Suco de manga

Suco de Manga com Gengibre Emagrece? Receitas e Benefícios

Quantas receitas de suco com combinações de frutas e raízes diferentes você já ouviu falar que prometem dar aquela força para quem deseja perder peso? E quantas delas realmente funcionaram para você?

Antes de aderir a essas bebidas e inseri-las nas refeições, vale a pena conhecer um pouco mais a respeito dos ingredientes que as compõem para saber se realmente podem trazer o efeito prometido.

Será que o suco de manga com gengibre emagrece? 

Para saber se o suco de manga com gengibre emagrece, o que vamos fazer é analisar, de maneira separada, cada um desses ingredientes, começando pela manga.

Uma xícara de pedaços de manga possui cerca de 100 calorias, sendo 28 de carboidratos e 3 gramas de fibras. Algumas pessoas podem argumentar que é uma quantidade alta de açúcar e por isso não seria a melhor alternativa para um suco de emagrecimento. No entanto, vale lembrar que o suco integral pode dar saciedade e essa quantidade de carboidratos é equivalente a pouco mais que 2 fatias de pão de forma, por exemplo. Então, não é tanta coisa assim.

Um dos motivos que nos leva a concluir que a fruta pode auxiliar o processo de emagrecimento é o fato dela ser composta por antioxidantes. Ainda que o teor de antioxidantes da manga seja menor do que o de alimentos como amoras, uva-do-monte e mirtilo, ela ainda possui uma boa quantidade dessas substâncias.

Pesquisadores da Universidade da Flórida realizaram uma pesquisa e concluíram que as pessoas que  consomem mais antioxidantes pesam menos, ainda que não ingiram uma quantidade menor de calorias.

Ao longo do experimento, os pesquisadores criaram um índice – chamado de índice fitoquímico ou PI (sigla em inglês para phytochemical index) – para classificar o número de calorias ingeridas oriundas de alimentos vegetais (que costumam ser fonte de antioxidantes) comparando com a ingestão geral de calorias.

Uma dieta vegana, baseada em vegetais e que exclui bebidas alcoólicas e açúcares refinados alcançaria a pontuação 100, enquanto uma alimentação com carne, açúcar, frituras e pobre em frutas e vegetais teria menos do que 20 pontos no índice.

Com isso, os pesquisadores entenderam que mesmo que diferentes grupos de pessoas consumissem a mesma quantidade de calorias, aqueles com as pontuações mais baixas no índice PI pesavam mais, tinham cinturas maiores e apresentarem percentuais de gorduras mais elevados.

Entretanto, precisamos levar em conta o fato que ainda que o suco de manga (natural, fresco e consumido imediatamente após o preparo) possa ajudar em relação ao fornecimento de antioxidantes ao corpo humano, para adquirir as vantagens apontadas pelo experimento é necessário que toda a dieta seja rica em antioxidantes.

Por outro lado

O suco de manga pode não trazer a mesma vantagem que o consumo da fruta fresca em relação ao emagrecimento. A bebida contém pouco ou nenhum teor de fibras (dependendo da forma como é feito), nutriente que contribui com a saciedade do organismo e, por consequência, colabora com o controle do apetite.

Além disso, o teor de açúcar do suco pode ser bem maior do que o da fruta natural. No entanto, isso pode ser revertido se você optar por não adicionar açúcar de mesa na sua receita de suco de manga com gengibre e substituí-lo por um adoçante de zero calorias. E é melhor não coar.

O gengibre

As alegações de que o gengibre ajuda a perder peso referem-se ao fato do ingrediente ser associado ao efeito do estímulo ao metabolismo, algo que torna o processo de queima de calorias e gorduras mais eficiente.

Entretanto, mesmo ao ser consumida em dosagens altas, o gengibre não proporciona uma elevação do metabolismo maior do que 2% a 5% e que esses benefícios são obtidos por meio de dosagens mais altas da raiz, disponíveis em suplementos como extratos líquidos e cápsulas, em que o ingrediente vem misturado a outros componentes que têm a mesma ação de aceleração do metabolismo.

