Publicidade

 

Taurina

Taurina: O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

O que é a taurina, afinal? A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bílis, fluído produzido pelo fígado. Ela é um dos aminoácidos não-essenciais (pelo fato de ser produzida durante a fase adulta humana e porque é encontrada em diversos alimentos, como peixes, carnes e laticínios) mais abundantes do organismo, encontrado em diversos sistemas e órgãos vitais, como sistema nervoso central, coração, cérebro, intestino, ossos e músculos esqueléticos.

Publicidade

A taurina é sintetizada no fígado e no cérebro a partir da metionina e cisteína (aminoácidos que irão compor proteínas), juntamente com a vitamina B6, a qual ajuda no metabolismo das proteínas. Considerada um ácido sulfônico, a taurina é produzida por meios naturais e tem grande importância na absorção dos lipídios pelo intestino delgado.

A taurina possui muitas utilizações e é essencial em muitas das funções do corpo humano. Vamos conhecer, a seguir, alguns outros usos desse composto, analisando, também, a forma em que esta age no corpo se associada a outras substâncias. Em especial, daremos ênfase ao uso da taurina como suplemento para os interessados em usufruir de seus efeitos durante a dieta e exercícios físicos, recomendando, também, a suplementação desse composto devido à grande importância de seus efeitos no corpo humano. 

Para Que Serve

Uma das funções da l-taurina é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas. Porém, como uso mais popular, podemos citar o fato de que a taurina é utilizada como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante. Ela age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo.

Além disso, a taurina também intensifica os efeitos da insulina, tornando-se responsável por um melhor funcionamento do metabolismo da glicose e dos aminoácidos, auxiliando no anabolismo. A taurina ainda é útil como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epilépticos).

Vasodilatação

Outro efeito da taurina, não menos importante, é o papel que desempenha no sistema cardiovascular, ajudando a mover nutrientes essenciais, como potássio, magnésio e cálcio, para dentro e para fora das células do coração. Por esse fator, a taurina ajuda a melhorar a saúde e funcionamento do sistema cardíaco, podendo tratar condições como a arritmia, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.

A taurina atua, ainda, na dilatação do sistema vascular, ocasionada pelo aumento da secreção de óxido nítrico. A dilatação ajuda a melhorar o fluxo de oxigênio para os órgãos e músculos.

Publicidade

Controle do colesterol

Outro papel importante da taurina é a melhora da função da vesícula biliar, fazendo com que o colesterol seja eliminado através da bílis.

Como tomar

Disponível em cápsulas, pó ou líquido, a dose recomendável de l-taurina para reduzir o catabolismo proteico é de 500 mg, 3 vezes ao dia. Pode-se consumi-la antes ou depois de realizar um exercício físico. É aconselhável a forma líquida para os que buscam o combo de hidratação + melhora do condicionamento físico.

Como composto natural e não essencial, a taurina pode ser encontrada e consumida em diversos alimentos ricos em proteínas, como peixes, frutos do mar, aves e carne e alguns alimentos de origem vegetal, como beterraba, nozes e feijão.

Efeitos Colaterais

De acordo com estudiosos, a suplementação com taurina não causa efeitos colaterais graves, visto que ela é um composto natural. Porém, deve-se consumi-la na quantidade correta, sendo que até 1.000mg por kg do peso corporal não chega a ser prejudicial à saúde.

A taurina, no entanto, não é recomendada para as pessoas que praticam exercícios leves e com pouca frequência, já que este composto pode ser suprido com uma alimentação equilibrada. É importante deixar claro que altas doses de aminoácidos pode gerar uma sobrecarga do fígado e dos rins.

Publicidade

Crianças, gestantes e idosos só devem consumir esse suplemento se o médico ou pediatra liberar o uso.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já experimentou algum suplemento de taurina? Como foram os resultados? Quais são seus suplementos mais utilizados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Sou consumidos de taurina através de energéticos. Tenho hábito de tomar um energético durante cada treino de 1 hora e meia, 5 dias por semana e nos outros 2 dias não consumo este tipo de suplemento no meu treino. Alguns dizem que faz mal, porém não vi nada relacionado a isso no google.

  2. Compartilho a mesma opinião do Sr. Carlos Braga, só que com um intervalo maior, intercalando dias, sinto maior rendimento nos treinos quando ingiro produto que incluam a taurina, caso encontre algo no comercio com preço acesivel na forma mais concentrada pretendo adquirir .

    • Boa noite, Luiz!! Tenho energético ” Energy Time” que ele não tem a taurina e nem o glucorolactona que aceleram os batimentos cardíacos podendo causar câncer, infarto, entre outros. Ele tem na sua substância o time release, que ao invés de te dar 2 horas de energia (energético comum de mercado), ele te dá 8 horas de energia caso seu corpo precise. Caso queira saber mais…

    • Methyl Rush 4.2 325g

  3. Meu filho de 15 anos toma um energético da forever. Além de ser a base de taurina, tem muitas vitaminas e carboidratos e sódio. Uma delícia. Pela informação que obtive na imprensa não faz mal.pois é natural.

  4. Gosto e consumo bebidas que contenham a Taurina, sei que o gás presente nessas bebidas não são saudáveis para o estomago, por essa razão agito a porção que vou ingerir por alguns minutos a fim de que o gás se evapore quando as bolhas se desfazem, quanto ao efeito acho positivo no rendimento da atividade, sou adepto da musculação a mais de vinte anos, e por experiencia própria e por uso de outras substancias que esse produto me parece inócuo quanto a saúde, estou procurando Taurina em forma concentrada para evitar o tal gás, assim que adquirir esse produto evitarei compra-lo na forma de embalagens de supermercados.(Garrafas que são comercializadas como energéticos populares)

  5. Cesar aparecido da Silva

    Sempre que eu deitava do lado do coração doía muito ele dava umas agulhadas eu tinha que vira de lado eu passei a tomar energético furioso eu notei que parou de doer agora eu deito do lado do coração e não DOI mais depois de uma semana de uso

    • É estranho você dizer que deixou de doer daquele lado do coração depois de tomar taurina. Provavelmente está com algum problema de circulação ou algo fazendo pressão junto do coração. Se calhar quando encostava daquele lado a pressão causada, poderia estar a intensificar as suas dores dai que se sentia mais quando encostava daquele lado. Faça um teste tome taurina e depois não tome mais e se as dores continuarem a longo tempo veja um médico.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×