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Tomates

Tomate Engorda ou Emagrece?

Parece que o tomate é o centro da vida com poucas calorias. Eles se oferecem para uma culinária saudável, sendo doces e com poucas calorias. Tomates são um dos “vegetais” mais frequentemente consumidos, seja cru, cozido no vapor, ensopado, amassado, em forma de purê ou molho. Embora sejam conhecidos como um vegetal, tomates são botanicamente considerados frutas. Eles também são uma de nossas melhores fontes de vitamina C. Mas você acha que o tomate engorda ou emagrece? Veremos a seguir.

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Benefícios

Enquanto não seja rico em vitaminas e minerais, o tomate é rico em vitamina C. Esse antioxidante tem um papel importante na manutenção da saúde do sistema imune. Ele também contém betacaroteno e vários outros carotenoides que podem ter suas próprias propriedades de prevenção de doenças, particularmente contra doença cardíaca e câncer. Um carotenoide, o licopeno, pode reduzir o risco de câncer de próstata. Tomate também oferece uma boa dose de um possível preventor de derrames, o potássio.

Fatos Nutricionais

Tamanho da Porção: 1 tomate médio

  • Calorias: 24
  • Gordura: 0 gr
  • Gordura Saturada: 0 gr
  • Colesterol: 0 mg
  • Carboidratos: 5 gr
  • Proteína: 1 gr
  • Fibras: 1 gr
  • Sódio: 6 mg
  • Vitamina A: 1,025 IU
  • Vitamina C: 15 mg
  • Potássio: 292 mg
  • Carotenoides: 3,992 mcg

Como o Tomate Emagrece?

Se você está tentando perder peso, sua dieta é importante para o seu sucesso. Em geral, evite alimentos que são ricos em gordura saturada e açúcar simples. Embora ele tenha açúcar, é um equívoco pensar que comer tomate engorda. Se você come tomate ou está pensando em adicioná-lo à sua dieta de perda de peso, você deve saber como incorporá-lo às suas refeições e como a perda de peso funciona.

Poucas Calorias

Adicionar tomate à sua dieta pode te ajudar a alcançar seus objetivos de perda de peso. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda o tomate para perda e controle de peso. Dra. Ann Kulze, uma especialista em nutrição da Carolina do Sul, considera o tomate um vegetal que é um “superstar” na perda de peso. Tomate emagrece por ter muito poucas calorias. Um tomate médio contém apenas 22 calorias e um grande, 33. Mesmo uma xícara cheia de tomates cereja contém apenas 27 calorias.

Grande Volume

Dr. Jonny Bowden, especialista em nutrição clínica, considera alimentos como o tomate como “de grande volume”, ideal para a perda de peso. Alimentos que são considerados de grande volume contêm quantidades relativamente grandes de água, ar e fibras e uma quantidade relativamente pequena de calorias. Alimentos de grande volume como o tomate satisfazem seu apetite e te mantêm cheio sem que você precise ingerir uma grande quantidade de calorias.

Enquanto o tomate contém quantidades modestas de fibras – um tomate grande contém 2,2 gramas de fibras – ele contém grandes quantidades de água. A água consumida em alimentos fica no seu estômago por mais tempo do que a água de bebidas e pode te ajudar a perder peso, de acordo com a Penn State University.

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Preocupações Glicêmicas

Embora o tomate seja quase completamente sem gordura, você pode achar que o tomate engorda devido ao açúcar aumentando seus níveis de glicose no sangue. Não fique. O tomate é um alimento pouco glicêmico. O índice glicêmico é um sistema de ranking que avalia o quanto um alimento ou bebida pode afetar seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos com um valor de 55 ou menos provavelmente não causarão nenhum efeito significante nos seus níveis de açúcar no sangue.

O tomate tem 15, um índice glicêmico muito baixo, de acordo com informações da Universidade de Sydney, na Austrália. É importante que quem faça dieta mantenha seus níveis de açúcar no sangue o mais estáveis possível. Elevar seu açúcar no sangue faz com que seu corpo libere insulina, o que promove armazenamento de gordura.

Conselhos Especiais Sobre Perda de Peso

Não pense que simplesmente comer tomate emagrece ou queima gordura. Nenhum alimento pode causar perda de peso. Para perder peso você precisa queimar mais calorias do que consome. Exercícios fazem com que você queime mais calorias, mas você provavelmente terá que diminuir a quantidade de calorias que você come. Isso pode ser feito de forma saudável ao substituir alimentos altamente calóricos por alimentos com poucas calorias, como o tomate. Por exemplo, você pode substituir uma porção de queijo ou carne de um sanduíche com tomate. Também é recomendável que você substitua um alimento rico em amido por uma xícara de tomates cozidos.