Vale lembrar que é bom consultar um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento e que a superdosagem do gengibre – 2 g para cada kg de massa corporal – pode causar a superestimulação do sistema nervoso central e tremores.

Estudos indicam que não se deve consumir mais do que 2 g a 4 g de gengibre diariamente.

Considerações

Tendo todos esses dados em mente, em vez de dizer que o suco de manga com gengibre emagrece, seria melhor afirmar que a bebida pode dar uma força ao processo de emagrecimento, ainda que isso não seja garantindo em todos os casos.

Portanto, se você realmente deseja ou necessita perder peso, além de testar a receita, vale a pena procurar seguir uma dieta controlada, equilibrada, saudável e nutritiva e fazer atividades físicas com frequência para maximizar a queima de calorias, contando com o apoio e supervisão de profissionais da saúde.

Para que serve – Benefícios do suco de manga com gengibre

Agora que analisamos se o suco de manga com gengibre emagrece, vamos conhecer alguns outros benefícios da bebida.

– Combate a inflamações

O suco feito com o gengibre fornece uma ação anti-inflamatória, contribuindo com a eliminação de toxinas por parte do corpo.

– Fonte de nutrientes

A manga serve como fonte de nutrientes como carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Já o gengibre serve como fonte de substâncias com cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B) e vitamina C, em quantidades pequenas, visto que são usadas porções pequenas do ingrediente para o preparo do suco.

– Combate aos fungos 

Um estudo da Universidade Carleton no Canadá avaliou 29 espécies de plantas e identificou o gengibre como a mais eficiente em relação o combate aos fungos.

– Saúde da visão  

O suco de manga serve como fonte de betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no organismo.

Ela é fundamental para a visão porque auxilia a retina a absorver e processar a luz.

– Saúde da pele

O betacaroteno presente no suco de manga também pode contribuir com a proteção contra os raios ultravioletas (UV) causadores de rugas.

– Fonte de vitamina C

O suco de manga com gengibre é composto pela vitamina C, um nutriente importante para o reparo e o crescimento de tecidos no corpo. Ele também auxilia a formação de colágeno, substância usada na formação da pele, dos ligamentos das cartilagens, dos tendões e dos vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C é requerida para o processo de cura de feridas, para a reparação e manutenção dos ossos e dentes e para a absorção de ferro. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland. 

Cuidados com o gengibre 

O Centro Médico da Universidade de Maryland alertou que o gengibre pode aumentar o risco de sangramento, interagir com medicamentos (se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com o ingrediente) e que pessoas com problemas no coração devem consultar o médico antes de utilizá-lo.

Mulheres grávidas só devem usar o gengibre após autorização médica e as que estão amamentando não devem utilizar o ingrediente por questões de segurança.

O gengibre também pode aumentar os níveis de insulina ou abaixar a taxa de açúcar no sangue. Portanto, quem tem diabetes pode precisar ajudar os medicamentos que usa para tratar a condição. Logo, antes de tomar suco de manga com gengibre, os diabéticos devem checar com o médico.

O gengibre também não deve ser utilizado por quem sofre com hipertireoidismo e cálculo na vesícula biliar e que crianças, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlceras e alergias não devem abusar da raiz. 

Como fazer – Receitas de suco de manga com gengibre

1. Receita de suco natural de manga com gengibre

Ingredientes:

  • 1 manga grande sem caroço, descascada e picadinha;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem; Se achar necessário adoçar, utilize um adoçante sem calorias. Servir-se imediatamente.

2. Receita de suco natural de manga com gengibre e capim santo

Ingredientes:

  • 400 ml de chá de capim santo (infusão bem forte) sem açúcar;
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado;
  • 400 ml de suco natural de manga (fresco, preparado na hora).

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem; Se achar necessário adoçar, utilize um adoçante sem calorias. Servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de manga com gengibre imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você já tinha ouvido falar que o suco de manga com gengibre emagrece? Pretende fazer em casa para aproveitar seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*