Publicidade

 

Homem correndo

Quanto Exercício É Necessário Fazer para Retardar o Envelhecimento?

Imagine se a cada vez que você saísse da academia depois do treino, você não só estivesse todo suado e mais forte, mas também um pouco mais jovem.

Publicidade

Acontece que 30 minutos de bombeamento cardíaco por dia podem realmente retardar o envelhecimento. De acordo com um novo estudo da Preventative Medicine, pessoas que se exercitaram frequentemente mostraram ter marcadores biológicos de envelhecimento que pareciam até 9 anos mais jovens do que aqueles que eram menos ativos. Quanto mais as pessoas realizavam exercícios vigorosos, mais lentamente suas células pareciam envelhecer.

O estudo, conduzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, coletou amostras de DNA e analisou o comprimento dos telômeros (marcadores de envelhecimento e saúde geral) em 6.000 adultos. Os telômeros ficam mais curtos com o passar da idade, e os pesquisadores descobriram que os telômeros nas pessoas que se exercitavam com frequência eram significativamente mais longos do que os daquelas sedentárias.

Então, quanto exercício você realmente precisa fazer para desacelerar o seu processo de envelhecimento?

Para se qualificar como um “exercitador de nível superior“, as pessoas no estudo tiveram que completar pelo menos 30-40 minutos de corrida por dia, cinco dias por semana.

“O exercício moderado ainda é valioso e teve algum benefício, mas foram realmente os altos níveis de atividade física que fizeram a diferença real”, disse Larry Tucker, autor do estudo, professor de ciência do exercício na Universidade Brigham Young.

E ele diz que a ligação entre a atividade física e o envelhecimento celular não é evidente, uma vez que o comprimento dos telômeros pode estar associado à inflamação e ao estresse oxidativo – e o exercício ajuda a controlar ambos ao longo do tempo.

“Todos nós conhecemos pessoas que parecem mais jovens do que sua idade real”, diz Tucker. “Sabemos que o exercício pode ajudar com isso, e agora sabemos que parte disso pode ser devido ao seu efeito sobre os nossos telômeros.”

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você costuma praticar quantos minutos de exercícios diários? Acredita que precisa melhorar isso para desacelerar o envelhecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×