Seleção e Armazenamento

Os tomates mais saborosos são “colhidos maduros”, isso é, eles amadureceram no pé, então não precisaram ser amadurecidos artificialmente. Você pode ter que procurar feiras para achá-los assim. Além disso, não há uma definição padrão do termo “colhido maduro”. Conheça seu vendedor antes de confiar na alegação.

Procure tomates que estejam firmes e bem formados e que tenham um aroma perceptível. Eles devem ser pesados para seu tamanho e ceder à pressão quando gentilmente apertado, mas ele não deve ser macio demais. Um erro comum é armazenar tomates na geladeira. Temperaturas frias arruínam o sabor e a textura de um bom tomate. Além disso, espere até estar quase pronto para servi-los antes de picar. Uma vez cortado, o sabor vai embora.

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Dicas de Preparo e de Servir

Saladas ficam mais completas com um tomate maduro. Tomates picados, servidos com pimentão ou rúcula, regados com um vinagre saborizado ou vinagre balsâmico, e salpicados com manjericão fresco são os melhores. Tomate picado adiciona sabor, cor e nutrição a sopas, cozidos e ensopados. Eles ficam ótimos com macarrão.

Com um tomate, você tem muito sabor com poucas calorias. Continue sua rotina de perda de peso de alimentação saudável com essa fruta versátil e deliciosa.

Escolha os tomates mais maduros para ter mais vitaminas

Se você planta seus próprios tomates, espere o máximo possível para colhê-los. Tomates colhidos maduros contêm quase o dobro da vitamina C e betacaroteno dos tomates colhidos verdes.

Escolha os tomates mais vermelhos para ter mais antioxidantes

O antioxidante licopeno é um pigmento vermelho encontrado no tomate. Tomates com os tons mais brilhantes de vermelho indicam maiores quantidades de licopeno e de betacaroteno.

Coma tomates cozidos e enlatados para ainda mais benefícios

Licopeno, o antioxidante encontrado no tomate em grandes quantidades, está localizado nas paredes das células. Cozinhar o tomate libera o licopeno para que ele faça seu trabalho. Uma análise combinada de 21 estudos publicada na Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention mostrou que homens que comiam maiores quantidades de tomates crus tinham uma redução de 11% no risco de câncer de próstata. Aqueles que comiam mais produtos com tomates cozidos foram ainda melhor: o risco de câncer de próstata foi reduzido em 19%.

Adicione um pouco de gordura para ajudar na absorção dos nutrientes

Licopeno é solúvel em gordura. Isso quer dizer que você aumenta os benefícios do tomate quando ele é absorvido no seu corpo com a ajuda de gorduras. Cozinhe o tomate com um toque de azeite de oliva ou combine-o com um abacate (em pequenas quantidades) para ajudar seu corpo a absorver o licopeno mais facilmente.

Coma tomate frequentemente

Já que o tomate tem grande quantidade de água e poucas calorias, comê-lo frequentemente pode te ajudar a se sentir cheio e a não adicionar calorias extra. Pessoas que fazem dieta podem comer muitos tomates e ainda limitar sua ingestão de calorias.

Comer tomate regularmente também é bom para o seu coração – um dos principais benefícios do tomate. Em um estudo com 40 mil mulheres, conduzido no Brigham and Women’s Hospital (Boston), aquelas que consumiam 7 a 10 porções por semana de produtos com tomate tinham um risco 29% menor de doença cardiovascular comparado a mulheres que comiam menos de 1,5 porções de tomate por semana.

Comer um pouco de tomate é melhor que não comer nada

Comer mesmo que pequenas quantidades de tomate faz diferença. Um estudo da Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention mostrou que apenas uma porção de 180 gramas de tomate cru por dia reduziu o risco de câncer de próstata em 3%.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Como você costuma usar o tomate em suas refeições, e com qual frequência? Comente abaixo!

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3 comentários

  1. Quais sao os tipos de frutas que emagrece?

  2. Como mais ou menos 500 g de tomate/dia, uso o tomate grape, adoro, as vezes acho que exagero na quantidade, mas não consigo olhar a carinha dele e não comer. O que me diz desta minha relação com o tomate, ah, também como muito pepino japonês!

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