Publicidade

 

Prisão de ventre

Remédio Caseiro Para Intestino Preso – 14 Opções e Dicas

Conhecido também como constipação intestinal e prisão de ventre, o intestino preso afeta em torno de 20% dos brasileiros.

Publicidade

A condição atinge principalmente as mulheres, por conta de alterações na anatomia em decorrência do envelhecimento e do parto, e os idosos, devido ao fato de se movimentarem e comerem menos.

Uma das causas do problema é a ingestão inadequada de fibras e de água, além da falta de atividade física. O consumo elevado de alimentos industrializados, que são pobres em nutrientes, também é um dos fatores de risco para o intestino preso.

Vamos conferir agora algumas opções de remédio caseiro para intestino preso para você que sofre desta condição.

A nossa primeira sugestão de remédio caseiro para intestino preso é uma receitinha de suco laxante, indicada pela nutricionista Ana Cláudia Lourenço. Confira a seguir como prepará-lo:

Ingredientes: 

  • 1 laranja;
  • ¼ de mamão;
  • 1 a 2 ameixas secas;
  • Mel a gosto;
  • 1 colher de chá de farelo de trigo.

Modo de preparo:

Publicidade
  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater e não coar. Se achar que está grosso, acrescentar água e bater mais um pouquinho;
  3. Adicionar o mel e servir-se. 

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva ajuda a aliviar a constipação intestinal devido ao fato de estimular o sistema digestivo. A fórmula aqui é consumir uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum. Se preferir, você pode misturar com uma colher de chá de suco de limão.

O limão melhora o sabor e também dá uma forcinha ao combate à prisão de ventre. Recomenda-se consumir o azeite logo de manhã, antes de tomar o café da manhã. Entretanto, caso haja um esquecimento e você acabe comendo, basta esperar um tempo e ingerir o azeite quando já fizer certo tempo da última refeição.

3. Suco de laranja com óleo de linhaça

Outra opção de remédio caseiro para intestino preso é o óleo de linhaça com suco de laranja. Ele reveste as camadas do intestino e as fezes, aumentando os movimentos intestinais.

Já a laranja é fonte de fibras, nutriente cuja ingestão reduzida está associada à prisão de ventre. Entretanto, o suco deve estar com a polpa e não pode ter sido coado. A receita é simples: misturar um copo de suco de laranja com uma colher de sopa de óleo de linhaça.

A bebida pode ser consumida conforme o necessário, porém, é preciso não exagerar e dar tempo para que ela surta efeito. Por isso, a orientação é dar um intervalo de aproximadamente cinco horas entre cada dose do suco.

Publicidade

4. Sementes de gergelim

Utilizadas por curandeiros populares chineses para o intestino preso, as sementes de gergelim hidratam os intestinos. Elas podem ser consumidas ao serem adicionadas em saladas e mix de cereais.

5. Ameixa

A fruta é um remédios caseiro para intestino preso bem clássico, graças ao seu teor de fibras e a sua ação laxante. A ameixa contém sorbitol, uma substância que suaviza as fezes.

A dica é comê-las na forma da fruta mesmo ou consumir um copo de suco de ameixa pela manhã e outro no período noturno.

Só é preciso tomar cuidado porque a ingestão de muito sorbitol deixa as fezes moles demais, além de causar gases.

6. Melaço negro

A ingestão de uma colher de sopa de melaço negro antes de deitar-se pode combater a prisão de ventre matinal. O ingrediente é fonte de magnésio, um mineral que contribui particularmente com o alívio da constipação.

7. Chá de dente-de-leão

Por possuir propriedades laxativas suaves e atuarem como um eficiente desintoxicante, o dente-de-leão também pode compor um remédio caseiro o intestino preso. A dica é tomar uma chá de dente-de-leão, cuja receita você confere a seguir:

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de sopa de folhas secas de dente-de-leão;
  • 1 xícara de água quente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de dente-de-leão em uma caneca;
  2. Adicionar a água quente, tampar a caneca e deixar assim durante seis a 10 minutos. Após, destampar e servir-se. O chá pode ser tomado até três vezes ao dia.

8. Iogurte natural

O iogurte natural ajuda a constipação intestinal porque é rico em probióticos e auxilia o fortalecimento da flora intestinal, que precisa estar saudável para garantir que o sistema digestivo funcione corretamente.

A fórmula? Tomar iogurte natural juntamente com o café da manhã, além de consumi-lo desacompanhado nos lanches que fizer ao longo do dia.

9. Chá de hortelã

O chá de hortelã também é um bom remédio caseiro para intestino preso porque relaxa os músculos do trato digestivo. Além disso, a água quente do chá estimula a digestão e alivia a constipação intestinal.

10. Chá de gengibre

Já que estamos falando sobre chás, o de gengibre também faz parte da lista dos que beneficiam o combate à prisão de ventre. Herboristas afirmam que o gengibre faz com que o corpo gere mais calor, o que resulta no aumento da velocidade de uma digestão que se encontre devagar.

Outras dicas para combater o intestino preso

11. Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é outra forma de combater a prisão de ventre. Para quem não está acostumado a treinar, uma sugestão é começar fazendo caminhadas. Outra dica importante é passar a consumir mais fibras – presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, principalmente nas férias e viagens.

12. Obedeça a natureza

Também é aconselhável ir ao banheiro assim que sentir a necessidade. Isso porque ao demorar muito, a água é reabsorvida, dificultando a eliminação das fezes.

13. Ensine as crianças

Para evitar problemas futuros, não é recomendado incentivar que as crianças criem um imaginário de que o cocô é feio e/ou ruim, o que pode fazer com que elas desenvolvam dificuldades para utilizar o banheiro. Elas devem entender desde cedo que se trata de uma necessidade básica humana.

14. O posicionamento no vaso sanitário

O posicionamento no vaso sanitário é algo que pode facilitar a evacuação. A dica é sentar-se com as pernas para trás, inclinando o corpo, como mostra a figura a seguir:

Cuidados importantes 

Se você já tentou diversos tipos de remédio caseiro para intestino preso, passou a se exercitar mais, além de tomar mais água e consumir mais fibras, e nada adiantou ou percebeu que nos últimos tempos têm tido muita prisão de ventre e diarreia, não demore para buscar ajuda de um médico.

O profissional saberá avaliar melhor o seu caso e indicar o tratamento mais apropriado para o problema.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Que tipo de remédio caseiro para intestino preso você tem o costume de utilizar? Alguma dessas dicas é novidade para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Antonio Carlos Baptista

    Intestino preso? Tome “Cloreto de Magnésio PA”. Não é remédio, é alimento. Busque na Internet.
    É espetacular para todo o corpo. Uso há mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×