Roda de Exercícios Abdominais – Como Usar e Dicas

atualizado em

A roda de exercícios abdominais é um exercício que tem ficado cada vez mais popular devido ao excelente trabalho feito na região abdominal. Mas como usar exatamente para obter os melhores resultados? Quais cuidados é preciso ter para evitar lesões? Saiba tudo isso agora.

Uma roda de exercícios abdominais é um equipamento que serve para auxiliar as atividades de fortalecimento do core – a região central do corpo. O acessório é formado por uma roda pequena e resistente e uma espécie de barra que atravessa o centro da roda e funciona como duas alças.

A roda de exercícios abdominais é importante porque ter um core fortalecido ajuda em todas as atividades físicas praticadas e diminui os riscos de lesão. O aparelho trabalha os músculos abdominais e também a região lombar. Isso é vantajoso pois é preciso que os músculos das costas sejam fortes para neutralizar o arco natural que elas fazem quando é realizado o movimento de rolar para frente com a roda.

Há também outros aparelhos que você pode adquirir e que vão lhe auxiliar na questão abdominal. Para isso, não deixe de conferir e praticar seus exercícios em outros aparelhos abdominais que você pode comprar para a sua casa, que são muito conhecidos e considerados essenciais para quem está buscando máxima eficiência em seus treinos abdominais.

E fique muito atento também para os maiores erros que você pode cometer no treino abdominal. Não há necessidade de correr risco com lesões se você pode ficar bem informado e evitá-las.

  Continua Depois da Publicidade  

Também vale conferir as 12 dicas para um abdômen perfeito que poderão lhe auxiliar na sua busca juntamente com a roda de exercícios abdominais e outros aparelhos que você estiver usando nesse processo.

Como usar a roda de exercícios abdominais? 

Para aproveitar os benefícios da roda de exercícios abdominais e evitar uma lesão ou tensão muscular, é fundamental tomar cuidado com a técnica do exercício. Durante as séries, é preciso evitar arquear as costas, manter os braços e as costas retas, além de deixar o tronco reto enquanto rola com a roda.

Veja abaixo um exemplo de como fazer um exercício com a roda de abdominais:

13aboaforma

Segurar as alças da roda de exercícios abdominais com as duas mãos e ajoelhar-se no chão em cima de uma esteira de exercícios. Colocar a roda no chão em frente ao seu corpo e ficar na posição de quatro, como na primeira imagem.

  Continua Depois da Publicidade  

Lentamente, rolar a roda para a frente de maneira reta, alongando o seu corpo em uma posição reta, como na segunda e na terceira foto. É recomendado descer sem encostar no chão (não precisa descer tudo, até a metade do movimento os abdominais já serão trabalhados e, assim, evita-se lesões nas costas) e inalar o ar enquanto realiza esta parte da atividade.

Pausar por um instante na posição alongada. Então, lentamente levar o corpo de volta ao posicionamento inicial, ao mesmo tempo em que exalar o ar. Durante todo o movimento, o abdômen deve permanecer rígido.

O vídeo a seguir também mostra como fazer o exercício com a roda:

Benefícios da roda de exercícios abdominais 

Como vimos, a roda de exercícios abdominais fortalece a região do core. E ela faz isso de maneira equilibrada, visto que trabalha os músculos da parte central do corpo como um grupo e não atinge somente os músculos abdominais ou das costas, o que poderia gerar desequilíbrios à área. O acessório trabalha aproximadamente 20 músculos por repetição.

Ao adquirir um core equilibrado, consegue-se também obter uma boa posição para a coluna. E é a partir dessa posição na coluna que é possível ter uma boa postura e uma base sólida e centralizada no corpo, a partir de onde os músculos do membro do corpo podem se mover.

  Continua Depois da Publicidade  

Ter um core fortalecido ajuda a executar movimentos rotineiros do dia a dia com maior facilidade e traz menores chances de sofrer uma lesão nas costas. O fortalecimento da região central do corpo ainda pode contribuir com o alívio de dores na região lombar.

A roda de exercícios abdominais ainda pode ajudar a prevenir as dores nas costas causadas pela fraqueza dos músculos abdominais, que não conseguem manter a coluna alinhada e funcionando corretamente.

O treino ainda ajuda na estabilização do core, cujos músculos são responsáveis por estabilizar a espinha e evitar movimentos estranhos durante ações básicas feitas pelas costas todos os dias como levantar, dobrar-se, alongar e mexer-se.

O aumento de força e estabilidade no core ainda auxilia na melhoria da performance em outras atividades físicas. Movimentos como correr, chutar, pular, jogar e socar dependem de uma região central do corpo em bom estado para serem executados.

Os exercícios realizados com a roda são mais difíceis de serem realizados do que os abdominais comuns, mas também são mais efetivos. De acordo com um estudo realizada pela Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, os movimentos feitos com a roda ativam mais os músculos abdominais e os oblíquos do que os tradicionais exercícios abdominais.

  Continua Depois da Publicidade  

Treinamentos de fortalecimento como as sessões com a roda de exercícios abdominais aumentam a resistência, ajudam no controle do peso, melhoram o equilíbrio e contribuem com a construção muscular.

Por trabalhar diversos músculos e articulações, as séries realizadas com a roda melhoram a coordenação intermuscular (entre os músculos) e intramuscular (dentro dos músculos). Os exercícios ainda trazem uma grande amplitude de movimento, o que melhora a flexibilidade e a mobilidade.

Cuidados

Antes de começar a seguir o seu treinamento com a roda de exercícios abdominais, cheque com seu médico se você está apto a praticar o treino. Também é importante ter o auxílio e acompanhamento de um profissional de educação física, que poderá te orientar quanto às técnicas corretas e ajudar caso algum problema ocorra.

Pessoas que sofrem com problemas na região lombar devem evitar a roda de exercícios abdominais até o médico que acompanha o caso e o tratamento dê o aval para que o treino seja executado. Além disso, a atividade não é indicada para pessoas que sofrem com hérnias.

Um problema da roda de exercícios abdominais é o fato que ela exerce uma pressão na região lombar. Para quem está com os músculos fracos nas costas ou se encontra com os músculos flexores dos quadris curtos, isso é bastante negativo, já que isso resulta em arqueamento grande nas costas.

Por isso, para evitar o surgimento de lesões, recomenda-se praticar atividades para fortalecer as costas como a remada antes de partir para a roda de exercícios abdominais. Além disso, é importante certificar-se de fazer o exercício da maneira correta para não prejudicar a lombar.

Se optar por malhar sozinho, com o auxílio de vídeos da internet, tenha o cuidado de prestar bastante atenção nas explicações dos vídeos e assistir várias vezes até ter certeza de como os movimentos devem ser feitos. Além disso, ao sentir uma lesão ou se machucar, não demore para buscar o atendimento de um médico.

Você já praticou algum exercício na roda de exercícios abdominais? Agora que aprendeu como usar, pretende adotá-la para seus treinos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário