Publicidade

 

Triglicerídeos de Cadeia Média MCT – Benefícios, Suplemento e Dicas

Os triglicerídeos de cadeia média ou MCT (sigla em inglês) são gorduras mais fáceis de serem quebradas pelo nosso organismo para serem usadas como energia, ao contrário das gorduras de cadeia longa.

Publicidade

Os termos “cadeia média” e “cadeia longa” referem-se à estrutura de átomos de cada tipo de gordura.

Podemos fazer a seguinte comparação: as gorduras de cadeia longa são como uma de fruta inteira e as de cadeia média são como a vitamina feita desta fruta. Ao comer a fruta, o organismo se esforça mais para digeri-la do que quando você toma a vitamina com a fruta batida.

Por serem mais fáceis de absorver, os MCT oferecem benefícios para pessoas com problemas de má absorção em geral e, nos últimos anos, ganharam popularidade entre os atletas que procuram aumentar os níveis de energia e resistência durante a prática de exercícios de alta intensidade.

Os triglicerídeos de cadeia média também são fonte de energia alternativa para atletas que querem manter uma dieta com baixo teor de carboidrato. Veja algumas dicas sobre este tipo específico de gordura alimentar.

O que são os triglicerídeos de cadeia média e para que são usados 

Estamos falando de gorduras parcialmente artificiais. O nome refere-se ao modo como os átomos de carbono estão dispostos em sua estrutura química. Os MCT são geralmente produzidos através do processamento de óleos de coco e palmiste (obtido do caroço de palma) em laboratório. As gorduras alimentares habituais são triglicerídeos de cadeia longa.

Os MCT são utilizados juntamente com medicamentos habituais para o tratamento de desordens de absorção de alimentos, incluindo diarreia, indigestão da gordura, doença celíaca, doença do fígado, entre outras. Outras utilizações incluem o tratamento de doença da vesícula biliar, AIDS, fibrose cística, doença de Alzheimer, e convulsões em crianças.

Publicidade

Os atletas, por sua vez, usam triglicerídeos de cadeia média como suporte nutricional durante os treinos, bem como para diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular magra.

Por vezes, os MCT são utilizados por via intravenosa em pessoas cujo trato gastrointestinal não está mais funcionando ou ainda para prevenir lesões musculares em pacientes criticamente enfermos.

Os MCT são uma fonte de gordura para pacientes que não toleram os outros tipos de gorduras.

Como os Triglicerídeos de Cadeia Média funcionam? 

Os MCT funcionam como suplemento especialmente benéfico para compensar o esforço físico, dado o seu conteúdo de alta densidade energética, rápida taxa de absorção e sua rápida conversão metabólica em energia celular.

Esse tipo de gordura pode ser rapidamente mobilizado na fase de recuperação pós-exercício para reconstruir os músculos e evitar a quebra de proteínas (catabolismo), que pode ocorrer quando o corpo está usando muito as suas reservas de energia.

Publicidade

Em resumo, o excesso de calorias de qualquer alimento pode ser armazenado como gordura, mas alguns alimentos convertem e armazenam mais facilmente do que outros. Gorduras convencionais têm a mesma estrutura química da gordura corporal, por isso o seu consumo em excesso é mais propenso a ser armazenado.

Dado que os triglicerídeos de cadeia média são processados pelo fígado e imediatamente queimados para produzir energia, acredita-se que haja pouca tendência de que eles contribuam para o armazenamento de gordura corporal.

Como obter Triglicerídeos de Cadeia Média? 

Você pode obter MCT de alimentos integrais.

Alimento – Porcentagem de gorduras totais

  • Óleo de coco: 15%
  • Óleo de palmiste: 7,9%
  • Queijo: 7,3%
  • Manteiga: 6,8%
  • Leite: 6,9%
  • Iogurte: 6,6%

Os benefícios dos MCT também podem ser obtidos de forma mais concentrada através de suplementos. Uma colher de sopa de óleo de coco contém 2 gramas de triglicerídeos de cadeia média, enquanto o óleo processado possui 15 gramas por colher.

Benefícios dos Triglicerídeos de Cadeia Média ou MCT

Os triglicerídeos de cadeia média fornecem cerca de 10% menos calorias que os de cadeia longa, mas esta é apenas uma das vantagens dos MCT. Mais importante ainda, são os benefícios devido à sua rápida absorção. Uma vez que são mais rapidamente metabolizados, eles são convertidos em combustível para uso imediato por órgãos e músculos em vez de serem armazenados como gordura.

1. Seu uso como parte de uma dieta de emagrecimento

Os MCT têm conteúdo calórico mais baixo do que as gorduras convencionais e não são armazenados em depósitos de gordura no corpo tanto quanto estas. Além disso, estas gorduras têm se mostrado benéficas para o aumento da termogênese, ou seja, a queima de gordura. Desta forma, elas parecem oferecer uma abordagem tripla à perda de peso: têm um conteúdo calórico inferior ao de outras gorduras; são minimamente armazenadas; e contribuem para o metabolismo melhorando a queima de calorias.

