verde antes de ir a academia ou fazer uma corrida?

  5. O café tabém funciona como termogênico natural?

  6. Morgana De Almeida Figueredo

    Se caso picar um pedaço de gengibre e colocar em uma garrafa de água, mas sem engolir ele, só pelo fato de estar presente na água, ajuda como termogênico?
    Se colocar como tempero em frangos e carnes magras a pimenta funciona como termogênico?

  7. SIM, QUASE TODOS CITADOS….pimenta, gengibre, canela, água gelada com limão, chá de hibisco com fatia de gengibre e limão…

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×