Exame de Sangue

Triglicerídeos Alto – Causas, Sintomas, Dieta e Dicas

Junto com o colesterol alto e a hipertensão, um nível alto de triglicerídeos no sangue é uma das principais causas de doenças cardíacas. Os triglicerídeos são a gordura que é criada pelo corpo quando você consome mais calorias do que gasta. Eles ficam na corrente sanguínea e são usados para levar energia para todo o corpo. Porém, quando os níveis são muitos altos, eles podem causar doenças arteriais e cardíacas.

Assim como o colesterol, na maioria dos casos é possível manter os triglicerídeos em um nível saudável com uma dieta adequada e atividade física. Porém, há algumas diferenças que são importante ressaltar.

O que são?

Os triglicerídeos são gorduras que podem ser produzidas pelo corpo ou ingeridas pela comida e são fonte de energia para as células de todo o corpo. Cerca de 95 por cento de todas as gorduras da dieta são triglicerídeos, que são importantes para a saúde.

Quando comemos, o corpo transforma as calorias que não precisamos usar no momento em triglicerídeos que ficam na corrente sanguínea à disposição para distribuir energia para todas as células. Quando o corpo precisa de energia, essa gordura é utilizada.

A mólecula do triglicerídeo é uma forma química do glicerol que contém três ácidos gordos. Essas moléculas são desfeitas no intestino delgado e depois são reagrupadas para circular no sangue.

Quando a pessoa constantemente come mais calorias do que o necessário, principalmente através de carboidratos, o nível de triglicerídeos aumenta. Isso pode causar acúmulo de placas de gordura nas artérias que podem levar a um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica, além de doeça hepática e pancreatite.

O que é considerado normal?

O mesmo teste de sangue que identifica os níveis de colesterol irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.

O nível de triglicérideos recomendado pela American Heart Association (AHA) como “ótimo” é de 100 mg / dL (1,1 mmol / L) ou menos. De acordo com a instituição, este nível melhora a saúde de coração. Porém, a AHA não recomenda usar medicamento para alcançar esse objetivo, apenas adapte o estilo de vida, comendo melhor e fazendo exercício regulares.

Como depois que comemos o nível de triglicerídeos aumenta, é preciso fazer jejum antes de realizar o teste. O ideal é que este exame seja feito regularmente, inclusive em pessoas jovens e magras.

O que triglicerídeos e colesterol tem a ver?

Colesterol e triglicerídeos são identificados no mesmo exame pois ambos são lipídios que circulam no sangue e o teste feito é, na verdade, um perfil lipídico.

Enquanto os triglicerídeos são responsáveis por armazenar energia não utilizada pelo copo, o colesterol é usado para construir células e hormônios. Como nenhuma das duas substâncias se dissolve no sangue, eles são carregados na corrente sanguínea por proteínas.

Ambos são essênciais para o funcionamento do corpo, mas podem causar sérios problemas quando são encontrados em excesso.

Triglicerídeos alto

Especialistas acreditam que níveis altos de triglicerídos no sangue aumenta o risco de doenças cardíacas, multiplicando os problemas causados pelo nível de colesterol alto, pressão alta e diabetes. Os triglicerídeos ajudam a bloquear as artérias, causando problemas como ataque cardíaco e derrame.

Estudos apontam que mulheres são mais afetadas por triglicerídeos alto do que homens, porém, ambos devem cuidar os indicadores.

Um nível de alto de triglicerídeos pode ser sinal de diabetes 2 não controlada, doenças no fígado e no rim ou ainda uma condição genética rara que afeta como o corpo transforma a gordura em energia.

O triglicerídeos alto está associado também à síndrome metábolica, que aumenta o risco de desenvolver diabetes, sofrer um ataque cardíaco e doenças do coração. Uma pessoa tem síndrome metabólica quando ela possui pelo menos três destes fatores: excesso de gordura abdominal, hipertensão, nível alto de glicose no sangue, pouco colesterol bom (HDL) e alto nível de triglicerídio. Então, se você tem excesso de triglicerídeos, fique atento.

Sintomas

Um nível alto de triglicerídeos na corrente sanguínea não tem sintomas. Quem não faz exames regularmente pode descobrir que possui um nível alto apenas depois de sofrer algum problema cardíaco.