O consumo de MCT pode ter um impacto benéfico sobre a gestão de peso, no entanto, alguns estudos apontam para um possível impacto negativo sobre o risco de doença cardiovascular.

Uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos examinou os efeitos do consumo de suplemento MCT em comparação com o consumo de azeite de oliva. Os resultados sugeriram que os triglicerídeos de cadeia média podem ser incorporados num programa para emagrecer, sem causar males ou afetar os fatores de risco metabólicos. No entanto, quando se trata de discutir os efeitos das gorduras saturadas, é preciso levar em conta os seus possíveis efeitos nocivos sobre o sistema cardíaco.

2. MCT no controle do apetite

Os triglicerídeos de cadeia média têm se mostrado benéficos para suprimir o apetite. Uma necessidade óbvia para quem tenta reduzir o consumo de calorias totais. Em um estudo de 14 dias, seis voluntários saudáveis do sexo masculino tiveram acesso ilimitado a alimentos de uma de três dietas diferentes: uma dieta com baixa ingestão de MCT, uma dieta com média ingestão de MCT, e uma dieta rica em MCT.

Publicidade

Os resultados mostraram que o consumo calórico foi significativamente menor na dieta rica em MCT. Os pesquisadores observaram que a substituição de outras gorduras por triglicerídeos de cadeia média pode limitar o consumo de calorias em excesso e o ganho de peso produzido pela ingestão de altos teores de gordura.

3. MCT e aterosclerose

Os MCT têm uma série de propriedades que podem ser benéficas na prevenção da aterosclerose. Entre estas, estão seus efeitos anticoagulantes mostrados em pesquisas de laboratório. Além disso, os triglicerídeos de cadeia média reduzem os níveis de colesterol no fígado e outros tecidos e há relatos da sua atuação como antioxidante e redutor da necessidade de uso da vitamina E por alguns tecidos.

4. Triglicerídeos de cadeia média para diabéticos

Os MCT têm um leve efeito na redução da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) e, portanto, podem ser úteis para os diabéticos, ou qualquer pessoa com uma tendência para a pré-diabetes.

5. Usos gerais de MCT na medicina

Pesquisas mostram que os triglicerídeos de cadeia média têm provado ser úteis no tratamento de inúmeros distúrbios que envolvem deficiência no metabolismo da gordura. Entre eles, podemos citar: icterícia obstrutiva, cirrose biliar, pancreatite, fibrose cística, doença celíaca, doença de Whipple, doença de Crohn, má absorção em recém-nascidos.

Este é um tipo de gordura benéfica na alimentação de recém-nascidos, para auxiliar tanto o seu crescimento inicial quanto para contribuir no seu desenvolvimento fisiológico.

A absorção de cálcio e de magnésio parece ser maior quando a dieta contém MCT, particularmente em crianças, e a absorção de aminoácidos também parece ser melhorada. Assim, sua adição pode ser útil também na dieta das pessoas que sofrem de alguma forma de desnutrição.

Por este motivo, os triglicerídeos de cadeia média são frequentemente adicionados a fórmulas para alimentação intravenosa pós-cirúrgica ou durante a recuperação de lesões graves, queimaduras e infecções.

Dicas de uso de Suplemento MCT

Os triglicerídeos de cadeia média são obtidos principalmente do coco, do caroço do fruto da palmeira e da gordura de leite. Eles devem ser ingeridos na medida de uma colher de sopa. O óleo também pode ser usado como tempero para salada e como óleo base para cozinhar. No entanto, os MCT não devem ser aquecidos acima de 150 graus, pois podem oxidar, o que afeta negativamente o seu gosto.

Efeitos colaterais dos Triglicerídeos de Cadeia Média

Os principais efeitos colaterais observados por usuários iniciantes de MCT são náuseas e desconforto gástrico. Isto pode ser minimizado ou eliminado, iniciando o uso com doses bem pequenas e aumentando conforme tolerado.

Este tipo de gordura é seguro para a maioria das pessoas. Em alguns casos, podem causar diarreia, vômito, irritabilidade, náuseas, desconforto no estômago, gases intestinais, deficiência de ácidos graxos essenciais, e outros efeitos colaterais que podem ser reduzidos tomando-os junto com alimentos.

Não se sabe o suficiente sobre o uso de MCT durante a gravidez e o aleitamento, portanto é melhor evitar o seu uso nestas condições.

Por ser processado principalmente pelo fígado, este tipo de gordura pode causar problemas em pessoas com doença hepática. Não use triglicerídeos de cadeia média se você tiver problemas do fígado como cirrose.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que use a suplementação de Triglicerídeos de Cadeia Média e tenha obtido resultados satisfatórios? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×