Publicidade

 

Suco de berinjela com limão

Suco de Berinjela com Limão Emagrece Mesmo?

Quem deseja ou precisa emagrecer sabe que uma das coisas mais fáceis é encontrar receitas por aí que prometam dar uma força ao processo de perda de peso. Entretanto, será que todas elas funcionam?

Publicidade

Por exemplo, você já ouviu falar que o suco de berinjela com limão emagrece? Mas como saber se a bebida realmente pode auxiliar a vida de quem busca perder peso? Vamos fazer uma análise sobre os efeitos dos ingredientes do suco em relação à boa forma.

O suco de berinjela com limão emagrece? 

Vamos começar a nossa análise pela berinjela. O alimento pode contribuir com a perda de peso por ser fonte de fibras – uma unidade do vegetal com casca carrega 18,6 g do nutriente -, um nutriente importante para a promoção da saciedade no organismo.

E uma vez que nos sentimos satisfeitos, fica mais fácil controlar o apetite e consumir menos calorias, o que é necessário para emagrecer.

Mas não é só isso: a berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico.

Isso significa que ao ser ingerida, os seus carboidratos não causam uma elevação brusca nos níveis de açúcar no sangue. Tal efeito é benéfico para a perda de peso porque quando há um crescimento brusco nas taxas de glicose no sangue, também ocorre o aumento do apetite.

Temos então um alimento de baixas calorias e muitas fibras.

O limão

O benefício do limão em relação ao emagrecimento está associado ao seu alto teor de vitamina C – duas unidades da fruta carregam aproximadamente 74 mg do nutriente.

Publicidade

Isso contribui para a boa forma porque a vitamina C é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Além disso, o limão tem muito poucas calorias.

A combinação entre a berinjela e o limão

A combinação das fibras da berinjela com a acidez do limão resultam em um funcionamento melhor e mais rápido das enzimas do fígado que são responsáveis pela desintoxicação do organismo.

O resultado disso é uma aceleração no metabolismo. Quando o metabolismo está mais rápido, o processo de queima de calorias e gorduras por parte do corpo também torna-se mais eficiente.

Então… 

No lugar de dizer que o suco de berinjela com limão emagrece, o mais apropriado é afirmar que a bebida pode favorecer o processo de perda de peso. Assim, se você deseja eliminar os quilos em excesso, além de incluir o suco, siga uma alimentação equilibrada, nutritiva, saudável e controlada e pratique exercícios físicos com regularidade como forma de maximizar a queima de calorias.

A bebida não é uma poção mágica que elimina gorduras – para observar resultados é necessário que o seu consumo esteja inserido em um contexto de estilo de vida saudável com foco no emagrecimento com saúde.

Outros benefícios da berinjela e do limão

Não é somente em relação à perda de peso que os dois ingredientes são benéficos para o nosso organismo. Confira a seguir outros benefícios aos quais os alimentos estão associados:

A berinjela:

  • É fonte de fibras, proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, manganês, vitamina B2 e vitamina C.
  • Auxilia a saúde gastrointestinal e a movimentação regular dos intestinos graças ao seu teor de fibras.
  • Possui compostos fenólicos que, de acordo com o Organic Facts, foram associados à diminuição de sinais da osteoporose, a ossos mais fortalecidos e ao aumento da densidade mineral dos ossos.
  • Por ser fonte de ferro, combate a anemia que é causada pela deficiência do mineral.
  • Ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e a aumentar as taxas do colesterol bom.
  • É dotada de bioflavonoides, substâncias que contribuem com a redução da pressão arterial.

O limão: 

  • Serve como fonte de nutrientes como cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina B1 e vitamina C.
  • Traz um efeito estimulante e desintoxicante em relação ao fígado.
  • Contribui com a movimentação e com a regularidade intestinal.
  • A vitamina C encontrada no limão contribui com o combate aos radicais livres causadores de doença como o câncer e promotores do envelhecimento precoce.
  • Assim como a berinjela, é fonte de bioflavonoides.
  • É dotado de propriedades antibacterianas.

Confira aqui em detalhes todos os benefícios da berinjela e todos os benefícios do limão para a saúde e boa forma.

Receita de suco de berinjela com limão 

Ingredientes: 

  • 1 litro de água;
  • 1 berinjela crua;
  • 2 limões;
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a berinjela e os limões. Picar a berinjela com a casca e espremer os limões;

Passar a berinjela picada e o suco dos limões para o liquidificador. Adicionar a água e os cubos de gelo;

Bater bem, passar para uma jarra e guardar na geladeira. Consumir a bebida ao longo do dia em porções de 250 ml antes das refeições. Para quem está de dieta para emagrecer, uma dica é tomar o primeiro copo do dia com água morna, enquanto estiver ainda em jejum, 30 minutos antes do café da manhã.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tome frequentemente e afirme que o suco de berinjela com limão emagrece? Tem curiosidade de incluir esta bebida em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×