Nozes e sementes

Simples Maneiras de Inserir Nozes e Sementes em Todas as Refeições Diárias

Com a grande variedade de nozes e sementes no mercado, é cada vez mais fácil adicioná-las às nossas dietas.

Elas trazem uma gama enorme de benefícios, com gorduras saudáveis, proteínas e algumas fibras. Além disso, também fornecem uma série de micronutrientes que às vezes temos problemas para obter em nossa dieta, incluindo magnésio, vitaminas B e ferro.

Uma porção saudável de nozes e sementes corresponde a um quarto de xícara.

Café da manhã

Uma pitada de sementes de chia em seu mingau, smoothie ou cereal oferecerá um aumento de proteína, fibra, ômega-3 e antioxidantes.

Você pode ainda adicionar sementes de cânhamo ao seu smoothie para obter proteínas extras.

Almoço

Coloque suas nozes ou sementes favoritas em saladas para trazer textura e crocância. Praticamente todas as nozes e sementes funcionam bem, no entanto, estas são opções particularmente deliciosas: nozes, amêndoas, sementes de abóbora, sementes de girassol, amendoim, pistache, sementes de gergelim e sementes de chia.

Você também pode misturar sementes de abóbora com alho, coentro e adicionar ao suco de limão.

Jantar

Para o jantar, é uma boa pedida o uso de pistaches num prato de salmão ou de tofu, ou usar pinhões para fazer um pesto caseiro (basta adicionar manjericão, alho e parmesão à mistura).

Use castanhas de caju em vez de creme de leite em guisados e sopas para trazer uma textura rica e suave.

Sobremesas

Misture um punhado de amêndoas com bananas congeladas, flocos de coco sem açúcar e um pingo de leite para criar seu sorvete caseiro super-fácil e cremoso.

As amêndoas não só adicionarão um aumento no teor de proteína, mas também incluirão gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais.

Lanches

Apenas petiscar nozes ou sementes já é um ótimo lanchinho, mas você pode adicioná-las a outros lanches.

Você pode torrar nozes e sementes e adicioná-las à pipoca, por exemplo. Manteigas de nozes também são opções bastante nutritivas. A proteína na manteiga de nozes ajudará a mantê-lo saciado por mais tempo e ajudará a evitar um pico de açúcar no sangue.

Você tem o costume de consumir bastantes nozes e sementes na sua dieta? Como as insere em suas refeições no dia a dia? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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