Apenas quem tem excesso de triglicerídeos em função de uma condição genética pode apresentar sintomas visíveis: os xanthomas – manchas amareladas e avermelhadas na pele que são depósitos de gordura. Em casos mais raros, o triglicerídeos alto pode levar a pancreatite.

Causas

O excesso de triglicerídeos pode ser causado por fatores como diabetes tipo 2 não controlada, doença genética, hipotireoidismo, doença renal, obesidade, consumo excessivo de álcool e uma alimentação não saudável.

Quando é motivado pela alimentação, o problema é que a pessoa está ingerindo mais calorias do que precisa, fazendo com que o corpo armazene o excesso. Além da quantidade de calorias, o tipo de alimento importa.

Além disso, alguns remédios como tamoxifen, esteróides, beta-bloqueadores, diuréticos, estrogênio e pílulas anticoncepcionais também podem ser uma das causas.

Como reduzir o nível de triglicerídeos alto

A seguir você verá diversas dicas que impactam o nível de triglicerídeos do corpo:

Coma melhor

O fator mais importante é equilibrar a sua alimentação para que você não consuma mais calorias do que gasta. Porém, diminuir o consumo de alguns alimentos e aumentar o de outros é fundamental para reduzir a quantidade da substância no sangue. Confira algumas dicas:

– Diminua o consumo de gordura saturada e trans

Quando for fazer compras, confira nas informações nutricionais dos alimentos se eles não têm grandes quantidades dessas gorduras. Se sim, evite.

– Coma menos carboidratos e açucares

Diminua a quantidade de comidas açucaradas e preparadas com farinha branca na dieta. Elas engordam, oferecem pouquíssimos nutrientes e aumentam a quantidade de triglicerídeos no sangue.

– Beba álcool moderadamente

O consumo de álcool também pode aumentar o nível de triglicerídeos ao fazer o fígado produzir mais ácidos gordos. Porém, se consumido em moderação (um porção de bebida por dia), pode ajudar a balancear o nível de triglicerídeos e aumentar o nível de colesterol bom.

– Invista em gorduras saudáveis

Gordura é importante para o corpo. Procure fontes de gordura monossaturada e poli-insaturadas que são encontradas em azeite de oliva, amendoim, girassol, milho, abacate, amêndoas, sementes como de abóbora e gergelim e peixes ricos em ômega-3

– Coma mais fibras

Fibras ajudam a diminuir o nível de triglicerídeos e colesterol naturalmente. Elas desaceleram a digestão, ajudando o corpo a transformar comida em energia e não em gordura, além de reduzir a absorção de gorduras saturadas.

– Cuidado com a frutose

Grandes quantidades de frutose podem aumentar os triglicerídeos para níveis insalubres. Estudos apontaram que participantes que consumiram grandes quantidade de frutose concentrada tiveram um aumento no nível de triglicerídeos. Porém, não é preciso evitar frutas. Apesar da frutose ser o principal açucar das frutas, é uma quantidade moderada e saudável. E as fibras encontradas nas frutas ajudam a diminuir o triglicerídeos alto. Os produtos açucarados industrializados é que são os maiores vilões de frutose, como as caldas e xarope de milho.

Faça exercício e perca peso

Para baixar o nível de triglicerídeos, você precisa parar de consumir mais calorias do que gasta. Há varias dicas para fazer isso, inclusive aumentar a quantidade que você gasta através de exercícios. Apenas 30 minutos de exercícios quatro vezes por semana pode baixar o nível de triglicerídeos e aumentar a quantidade de colesterol bom.

Além disso, estudos apontam que perder entre 5% e 10% do seu peso pode diminuir o excesso de triglicerídeos de maneira significativa. Fique atento: gordura na região abdominal também está associada a niveis altos da subtância.

Pare de fumar

Se você tem colesterol alto, triglicerídeos alto, ou pressão alta, o tabagismo só irá aumentar o perigo de doenças cardíacas. Fumar cigarros causa inflamação em todo o corpo, o que pode contribuir para a aterosclerose, coágulos de sangue e o risco de ataque cardíaco. Fumar todos os dias piora todos os indicadores de saúde cardíaca.

Medicamentos

Se mesmo com a mudaça de estilo de vida os seus triglicerídeos continuam altos, pode ser o caso de usar medicação. Os remédios sempre devem ser prescritos por um médico, que também irá analisar o seu nível de colesterol.

