Tongkat Ali Funciona? Benefícios, Efeitos Colaterais e Dicas

O Tongkat Ali (ou Eurycoma longifolia) é uma erva tradicional do sudoeste asiático que vem sendo usada há muito como afrodisíaco natural, tônico, e energético. Como toda planta medicinal, ainda há muito mistério e dúvidas ao redor de seu consumo e efeitos, porém algumas informações podem ajudar aqueles que desejam não apenas se informar sobre a raiz amarga, mas entender seus benefícios para a saúde de quem decide tomá-la.

O Tongkat Ali

Proveniente do sudoeste asiático, esta raiz é nativa de países como Indonésia, Malásia, e Vietnã, e foi nestes países que ficou conhecida tanto por seu sabor amargo quanto por seu potencial valor como erva medicinal. Nestas regiões, era usada como remédio para a malária, afrodisíaco, antidiabética, e antimicróbica. Em alguns casos, é inclusive indicada para controlar a temperatura do corpo e casos de febre, embora alguns destes efeitos não tenham comprovação científica e se mantenham muitas vezes apenas na imaginação popular.

Alguns efeitos, contudo, são comprovados por estudos: o Tongkat Ali funciona como um aumentador do número de esperma, e também tem efeito afrodisíaco comprovado. Em sua região de origem, também é usado como aditivo em cafés e energéticos. O problema da falsificação é recorrente mesmo na Malásia, onde é abundante, portanto uma boa dica na hora de procurar pelo produto é se certificar de sua procedência, ou poderá ser enganado ou tomá-lo em doses incorretas.

Como Funciona

Estudos comprovam que o Tongkat Ali aumenta a quantidade de esperma e testosterona, hormônio masculino responsável pela libido e desejo sexual masculinos. Outros benefícios que o aumento de testosterona traz são o reforço do sistema imunológico, força, redução de gordura corporal, e para aqueles praticantes de atividades físicas, o aumento de massa muscular magra e maior recuperação pós-treino.

Um de seus componentes também ajuda a reduzir o SHBG (Globulina Transportadora de Hormônio Sexual), responsável por converter testosterona em estrogênio, o que também tem relação ao aumento do nível do hormônio masculino.

E o Tongkat Ali funciona?

Segundo estudos científicos, quando tomado em dose certa com boas recomendações, o Tongkat Ali é seguro e funciona com efeitos comprovados. Em experimentos feitos com ratos de laboratório, o desejo sexual do grupo no qual foi aplicado o Tongkat Ali aumentou, e seu nível de ejaculação aumentou em relação ao período em que não tomaram a raiz.

Mitos e Mistérios

Devido a seu popular efeito, muitos rumores e falsas notícias circulam acerca da raiz, muitas das quais geradas por companhias que comercializam o produto na tentativa de aumentar suas vendas. Um destes mitos é que a qualidade do Tongkat Ali poderia variar de acordo com a região na qual foi plantada.

Não há evidência alguma de que isto ocorra, e a única preocupação em relação à procedência da raiz deve ser devido a muitas empresas falsificarem-no, ou venderem outras ervas no lugar para aumentarem seus lucros a um preço mais baixo. Contudo, não faz diferença se a raiz é proveniente da Malásia ou do Vietnã, por exemplo, pois ambas terão a mesma composição.

Outro mito comum em relação à raiz amarga é que a consistência na qual é ingerida faz diferença em seu efeito. Diferente de muitos remédios e substâncias, o consumo in natura, ou seja, consumir a raiz em sua forma original, tem o mesmo efeito de consumi-la em pó, por exemplo, e o consumo natural da raiz é inclusive muito praticado em seus países de origem.

O que não se pode fazer é misturar o Tongkat Ali com outras ervas, pois estas não potencializarão seus efeitos, ao contrário, poderão comprometer o resultado.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser um medicamento natural, o Tongkat Ali possui contraindicações e efeitos colaterais como qualquer outra substância natural. Mesmo que se tenha certeza de sua procedência e pureza, o uso da raiz pode trazer efeitos colaterais como a insônia, devido à sua potente ação energética, e portanto não é recomendável, por exemplo, para aqueles que já sofrem de falta de sono ou que seja consumido antes de dormir. A falta de sono contínuo pode causar danos ainda mais sérios à saúde, e portanto deve ser evitada ao máximo se você quer seguir um estilo de vida saudável.

Por funcionar como um aumentador dos níveis de testosterona, a Tongkat Ali também pode causar o aumento excessivo na temperatura corporal – como aquele que se sente após a prática de exercício físico – o que pode não ser um incômodo durante dias frios, mas que pode ser facilmente sentido e desconfortável para países como o Brasil.

Outro fator a se prestar atenção é que o aumento nos níveis de testosterona também pode causar agressividade e irritabilidade, bem como um aumento nos batimentos cardíacos, devendo ser evitado em grandes doses para aqueles com problemas cardiovasculares ou sensibilidade.

Dica do Sucesso: Equilíbrio

Diante de todas as informações acerca do consumo de Tongkat Ali, só resta uma palavra-chave: equilíbrio. Apesar de possuir benefícios comprovados, é sempre bom obter uma recomendação de um médico ou ao menos fazer um acompanhamento inicial antes de iniciar tratamento com esta raiz amarga e afrodisíaca.

Adquiri-la em doses certas e em locais confiáveis também ajuda a se ter a melhor experiência possível com este remédio, que se usado de forma responsável pode trazer não apenas benefícios à vida amorosa e sexual, mas também aumentar a energia e disposição aqueles que praticam qualquer atividade física.

Fonte adicionais:

Você já experimentou tomar o Tongkat Ali? Utilizaria para aumentar a energia nos treinos, ou para potencializar sua vida sexual? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,65 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Ainda terei que investigar muito. Peco a quem tem usado esta erva para me encorajar atravez do e-mail abaixo.

  2. Comprei no Aliexpress, tomei duas capsulas em dias diferentes, e sinto a diferença, na academia e na cama. Melhorou muito. Ja tomei também o tribulus e to gostando mais do Tongkat.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*