Publicidade

 

Tudo sobre o Leite de Coco – Benefícios, Como fazer, Onde Encontrar, Receitas e Dicas

Como o próprio nome já nos indica, o leite de coco é uma bebida preparada a partir do coco, um fruto tropical que é bastante cultivado no Brasil e é originário da Ásia.

Publicidade

Você agora vai ficar mais familiarizado com essa bebida e conhecer alguns de seus benefícios, aprender como fazer o leite de coco por meio de algumas receitas e descobrir onde encontrar o produto já pronto. Vamos nessa?

Benefícios do leite de coco

1 – É livre de lactose

Para quem sofre com a intolerância à lactose, que é o açúcar encontrado no leite tradicional obtido a partir da vaca, o leite de coco se mostra uma alternativa viável para substituir a bebida, tendo em vista que o leite de coco não apresenta a lactose em sua composição.

Vale ressaltar que o leite de coco quase não tem proteínas e carboidratos mas é uma alternativa muito interessantes para as pessoas que querer continuar dando sabor aos seus shakes e vitaminas de frutas mas não querem a lactose e outros componentes do leite. Os preparos ficam muito gostosos e é possível fazer várias receitas com baixo teor de carboidratos, que é o que muitas pessoas em dietas de emagrecimento buscam.

2 – É fonte de nutrientes

De acordo com o Dr. Axe, é possível encontrar nutrientes como gorduras, fósforo, magnésio e potássio na composição do leite de coco.

3 – Controle do colesterol

O coco é uma das melhores fontes do chamado ácido láurico: 50% das gorduras encontradas no alimento correspondem à substância, que é conhecida por suas propriedades antivirais e antibacterianas.

Em uma pesquisa, 60 voluntários saudáveis receberam mingau de leite de coco cinco vezes por semana ao longo de oito semanas e registraram uma diminuição nos níveis do colesterol ruim (LDL) e um aumento nas taxas do colesterol bom (HDL).

4 – Fornece eletrólitos

O Dr. Axe ainda afirmou que o leite de coco é fonte de eletrólitos, ainda que os traga em menor quantidade do que a água de coco. Principalmente quando o clima está muito quente, depois da prática de exercícios físicos ou de um período doente, essas substâncias auxiliam a prevenir a exaustão, insolação, problemas no coração, dores ou cãibras musculares e baixa imunidade.

5 – Energia

A bebida é composta por uma categoria dos chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são facilmente utilizados pelo cérebro como forma de energia, sem que haja a necessidade de que eles sejam processados pelo trato digestivo.

6 – Saúde digestiva

O leite de coco também pode ser benéfico no que se refere à saúde digestiva do nosso organismo. A justificativa para isso é que graças aos seus eletrólitos e suas gorduras saudáveis, a bebida nutre o revestimento digestivo, contribuindo assim com a melhoria da saúde intestinal e com a prevenção de problemas de saúde como a síndrome do intestino irritável.

7 – Prevenção da inflamação nas articulações e da artrite

Os TCMs encontrados na composição do leite de coco podem contribuir com a diminuição da inflamação, algo que está associado a condições como a artrite e dores e desconfortos nos músculos ou nas articulações.

Publicidade

Como fazer – Receitas de leite de coco

– Leite de coco caseiro

Ingredientes:

  • 1 coco seco;
  • 700 ml de água quente.

Modo de preparo:

1 – Dar marteladas na casca do coco ou envolvê-lo em uma toalha e jogar no chão ou contra um muro para quebrá-lo ou tirar a água da fruta, abri-la e levar um pouquinho ao forno quente para facilitar a soltura da polpa;

2 – Cortar a polpa do coco em pedaços e bater com 700 ml de água quente no liquidificador ou no processador;

Publicidade

3 – Coar o leite com o auxílio de uma peneira fina ou um pano de algodão. Espremer direitinho para retirar todo o líquido. Servir-se. Armazenado no congelador, o leite de coco caseiro dura até três meses.

– Leite de coco caseiro 2

Ingredientes:

  • Polpa de 1 coco fresco;
  • 3 copos de água de coco.

Modo de preparo:

1 – Juntar a polpa e a água de coco em uma panela e levar ao fogo;

2 – Assim que começar a ferver, desligar e deixar esfriar um pouco;

3 – Bater a mistura no liquidificador durante três minutos até o coco ficar bem fino. Então, coar com o auxílio de uma peneira fina ou pano de algodão, espremendo bem para retirar todo o líquido. Servir-se. Na geladeira, o leite de coco caseiro dura até três dias e deve ser mantido, preferencialmente, nas prateleiras e não na porta do eletrodoméstico, onde a temperatura sofre muitas variações.

OBS: Por facilidade você pode fazer uso do leite de coco pronto Ducoco, que é uma opção gostosa e de qualidade.

Outras dicas e onde encontrar o leite de coco

Antes de saber onde procurar o seu leite de coco já pronto, vale a pena conhecer algumas dicas a respeito de alguns cuidados a serem tomados na hora de comprar a sua bebida já pronta.

Evite os leites saborizados como sucos, adoçantes, corantes e demais ingredientes. Também é importante olhar o rótulo para certificar-se de qual é o ingrediente principal da bebida e saber se ele é feito mesmo à base de coco ou se é uma mistura de outros ingredientes.

Uma novidade interessante no mercado é o Leite Ducoco pronto para beber. É possível encontrá-lo nos supermercados nos sabores original (sem adição de açúcar) e chocolate (com açúcar orgânico e mais saudável do que os achocolatados comuns).

Para evitar comprar um leite de coco lotado de açúcar, vale a pena procurar pelas versões do produto que não receberam a adição de açúcar. Também não indicado a compra de leite de coco em lata porque algumas latas de alumínio podem trazer um composto chamado bisfenol A (BPA), conhecido por trazer problemas ao coração quando vaza em alimentos. Principalmente se eles forem ricos em gorduras como é o caso do leite de coco.

É possível encontrar o leite de coco em supermercados e lojas de produtos naturais.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Qual é sua receita preferida com leite de coco? Sabia que tinha tantos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×