Os medicamentos mais comuns são:

Estatinas: São usada por quem sofre com baixo nível de bom colesterol (HDL), alto nível de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo alto. O médico ainda pode indicar uma combinação de remédios. Porém, fique atento a dores musculares, náuseas, diarréia ou constripação – se você sentir algum desses sintomas, avise o seu médico.

Fibratos: São usado para diminuir os triglicerídeos. Eles funcionam melhor em pessoas que tem níveis acima de 500 mg/dL. Porém, tem que ser usado com cuidado por quem também utiliza estatinas. Antes de iniciar o tratamento, tenha certeza que o seu fígado e rins estão funcionando bem. A combinação dos dois medicamentos, principalmente quando estes órgãos não estão bem, pode causar um problema chamado rabdomiólise que pode levar a falha dos rins.

Suplemento de ômega-3: Quem precisa baixar os triglicerídeos precisa consumir bastante ômega-3. Porém, pode ser difícil conseguir a quantidade necessária de omega-3 apenas pela dieta. Por isso, o médico pode indicar um suplemento. Tome cuidado ao tomar este tipo de medicamento por conta própria, pois ele pode afetar os efeitos de outros remédios.

Referências adicionais:

  1. Miller, Michael, et al. “Triglycerides and cardiovascular disease a scientific statement from the American Heart Association.” Circulation 123.20 (2011): 2292-2333.
  2. Skulas-Ray, Ann C., et al. “Dose-response effects of omega-3 fatty acids on triglycerides, inflammation, and endothelial function in healthy persons with moderate hypertriglyceridemia.” The American journal of clinical nutrition 93.2 (2011): 243-252.
  3. Stanhope, Kimber L., et al. “Consumption of fructose and high fructose corn syrup increase postprandial triglycerides, LDL-cholesterol, and apolipoprotein-B in young men and women.” The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism 96.10 (2011): E1596-E1605.
  4. David Wang, D., et al. “Effect of fructose on postprandial triglycerides: A systematic review and meta-analysis of controlled feeding trials.” Atherosclerosis 232.1 (2014): 125-133. Site:
  5. Wierzbicki, Anthony S., et al. “Triglycerides: a case for treatment?.” Current opinion in cardiology 27.4 (2012): 398-404.
  6. Collins, M. W., et al. “Association between triglyceride and high-density lipoprotein cholesterol change following fibrate therapy.” Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews (2014).

Você já constatou o nível de triglicerídeos alto em seu exame? Seu médico passou alguma dieta, alimentos e exercícios específicos para o caso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (82 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

58 comentários

  1. Excelente está explicação original este motivo ficamos mais informado diante desta doença. Muito bom

    • Meire Isabel Teixeira Silva

      Eu gostei dos coselhos para diminuir o trigliceridos. execíon alimentaçâo equilibrada todos o dias. ajunda muito isso denpede também cada pessoa de concetiza que podemos sofrer de um infarto ou derrame cerebral. si queremos viver mais tempo vamos cuida da nossa saúde!

    • Parabéns adorei a explicação muito completa!!!!

    • Foi constatado que estou com triglicérides bem alto a medica pediu para parar de comer algumas coisas e pediu para aderir mais aos integral,fazer caminhada , mas não me explicou os riscos

  2. gostei das informaçoe forão uteis para mim.

  3. Bem nao sei se tenho colesterol alto ou triguiseride alto, so sei ke cinto uma kentura é muito soneira do nada fico com as mao kente é rosto vermelho é um pouco de dor de cabeca isso durante dia.

  4. Sinto tambem muita canseira

  5. estou com 300 de colesterol e triglicérides meu medico passou ciprofibrato 200 ,eu tenho medo de tomar porque ja tive fortes dores abdominais antes ao tomar essa medicação sera que tem outro melhor ?

