queijo engorda

Queijo Engorda ou Emagrece? Qual Tipo Escolher?

Como qualquer alimento, o queijo engorda se você comer demais, te fazendo consumir mais calorias do que você precisa para suas atividades diárias. Se você ganhou peso recentemente, o queijo, que é rico em gordura e calorias, pode parecer o possível culpado. Entretanto, não significa que o queijo engorda se for consumido com moderação.

Conteúdo Calórico

Mesmo uma pequena quantidade de queijo pode ter muitas calorias. 30 gramas de queijo de cabra, contém cerca de 128 calorias. Outros queijos, incluindo o gouda, Edam, parmesão, romano e roquefort, frequentemente contêm mais de 100 calorias por 30 gramas.

Densidade Enérgica

O queijo tem uma densidade enérgica alta, o que quer dizer que tem muitas calorias por grama. Você tem mais probabilidade de consumir calorias demais se sua dieta contém muitos alimentos densos energeticamente, como o queijo. Alimentos com baixa densidade calórica, como frutas e vegetais, ocupam mais espaço no seu estômago, então eles te ajudam a se sentir cheia e a comer menos calorias. Isso os torna uma escolha melhor que o queijo para perder peso ou manter um peso saudável.

Resultados de Pesquisas

Enquanto é possível que comer queijo possa causar ganho de peso, estudo não encontraram ligações entre consumo de queijo e ganho de peso. Na verdade, um dos estudos descobriu que comer quantidades moderadas de queijo está associado a perda de peso.

Não é apenas o Cálcio

Você pode comer laticínios e ainda perder peso. Laticínios com redução de gordura ou sem gordura te dão energia e nutrientes sem a gordura extra. Pesquisas também demosntraram que o cálcio encontrado nos laticínios pode aumentar sua perda de peso. Pesquisadores descobriram que pessoas perdem mais peso comendo laticínios do que consumindo suplementos de cálcio. A causa desse mecanismo de perda de peso dos laticínios ainda está sendo investigada, mas é geralmente aceitado que incluir três ou quatro porções de laticínios com poucas gorduras por dia pode facilitar a perda de peso. Alguns exemplos de laticínios que ajudam na dieta são leite e iogurte desnatados e queijo light. 



Minimizando o Risco

Você pode diminuir a probabilidade de ganho de peso ao comer queijo em moderação e escolher queijos light. Queijo light geralmente tem entre 60 e 80 calorias por porção, e escolher queijos sem gordura reduzem as calorias a menos de 50 por porção, tornando mais fácil para encaixar o queijo na sua dieta. Se você não gosta do sabor de queijo light, como queijo com menos frequência, porções menores ou escolha queijos de sabor forte, como parmesão, que oferecem muito sabor com uma porção pequena.

Mas que tipo de queijo você deve comer?

O queijo engorda, geralmente, quando se trata dos tipos muito processados. Aquilo não é queijo de verdade, é um produto de queijo feito em laboratório co conservantes e emulsificantes que os tornam mais fáceis de derreter, espalhar ou ralar. O queijo na indústria de fast food, por exemplo… a quantidade de processamento e adulteração faz com que ele seja mais parecido com plástico do que com um alimento de verdade.

Calorias nos tipos de queijo mais comuns

Veja a quantidade de caloria por porção média de cada queijo. Ou seja, uma fatia média ou uma colher de sopa.

 

Cottage37
Minas Light46
Ricota50
Provolone52
Requeijão light56
Brie58
Prato58
Cheddar62
Muçarela65
Minas73
Muçarela de Búfala74
Parmesão79
Gorgonzola88
Roquefort93
Cream Cheese103

Pensamentos Finais

Independente se o queijo engorda ou emagrece, é uma ótima fonte de proteína e cálcio. Já que a proteína reprime a fome e te mantém satisfeita por mais tempo após refeições e lanches, o queijo pode te ajudar a perder peso. Como parte de um bom plano nutricional, a proteína no queijo pode desacelerar a absorção de carboidratos ingeridos na mesma refeição ou lanche, e assim te ajuda a equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e a melhorar seu humor.

Estudos mostram que quando se está tentando perder peso, as pessoas podem se beneficiar de aumentar a quantidade de laticínios que consomem, desde que durante o período de perda de peso a ingestão de calorias seja menor que o consumo. Ele te ajudará a reduzir sua pressão arterial e isso causa uma maior perda de gordura abdominal, então você perde mais peso na barriga. Dietas contendo altos níveis de proteína, cálcio e vitamina D, entre outros nutrientes bioativos, podem ser uma parte importante de uma dieta de perda e manutenção de peso.

Qual tipo de queijo você prefere? Em quais alimentos você acha que ele fica melhor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*