Plogging

Um Tipo de Exercício Diferente Está Bombando e É Bom para o Meio Ambiente

Com a poluição com plásticos em nosso planeta atingindo níveis quase catastróficos, precisamos de todas as desculpas que podemos para começar a limpar nosso habitat.

Algumas pessoas na Suécia apresentaram uma nova ideia para reduzir o lixo e melhorar sua saúde em uma única atividade. Chama-se ‘plogging’ e as pessoas adoraram tanto que essa a tendência está se espalhando rapidamente pelo mundo todo.

O plogging trata-se de uma corrida ou caminhada enquanto se recolhe – “plocka upp“, como dizem os suecos – o lixo. E, em troca de nossos esforços cívicos, recebemos os benefícios de um ótimo treino sem precisar pagar uma matrícula de academia.

Daniel Fuller, um treinador de Ontário, Canadá, de 32 anos, acredita que o plogging oferece uma opção de exercício mais envolvente para aqueles que odeiam a monotonia de uma simples corrida.

Também bota para trabalhar mais grupos musculares do que corridas normais, devido aos movimentos de parar e se agachar para pegar o lixo. Sem mencionar carregar o peso adicional do lixo que você recolheu.

Esses movimentos adicionais podem consumir em média 53 calorias a mais a cada meia hora do que em corridas regulares, segundo o The Washington Post. E, se você não pode correr, você também pode gastar calorias com um rápido passeio de coleta de lixo (#plalking).

“Fazer os grupos saírem, fazer um bom treino comigo e limpar um pouco a comunidade pode ajudar outras pessoas a sair e aproveitar essa diversão”, disse Fuller.

O plogging começou como uma moda das redes sociais em 2016. Desde então, o ambientalista sueco Erik Ahlström fundou o grupo Plogga, de Estocolmo, e agora mais grupos estão se formando em todo o mundo, do México à Índia e ao Japão.

Mais de 1.200 pessoas compareceram a um evento em Tiruchi, na Índia, no Dia da Terra, onde os moradores limparam as margens do rio que já se via sufocado pelo lixo.

“Isso me faz sentir bem por tantas razões”, disse Emily Wright, do EUA, ao The Washington Post. “Minhas calças se encaixam de maneira diferente agora. Estou com a cintura mais fina. Acho que é por causa do equilíbrio e flexibilidade.”

Mas os benefícios para a saúde não param por aí. O simples ato de se exercitar ao ar livre pode melhorar nossa saúde mental e física, de diminuir o estresse e a pressão sanguínea a melhorar nossa capacidade de nos concentrar e pensar criativamente.

O exercício em grupo também mostrou efeitos positivos no bem-estar emocional e mental. E, claro, o meio ambiente saudável é benéfico para a nossa saúde também.

Tudo isso significa que o plogging é um exercício físico, mental, social e ambiental.

Então, se mais de nós calçarmos um tênis de corrida, colocarmos um par de luvas e nos aventurarmos ao ar livre, com um pouco de sorte (e encorajamento!) o plogging pode se tornar a mais saudável das tendências fitness do mundo – e seria melhor para todos nós!

O que você achou da ideia do plogging? Já teve alguma experiência de atividade física parecida com essa? Ajudaria a montar um grupo na sua cidade para fazer o mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*