  6. Mas o que é canola? Canola é na realidade, uma palavra inventada para um produto geneticamente modificado, transgênico:
    CAN.O.L.A. = CANadian Oil Low Acid
    Óleo de canola é desenvolvido no Canadá a partir de uma planta chamada colza, que pertence à família da mostarda. Estes óleos tem sido utilizados para fins industriais (velas, batons, sabonetes, tintas, lubrificantes e biocombustível). É um óleo industrial, e não um alimento!
    Alguns dos sintomas são:
    * Tremores e agitação
    * Falta de coordenação ao caminhar ou escrever
    * Fala arrastada
    * Deterioração dos processos de memória e pensamento
    * Redução ou difusão da audição
    * Dificuldade para urinar / incontinência urinária
    * Problemas respiratórios / falta de ar
    * Crise nervosa
    * Dormência e formigamento nas extremidades
    * Problemas cardíacos / arritmia
    * Do ponto de vista nutricional, estudos demonstram que o óleo de canola depleta vitamina E. Há tendêndia para inibir o metabolismo adequado dos alimentos e nossa função enzimática. Também suprimi o sistema imunológico.
    Moro em Portugal e tenho a sorte de poder utilizar o melhor azeite do mundo…não compro de origem…vou buscar direito ao lagar…puro, virgem e prensado a frio…mas não se deve aquecer azeite…então utilizo a gordura que meus avos e pais utilizaram toda vida…e olhe que paizinho morreu com 94 anos. BANHA DE PORCO….pois a melhor gordura é óleo de coco, mas cá infelizmente não há.

    • Maria, o seu comentário está perfeito. É isso mesmo, todos os óleos vegetais são prejudiciais à saúde mas o óleo CANOLA é o pior, é um verdadeiro VENENO, jamais deveria ser utilizado como alimento. Realmente a banha de porco e o óleo de coco são excelentes para a saúde, eu uso e aconselho as pessoas a usarem.

      • Obrigado Gerson. Hoje em dia está cada vez mais difícil manter uma alimentação saudável. Peixe contaminado com mercúrio. ..frutas e vegetais com excesso de pesticida….temos de procurar sempre o melhor. …Todos vamos morrer um dia…mas se pudermos fazer por onde enquanto vivemos ter uma qualidade de vida melhor. ..então vamos a isso. Abraço. Maria Frazão.

  7. ivanildo batista de araujo

    eu tava com colesterol alto 349 e a massa tava 700 e pouco. To fazendo caminhada e estou vendo resultado, faço 2 horas de caminhada por dia .

  8. obrigado otma materia me ajudou muito, meus parabens

  9. Parabéns!, explicações excelentes! O pessoal que opinou esta muito bem informado. Só falaram verdades sobre alimentação saudável!

  10. sempre usei óleo canola pensando estar fazendo o melhor para mim e minha filha menor ,que já fez cirurgia , fico muito grata pelas informações e decepcionada com propaganda enganosa .

  11. Kleide de Souza e Souza

    Obrigada gostei das informações.

  12. faço dieta tenho uma boa alimentação regada de frutas e verduras pratico capoeiras ;não bebo e nem fumo mesmo assim triglicerídio esta alto..estou muito preocupada glicose esta normal colestrol total esta normal…porem tenho problema serio de retenção..de líquido ate agora não descobrir a a causa dessa retenção… todos os meus exames dar normal..fico muito inchada quase todos os dias ….mas gostei da informação talvez eu tenho problemas cardio..

  13. maria terezinha silva doa santos

    ja foi diaguinosticada.. ta alta mas to cuidando ja .obrigada pela informaçao muito bem informada brigada deus os abençoe

  14. Tenho duas pontes de safena e uma mamaria luto muito para abaixar o triglicerides e não consigo
    o que fazer? se alguem souber algo me mande informações

  15. Meu médico me disse que eu estou com triglicedio alta esta 340, vou começar uma dieta hoje, gostei muito das dicas.

  16. Ola td bem eu consegui abaixar meus níveis de triglicéridos de 231 pra 114.isso com ajuda da alimentação drasticamente todos carboidratos e farinhad brancas e vale lembrar q eu tambem cortei td q contem glutem pra mim resolveu foi um santo remedio. To muito feliz a lembrando quando eu começei foi julho de 2015 tava alto meus triglicéridos tava 231 9 meses depois com a dieta bem feita abaixou pra 114.vale a pena o sacrifício pela saude da gente um abraçi a todos e boa sorte. Pra cada um.

  17. Fiz o exame de sangue e foi constatado nível de triglicerídeos alto 317.O médico passou o remédio Lipless 100 por 4 meses e voltar a fazer o exame de sangue,mas soube pelo farmaceutico que só o remedio não resolve tenho que fazer uma dieta.

  18. adorei as dicas, são muito importante e essenciais para saúde, mais gostaria que me passasse uma dieta para ganhar massa muscular sem prejudicar o colesterol.

