Saffrin

Saffrin Emagrece? Para Que Serve, O Que é e Como Funciona

Antes de sabermos se Saffrin emagrece, precisamos saber o que é esse produto e para que serve, não é mesmo?

Pois bem, de acordo com a bula do medicamento disponibilizada, trata-se de um remédio de uso oral da categoria do controle do apetite que é indicado para estimular a sensação de saciedade, inibir a recaptação de serotonina e controlar naturalmente a compulsão por doces.

A inibição da recaptação de serotonina é uma ação que permite que mais serotonina esteja disponível para serem pegadas pelos nervos.

A serotonina é uma substância que atua como um neurotransmissor e influencia direta ou indiretamente células cerebrais associadas a aspectos como humor, desejo sexual, função sexual, apetite, sono, memória, aprendizado, regulação da temperatura e parte do comportamento social.

Como funciona Saffrin? 

O remédio, que é produzido a partir de um extrato do açafrão, atua na promoção do controle do apetite, da qualidade do sono, do combate ao desejo de comer doces, do bom humor e do bem-estar.

Saffrin apresenta efeito antioxidante, auxiliando o combate aos chamados radicais livres. O acúmulo desses radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o envelhecimento precoce e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite, esclareceu o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Mas será que Saffrin emagrece mesmo?

Se olharmos para as promessas do remédio até podemos concluir que Saffrin emagrece. Isso porque quando o apetite é controlado, a pessoa tem mais facilidade para comer menos e, consequentemente, consome menos calorias, o que auxilia a perda de peso.

E se essa mesma pessoa come menos doces e dorme melhor, o emagrecimento também é beneficiado graças ao fato que o consumo de muito açúcar e a má qualidade do sono são fatores associados à elevação do peso.

Entretanto, não podemos ser ingênuos ao ponto de acreditar em tudo que a divulgação e apresentação do produto nos contam, não é mesmo? Uma coisa é o que ele promete fazer, outra é o que ele provoca na prática.

Não encontramos dados a respeito de pesquisas que mostrem que Saffrin emagrece, no entanto, sabemos que ele é apresentado como um remédio feito com o extrato de açafrão. E, de acordo com publicações científicas, o ingrediente já foi associado ao auxílio à perda de peso.

Um antioxidante encontrado na composição do açafrão, a curcumina, suprime a mensagem inflamatória em muitas células como as pancreáticas, as musculares e as de gordura.

Uma revisão publicada em 2011 no European Journal of Nutrition (Jornal Europeu de Nutrição, tradução livre) assinalou que essa ação pode auxiliar a refrear a resistência à insulina, a glicose alta no sangue, o colesterol alto e outras condições metabólicas oriundas da obesidade.

O que isso tem a ver com o emagrecimento? Quando o corpo não precisa lutar contra tanta inflamação, fica mais fácil para que ele se foque na perda de peso.

Uma pesquisa realizada com ratos na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, identificou que a curcumina suprimiu o crescimento de tecido de gordura nos animais. Quando se ganha peso, ocorre a expansão do tecido de gordura quando novos vasos sanguíneos são formados.

Durante o experimento, os bichinhos que receberam a curcumina eram incapazes de formar esses vasos sanguíneos e registraram um aumento de gordura menor que os ratos que não foram alimentados com o antioxidante, ainda que todos tivessem sido submetidos a dietas ricas em gorduras.

No entanto, é importante saber que como o estudo foi feito com animais, não se pode ter certeza de que a curcumina ingerida por pessoas na forma de açafrão ou extrato de açafrão possa trazer os mesmos resultados, alertou a publicação.

Por sua vez, o Healthy Eating SFGate relatou que um estudo clínico feito com seres humanos e divulgado na publicação European Review for Medical and Pharmacological Sciences (Revisão Europeia para Ciências Médicas e Farmacológicas, tradução livre) analisou os efeitos da curcumina em relação à perda de peso e perda de gordura dos participantes.

A pesquisa teve a participação de 44 pessoas caucasianas diagnosticadas com síndrome metabólica que ingeriram a curcumina e, ao longo de dois meses de experimento, eles reduziram seu peso e gordura, além de terem diminuído a circunferência da cintura e do quadril.

No entanto, a publicação chamou a atenção para o fato de que, ao longo do estudo, os participantes não se limitaram a consumir o açafrão: eles também mudaram a sua dieta e seu estilo de vida, aumentando sua prática de exercícios físicos, diminuindo a sua ingestão de calorias e passando a seguir uma dieta rica em vegetais e pobre em sal e açúcar.

Além disso, os pesquisadores enfatizaram que os resultados das pesquisas são preliminares. Ou seja, são necessárias maiores investigações para comprovar o poder do açafrão em relação ao emagrecimento.

O Livestrong também alertou que o açafrão não opera milagres no que se refere ao emagrecimento. O que isso nos deixa de lição? Que não podemos bater o martelo e afirmar que Saffrin emagrece.

Portanto, antes de tomar o medicamento crente de que irá emagrecer, consulte um médico de sua confiança, peça que ele analise a formulação do remédio e determine se o seu uso realmente pode ser útil para o seu processo de perda de peso.

Tenha em mente ainda a importância de seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e de praticar exercícios físicos regularmente como forma de maximizar a perda de calorias, contando com o auxílio de nutricionista e educador fisico para garantir que o processo aconteça de maneira segura e eficiente.

Cuidados com Saffrin 

A bula do medicamento informa que o Saffrin é de uso adulto e que não pode ser utilizado por crianças e gestantes.

Uma recomendação que vale para qualquer pessoa é ter o cuidado de conversar com o médico antes de utilizar o remédio, principalmente tratando-se de adolescentes, mulheres que estejam amamentando, idosos ou pessoas que tenham algum tipo de doença ou condição de saúde específica.

Isso é fundamental para se assegurar tanto de que o Saffrin emagrece quanto se ele realmente é indicado para o seu caso, que pode trazer resultados eficientes e que não trará nenhum tipo de prejuízo para a sua saúde.

Também é essencial informar ao médico caso esteja fazendo uso de algum outro tipo de medicamento para que o profissional verifique se não existem riscos de interação entre Saffrin e o remédio em questão.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o uso de Saffrin emagrece? Tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*