  19. Faço exercícios 4 vezes por semana, sigo dieta de nutricionista há mais de 6 meses e meu triglicérides deram 200 e meu HDL 49… não entendo isso. o único medicamento que tomo é o contraceptivo oral. Algum médico saberia explicar pq desses valores tão ruins? ah, não fumo e não bebo tb.
    Minha glicemia é boa e não tenho problemas na tireóide.

  20. Meu exame deu trigliceredes altíssimo / 1700.
    minha endocrinologista me receitou Lipless 100mg, dieta e cortou alguns alimentos que eu consumia diariamente, e também me proibiu de tomar áquela cervejinha de fim de semana.
    Me indicou a prática de exercícios físicos, pelo menos, tres vezes por semana.

    Obs: Já fiz tudo isso em outras vezes, quando meu exame de trigicéredes e colesterol davam alterados.
    Porém fiquei 5 anos sem me cuidar e agora, meus resultados nos exames pioraram. Estou muito preocupado!

    • Ronildo…Recebi ontem meu resultado o meu trigliceres tb ta muito alto…Achei o meu fora do normal deu 1028…Imagina o seu..1700…Cuidado cara se cuida eu ja vou comecar minha dieta eu sempre tive alto …O pior que comeco fico uns 2 meses e depois paro…Acho que devemos levar a serio …Nunca se sabe se teremos outras chances…Anota ai meu face e vamos manter contato e saber quem vai baixar esse nivel…VAmos fazer uma aposta ….kkkk
      Ricardo Brito e meu face…

    • rosangela Rodrigues dos Santos

      Vá fazer a auto hemoterapia em poucos dias seu triglicerides estará normal.

  21. Tive triglicerídios altos, porém, o médico optou por não receitar medicamentos, apenas atividade visita e reeducação alimentar.
    Funcionou bem!

  22. Por favor ,estou precisando de ajuda.Meu triglicérides pulou de 817 para 2190 sou diabética.
    Tenho vários fatores de risco.Preciso de ajuda urgente.
    Já tomo fibrátos 200 mgr e uso um medicamento que se chama Zetia,mas mesmo assim meu nivel de triglicérides continua subindo.Acho que estou comendo erradíssimo e não pratico exercícios físicos.
    será que se eu mudar minha forma de alimentar esse quadro pode mudar?

  23. A Vida sedentaria contribui bastante para essas doencas.
    meu exame constatou trigliceridios alterado,foi preciso saber disso pra decidir mudar o estilo de vida.
    vou começar a tomar medicamento e me alimentar da maneira correta.

    VIVA A VIDA!

  24. Trigliceridio e colesterol ruim (alto) consegui sair de 350 mg/dl para 130….apenas caminhando pela manha, eliminando pao, reduzindo o arroz (que por sinal nao serve p nada) e principalmente comendo peixe rico em amega3 (o mais rico em omega3 é o salmao e a sardinha)….

  25. Olá…eu também peguei meus exames dia 24/10/16 e assustei…triglicérides 783 e colesterol LDL o ruim ta 431…cheguei casa e ja mudei a alimentação comecei a caminhada e estou tomando um suco que peguei na internet é 1 laranja com bagaço…uma rodela de abacaxi eu acrescento uma rodela de berinjela e uma folha de couve….terceiro dia e ja me sinto melhor ….também estou tomando um chá que comprei na loja dúloiro centro de jundiaí o chá chama diabetil ….e corto berinjela e deixo em um copo com agua e bebo 2 vezes por dia …sendo o primeiro copo em jejum ….estou comendo bastante saladas antes das refeiçoes isso ajuda muito baixar….arroz integral e pouquinho feijão ….carne só cozida e grelhada mais amo sardinha em lata e ela tem bastante ômega 3…..temos lutar e nunca desanimar turminha…..Deus da a vida e lutaremos por ela …abraços e volto assim que baixar as gorduras ok abçs a todos.

  26. Nossa minha triglicérides deu 1850 e o colesterol 403 ñ sei como não tive um infarto.Mas deu uma baixada só no triglicérides que ta 850 mas o colesterol não baixou nada, não sei mas o que fazer.

  27. Meu colesterol está 200 e triglicérides 175, e colesterol bom 50 ,não tenho diabetes,tenho pressão alta controlada,Meu médico quer que eu tome estatinas,mais passo mal com ela,e nem como gluten e nem tomo leite,.Só que tive um AVC a três anos e só Fiquei com tontura de seguela graças a Deus.Mais vendo os comentários aqui com nível altíssimo de colesterol e triglicérides,eu até que estou bem,meu médico é muito rigoroso.

  28. Pena que falaram muita besteiras sobre a gordura saturada, ela não causa doenças cardiovascular nem o colesterol é cauda desse tipo de doença. Não tem estudo cientifico de especie nenhuma quanto mais randomizado afirmando que gordura saturada eleva o triglicerídios nas arteiras, alias é só diminuir os carboídratos principalmente os refinados e os amidos que isso. Quem assina pelo site deveria se informar melhor e consultar os livros de estudos randomizados ou o Google acadêmico. Fica a dica

  29. Muito esclarecedor! Estou um pouco assustada, preciso cuidar da minha alimentação. Já faço atividade física, agora vou dar maior atenção à alimentação. E pelo q li nos comentários farináceos e açúcar são os maiores vilões. É preciso ter muita força de vontade e mudar os hábitos. Mas vamos lá! Há solução! Estou otimista!

  30. Olá a todos! Meus triglicerídeos devem estar altíssimos, a uns 3 dias fiz uma coleta de sangue para verificar as alterações e me ligaram do laboratório para voltar lá e fazer nova coleta para confirmar resultado do triglicerídeos. Da pra imaginar??? Mas uma coisa eu tenho absoluta certeza o
    maior vilão da historia é a farinha branca e a falta de exercícios constantes. Que são meus opostos adoro massas e odeio exercícios!!! Mas com toda certeza tenho que mudar os abetos. Vamos todos mudar!!
    É a única coisa e o melhor a se fazer!!! Obrigado a todos pelos comentários e pelas explicações da Doutora! MUITA SAÚDE A TODOS!!!

    • Meu triglicérides tá 3010 e não consigo abaixar , tomo remédio ciprofibrato e passo mal , me ensinarão alto-mar suco de caju concentrado e tomar suco de laranja com beringela espero abaixar c alguém tiver alguma receita caseira natural por favor me ajudem , meu face djalma souza meu whats 94714 9944 por favor só addc quem pode ajudar realmente obrigado a todos

  31. DENTRO DE UM GRAU DE TRIGLICERIDOS, ALTO ETAPA A SEGUIR COM OS MEIUS ALTO HGCFM

  32. Ótimo artigo! Meu filho tem 3 anos, está um pouquinho abaixo do peso é magrinho come bem todos os legumes e apareceu com triglicerídeos e colesterol LDL altos, estou em parafusos, já fez 03 meses de dieta, colesterol reduziu para o nível aceitável, mas o triglicerídeos aumentou, enquanto o HDL continua baixíssimo, vou leva-lo a um nutricionista por indicação da pediatra, já dei varias frutas, aveia, azeite na comida, reduzimos carne vermelha, biscoitos somente água e sal maisena e leite, não sei mais o que fazer. 🙁

  33. muito boa matéria. gostei muito

  34. Normalizei os níveis de triglicérides e colesterol seguindo o jejum intermitente e dieta low carb… meu triglicérides estava em 1700 e baixei para 190, colesterol de 600 baixou para 180 tudo isso em apenas 30 dias.

  35. Muito esclarecedor. Parabéns pelo trabalho informativo!

  36. Estou com 375 de triglicérides, anemia , e plaquetas altas e já faz dois anos que tento controlar mas não tô obtendo resultados, ando passando muito mal, já passei com vários profissionais da saúde, mas ninguém descobre a causa, se alguém puder me ajudar eu agradeço… Deus abençoe a todos.

  37. Triglicerides alto 259, colesterol 39 o outro 212, faço exercicios praticamente diariamente,
    Nao sou diabetico, glucose boa, a1c 5.0 , tenho pressao controlada con remedio diario,
    recomendacao???

  38. Parabéns mto bom mesmo esse texto fácil entendimento e bem explicativo.
    Adorei
    Vou seguir tdas as dicas, fumar ja parei há 10 meses o resto não é dificil ..
    Só a cervejinha no fim de semana essa ainda não dá para deixar…kkk

  39. Deve ser por conta da Anemia…..os sintomas mais comuns são o cansaço, a fraqueza e o mal estar.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*